Tempo de leitura: < 1 minuto

Há quem entenda que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, não poderia ser candidato em 2012 porque já teria sido reeleito. É que, para a justiça eleitoral,o vice que assume o lugar do titular, ainda que temporariamente, exerce o mandato e, em caso de eleição para o período subsequente, esta seria tratada como uma reeleição.
Azevedo foi vice de Fernando Gomes de 2005 a 2008 e, em alguns momentos, substituiu o primeiro mandatário. Isso o deixaria inelegível em 2012? Dois advogados ouvidos pelo jornalista Levi Vasconcelos afirmam, para alívio do prefeito, que sua situação eleitoral é tranquila.
De acordo com Ademir Ismerin, o TSE já firmou jurisprudência sobre a questão. Azevedo somente ficaria inelegível se tivesse assumido o lugar de FG nos seis meses anteriores ao pleito de 2008. O outro advogado consultado pelo jornalista de A Tarde, o itabunense Allah Góes, disse que “como Azevedo não assumiu nos seis meses que antecedram a eleição, nada impede que ele dispute o pleito em 2012.

0 resposta

  1. Então a bola está com o TCM, aliás, com a Câmara de Vereadores, já que o TCM o condenou e o fez inelegível devido a reprovação das contas de 2009, igualmente o fará com as contas de 2010 e sucessivamente.
    Mas como a Câmara de Vereadores está nas mãos de Rui Porquinho, basta a combinação de valores para que as suas contas sejam aprovadas.

  2. VAMOS ENTENDER AS COISAS, O TAL AZEVEDO QUE EM CAMPANHA DISSE QUE NÃO PODIA FAZER NADA PORQUE VICE, NÃO MANDA EM NADA, ENTÃO ELE ESTÁVA MENTINDO? QUANDO NÃO ASSUMIU QUE ITABUNA ESTAVA NA SITUAÇÃO QUE ESTAVA COM A APROVAÇÃO DELE ( AZEVEDO )COMO VICE DE FERNANDO, SENDO ASSIM ELE PODERIA TER FEITO ALGO QUE TAMBEM NÃO ESTÁ FAZENDO PARA TER AJUDADO A CIDADE A SAIR DO BURACO EM QUE ESTAVA E AINDA SE ENCONTRA, POR TANTO PREFEITO O SENHOR CONTINUA A ENGANAR A NOSSA POPULAÇÃO!!!
    MAS JÁ ESTA CHEGANDO O FIM DÉSSAS ARBITRARIEDADES QUE O SENHOR E OS SEUS, ESTÃO COMETENDO CONTRA A NOSSA CIDADE!!!

  3. Só entendemos 02 grandes Juristas, Dr.Ademir Ismerin e Dr.Allah Goes não ENTENDEREM a RESOLUÇÃO 23048 que mudou sua redação de nos últimos 06 eses do mandato para no curso do mandato. Só se explica se os mesmos querem VENDER O SEU PEIXE e lá na frente os candidatos que confiaram,gastaram o dindin que não deve ser pouco e lá na frente tomam cacete e voltam INELEGÍVEIS.A não ser que Azevedo tenha tomado posse de fato mas NÃO de Direito.Ou seja.Assinou algum ato,tomou posse pela Camara de Vereadores,teve alguma conta julgada pelo TCM na condiçào de Prrefeito?Se não teve nada disso aí sim damos razão aos renomados Juristas.

  4. Entao nao entendo esta Justiça Eleitoral…
    pergunto: Pq o Prefeito Zairo Loureiro de Canavieiras esta lá no poder? Pois o mesmo era vice-prefeito da gestao de 2001/2004 e exerceu o mandato temporariamente em 2003 e 2004 e foi eleito no pleito 2004 assumindo em 2005 e reeleito em 2008 estando no poder até a presente data.
    me explique os estudiosos advogados ou quem de direito.
    Ou será que a Justiça só é para alguns?

  5. O pior para Itabuna, aconteceu, quando um CABO ELEITORAL, foi flagrado com SANTINHOS de um vereador, no dia da eleição em, 2008. E do outro lado a FOTO, E O NUMERO 25…PERGUNTAR não ofende. Era ou não Cabo eleitoral de Azevêdo e Gramacho.Mas a Justiça foi mãe, e hoje está aí. Itabuna completamente cheia de buracos. Aliás…o melhor é juntar todos os bucacos da cidade e jogar dentro de um só, que é assim que está a nossa sofrida Itabuna.

  6. não adianta chorarem mais amigos, sei que vocês queriam entrar na PMI para roubarem, mais como azevedo é um excelente prefeito, será o primeiro a reeleição porque o povo de itabuna já visionou que ele trabalha para a periferia!
    não foi dessa vez Pedinha! kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK,
    PERIFERIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    TRABALHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ITABUNA É PIOR QUE A BOROGODÓ
    COMPRA-SE VOTO, COM SANTINHO,
    COM CAMISA DO 25
    E COMPRA-SE ATE A JUSTIÇAKKKKKKKKKKKKKK
    DALI ITABUNA
    252525252525 VINTE E CINCOOOOOOOOOOOOOOO
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. Sr. Sérgio Oliveira, o prefeito azedo, realmente não está sendo “não muito bom”, este senhor não passa nem perto do BOM, a administração desse senhor está sendo pior do que a anterior que foi a de Fernando Cuma, essa conversa que ele está fazendo pela periferia será desmentida tanto por Dilma quanto por Wagner, porque todo obra que tem ocorrido nesta cidade veio de iniciativas do governo federal e estadual, aí eu te pergunto, já que o senhor defende tanto este atual governo, gostaria que o senhor indicasse um projeto impactante propôsto por esse prefeito?!eu te digo com toda certeza, NÃO TEM, o que essa quadrilha sabe bem fazer é sugar cada centavo que entra na prefeitura e quanto a perseguição que o senhor diz que o Azedo está sofrendo, eu te pergunto?!VC acha realmente que o TSE vai perder tempo em perseguir um prefeitinho lá da casa do C….?!Rapaz se oriente, vá perder seu tempo em se preocupar em proporcionar uma melhor aula para seus alunos, já te disse e volto a repetir, as suas asneiras não tem peso nenhum aqui quiçá onde o senhor dá aula, o fato do senhor ser contra o PT em todas as esferas, está o deixando cego para os desmandos desse prefeitinho.

  9. Como tem gente relembrando a compra de votos também para Azevedo em 2008, deixando o pepino somente nas mãos do vereador Milton Gramacho, é bom que saíbam o processo está sendo tramitado na policia federal, já que é crime eleitoral, e portanto é com a justiça federal que terão de responder, então é bom que o prefeito recoloque as suas barbas de molho porque está sendo investigado tudo novamente, até o porque do Clodoaldo Anunciação não ter recorrido da sentença em Salvador sendo ele quem deu o flagrante e ficou omisso quanto as provas apresentadas.
    Cadê a OAB que não entrou no processo?
    Cadê o Ministério Público que se omitiu no processo?
    Cadê a Câmara de Vereadores que não se manifestou sobre o processo?
    Cadê a sociedade civil que não se mobilizou quanto ao processo?
    Cadê os politicos de oposição que não se manifestaram sobre a questão?
    Cadê o preso que sumiu e reapareceu tempos atrás trabalhando na Emasa?
    Tá todo mundo surdo, cego e mudo.
    Dá-lhe Azevedo, é 25, 25, 25 e 25

  10. SE O VANE TIVESSE FICADO DO LADO DO POVO
    HOJE ELE SERIA O CANDIDATO DO POVO
    NEM ELE NEM O WESCESLAU, FORAM AMIGUINHO DO AZEVEDO, QUANDO EU COBREI UMA POSIÇÃO DA CAMARA SOBRE OS DESMANDO DO CAPITAO AZEVEDO , ELE ME DISSE QUE O CULPADO FOI OS 52 MIL ELEITORES,
    QUE ELES VEREADORES NAO PODIAM FAZER NADA.
    FOI E ESTA SENDO A PIOR GESTAO DA CAMARA DESTA CIDADE DO BOR5OGODÓ DO SUL DA BAHIA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *