Tempo de leitura: < 1 minuto

O desemprego avançou consideravelmente nos últimos sete meses em Itabuna, conforme os últimos números do Ministério do Trabalho e Emprego. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revela que o município sulbaiano cortou 258 empregos com carteira assinada entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano.
O resultado negativo pode ser atribuído ao setor de serviços, que cortou 302 vagas no período, seguido pela agropecuária (-77 empregos) indústria (-54) e comércio (-45). Em meio à aridez do período, a construção civil voltou a empregar forte em julho. No saldo dos primeiros sete meses, abriu 201 novas vagas.
Para obter o número de novas vagas, basta comparar a quantidade de empregos gerados e desligamentos (6.679 – 6.937 no ano). Em julho, foram gerados 932 empregos contra 946 demissões em Itabuna. Mesmo com às contratações das novas lojas instaladas no Shopping Jequitibá, o comércio abriu apenas 17 novas vagas em julho.
ILHÉUS
Ilhéus contrariou a tendência dos último meses ao abrir 65 vagas em julho e ter um saldo menor de corte de postos de trabalho no período (174 desligamentos). O vilão dos sete primeiros meses de 2011 no município ilheense foi o comércio: corte de 232 vagas. Porém, o mesmo setor foi que abriu novas vagas em julho: 101, segundo o Caged. Já em relação ao estado da Bahia, o cadastro aponta geração de 49.456 empregos nos sete primeiros meses do ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *