Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna venceu a disputa com Porto Seguro para ser a sede de uma das duas novas universidades federais que serão implantadas em território baiano. Em solenidade que acontece neste momento, em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, além de deputados, senadores e prefeitos baianos, foram confirmadas as cidades de Itabuna e Barreiras como sedes das novas federais.
Quem anunciou os nomes das cidades foi  o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ao lado, Wagner sorria “de orelha a orelha”.

0 resposta

  1. Se fez justiça a uma cidade que sempre contribuiu e ainda muito contribui para toda a região sul da Bahia além de outras regiões que aqui buscam educação, saúde, etc.
    A luta começou aqui e não poderíamos perder esta.
    Parabéns a nós Itabunenses, estudantes que aderiram a campanha, entidades de classe e pricipalmente aos que a meu ver em muito contribuiram para que isso acontecesse que são os 21 deputados federais da bancada baiana que nos apoiaram como sede, em especial a deputada Alice Portugal, o deputado Geraldo Simões e também o ex deputado Felix Mendonça.
    Não poderia deixar de reconhecer a dedicação e o empenho do vereador Wenceslau, que muito é criticado por alguns que refutam a idéia dele ter trazido a universidade. Se ele não trouxe, com certeza criou mecanismos para que a comunidade participasse do processo, com reuniões, caminhadas, panfletos , etc.
    Vamos comemorar!!! Uma universidade vale muito mais que uma industria ou um atacadista qualquer.

  2. MARAVILHA! ESSE POVO MERECE! ESSE POVO QUE VENCE TODAS AS CRISES COM MUITO TRABALHO E QUE RENASCE SEMPRE DO MAIS ÁRIDO TERRENO DAS INCREDULIDADES! VIVA POVO GRAPIÚNA! AVANTE ITABUNA!

  3. OUSAR LUTAR, OUSAR VENCER !!!!
    Para quem não acreditava ou até torceu contra, ficou a lição. Ousar lutar para ousar vencer. Agora todo esforço regional para a instalação já em 2012. Conclamo a todos , independente da posição partidaria, a enganjar-se nesta nova fase da luta.A região agradece a presidenta DILMA e parabeniza a todos que se envolveram nesta luta.

  4. Enquanto tem deputados que atualmente pagam jabás para sites, blog’s e radialistas para manipularem informações, o deputado Geraldo Simões vem trabalhando para a nossa região sem muito alarde já algum tempo, é assim que se faz política, político de verdade não precisa pongar em realizações solicitadas e acompanhadas de outro político não, em nenhum momento se viu Geraldo ir pra qualquer meio de comunicação e se rotular como Pai de A, B ou C,parabéns ao deputado Geraldo Simões pela luta empenho e principalmente humildade pela concretização deste nosso sonho que com certeza será muito importante para o desenvolvimento da nossa região.

  5. Gente!!!!!
    Não esquecam.
    Foi o vereador “federal” Wesceslou que conseguiu sozinho a vinda de um universidade federal para Itabuna.kkkkkkk

  6. EX- PRESITENTE LULA CRIA INSTUTUTO:
    A nova associação civil surge no lugar do antigo Instituto Cidadania e terá 38 associados, entre os quais estão dois ministros, Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Celso Amorim (Defesa), e sete ex-ministros, Franklin Martins, Luiz Dulci, Marcio Thomaz Bastos, Miguel Jorge, Nilcéia Freire, Paulo Vannuchi e Walfrido Mares Guia. Também será colaborador o advogado Roberto Teixeira, amigo de Lula.
    Outros associados do instituto são a mulher de Lula, Marisa Letícia, sua assessora, Clara Ant, o presidente do PT, Rui Falcão, o presidente da CUT, Artur Henrique, o senador Lindberg Farias, e as intelectuais Maria Victória Benevides e Marilena Chauí. O tesoureiro do PT, João Vaccari, esteve no hotel onde a reunião foi realizada, mas negou fazer parte do novo instituto.
    O orçamento mensal, desde janeiro, com salários, é de cerca de R$ 120 mil por mês, não chegou a meio milhão em quatro meses de funcionamento – disse o deputado José de Filippi (PT-SP), ex-tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff e atual presidente do Instituto Cidadania.

  7. Eu só estou acreditando um pouco mais por causa da Presidente Dilma, …, pois se fosse apenas pelos políticos baianos, que só fazem prometer, …?!?!?!
    Agora é agilizar e providenciar, com urgência, uma área para instalação da Instituição, …!!!
    Mas é com urgência, …!!!

  8. Enfim, vencemos!
    Obrigado, Dilma, Geraldo e Wagner.
    Essa aí é pra calar a boca dos pessimistas… a velha torcida do “contra”… chupa essa cambadaaaaaaaa

  9. Agora vamos demonstrar eficiência e união, deixando divergências de lado e definindo rapidamente o local para construção. A bola está com Azevêdo que deverá assibar o termo de doação. E não tem novidade, o local deverá ser as margens da BR 101 ou no sentido Ibicaraí (BR 415)

  10. Realmente, meus parabens aos itabunenses e a todos os cidadãos da região sul-baiana, essa é uma conquista de verdade! entretanto vejo aqui nesses posts pessoas receberem agradecimentos sem merecerem, a luta por uma universidade federal na região vem se arrastando desde o início dos anos 90, na tentativa de transformar a UESC em um colegiado federal, com outros deputados, outros vereadores, outros prefeitos e outros governadores td cenário histórico político era diferente, wenceslau se agregou a essa iniciativa e deu continuidade ao movimento, mas o projeto da UFSULBA né dele, Geraldo Simões como deputado federal e Itabunense n fez mais do que a sua obrigação, até pq eu n acredito que um favor compense uma falha, como foi noticiado em âmbito nacional, Geraldo Simões foi o único deputado baiano envolvido na máfia das sangue-sugas, que fez caixa 2 com dinheiro da saúde, além do caso mal explicado da vassoura de bruxa que saiu do pará e veio pra cá junto com ele. No mais precisamos acreditar e nos mover para que este presente tão bem-vindo, seja logo posto em prática, para acabarmos com o inchaço competitivo de cursos como medicina na UESC que já chegou a incrível concorrência de 100/1 (100 pessoas para uma vaga) a democratização do ensino público superior é um grande passo para tornar a nossa região desenvolvida!!

  11. Tem gente aí trabalhando nos bastidores para que o campus seja na Ceplac, que fica em Ilhéus. Ou seja, para estes tontos Itabuna fica em Ilhéus.
    A escolha do local do campus deve prever o fator crescimento, está na hora de pensarmos grande, chega de arranjos, onde em Itabuna tudo é aproveitado, desde fórum, justiça federal, procuradorias, etc, que em outras cidades do mesmo porte são construidos e não alugados.
    O local tem que prevê além do fator crescimento da propria instituição, também uma expansão urbana em nossa cidade, será uma ótima oportunidade de revermoss esta pratica antiga por aqui, de querer aproveitar tudo, mas de forma inadequada.

  12. Fico muito feliz por saber que Itabuna foi contemplada com essa Universidade Federal! Isso é muito bom!
    Espero que haja muita transparência e responsabilidade dos nossos governantes para não sairem por aí distribuindo cargos aos oportunistas que, surgem “do nada”, não lutam por nada e, acabam querendo galgar a melhor parte… Nada de seleções tendenciosas… Parabéns ao Wenceslau por “encabeçar” essa luta!

  13. Bom saber que Itabuna será a sede da nova Universidade Federal no estado da Bahia, visto que sua tamanha importância não se limita apenas aos aspectos populacionais, mas a contribuição para o desenvolvimento econômico do mesmo!
    Fico inteiramente lisonjeado, afinal sou natural de Itabuna e por muitos anos, queixava-me por a mesma não dispor de uma universidade pública.
    Além disso, vale salientar que não só Itabuna estará ganhando por ser sede da UFSULBA, mas toda uma série de municípios circunvizinhos que dependem das suas atividades comerciais, industriais e desde já, educacionais!
    Espero que esta nova instituição seja referencial enquanto ensino de qualidade e compromisso com a educação!
    E viva a Itabuna!

  14. Os políticos só representam o povo, portanto, PARABÉNS a todo o povo de Itabuna. É a ele que os políticos tem que agradecer. Claro que os deputados Félix Mendonça (autor do projeto); Geraldo Simões (replicador da ideia); Alice Portugal (atenciosa aos seus eleitores de Itabuna); Governador Jacques Wagner (entusiasta da ideia e democrata influente), todos tem importância na luta, assim como todos os outros inclusive eu, anônima ajudadora nas causas da educação, estive torcendo e vibrando em torno do assunto.
    Não vamos agora carrear este importante fato para uma sigla política, afinal algumas delas deram sua contribuíção. Vamos ajudar a construir currículos voltados para o resgate da cidadania, com cursos específicos de iniciação científica em Educação; resgate do respeito aos Direitos da pessoa humana.
    Esta Universidade deve nascer preocupada em dialogar com o ensino e formação de professores em nível interdisciplinar das disciplinas formais com os temas transversais, coisa que pouca gente faz. Vamos valorizar a vocação da região em produzir diversidade artística; qualificar professores em Educação do Campo, em Educação para a sustentabilidade socioambiental. Universidade que nasce no 3º milênio tem a responsabilidade de atender as demandas regionais de formação em humanidades, ciência e tecnologia.

  15. O local ideal para Ufesba, FERRADAS, as margens da BR 415, campus JOrge Amado, uma justa homenagem nas comemorações do centenário do nosso filho mais ilustre. Até os ilheenses iriam gostar.

  16. agora esse povo daqui tem que tomar vergonha na cara, sair das ruas e começar a estudar, pra ver se o indice da violencia e das drogas caiam e do ensino aumente!

  17. Parabéns ITABUNA.Parabéns Wenceslau,Sena,Azevedo,Geraldo,Fernando,Oduque e…….. a você
    que por uma única palavra,um único pensamento em algum momento esperou por este final.

  18. Zelão diz: – O verdadeiro pai!
    “Quando a criança nasce bonita e com saúde,mesmo sendo filha de mãe solteira, todos querem ser o pai.”
    Foi mesmo o deputado Geraldo Simões, quem acalentou por todos esses anos a idéia da implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Para Geraldo o tema era mesmo uma obcessão. Geraldo, sempre exergou na implantação da universidade federal em Itabuna, como sendo o principal instrumento do nosso desenvolvimento do município e de toda a Região Sul da Bahia. Na visão de Geraldo para o futuro de Itabuna, a universidade federal será o polo de desenvolvimento e formação de tecnologia e cultura.
    Só quando a idéia (feto) se mostrou viável é que começaram a surgir os “interessados” em ser o futuro pai da criança. Lembro que até tentaram ridicularizar a proposta de Geraldo, comparando-a, a idéia da criação da praia artificial, proposta por Oduque. Outros diziam, que mais importante que uma universidade era trazer – a troco de insenção fiscal – fábricas de médio porte, mesmo que gerassem sub empregos.

  19. Se toda criança abandonada do Brasil tivesse tantos interessados em ser seu pai, o Brasil seria o pais mais justo e desenvolvido do mundo. O povão, o principal interessado diante das prováveis transformações que um empreendimento desses pode trazer para região, está mais interessado em saber quando será inaugurada! Essa questão de paternidade da idéia e conversa de politico oportunista. Muitos pensaram, sonharam, acalentaram a idéia. Mas, sem a canetada de nossa presidente, nunca sairia do sonho. Para frente é que se anda.

  20. Meu amigo Zelão, Pimenta, nesses 101 anos de Itabuna foi a melhor notícia que algum político pôde nos trazer.
    Realmente temos que parabenizar os políticos envolvidos e principalmente o Geraldo Simões. 😉

  21. Minha gente, parem de babar o ovo desses politicos! eles se elegeram não só para enriquecer às nossas custas, como também fazerem alguma coisa pelos eleitores. Não fazem mais que a obrigação.

  22. Não podemos esquecer que tudo começou com o projeto de Lei de 2006 de autoria do Ex-Prefeito de Itabuna e Ex-Deputado Feraderal FELIX mENDONÇA. Valeu Dr. Felix.

  23. AGRADECIMENTOS A LULA., DILMA O GOVERNADOR DA BAHIA JACQUES WAGNER OS DEPUTADOS DA BAHIA E DA REGIÃO E SENADORES MAIS EM ESPECIAL WENCESLAU JUNIOR , ´PORQUE O SUL DA BAHIA GANHA UNIVERSIDADE FEDERAL , NÃO IMPORTA O NOME PODE SER JORGE AMADO, ADONIAS,E OUTROS NÃO IMPORTA QUAL SEJA O COR MADA O MELHOR DE TUDO É SABER QUE NÓS VAMOS TE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL VALEU A TODOS PRINCIPALMENTE WENCESLAU JUNIOR …… FEZ VARIOS MOVIMENTOS NA REGIÃO PRINCIPALMENTE EM ITABUNA

  24. A muito tempo Itabuna não da sua contribuição para o sul da Bahia. A cidade quebrada, comércio ruim, não atrai nenhuma indústria de grande porte. Fez Jus mesmo, um polo estudantil… pelo menos isso né?!
    Mas creio que na região de Eunápolis seria mais proveitoso, onde é a cidade do sul da Bahia que mais cresceu nos últimos anos e cresce a cada dia. Devido a grande empreendimentos que são implantados na cidade.

  25. A questão agora será definir onde será instalada e quando funcionará, considerando-se que a CEPLAC possui área, instalações, equipamentos, infra-estrutura, e não estando em atividade, poderia ser utilizada para o campus.

  26. Eu estava lá e vi o prefeito Azevedo e Geraldo Simões. Ambos nao tem nada haver com a implantação da nova Universidade. Nessa hora aparecera vários ‘padrinhos’. A expansão começou com Lula e Dilma agora continua. É um programa de Estado e supra partidário. Gostaria de dizer ao pessimista Sérgio,que o gov Federal tem crédito para acreditarmos nessa promessa do campus em Itabuna, uma vez que: o governo federal, mesmo com o descaso das prefeituras do Brasil, implantou 214 novos campus dos Institutos Federais e 14 novas federais em 8 anos. Temos q comemorar essa politica do Ministro Haddad e da Dilma.
    Alexandre Bahia.
    Itabunense e morador de Brasília.

  27. Para ficar bom agora, resta o Deputado Gilberto Santana anexar Salobrinho a Itabuna.. Daí teriamos a UESC também.. heheheh
    Brincadeiras a parte!!! mas o que deve sair do papel mesmo é a Região metropolitana.. isso sim vai beneficiar a todos.
    Pense, que alguem pode sair de Ilheus e ir direto para Ferradas no novo campus da Universidade Federal.. ou alguem sair de Itabuna e ir direto para a UESC, sem ter que andar de ROTA..
    E mais, alguem sair de Itabuna direto para o Aeroporto, que certamente ficará nas proximidades da UESC.. melhor local..
    Vamos pra frente REGIÃO CACAUEIRA!!!

  28. Valeu meu deputado Geraldo Simões, agora para aquele que estão procurando Pai para a facu, como o vereadorzinho wenceslau, por favor ver se vai fazer realmente seu papel pelo qual vc ocupa cargo, faça valer o sálario que vc ganha, e melhor do quer ficar por ai com seus suditos mentindo, vc trouxe o que??? Vc faz o que???? Qual a sua obrigação??????
    Ver se vai fazer seu trabalho, e poupe-me.
    O Pai e Gerldo Simões, e contra fatos ñ existe argumentos!!!

  29. AFRÂNIO a luta começou com Geraldo SIMÕES em 2002 para trazer a universidade,em 2004 ele teve audiência com o então ministro Tarso Genro da educação isso tudo antes de 2006,e FERNANDO Gomes não deu apoio para o projeto e estagnou,mas a luta começou com Geraldo e concluida com Geraldo e Wagner.

  30. PARABÉNS AO SEU BLOG
    GOSTEI DO SENHOR SÓ PUBLICAR COMENTÁRIOS QUANDO É DO SEU INTERESSE. JÁ É O TERCEIRO COMENTARIO QUE FAÇO E O SR. NÃO PUBLICA. MESMO O SR. SENDO ANONIMO(NÃO HÁ IDENTIFICAÇÃO) QUANDO COMENTO COLOCO O MEU NOME E EMAIL SEM PSEUDONIMO.QUE
    PENA. QUE PENA. QUE PENA.ESSA PIMENTA SÓ ARDE NO DOS OUTROS.
    MAS CONTINUO ACHANDO SER A CEPLAC UM LUGAR ONDE NÃO SE VAI GASTAR DINHEIRO Á TOA E JÁ TEM INCLUSIVE LABORATORIOS DE PESQUISA PRONTO E COM PROFESSORES(PESQUISADORES) HABILITADOS PARA TAL. EVITARIA MAIS UM ESCANDALO DE COMEDILHAS NO (DES) GOVERNO DILMA E WAGNER MOLEZA. QUE GRACINHA ESSA DUPLA.
    Da Redação: Senhor Manoelito, caso queira, temos aqui disponível todos os teus comentários, quando foram feitos e liberados. Talvez o equívoco do senhor ocorra por que os comentários foram feitos não nesta, mas em outras duas notas. Abraço.

  31. Essa notícia me trouxe alegria e esperança. Sou itabunense e professora do curso Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. Ajudarei no que for preciso para arregimentar cursos em que estimulem a presença do poder público mudando a realidade da cidade. Vamos em frente Itabuna!!!

  32. Relamente Itabuna precisa dessa Universidade mais me poupe viu. Repassando de umleitor que concorco com ele “Vixe Maria e José, quanto pai esta universidade tem, Geraldo Simões, Wenceslau Júnior, Félix Mendonça, Luis sena, e agora tem uma mãe Alice Portugal.
    Quero saber se Geraldo tem coragem de assumir que foi o pai da ideia de difundir a terrível vassoura de bruxa, como foi noticiado na época.”
    Além disso dizem se não for o pai biológico, com prova de DNA, será por adoção, mas no registro vai constar seu sobrenome”.
    Relamente ninguém merece….

  33. Nós Itabunenses agradessemos por esse mas nova evolução na cidade pois sabemos que a muito tempo nós nos alegramos nem no futebol,já que dizem que o brasil é o pais do futebol,mas bem,sabemos que já foi aprovada e quando vai acontecer e onde vai acontecer já que as duas lojas “macro e atacadão” deveria ser aqui em Itabuna.Esses são pontos a refletir-mos. Essa universdade só tem um lugar para ir que é para o lado de ferras,já que a unica cidade que teríamos que brigar é Itapé,que é pequena,e abriga seria mas fácil. ate mas ver.

  34. Nós Itabunenses agradessemos por essa mas nova evolução na cidade pois sabemos que a muito tempo nós nos alegramos nem no futebol,já que dizem que o brasil é o pais do futebol,mas bem,sabemos que já foi aprovada e quando vai acontecer?onde vai acontecer?já que as duas lojas “macro e atacadão” deveria ser aqui em Itabuna,(perdemos a briga).Esses são pontos a refletir-mos. Essa universdade só tem um lugar para ir que é para o lado de ferras,já que a unica cidade que teríamos que brigar é Itapé,que é pequena,e abriga seria mas fácil. ate mas ver.

  35. Itabuna!!
    Cidade muito bonita, mas pouca respeitada! Acho que ja passou da hora dos nossos governantesagirem com inteligência e recuperar o respeito, o orgulho e o entusiasmo de sermos Itabunenes!!
    É hora de usar a inteligência, trabalhar com responsabilidade, aproveitar a area do antigo aeroporto, reabri-lo, reformá-lo, fazer alguma coisa interessante. Quem sabe fazer naquela area alguma coisa nova e inteligente?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *