Tempo de leitura: 2 minutos

Josias, Jabes e Geraldo: a união dos caciques contra os petistas da base

Para “variar”, o PT de Ilhéus está dividido. Mas dessa vez as diferenças no partido não são entre os deputados federais Josias Gomes e Geraldo Simões, que negociaram uma trégua estratégica e defendem que a legenda firme aliança com o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). A intenção dos dois caciques é de que o PT fique com a vice do pepista, provavelmente com o segundo posto na chapa ocupado por Alisson Mendonça, atualmente na Secretaria de Planejamento de Ilhéus.
A divisão, porém, se dá na base. A ala do partido que apoia o deputado Josias Gomes defende que o PT tenha candidato próprio e até aceita que ele seja Alisson. Mas ocupar a vice de Jabes Ribeiro é algo que incomoda esse grupo.
Um petista (ligado a Josias) ouvido pelo PIMENTA diz que uma aliança com Jabes será humilhante para o PT. “Ele e seu grupo têm desrespeitado o partido”, reclama a fonte, referindo-se ao ultimato dirigido pelo ex-prefeito aos aliados do prefeito Newton Lima. Recentemente, Jabes declarou que não quer conversa com os partidos que estão na base do governo municipal, o que inclui o PT.
Base x Caciques – O rumo dos petistas na sucessão municipal ilheense foi discutido em uma reunião na semana passada, da qual participaram o deputado Josias Gomes e o secretário de Organização do partido na Bahia, Everaldo Anunciação. Irritado com a opção dos caciques pela vice, um filiado disse o seguinte: “vocês venderam a mercadoria, mas não vão ter o que entregar”. Aí o tempo fechou…
A turma de Josias desejava que o deputado fosse o candidato a prefeito, mas ele não quis enfrentar a parada. Calcula que não deve concentrar suas forças em Ilhéus, já que tem uma base eleitoral pulverizada por todo o Estado. Cogitou-se o nome da vereadora Carmelita Ângela, mas se chegou à conclusão de que ela não possui densidade eleitoral. Diante da falta de opções, os seguidores de Josias aceitam o nome de Alisson (ligado a Geraldo), mas não aprovam de modo algum a ideia de ficar na rabeira de Jabes.
Quem parece disposto a botar o dedo nessa briga é o deputado estadual Rosemberg Pinto, também do PT. Ele teria se comprometido a apoiar a candidatura de Alisson, caso este tenha realmente a intenção de entrar na disputa pra valer. A questão é: será que tem?

0 resposta

  1. A política, tanto em Ilhéus quanto em Itabuna, só irá melhorar quando esse pessoal antigo, cheios de vícios, tais como o G.S. e o Jabes Ribeiro, saírem de cena, …!!!
    Ate lá, será apenas isso que nós estamos vendo, …, só benefícios pessoais, em detrimento de melhorias voltadas à população, …!!!
    Até quando, meu Deus, …?!?!?!

  2. 02/Set/2011
    Embasa anuncia novas obras em Vitória da Conquista
    A conclusão de projeto para a futura ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal, com captação no Rio Catolé, foi anunciada nesta sexta-feira (2) pelo presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, na sessão especial, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, que marcou a comemoração dos 40 anos da empresa
    O presidente da Embasa também destacou a abertura de negociações com a prefeitura e a Câmara Municipal para transformar a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da cidade numa área de lazer. O investimento previsto nas duas ações é estimado em R$ 190 milhões, ainda segundo Abelardo Oliveira. A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos.
    No município, a Embasa concluiu duas obras que beneficiarão mais de quatro mil moradores da área rural, com água canalizada e tratada. A empresa investiu recursos próprios da ordem da R$ 171,5 mil para ampliar a rede de abastecimento, beneficiando cerca de 2,4 mil habitantes do povoado de São João da Vitória, conhecido como Batuque, que fica localizado na BR-116, entre Conquista e Belo Campo. Também foram concluídas obras de extensão de rede dos povoados Itapirema, Laranjeiras, São Joaquim I e II, além do Assentamento União e Força, contemplando cerca de 1.600 pessoas.
    Já na área urbana, destaca-se a implantação de linhas para abastecimento de conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Outra obra importante em fase de conclusão é o aumento da potência da estação elevatória do Alto do Candeias, a 983 metros de altitude, para bombear água tratada para o Alto Maron e normalizar o abastecimento nos bairros Ibirapuera, Guarani, Bateias 2 e Nenzinha Santos.
    Secom – Secretaria de Comunicação Social
    3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador – Bahia
    AGORA EM ITABUNA A COISA É FEIA, NO BAIRRO DA MANGABINHA FALTA ÁGUA, POIS FORAM VOTAR NO TÃO DE 25 AZEDO

  3. PELO CONTRARIO É SOLUÇÃO PARA MELHORAR ILHEUS, ASSIM COMO ITABUNA, GERALDO VAI SENTAR COM FERNANDO GOMES, PARA SALVAR ITABUNA DE AZEVEDO.
    JUÇARA EM ITABUNA
    JABES EM ILHEUS
    JJ COM DILMA E WAGNER
    UNIVERSIDADE FEDERAL

  4. Quem é Josias Gomes? Só chegou na região pra procurar briga dentro do partido. Será que a diretoria estadual e nacional do PT nunca viu isso? Ele não tem cara de PT. Não vem fazendo nada pela região, a não ser conseguindo cargo político por ser deputado federal. Aqui na região só temos um deputado federal e todos sabem quem são: Geraldo Simões.

  5. Isso é conversa pra boi dormir, o pt esta morto na bahia, eles inventam até que wagner é o melhor governador, que esta realizando grandes obras, só para aparecerem na midia, o povo não é besta de cair nesta, ou é?

  6. Jabes sempre criticou o PT de Ilhéus, isso vem da época de Rui Carvalho. Não acredito que vai ser agora que o PT vai com o ex-prefeito. É melhor fazer uma união com o PR que tem o candidato Caca Colchões. Este está em segundo lugar nas pesquisas, colado, bem juntinho de Jabes. Com isso JR. vem especulando na cidade que Caca será o vice dele, intuito esse para nas próximas pesquisas Caca descer no percentual. Está na hora de ter uma mudança, Caca, Alisson são os melhores candidatos.
    Ilhense.

  7. Vidal, você tem razão. É um PT ZINHO DE MERDA este de Ilhéus e eu não sei se, mesmo que o pessoal do PT queira, Jabes vai aceitar o apoio deles.
    PT de Ilhéus junto de algum candidato não é APOIO, e sim ENCOSTO.

  8. Zelão diz: – Nem Lula conseguiu ensinar o PT
    Mesmo depois de três candidaturas fracassadas, Lula só conseguiu a primeira eleição a presidência, quando se quedou diante da necessidade de formar a “grande aliança” para conquistar o poder, mesmo lutando contra o “purismo interno” de alas conservadoras do PT, que ainda seguem a filosofia “Maquiavelista” de que “O poder não se divide…”
    Ilhéus não está fora do conceito de alianças que elegeu o Governador Jaques Wagner por dois mandatos. Os petistas ilheenses ignoram os resultados obtidos por Lula e Wagner e teimam em permanecer apegados as velhas teorias que pregam o poder absoluto do partido, desconhecendo ou desmerecendo a capacidade das forças aliadas.

  9. VEJAM QUAIS OS DEPUTADOS FEDERAIS BAIANOS QUE JÁ VOTARAM A FAVOR DA CRIAÇÃO DA CPMI CONTRA A CORRUPÇÃO!
    ESSES MERECEM NOSSO VOTO, RESPEITO E CREDIBILIDADE:
    Acelino Popó
    Antonio Carlos Magalhães Neto
    Antonio Imbassahy
    Claudio Cajado
    Fábio Souto
    Jutahy Junior
    Maurício Trindade
    CONFIRAM NO SITE:
    http://www.cpidacorrupcao.blogspot.com/

  10. Tenho acompanhado a política ilheense e não vejo com bons olhos essa aliança do PT com Jabes. Como todos sabem, Jabes é um político ficha suja e colocar ele no posto de prefeito seria o mesmo que colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro. O PT ilheense pode ter candidato próprio e porque não Alisson Mendonça? Ilhéus precisa de políticos competentes para reestruturar a cidade. Chega dos mesmos.
    Lembrem-se do apoio que foi dado, pelo PT, ao ficha suja Moacir Leite, do PP, em Uruçuca. O homem deu um belo chute no trazeiro do pessoal do PT, inclusive da vice-prefeita, no dia em que tomou posse. Não esperem nada diferente de Jabes.

  11. Oscar Niemeyer está tão lúcido aos 103 anos, vejam a frase que ele postou: “PROJETAR BRASÍLIA PARA OS POLÍTICOS QUE VOCÊS COLOCARAM LÁ, FOI COMO CRIAR UM LINDO VASO DE FLORES PRÁ VOCÊS USAREM COMO PINICO. BRASÍLIA NUNCA DEVERIA TER SIDO PROJETADA EM FORMA DE AVIÃO E SIM DE CAMBURÃO.” Se vc tem vergonha do nosso Congresso Nacional e está cansado desses velhos decrépitos!

  12. É DE QUEM PAGA, O OBJETO ADQUIRIDO. ASSIM É UM MANDATO NO BRASIL. ELE É COMPRADO E POR TANTO, NÃO GUARDA COMPROMISSO COM ELEITOR ALGUM, JÁ Q ELE, ELEITOR, RECEBEU UM FAVOR, DINHEIRO OU ALGO PARA VOTAR EM ALGUÉM. ESSA LÓGICA IMORAL, NÃO DO ELEITO MAS DE QUEM SE VENDE, CRIA NO BRASIL , UMA DESCONECÇÃO COMPLETA DO PODER E A NECESSIDADE DO POVO MAS,…. Q POVO É ESSE Q SE VENDE TÃO BARATO E TROCA A CIDADANIA POR UMA MIGALHA DE PAO AO EMPREGO DO FILHO ?

  13. o PT quer posar de moça virgem, mas todos sabem que se trata de uma puta velha.
    Aqui na região querem passar a ideia de um partido etico mas na verdade se trata de um partido cujo mandatarios são reus no processo que corre na justiça e se condenados irão fazer politica na prissão.

  14. É o fim de Ilhéus, dizer que jabes lidera pesquisa, ando Ilhéus, não ouço e vejo isso, agora o PT se coliga com pepezinho, é fim do mundo, vade retro $$$…

  15. o Governador Jaques Wagner já sinalizou mais de uma vez que não confia em Jabes Ribeiro. Geraldo Simões já devia estar alerta pro perigo de contrariar os conselhos sensatos do governador. Nas últimas eleições em Itabuna, Geraldo contrariou a observação de Wagner que o alertava que ele fosse o candidato, e não Jussara.
    O resultado nós sabemos qual foi. Perdeu a eleição e a secretaria de agricultura. Abre os olhos Geraldo. Deixa de ser ambicioso que seus limites são bem visíveis.

  16. Jabes, sabe perfeitamente que necessariamente não precisa da ajudinha de nenhum desses senhores (lixos políticos sem credibilidade) para ser eleito. A população já o elegeu antecipadamente como prefeito, no momento em que o seu nome fora anunciado como pré-candidado ao cargo. Portanto não será o Sr. Josias(mensaleiro) e sua turma, que irá influenciar nas eleições municipais da nossa cidade.

  17. AMIGOS, ROLAND LAVIGNE é candidato a prefeito e o zum zum zum ja ta na cidade! eu voto nele tranquilamente. foi dep. federal 3 vezes e fez muito por ilhéus. CHEGA DE JABES!

  18. Cuidado, povo de Ilhéus!!!Aqui em Itabuna corre a máxima dita por Renato Costa depois da última eleição que “Geraldo é inadimplente da palavra e da memória”!!!!!!!!!!!!!

  19. Vixe, Correia, você apoia esse Jabes Ribeiro? Minha Ilhéus querida tem má sorte, mesmo viu? Se não fosse Jorge Amado…
    O que Jabes fez por Ilhéus?
    Misericórdia, meu Deus!

  20. Falando Francamente
    Jabes sempre foi anti-pt, exceto na atual conjutura onde o poder lhe é interessante para garantir suas regalias de poder. Seria o fim da picada esta aliança esdrúxula, lembrem de Abrobeira. Jabes e seus grupo já sugou o que tinha de sugar de Ilhéus.Está na hora de renovar os nomes dos novos gestores.A estratégia dele é encomendar a empresa de Magno “capenga” para colocá-lo à frente e correndo apresentar ao governador que o mesmo lidera. Como sempre esperto ao jeito dele! Com isso JR. vem especulando nomes para vice. Se o PT cair nesta esparela será decretada a morte difinitiva deste partido, pelo menos aqui em Ilhéus. ALISSON NELES!

  21. Farinha pouca o meu pirão primeiro.Estão esquecendo de um detalhe: O troco que o povo de Ilhéus vai dar nesta turma, tanto aos que estão pongado na a tual administração quanto oas que estão querendo pegar o poder. O Sr Jabes Ribeiro já foi bem claro em não querero apoio dos que estão mordendo o osso na atual administração, diga se de passagem são a maioria, e como é que fica agora? Eles podem até aceitarem e se unirem porém a população não está nada satisfeita com o que vem acontecendo de errado em nossa cidade.
    De uma coisa eu tenho certeza, vão ter muita decepção e vai ficar muita gente desempregada nesta impreitada.
    Outro detalhe: Quem elege os polítcos são o voto da população, não sei se a população de Ilhéus vai eleger o Jabes Ribeiro, principalmente em se juntando com os petistas históricos que estão pongado na atual administração.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *