Tempo de leitura: 2 minutos

Do A Região Online
O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna enviou um ofício a várias autoridades, denunciando a manobra do deputado Gilberto Santana, que propõs aos vereadores extinguir o CMS para evitar denúncias contra sua irmã, que administra o Hospital de Base.
“O deputado, ao solicitar a destituição do Conselho, está indo contra a Constituição Brasileira”. O Conselho aproveita para ensinar ao deputado as leis que ele ignorar, apesar de ter sido eleito para uma casa que propõe leis.
“Os Conselhos de Saúde são órgãos de controle social e participação da comunidade na organização, gestão, fiscalização do Sistema Único de Saúde, SUS, previstos no artigo 198, inciso III da Constituição Federal”.
“Eles são amparados pelas Leis Federais nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, além da Resolução 333, de novembro de 2003, do Conselho Nacional de Saúde”.
“Seria muito bom se o deputado fosse visitar os usuários do SUS que tentam ter acesso às unidade de Saúde, que precisam da saúde bucal, do CREADH, do CAPS, conversar com os trabalhadores do setor”.
“A Saúde de Itabuna não se resume em Hospital de Base. É preciso que o deputado procure saber da gestão municipal o que tem sido feito com os recursos da Atenção Básica, pois esta é a porta de entrada do SUS e tem que estar fortalecida”.
Entre outros, o CMS enviou o oficio aos ministério públicos Estadual e Federal, secretário Estadual de Saúde, Conselho Nacional de Saúde, CGU, Assembleia Legislativa e à Câmara de Itabuna. E aproveitou para dar exemplo de como o deputado trata o CMS.
“Nos dias 10,11 e 12 foi realizada a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Itabuna. Mas no dia 12, com a Conferência em andamento, foi agendada pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa uma audiência pública para discutir sobre a saúde do município”.
“O Conselho de Saúde não foi convidado nem informado sobre o evento”. Foi nesta audiência que o deputado Gilberto Santana propôs, para espanto de todos, a extinção do CMS e criação de um novo, com pessoas sugeridas por ele.

0 resposta

  1. O Coroné, quer proteger suas crias.o homi botou na cabeça que quer ser prefito de qualquer jeito, taí o interesse em acabar com tudo. Ainda bem que os ditadores estão caindo no oriente médio.

  2. Contrariando o que está exposta no artigo a respeito da irmão do Deputado, gostaria de esclarecer o seguinte:
    1. A Srª Gilnay Cunha Santana assumiu a direção presidencial da FASI muito recentemente, portanto, nada tendo contra a mesma que venha a denegrir sua imagem ou reputação à frente do HBLEM, haja vista ser ela a única diretora com méritos de atitudes energicas justamente para moralizar aquela unidade hospitalar;
    2. Não está a Srª Gilnay Cunha Santana envolvida em nenhuma posição, seja politica ou administrativa por parte do seu irmão Deputado Gilberto Santana, e muito menos comungando com os posicionamentos do mesmo já que se trata de cidadão maior de idade e independente;
    3. Qualquer ação ou reação do Conselho Municipal de Saúde em nada afetará a direção atual do HBLEM, até porque se existem irregularidades naquela unidade hospitalar foge do período em que a Srª Gilnay Cunha Santana esteve à frente da mesma;
    4. Se alguém pretende atingir de alguma forma a Srª Gilnay Cunha Santana, é melhor buscar outros metodos, este utilizado através do CMS não surtirá qualquer efeito, pois o HBLEM através da atual presidente tem demonstrado lisura, respeito com a coisa pública, e tem mantido uma postura de enfrentamento até mesmo com figuras que estejam acima da sua autoridade para manter a personalidade e o caráter que lhe são peculiar.
    Ser irmã do Deputado Gilberto Santana em nada lhe descaracteriza como cidadã honesta, competente e de personalidade, mas lhe orgulha principalmente por ter a consciência de possuir posicionamentos fortes e independentes, a qual não teme e não provoca o desnecessário, mas defende a honra e a saúde do ser humano.

  3. esse tal de conselho mnicipal de saude so faz o que geraldo simoes manda aquela tal de maria das desgraças so sabe puxa o saco de geraldo e nao ta nem ai pro povo qui ta morrendo por cupa desse conselho de saude o deputado ta certo em ACABA COM ESSE CONSELHO POIS ELES TA FAZENDO POLITICAGEM COM COISA SERIA

  4. Esse Conselho é corrupto, Graça é incompetente, eles estão sim envolvidos até o pescoço em corrupção, são inadimplentes da palavra.
    Merece sim ficar fora de fiscalizar.
    Eles pensam que tem poder de Tribunal de Contas, é um bando de babacas.

  5. Esse deputado é um maluco, acha que pode sair dando ordens em todos, como se tudo na vida fosse um quartel, manda nas suas negas e na policia em alguns setores, como a Policia Rodoviaria Estadual, manda prender os carros e ele mesmo manda o Lucas soltar, quer fazer baderna imaginando os velhos tempos do coronessss, que oprimiam seus adverarios e mandava matar quer era inimigo, esse mesmo deputado não ver as mazelas que o prefeito pinoquio, treiteiro e mentiroso de ITABUNA faz, ao invez de querer encobrir as faulcatruas e os desmandos com o dinheiro do povo, dê conselhos deputado para o prefeito falar a verdade e gastar o dinheiro que recebe do governso Federal e Estadual, faria melhor, e ai vai uma receita para lhe ajudar; LEXOTAN 24 hs, 03 comprimidos de 10 em 10 minutos, DIAZEPAN de 02 em 02hs 3 comprimidos, HIMOSEC de 100mg, 01 comprimido de 15 em 15 minutos e SIBALENA 500mg a cada 05 minutos 10 comprimidos, para refrescar sua memoria e ajudar ao prefeito de Itabuna e não tentar acabar com o conselho. KKKKKKKKKK

  6. Este Coronel é um truculento,aprendeu tudo direitinho com o falecido ACM. Democracia e cidadania passam longe dessa gente. O povão de meu Deus não aprende mesmo e ainda vota nele.

  7. O coroné ficou enlouqueceu, não tem nada pra fazer não, divida seus salarios e reparta o que vc adquiriu com osmais carentes que vc lucraria muito mais.

  8. Já que se trata de uma diretora que foi indicada por um arauto da ética, nada mais ético que propor uma AUDITORIA no HBLEM. Quero ver o que vai acontecer. Foi uma auditoria na saúde mental que mostrou que o município é realmente sem competência para adminstrar uma rede de saúde.
    Eu igenuamente pensei que a FASI FASIa alguma coisa. Fiz uma “auditoria” nas minhas ideias e percebi que eu estava errado.

  9. Olha, infelizmente o LUCIO tem razão. Este senhor está fazendo toda essa lambança por uma única razão: porque foi eleito. Só isso. Continuem votando errado e em pessoas dessa extirpe que vocês terão o que querem: taca nas costas mesmo. POBRE ITABUNA!!!!!

  10. Este rapaz traiu a confiança de toda a região,se revelou um preguiçoso, cheio de gente incompetente ao seu redor,o que ele queria era um cabide de emprego para sua familia e seus puxa sacos e parabens santana vc conseguiu, agora eu vou aguardar ancioso por quatro anos,para lhe tirar daí, vc e essa meia duzia de pessoas ignorantes tanto de itabuna quanto de salvador que vc chama de assessor. traidorrrrrrrrrrrrrrr

  11. Dá nisso esse povo idiotizado que vota em milicos imaginando que esses caras são pessoas confiáveis apenas porque vestem fardas, e ao vesti-las impõem respeito.
    É a mesma coisa que confundir a embalagem com o produto, muitas vezes adulterado. Sinceramente, se um micróbio desses faz parte de uma instituição tão desacreditada como é a políci militar, era de se esperar que cidadãos conscientes não dessem seu voto a um sujeito desses.
    É… a democracia, como tudo que os seres humanos legitimam, não é perfeita. Acho que ainda assim ela é melhor que regimes totalitários. Precisamos aprender a conviver com as imperfeições, mas não com a corrupçã!

  12. Eu disse em comentário anterior que precisamos aprender com as imperfeiçoes de tudo aquilo que o ser humano cria. Penso que o regime democrático é uma dessas criações que foram sendo tecidas ao longo da vida social dos humanos e que precisa continuamente de progressos e mecanismos de avanços sociais.
    Termo criado pelo gregos, que signific ” o governo do povo, pelo povo e para o povo, hoje vemos a democracia ser utilizada por governantes “pragmáticos apenas como fachada para que os três poderes sejam sutilmente dominados por aliados que atuem para que tudo permaneça do mesmo modo.
    Essa é uma características indelével do novo governo baiano e de seus aliados.

  13. Todos sabem que este conselho é gerido por petistas que usam-no para fins politicos. Maria das Graças e Carlos Vitório, respectivos presidente e vice do CMS, são membros efetivos e atuantes do PT. O Sintese, Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, base de sustentação do CMS, é presidido por Raimundo e João, outros dois petistas atuantes. Esses são os cabeças, fora outros tantos que fazem do CMS uma base para politicagem. O que o Dep, Santana sugere é que se faça novas eleições, e não a extinção do CMS, para que pessoas não se utilizem deste conselho, que é forte, para plataforma política. Vamos ver qual deles será candidato a vereador nas próximas eleições. A briga vai ser boa!

  14. Zelão diz: – É o Inacreditável Futebol Clube
    Se o deputado Gilberto Santana escolheu ser “notícia” de qualquer forma, tem acertado na estratégia.
    “Nunca nesta região,” vimos alguém com tamanho apetite para cometer “bola fora,” como tem acontecido com o deputado. Sempre que abre a boca é para dizer asneira. Da cabeça do “coronel deputado” nascem as idéias mais estarpafúrdias. Se mantiver o ritmo das “insanidades,” ganhará com toda a certeza o “Troféu do Inacreditável Futebol Clube.”

  15. vcs quase não viram policiais militares fazerem campanha para este ditador, apenas os capachos dele é que o acompanhavam, nos do 15º batalhão comemos o pão que o diabo amassou quando ele era comandande.

  16. Cala boca seu polícia,voces quando esta em serviço acha que pode tudo e mete a porrada no povo!!!para voces muito traquejo,a presidenta do conselho é capacho de Geraldo Malvadeza faz o que ele quer manobra tudo e todos….

  17. Este “Conselho de Saúde” é igual ao excremento humano,manda pra privada bem como Cut.Fetrab,Dce,Une,Aplb Etc.Único que é obrigado a funcionar e da descarga é o primeiro,porque, cuja adiministração de Itabuna não é do partido dos trabalhadores,portanto,este “conselho de Saude” Uiva.
    A respeito;Policial disse.
    Quero dizer que o coronel Gilberto Santana,durante seu longo período na ativa da polícia Militar,foi inplacável com a banda
    podre da polícia militar,Excluio aqueles bandidos que vestia farda e punuiu de forma rigorosa outros por mal comportamento na instituição,este reconhecimento a sociedade Itabunense reconhece é tanto que elegeu como Dep.Estadual,os ótimos policiais militares, que são poucos reverênciam o coronel Gilberto Santana.

  18. VCS AGORA SO VIVEM FALANDO EM UNIVERCIDADE FEDERAL… VAMOS FALAR NA REALIDADE QUE ITABUNA VEM PASSANDO ( HOSPITAL DE BASE) QUE UMA REALIDADE, A UNIVERCIDADE QUE VCS TANTO QUEREM SABEM PARA QUE SEVEM: PARA OS FORASTEIRO DE SALVADOR, DE MINAS GERAIS E DE OUTRAS LOCALIDADES FORA DA NOSSA REGIAO VE ESTUDAR E NOSSO ESTUDANTE TOTALMENTE DISPREPARA PARA ENFERTA OS CONCORRENTE DA CAPITAL E DEMAIS ESTADO. VAMOS SIM ESVERTIR PRIMEIRO NA EDUCAÇAO DE BASE DOS NOSSO ESTUDANTES….E ,,,,

  19. vcs podem ate falar do conselho mas,vão ver quantos o hospital de base ja empregou em uma semana?pra onde vai inchar a folha de pagamento com tantos contratados?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *