Tempo de leitura: < 1 minuto

Da coluna Tempo Presente (A Tarde):
O quadro que o The New York Times, de New York, uma das maiores circulações dos Estados Unidos, traçou da Bahia, em matéria publicada ontem, é tão realístico quanto péssimo.
Diz que o índice de assassinatos no Nordeste dobrou, enquanto no Sudeste caiu 47%, e atribui o fato ao boom econômico do Brasil, o que teria provocado a migração do tráfico de drogas para outras partes do País, além da devastadora invasão do crack.
Nova Constituinte, no subúrbio, em Salvador, é eleita pela reportagem como a comunidade mais violenta da Bahia (talvez aí uma pequena falha, a única: não é a mais, mas uma das mais). Com o adendo de que a capital baiana será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, ‘o que torna o alto índice de violência mais preocupante’, ressalta.
O governador Jaques Wagner foi ouvido pelo jornal e minimizou as preocupações com o Mundial. Disse que no Carnaval o Estado recebe mais de um milhão de turistas, a segurança é feita por 22 mil policiais e que se passaram quatro anos sem um homicídio no percurso do desfile’, o que nos induz a acreditar que na Copa não haverá problemas.
Não é lá algo muito animador para nós. Segurança plena é só para turistas…
EXEMPLO ALAGOANO – Certa vez Maceió, capital de Alagoas, tinha alto índice de violência, mas não queria perder turistas. Lá cravaram umas placas: ‘Venha para Maceió. Aqui, nós só matamos nós mesmos‘.
Que tal adotar o modelo na Copa?

0 resposta

  1. A Bahia não merece sediar jogos da Copa 2014. O povo deveria se defender de governantes que fazem esse tipo de consideração mostrando para o mundo a nossa realidade através de um movimento via net, inclusive mostrando os casos de assassinatos que acontecem em todo o estado, o que não acontecia até bem pouco tempo. Hoje quem manda na Bahia é o tráfico!

  2. Que tal todos os blogs enviarem para os grandes jornais de todo o mundo as matérias com jovens crivados de balas que nos são jogadas na cara todos os dias? Não sei se deprimem a voces como a mim.

  3. Trabalhei na Av. Vasco da Gama de 02/2010 à 08/2010…bem próximo ao Dique do Tororó… a poucos metros da ex-Fonte Nova… aquela área é de uma violência digna de guerra… tráfico pesado, tiroteios, assaltos, mortes… cercada de áreas faveladas… um lugar onde reina a pobreza e a violência…
    Sinceramente, é um contraste imenso… um estado pobre como a Bahia, canalizar recursos para um evento de alto investimento, típico para países socialmente desenvolvidos.
    Mas… as empreiteiras estão fazendo a festa… ah.. estão…

  4. Lamentável a atitude de determinados líderes de outros estados pagarem matéria fora do seu próprio país para minar outros. Só lamento pelo povo quando as coisas acontecem, afinal não há ação sem reação, não é verdade.
    Claro que isto não exime a responsabilidade da Bahia melhorar a realidade da violência, mas quem fez isto não deixa de ter responsabilidade, isto tem nome, você que fez isso sabe, DOLO INTENCIONAL, talvez você não pague, mas tenha a certeza de que terá reação.

  5. As coisas agora começaram a ficar mais claras. Primeiro a reportagem contra a Bahia no maior jornal do mundo. A discussão foi que o estado não está preparado para a Copa. Mas, em se tratando de um estado como a Bahia, os danos da reportagens não são estas as intenções iniciais, apenas. Raciocinemos: o estado tem potencial turístico, cultural, mineral, enfim, dotado de recursos minerais e humanos abundantes e mais a beleza natural da região. Não foi questionada capacidade do estádio de SP ficar pronto, nem se a metrópole teria condição de acolher de maneira abrupta, a mudança na rotina daquela metrópole.
    Por outro lado, há a questão turística e de representação, em que o NE tão bem representa o país lá fora. Hoje, para completar a compreensão, a revista Economist nos dá a compreensão de que faltava, ou seja, a reportagem fala sobre os investimentos nos estados do Rio ou SP, onde os investidores deverão escolher para investir e, claro, deixando a região NE de fora, neste caso, o principal estado da região que tem abundância em tudo, inclusive em petróleo descoberto e a ser descoberto, mais os recursos minerais em terra.
    Mais uma vez é interessante como as lideranças do SE agem para prejudicar o NE, sobretudo a Bahia. É de impressionar! Como já falei, toda ação há uma reação. Os outros estados têm todo o direito de buscarem o seu melhor, mas não é agindo às escondidas e tentando destruir os outros que conseguirão. Podem até pensar que conseguem, mas conseqüências sempre se têm. Para quem não sabe, a Economist desta semana nos dá a chave para a compreensão.

  6. Acho INCRÍVEl gente como LAURO. É por isso que a Bahia está ficando do jeito que está: por causa de gente sem cérebro como ele. Todos nós estamos carecas de saber e conhecer no dia-a-dia a violência gritante que está aí. Os assaltos, assassinatos e insegurança e vem gente como ele e reelege Jaques Wagner. Pelo visto ele VIVE EM MARTE por que aqui em Salvador com certeza não mora!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *