WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





agosto 2011
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

editorias





itao

ftc


CAMPUS JORGE AMADO

O jornalista Daniel Thame e o leitor Gilberto Giba apresentam uma proposta interessante: além de dar ao campus de Itabuna da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) o nome do principal nome deste chão grapiúna, o escritor Jorge Amado, Giba vai além e sugere Ferradas como lugar ideal para o campus.

Seria uma bela homenagem ao itabunense tão desprezado pelos conterrâneos.

30 respostas para “CAMPUS JORGE AMADO”

  • Desprezo foi o que Jorge Amado fez com seus conterrâneos.

    Sou contrário!!!

  • Omar says:

    Ferradas? Não acho 1 boa ideia. Esse bairro é muito distante do centro da cidade e não oferece estrutura pra acolher 1 projeto desse porte. Sei não viu…

    Veremos…

    😉

  • Juli Almeida says:

    pelo amor de Deus campus em Ferradas eh o FIM!!!!!!!

    Deveria ser no São Caetano o unico bairro em ascensão comercial
    e imobiliaria de itabuna , além de ser o bairro mais populoso dessa cidade…

    Campus Jorge Amado OTIMA ESCOLHA!!!

    jah pensou se fosse Fernando Gomes…kkkkkkkk deus me livre!

  • EX PT says:

    que tal lembrarmos que também somos desprezados pelo “amado” Jorge?

  • sensato says:

    Esta proposta, por sinal muito boa, coincidência ou não, foi sugerida ontem pela manhã na sessão especial da camara na FTC pelo vereador Wenceslau Guimarães, na frente de mais de 200 pessoas.

  • John says:

    UFESBA > Ferradas
    UESC > Salobrinho.
    .
    A presença da universidade deveria mudar o cenário da comunidade, mas só faz aumentar a discrepância das realidades.

  • Sérgio Oliveira says:

    CONCORDO E ASSINO EMBAIXO, …!!!

    As duas idéias são excelentes, …!!!

  • sophos says:

    pode ser em ferradas ou no lado da br 101. tanto faz o que importa é colocar coletivos para o local. E quanto a quem sugeriu sao caetano. bem como foi ditojá é um local bastante populoso e valorizado. vamos dar oportunidade a outros lugares né?

  • pit bull says:

    Estamos com a Ceplac quase fechando as portas , seus funcionários com mais de 54 anos em média, sem concurso a 20 anos, seu quadro funcional somente querendo aposetadoria, sem verbas, tudo indo para o Pará, PERGUNTO: PORQUE NÃO UTILIZAR AQUELA ESTRUTURA JÁ FEITA, PRECISANDO SOMENTE SE ADEQUAR A NOVA PROPOSTA DA uNIVERSIDADE?

    Somente cabeça de jerico e de bagre que não veem essa opção.

  • PARA REFLETIR says:

    QUE TAL, CAMPUS LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ?

    AFINAL,SERIA UMA GRANDE OPORTINIDADE DESTA REGIÃO PRESTAR UMA JUSTA HOMENAGEM A ALGUÉM QUE, AO INVÉS DE APENAS CONTAR AO MUNDO UMA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA,FEZ COM QUE, AQUI NESTA REGIÃO UMA NOVA HISTÓRIA COMEÇASSE A SER CONSTRUÍDA,INCLUSIVE, DIGA-SE DE PASSAGEM, COM A CHEGADA DESTA UNIVERSIDADE FEDERAL.

  • RC says:

    O CAMPUS TEM QUE SER NO CENTRO, OU EM BAIRROS MAIS POPULOSOS, COMO CALIFORNIA, QUEM SABE NO SEMI-ANEL, MAIS EM FERRADAS ISSO É O CUMULO, O QUE QUE JORGE AMADO FEZ POR ITABUNA, NADA!!!!! FEZ SIM POR ILHEUS, TEM ENTREVISTA DELE QUE ELE FALA EM ALTO E BOM SOM, QUE TEM ORGULHO DE SER ILHEENSE. VAMOS DAR VALOR A CYRO DE MATTOS, ALDO BASTOS, WALMIR DO CARMO ENTRE OUTROS QUE REALMENTE DÃO VALOR A ESTA CIDADE.

  • ALEXANDRE BAHIA says:

    Eu estava lá e vi o prefeito Azevedo e Geraldo Simões. Ambos nao tem nada haver com a implantação da nova Universidade. Nessa hora aparecera vários ‘padrinhos’. A expansão começou com Lula e Dilma agora continua. É um programa de Estado e supra partidário. Gostaria de dizer ao pessimista Sérgio,que o gov Federal tem crédito para acreditarmos nessa promessa do campus em Itabuna, uma vez que: o governo federal, mesmo com o descaso das prefeituras do Brasil, implantou 214 novos campus dos Institutos Federais e 14 novas federais em 8 anos. Temos q comemorar essa politica do Ministro Haddad e da Dilma.
    Alexandre Bahia.
    Itabunense e morador de Brasília.

  • Lucas says:

    Famoso “colocar o carro na frente dos bois” Porque antes de pensar nesses sonhos, não pensam na infraestrutura, mobilidade urbana e coisas mais importantes que nome e local. Esees mesmos jornalistas que depois de uma bobagem acontecendo por falta de infraestrutura vem reclamar dizendo que só se pensa em estética de campus, homenagens e coisas básicas.
    Por mim o nome do campus podia ser até Alexandre Nardoni, desde que seja um campus que funcione bem, sem falta de professores, com fácil e constante acesso, e prédios bem construídos.

  • Marcos Paulo says:

    Para ficar bom agora, resta o Deputado Gilberto Santana anexar Salobrinho a Itabuna.. Daí teriamos a UESC também.. heheheh

    Brincadeiras a parte!!! mas o que deve sair do papel mesmo é a Região metropolitana.. isso sim vai beneficiar a todos.

    Pense, que alguem pode sair de Ilheus e ir direto para Ferradas no novo campus da Universidade Federal.. ou alguem sair de Itabuna e ir direto para a UESC, sem ter que andar de ROTA..

    E mais, alguem sair de Itabuna direto para o Aeroporto, que certamente ficará nas proximidades da UESC.. melhor local..

    Vamos pra frente REGIÃO CACAUEIRA!!!

  • carlos moises says:

    campus jorge amado kkkkkk realmente este grande escritor moria de amores por minha itabuna, brincadeira

  • Marcel Leal says:

    Só muita ignorância para achar que Jorge Amado desprezou Itabuna. Em todas as entrevistas que deu na vida lembrou que nasceu em Itabuna.

    E o painel que ele traçou da cidade em seus romances era a realidade da época. Querer que alguém falsifique a realidade só para agradar os moradores é um pouco demais.

    É como escrever que a Saúde de Itabuna está ótima, as ruas bem asfaltadas, as praças bem cuidadas…

  • RaY says:

    Construir em ferradas será o “O”.Já o nome do Campus acho interessamte, porém sinceramente preferia que fosse o nome de um educador da região.

  • Astronauta says:

    Oh povo puxa saco. Jorge Amado nunca fez questão de dizer que era itabunense.

  • Sarrafo says:

    Vcs são todos um bando de aloprados. Jorge Amado de onde quer que esteja, certamente estará “cagando” pra Itabuna. Não gosto, nunca gostei desse sujeito que era apena um contador de “causos”, nem escrever ele sabia, quem o socorria era a esposa. Em uma de suas viagens para Salvador, João Doutroveu o encontrou no mercado Modêlo e durante a degustação de uma boa muqueca, ouviu dele; “Se é que mundo tem cú, Itabuna é o cú do mundo”

  • JÁDER TAVARES says:

    CAMPUS

    O terreno já deve valer milhões de reais

    A TURMA DO GS GOSTA E MUITO $$$$$$
    A TURMA DO CA GOSTA E MUITO $$$$$$
    A TURMA DO FG GOSTA E MUITO $$$$$$
    A TURMA DO PCdB GOSTA E MUITO $$$$$$$$
    A TURMA DO PR GOSTA E MUITO $$$$$$

    SEJA BEM VINDA A UNIVERSIDADE

    Como foi bem vinda a FESPI e hoje é a UESC

    A FESPI NÃO CUSTOU NADA AO ERÁRIO PÚBLICO
    FOI CONSTRUIDA E BANCADA POR MUITOS ANOS PELA CEPLAC

    A FESPI FOI UMA CONQUISTA BANCADA PELA RECEITA OBTIDA COM A EXPORTAÇÃO DO CACAU, TINHAMOS A RETENÇÃO DE 10% POR CADA SACA DE CACAU EXPORTADA.

    DINHEIRO QUE CONSTRUIO TODA A FESPI E QUE A MANTEVE VIVA E FORTE POR MUITOS ANOS.

    O TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DA FESPI FOI DOADO GRATUITAMENTE POR UM FAZENDEIRO DE CACAU E CUJO NOME PERTENCE A UM DOS PRIMEIROS PAVILHÕES(JUSTA HOMENAGEM)

    VAMOS OBSERVAR SE PORVENTURA EM ITABUNA TEMOS ALGUEM APAIXONADO POR SUA TERRA NATAL E QUE SEJA CAPAZ DE DOAR O TERRENO GRATUITAMENTE.

    EM RELAÇÃO A NOMES PARA O CAMPUS

    CAMPUS LUIS INÁCIO LULA DA SILVA(LULÃO)

    PAVILHÃO 1:
    JUÇARA FEITOSA(ESPOSA DO GERALDO SIMÕES)

    PAVILHÃO 2:
    DONA MARIZA(ESPOSA DO LULA)

    PAVILHÃO 3:
    FÁTIMA MENDONÇA(ESPOSA DO GOVERNADOR JW)

    PAVILHÃO 4:
    PT

    PAVILHÃO 5:
    PCdB

    Pessoas e partidos honestos e que possuem forte representatividade perante toda a sociedade.

  • GIL says:

    HÁÁAÁÁÁ SEUS PIMENTINHAS VCS SABEM QUE SE FOSSE DA VONTADE DE THAME O NOME DA UNIVERSIDADE SERIA “FIDEL CASTRO”……ELE ADORA!!! KKKKKKK

  • Rhana Silva says:

    Concordo plenamente.Jorge Aamdo foi um excelente, grande escritor.Levou o nome da nossa Bahia ao mundo,além do mais, nasceu aqui…E Ferradas?Seria completo,perfeito.

  • é como diria um adagio popular, uma mentira contada 100 vezes, torna-se verdade e é o caso que meia duzia de idiotas, plantaram ao longo de vários anos que AMADO JORGE, renegava suas origens, muitos idiotas conteporaneos que sequer leram uma obra de jorge, ficam reproduzindo isso ate hoje, eu deixo a dica para quem não gosta de ler, para começar a entender um poco da história de jorge com a região e especificamente ferradas começem lendo o menino grapiuna, e quanto ao campus e ou sede da nova universidade, é claro que tem que ser em itabuna, e sem paixão, só para onde ITABUNA pode crescer é no sentido de ferradas, porque dos lospampas em diante ja é ilheus, subindo a br 101 é buerarema, no outro lado é itajuipe e ai ficamos encurralados ou não, um abraço de um ferradense orgulhoso independente do campus ou não, mais por mora onde o AMADO JORGE nasceu

  • Giba II says:

    Como um dos autores da idéia para o Pimenta, quero deixar claro: sou um itabunense que tenho orgulho me declarar conterrâneo de Jorge Amado, vez que, infelizmente, até agora, Itabuna só é lembrada como cidade campeã de dengue, de violência contra os jovens, a buracolândia etc. Fazer uma homenagem ao velho Jorge, é valorizar o que temos de melhor para apresentar ao mundo, nossa história.

    Seria de bom tom salientar para o resto do Brasil, que além de outros requisitos que credenciam Itabuna com a melhor sede da região para receber um equipamento importante como esse. Seria importante demonstrar que o pedaço de chão que legou Jorge Amado para o mundo, passa a existir também como centro fomentador da cultura, do conhecimento, da ciência.

    Outro aspecto que mereceu comentários foi a sugestão do local, FERRADAS. Pessoal, ponham a mão na consciência, vocês estão confundindo Universidade Federal com um colégio de segundo grau, uma faculdade particular, uma área para abrigar um empreendimento desse porte tem de ter no minimo de 20 a 30.000 metros quadrados, onde vocês encontrariam algo assim? No São Caetano, no Centro, ou lá para as bandas do Atacadão (Ilhéus). o vetor de crescimento de Itabuna é em direção a Ferradas, gostem ou não; além do mais, além das inúmeros beneficios que a universidade proporcionará a cidade, podem ter certeza, a vizinhança da UFESBA vai se desenvolver rapidinho, seja lá onde for. Por exemplo, tem uma grande área em frente ao batalhão, próximo as conjunto da Ceplac, que se estende até as margens do Rio Cachoeira, quem sabe?

    O que importa é que Itabuna é a bola da vez, nossos homens públicos, fomentadores de intriga, por natureza, precisam aprender a ser eficientes, rápidos e definir o local urgentemente. Chegar em Brasilia e apresentar duas ou mais opções para instalação do Campus. Porque tem muito “olho gordo” em cima da oportunidade única que se apresenta para nossa região.

    Se a sugestão da homenagem a Jorge não agradar a maioria, paciência. Podem homenagear até JIPE, aquela “maluco beleza” que morreuf az poucos meses. O importante é não perdermos tempo. E tenho dito!!!

  • leidikeiti says:

    Que nada! É como diz Agenor Gaspareto: de birra com Jorge Amado, não! Nós sabemos quem é celebridade! E ele nem aí para essa besteira…

  • Robinho says:

    Uma bela homenagem ao filho importante e reconhecido mundialmente, nosso querido escritor Jorge Amado. Isso sem falar que acaba de vez com aquela coisa de que Jorge, é filho de Ilhéus, o que não é verdade mas volta e meia assistimos, lemos etc na mídia que o escritor nasceu naquela cidade. Poucos sabem que ele nasceu em Ferradas, distrito do municipio de Itabuna

  • Mattos says:

    Itabuna é o fim do .. para jorge amado, que deceu de canoa pelo cachoeira e foi morar em ilhéus e tounou-se filho de ilhéus que não cita Itabuna nem uma vez na vida.
    Daniel Thame e leitor Gilberto, conta outra história!!!

  • Luisa says:

    É um bom nome para a Universidade. Bem, quem afirma que estas coisas aí, jamais leu Terras do Sem Fim, se lessem, veriam Jorge contando Itabuna nascer, assim como outros municípios, como Palestina?Ibicaraí, Piranji?Itajuípe, o povoado de Taboca/Itabuna, a inauguração da estrada Ilhéus-Itabuna, que hoje sonha-se com a duplicação, o povoado de Ferradas, a varíola e a febre amarela que acometiam a região. Como era o rio Cachoeira dos seus dias.

    Pelo que estou percebendo, poucos devem ter lido algo, e o que dizer de Menino Grapiúna? São seis livros dele dedicados a Região.

    Terras do Sem Fim
    Cacau
    São Jorge dos Ilhéus
    Gabriela Cravo e Canela
    Tocaia Grande

    Quem não leu vale a pena ler, ou melhor, aqueles que gostam, claro.
    O Menino Grapiúna

  • Luisa says:

    Se for em Ferradas vai ficar muito bom, na 415, nem precisa entrar no trânsito louco de Itabuna. É uma boa escolha.

  • Lucas says:

    Acho engraçado essa discussão pelo nome do campus, pois 1 ano depois de construída todo mundo vai tá cagando pra isso. Jequié tem Biblioteca Jorge Amado na UESB, tem pavilhão Jorge Amado na UESC e muito mais. Nome de campus e pavilhão é discussão de lugar comum.
    Homenagear é lindo e todo mundo quer fazer, mas sem infraestrutura essa faculdade pode ser um centro de problemas como a UFRRJ lá no RJ que tem 4 mortes por semana.

Deixe seu comentário

camara itabuna






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia