Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, é alvo de uma ação civil movida pelo Ministério Público Estadual. De acordo com a denúncia, Newton, juntamente com o ex-secretário da Educação, Sebastião Maciel Costa, fizeram um conluio com os empresários Sérgio Teles de Oliveira, Jameson Oliveira de Souza e a GR Construções e Terraplenagem, a fim de fraudar um procedimento licitatório.
A armação apontada pelo MP ocorreu em 2009, quando o município abriu licitação para contratar uma empresa de transporte escolar. Depois que a GB da Silva Transportes impugnou o edital, o governo providenciou uma contratação emergencial e, surpreendentemente, a escolhida foi a GR Construções e Terraplenagem. Esta, como o próprio nome deixa patente, não tem nada a ver com transporte de qualquer tipo, mas serviu como veículo da trapaça.
A GR foi contratada para prestar o serviço por 30 dias e depois o contrato foi prorrogado por mais 30, alcançando um valor de R$ 336.248,00. Porém, de acordo com a promotora Karina Cherubini, a empresa, que tem como endereço a própria casa de seu sócio-administrador, Jamesson Souza, nunca recebeu esse dinheiro. Os valores eram pagos ao empresário Sérgio Teles, em nome de quem está a empresa ST de Oliveira. Foi esta companhia, que dizem pertencer na verdade a um vereador de Ilhéus, que venceu a licitação realizada após o contrato emergencial.
De acordo com a promotora, o contrato previa a prestação direta do serviço, sem participação de terceiros. Esse quesito foi, diz a representante do MP, “desatendido pelo conluio entre o ex-secretário e os dois empresários”. A acusação inclui o prefeito Newton Lima, que – assim como os outros envolvidos – responde por ato de improbidade administrativa e pode ser condenado à indisponibilidade de bens para ressarcir o dano causado aos cofres do município.

0 resposta

  1. Pow, impressionante o quão é a “moral ” do Gestor dessa Cidade Linda COMO ILHEus….vários atos ilícitos, obscuros….ainda vão fazer “vistas grossas”,,,,,AUTORIDADES E POPULARES, ESTÁ NA HORA DE MUDAR A SITUAÇÃO DA CIDADE, ISSO NAO EH UM JOGO E MTO MENOS UM MUNICIPIO DA CIDADE DAS MARAVILHAS!….É SAUDE Q FALTA, SEGURANÇA Q NAO EXISTE,,,EMPREGO Q UTZZZ HÃ?, QUEM? E QDO??? FORA PREFEITO E SEUS CUMPADRES, JÁ!

  2. Ufa!!! Já tinha perdido as esperanças. Ate que enfim, embora tardia; uma ação do letárgico e sonolento Ministério Público de Ilhéus! Alvíssaras!!
    Se houver um mínimo de persistência, mesmo numa auditoria superficial e apriorística sobre as contas do atual governo ilheense; mesmo sem vontade de “achar” evidências grosseiras de desvios do dinheiro público; o Ministério Público vai surpreender-se com tanto material para a instrução de processos que impliquem em ressarcimento dos cofres públicos por valores astronômicos desviados para outros fins, que não em benefício do povo.
    A ação do Ministério Público é tardia e insipiente, entretanto, restam-nos algumas moléculas de esperança de que algum dia a justiça se fará prevalecer sobre a impunidade consensual que reina totalitária no conluio Prefeitura / Câmara de Vereadores de Ilhéus!
    É difícil acreditar que se faça justiça, mas vou tentar viver mais uns anos com a utópica esperança de vê-la triunfar sobre as imoralidades praticadas por políticos em nosso município.

  3. Já estava passando da ora do MPE manisfestar.Os sites, blog da região já manisfestaram que o desvio de dinheiro público era alarmante, mas o MPE continuava omisso como se nada estive acontecendo.Outrora a promotora Dra. Karine Cherubini, foi a guadiã da moral e bons onstumes resolveu pronunciar a denunciar os desvio de dinheiro públicos da PMI.O Legislativo continua omisso, omisso como sempre foi.Se não fosse a sociedade organizada de Ilhéus manisfestar em atos púlicos Valderico terminava o governo sem ser molestado.Padin Ciço não abençou os lapidadores do erário público, ao contrário deve ter amaldiçoado, que agora o bicho vai pegar.Pena que a justiça não tenha mais poder de prisão, o Legislativo e a sociedade organizada tem que manifestar e cassar o mandao desse cidadão, que lucupleta de dinheiro público.A justiça e cega,o Legislativo omisso, a sociedade desorganizada.

  4. Tenho dito que esse Newtinho Lalau vai dar muito trabalho a justiça.Estamos aguardando a Justiça Federal cobrar tambem os 10.ooo.000 (DEZ MILHÕES) que veio as vesperas das eleições e sumiu. Os morros estão despencando.Newton e Alcides fizeram tambem uma dispensa de licitação para uma determinada empresa de Itabuna.Essa dispensa vai dar pano pra manga. Tem desvio na Secretaria de Assistencia Social e Saude. Assessorado por meia duzia de incompetentes e gananciosos, o bolo fica cada vez menor.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *