WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
festival chocolate


alba










setembro 2011
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

editorias





itao






AS CARTAS DE GERALDO

Marco Wense

Todos os problemas serão resolvidos com a retirada da pré-candidatura de Juçara Feitosa.

Uma eleição polarizada entre o PT e o DEM, com o prefeito Azevedo buscando seu segundo mandato, começa a tomar contornos cada vez mais nítidos.

O PT versus DEM, disputando a cobiçada prefeitura de Itabuna, só seria abalado com uma candidatura cercada por uma forte coligação e um verdadeiro sentimento de mudança.

O nome do ex-prefeito Ubaldo Dantas é o que mais se encaixa nesse movimento que busca uma alternativa fora do petismo e do demismo. A chamada “terceira via”.

Sem o PMDB do ex-ministro Geddel, com o tempo que dispõe no horário eleitoral, fica inviável qualquer tentativa de mudar o rumo da sucessão municipal.

A empolgação do PCdoB com o lançamento de candidato próprio vai diminuindo dia após dia. O jornalista Eduardo Anunciação diria que é coisa de “priscas eras”.

As principais cartas do emaranhado jogo sucessório, consideradas como curingas, estão nas mãos do deputado Geraldo Simões e do prefeito José Nilton Azevedo.

A carta curinga do azevismo é a estrutura da máquina municipal direcionada para quebrar o tabu da reeleição, já que nenhum chefe do Executivo conseguiu o segundo mandato consecutivo.

É bom lembrar que na sucessão de 2004, o então prefeito e candidato Geraldo Simões, mesmo entusiasmado com a vinda do SAMU e do asfalto da Petrobras, terminou derrotado por Fernando Gomes.

Geraldo Simões, além do discurso da parceria com os governos federal e estadual, ambos sob a batuta do PT, com Dilma Rousseff e Jaques Wagner, tem a primeira posição nas pesquisas eleitorais.

Esse favoritismo apontado pelas consultas de intenção de voto, seja com o próprio Geraldo ou Juçara Feitosa, é fator desestimulante para outras pretensas candidaturas.

Um bom exemplo é o do vereador Vane do Renascer: se não alcançar dez pontos no prazo estabelecido pelo comando estadual do PRB não será candidato a prefeito.

A carta-mor do deputado Geraldo Simões é Juçara Feitosa. Todos os problemas serão resolvidos com a retirada da pré-candidatura da ex-primeira dama.

Com Geraldo Simões candidato, o governador vai entrar de corpo e alma na campanha. Todos os partidos da base aliada, incluindo aí o PCdoB, apoiariam o ex-prefeito.

Nas hostes internas do PT, também há uma resistência ao nome da ex-secretaria de Desenvolvimento Social. Muitos petistas, inclusive membros do diretório, comungam com a opinião de que ela perde a eleição.

A restrição a Juçara Feitosa é no campo eminentemente político. A ex-primeira dama fez um excelente trabalho na área social, com destaque para o “Viva Maria”.

E o pragmático PMDB, que é oposição na planície (governo Wagner) e situação no planalto (governo Dilma) como fica?

Nem o bom médico Renato Costa, presidente do diretório municipal, sabe o caminho do peemedebismo de Itabuna na sucessão de 2012.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

12 respostas para “AS CARTAS DE GERALDO”

  • Kiko99 says:

    Toda eleição produz analistas … profetas…
    Só não conseguem acertar o comportamento imprevisível do eleitor de Itabuna… que parece só definir as coisas nos últimos dias da eleição… isto acontece em todos os pleitos para prefeito desde 1988…
    Há espaço para a terceira via… e tem tudo para derrotar o PT e o DEM… tenho certeza disto.
    Uma massa cansada de Geraldo e Fernando pode virar o placar como uma avalanche…

  • claudio says:

    Meu caro Wense,

    A candidata juçara já começou praticando crime eleitoral. Veja o que foi espalhado pela cidade?

  • PETISTINHA says:

    Meu Partido precisa de NOVA liderança para sobreviver.
    ESSA JÁ ESTÁ ESGOTADA. É REFUNDAÇÃO DO PT, MESMO QUE SEJA NA VICE DE UM OUTRO PARTIDO!

  • heraldo says:

    o dr ubaldo nem mora mais em itabuna.
    ACHO QUE O PT TEM QUE SE DECIDIR LOGO QUEM SERÁ O CANDIDATO GERALDO OU JUÇARA, VOTO EM QUALQUER UM DOS DOIS POIS SOU PTISTA , SE A CIDADE DE ITABUNA TEM UM PREFEITO DO DEM , E O GOVERNADOR TEM DADO SOBREVIDA A ESTE DESGOVERNO , JÁ PENSOU SE FOSSE PT EM ITABUNA, GOSTARIA DE SABER COMO ESTARIA NOSSA CIDADE.
    OS APAIXONADOS PELO DESGOVERNO DO DEM , QUE ESTA NA UTI, VÃO DIZER QUE O MUNICIPIO TEM VERBAS PROPRIAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Robson Almeida says:

    Torço pelo PCdoB e pela 3a via. Numa virada de última hora, como tem sido a marca das eleições em Itabuna.
    E, afinal, a chamada “parceria” do Geraldo VB com o Wagner e a Dilma (incluindo o Lula, teríamos 10 anos de aliança) já trouxe alguma obra de fato para Itabuna??? Alguem já viu uma dessas obras propagandeadas ser INICIADA?
    Viva a mentira e viva a vassoura-de-bruxa.

  • Zequinha says:

    Esse cara só faz matérias para beneficiar o seu partido dos”trabalhadores”. Ô seu Pimenta, dá o espaço para a imparcialidade!

  • Kennedy says:

    Marco aproveitou-se do seu espaço no Diário Bahia e neste blog para tentar “manipular” de certa forma a opinião do leitor/eleitor. Discurso profético e interessado.
    Cada eleitor de Itabuna sabe dentro de si que aí vem uma mudança no cenário político da nossa cidade.
    3ª via SIM, SENHOR!

  • Zelão says:

    Zelão diz: – ” Jogo Com Baralho de Cafua”

    Todo baralho possui quatro “Az.” O baralho do companheiro Wense parece estar “viciado:” – Falta um “Az”.

    Ao citar os nomes de; Geraldo Simões, Capitão Azevedo e Ubaldo Dantas como principais cartas do jogo eleitoral de 2012 na sucessão municipal de Itabuna, Wense deixou de fora Fernando Gomes, que sendo ou não candidato, continua sendo carta importante e talvez decisiva nesse jogo.

    Assim como uma candidatura do PCdoB seria decisiva para derrotar a candidatura das forças de esquerda, representada por Geraldo ou Jussara, Fernando Gomes ao ser candidato ou apoiar uma candidatura de “terceira via,” representará a derrota da candidatura da direita, hoje representada por Azevedo.

    A não ser que o baralho do jogo proposto por Wense seja uma “baralho de cafua,” onde pode poderá ser existir cinco ou seis “Az,” o jogo não poderá ser jogado.

  • carlitos says:

    O PC do B não sabe o que quer.
    Falta densidade eleitoral e tempo de TV.
    O PMDB caminha a passos largos para apoiar Azevedo,
    em troca do apoio do DEM em Salvador a Mario Kertz.
    E o PP, depende das articulações de Ilhéus, que passa
    pela candidatura de Jabes Ribeiro. Portanto…

  • Souza says:

    Bom. Nesse “jogo” político duas coisas já estão definidas:
    1 – Azevedo não se reelege.
    2 – Juçara como candidata do PT, perde a eleição.

    Em que pese todas as jogadas, conchavos, articulações, costuras, alianças políticas até aqui realizadas ou ainda a concretizar, porém, nada capaz de mudar as duas “verdades” descritas acima.

    A chama da “3ª via” sem dúvida pode fazer a diferença na reta final da campanha. Não podemos esquecer que o itabunense é fácil de “apaixonar-se”, mas também é rápido quando se trata de perder o encanto.
    Quem não se lembra quando Geraldo Simões virou uma eleição perdida e terminou vencendo com suas “carrocinhas” percorrendo as ruas de Itabuna?
    E a “humildade” de Azevedo quando terminou sua campanha, abraçado com uma srª simples, nas ruas esburacadas do Bairro Maria Pinheiro? (Nesse dia muita gente chorou)!

    Três fatores farão o diferencial na campanha de 2012:
    1- O apoio da máquina do Estado e do Governa(dor) à candidato(a) do PT;
    2- O “derrame” e o “apelo” financeiro da máquina municipal para tentar reeleger o atual prefeito Azevedo;
    3- O investimento financeiro e, principalmente, o apoio da MÍDIA por parte dos “donos” do PRB na candidatura de VANE. E se este tiver o apoio do PC do B, tem suas chances aumentadas.

    Decerto, não será fácil pra ninguém sentar na principal cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves. O que se espera, no mínimo, é uma eleição pautada na lisura.

    Pra terminar, gostaria de registrar dois pensamentos que ouço sempre de alguns amigos:
    1- “Política faz de gente cachorro e de cachorro gente”!
    2- “O melhor amigo do homem é o cachorro. Porque não conhece dinheiro”!

  • heraldo says:

    ESTA PIOR QUE A NOVELA “CORDEL ENCANTADO”

  • lindomar says:

    os politicos tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se éles queres mudar a cidade tem que começar por éles

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia