Tempo de leitura: 3 minutos

João Matheus Feitosa | ssemmeiaspalavras@gmail.com

A cidade precisa de um gestor que possa projetá-la para o futuro, alguém que tenha condição de pensar Itabuna  com projeto de desenvolvimento.

Neste momento pré-eleitoral em Itabuna vários possíveis candidatos colocaram seus nomes à disposição de partidos políticos. O objetivo é tentar consolidar uma candidatura a prefeito na sucessão de 2012.
Mas o que chama atenção é que nenhum desses pré-candidatos teve a preocupação de realizar um estudo para diagnosticar os principais problemas da cidade. O que se percebe é discurso superficial e altamente demagogo. Itabuna é uma cidade que necessita de um choque de gestão, mas a maioria dos  pré-candidatos não está preparada para isso.
Um pré-candidato a prefeito de Itabuna tem que ter como prioridade neste momento o desenvolvimento de um projeto para a cidade. Para isso, é essencial  estruturar uma equipe técnica composta essencialmente de, no mínimo, 12 integrantes. Todas as áreas da agenda municipal têm de ser contempladas.
Essa equipe tem que fazer um diagnóstico completo de todos os problemas da cidade, bem como identificar quais são as principais carências da população e o que causa mais desconforto a Itabuna. Concluindo esse diagnóstico, tem que passar à segunda etapa, que é a discussão das alternativas e soluções para os problemas de Itabuna.
Também é importante os pré-candidatos procurarem dialogar com autoridades técnicas fora de Itabuna.  Esse diálogo é importante para  buscar experiência em outras cidades do mesmo porte ou até mesmo maior. É importante se conscientizar de que para administrar Itabuna a pessoa tem que ser realmente preparada.
A situação de Itabuna é bastante delicada, por isso, será necessária uma solução bastante criativa na sua administração, e também de novas práticas de gestão. Itabuna precisa de projetos revolucionários e inovadores. A cidade não pode ficar no trivial, tem que sair da mesmice e para isso é necessário esse trabalho de elaboração técnica pensando no plano de desenvolvimento, de tal forma que a cidade seja projetada para o futuro.
O plano de governo do candidato não tem que ser feito pelo “marqueteiro” da campanha. Esse não tem capacidade técnica para tal. Se assim o for, o plano de governo será altamente demagógico. Depois de eleito, esquecido, e as promessas de campanha não serão cumpridas, mas na campanha poderão causar impactos positivos nos eleitores.
Os pré-candidatos têm que saber que jamais podem delegar a parte intelectual, sobretudo o seu plano de governo, para “marqueteiro”. Isso já aconteceu em algumas cidades e o resultado foi  a população decepcionada com a opção feita na eleição.

Prova disso foi a proposta do então candidato a prefeito de Salvador em 2004, João Henrique. Ele prometeu que a prefeitura daria vale transporte para os desempregados, mas já estamos em 2011 e até agora essa proposta não foi cumprida. Evidentemente que a ideia foi de marqueteiro.
Os candidatos devem ter a convicção de que existem coisas que são absolutamente indelegáveis e intransferíveis. O candidato tem que fazer com  base ou sentimento político, da apreciação da equipe técnica que ele é capaz de montar, e, sobretudo, com base na percepção do sentimento da população.
Eu presumo que não há mais espaço na política atual para um candidato que faça propostas mirabolantes, sem compromisso com a verdade. A primeira coisa que o candidato tem que fazer é mostrar a dificuldade da cidade, o problema financeiro da prefeitura, as dificuldades da gestão atual e, com base no diagnóstico completo, sinalizar para o futuro.
Com o advento da Universidade Federal, Porto Sul, ZPE e Ferrovia, Itabuna ficará mais ambiciosa, irá mais além. A cidade precisa de um gestor que possa projetá-la para o futuro, alguém que tenha condição de pensar em Itabuna  com projeto de desenvolvimento e posicionar com uma das cidades que mais cresça na Bahia.
Para isso é necessário fazer um choque de gestão, consequentemente, diminuir o número de órgãos, secretarias e a burocracia instalada. Como também, sabe-se, passar de um a dois anos com bastante dificuldade até conseguir ajustar as contas e implantar os projetos.
Todavia, o candidato que tiver essa sinceridade durante a campanha não será bastante simpático perante a população. Evidentemente que o candidato que aparecer fazendo promessas mirabolantes vai ser o mais querido. Por isso, a população também tem sua parcela de culpa quando elege políticos sem compromisso com a verdade.
João Matheus Feitosa é editor do Políticos do Sul da Bahia.

22 respostas

  1. eu até entendo o lado de Mateus, mais do que adianta ficarmos pensando em Itabuna no futuro sendo que ainda existe bons e grandes bairros ainda sem rede de esgoto? itabuna viveu 20 anos parado, só sendo visto o lado de construção e desenvolvimento do centro da cidade e esqueceu da periferia que avançou, sem passeios, sem rede de esgosto, sem asfalto e calçamento… quer dizer, como vamos avançar?

  2. MEU CARO BLOGUEIRO, É UM EXCELENTE ARTIGO QUE NOS REVELA A REALIDADE POLÍTICA NÃO SÓ DE ITABUNA, MAS DE TODO O BRASIL E PORQUE NÃO DIZER DO MUNDO. NÃO POSSO DEIXAR DE COMENTAR QUE REALMENTE VC ESTÁ COM A RAZÃO, MAS DEVO SALIENTAR QUE EM ITABUNA EXISTE UM PRÉ-CANDIDATO QUE TEM PROPOSTA VERDADEIRAS E DE COMPROMISSO COM ITABUNA, COM BASTANTE EXPERIÊNCIA E VISÃO PROGRESSISTA PARA QUE ITABUNA DESENVOLVA E TRAGA DE VOLTA O PROGRESSO, UM ADMINISTRADOR NATO QUE AMA ITABUNA PORQUE ELE INVESTE EM ITABUNA E ELE SE CHAMA ROBERTO MINAS AÇO DO PP-11. POR ELE TER COMPETÊNCIA E SER UM POLÍTICO QUE INVESTE EM ITABUNA É QUE EU JOTA JORGE, APOIO ROBERTO PARA O FUTURO PREFEITO DE ITABUNA.

  3. O futuro passa por Itabuna todos os dias, porém existe em nossa cidade uma mentalidade doentia que faz com que os govenrantes atuem em nome da miéria. Veja o que acontece com a perifria e com o centro de nossa cidade? São buracos por toda parte nas vias de circulação, esgotos, caneis pluviais sem saneamento, precariedade na saúde pública, uma camara de vereadores desmoralisada, um execultivo municipal que tenta a todo custo manipular o jogo politico para se manter no poder mesmo sem ter seviço prestado a população, vereadores que se vendem, desemprego, violencia, falta de áresas destiandas à prática de esportes como opção de lazer para a juventude. Diante do que contemplo a cada dia em nossa cidade fico cada vez mais convencido de que os que governaram e governa Itauna sempre atuaram e atuam em nome do cáos. Porque para certos lideres quanto pior a cituação maiores são as facilidades para desviar e roubar o dinheiro dos nossos impostos que deve ser investidos no bem estas d população. Em fim, MISÉRIA tambem da lucros e vantajens, infelizmente apenas para quem governa.

  4. Bom discurso. Mas inócuo.
    Itabuna virou terra de populistas.
    É triste ver Geraldo, Fernando, Azevedo e respectivas patotinhas comandando tudo na cidade, seja via governo municipal ou estadual. E eles vivem de dar tapinhas nas costas, tomar café na casa dos eleitores e doar sacos de peixe.
    Por outro lado vemos um Sena usando discursos vazios para se promover, bem como sua patotinha do PC do B e dos sindicatos.
    Quem mais pode ter chance?
    Manda um cara sério fazer um estudo completo da cidade e elaborar um projeto viável e executável… e tentar mostrar isto aos eleitores, sem passeatas comandadas por um batalhão de gente com compensações prometidas .. ha .. ha.. tá condenado a não passar de 2.000 votos.

  5. Resumindo o texto bem intencionado do Matheus:
    Nada de Azevedo, Geraldo ou Juçara.
    Fernando Gomes nunca mais.
    Onde estão os grapiúnas que amam esta terra e se comovem com a situação do povo itabunense?
    Temos, sim, pessoas capazes de gerir esta cidade e eliminar o modus operandi dos últimos governantes.
    Um gestor moderno, preparado e honesto, com uma equipe de trabalho competente e disposta a fazer de Itabuna uma cidade do tamanho que a sua importância exige. Itabuna é grande.
    Avante, Itabuna!

  6. É POR ESSAS E OUTRAS QUE O PLANO DE GOVERNO DOS CANDIDATOS NÃO DEVERIA SER COISA PRO-FORMA.
    ASSISTIR UM ENTREVISTA DA PROFESSORA ACÁCIA PINHO NA TVI É A MESMA DIZ JÁ TER O SEU PLANO DE GOVERNO PRONTO….ESTOU DOIDO PARA VER,E VCS NÃO,
    CHEGA!!!!!DE PROMESSA “IMCUMPREVEIS”.COM DIRIA O EX-MINISTRO MAGLI…..(lembram do “imexivel”),rsrsrsrs

  7. PROJETO POLITICO
    A- ROUBAR…….
    B. FURTAR…….
    C. UTILIZAR A PREFEITURA COMO PROPRIEDADE PARTICULAR…
    D. NOMEAR ESPOSA, AMANTE, PAI, MÂE, E AMIGOS”$$$$” para ocupar todos os cargos.
    E. REALIZAR “MENSALÃO” COM OS VEREADORES PARA NÃO TER OPOSIÇÃO.
    O PENSAMENTO DOS ATUAIS PRÉ-CANDITADOS NÃO PASSA DISSO.
    ITABUNA MERECE?
    QUEM VOTA?
    E DEPOIS FICA RECLAMANDO NAS MESAS DOS BARES DA VIDA.
    ITABUNA POSSUI O PREFEITO QUE MERECE.
    E VAI CONTINUAR TENDO CONFORME ACIMA APONTEI.

  8. É por isso que eu vivo dizendo que a cidade necessita do aparecimento de políticos novos, não apenas na idade, mas nas idéias, nos conceitos, nas ações, nas idéias a respeito de gestão pública, …!!!
    Se alguém fizer uma única pergunta aos pré-candidatos ora apresentados, todos eles, se têm algum projeto, …, a resposta será uma enganação só, …!!!
    A maioria não sabe nem o que significa isso, …!!!
    Itabuna necessita, com urgência, de mais equipamentos públicos e infra-estrutura, …!!!
    Além disso, de mobilidade urbana, pois hoje há mais carros que ruas e avenidas para o trânsito fluir normalmente, …!!!

  9. Matheus acaba de lançar Ronald Kalid pra prefeito. E acaba de pedir a rjeição, principalmente, do candidato mais marqueteiro de todos, o prefeito Azevedo, que abusa dos pulinhos na hora de ganhar o voto.

  10. A Conjuntura do Brasil e da Bahia requer sim, um governo do PT. Por quer não? Esta história de que Geraldo e Juçara não servem, é discurso da direitona para atrapalhar o pensamento dos eleitores. Quem mais teria condições para governar com orçamento da união e do estado? Estão todos assistindo de camarote a administração do que seria o diferente. Mas como Azevedo é diferente se quem manda não ele? Ele não foi vice do outro, não foi secretário de trânsito do outro?
    Todos agora querem ser prefeito de Itabuna porque sabem que o governo do PT não discrimina a cidade mesmo sendo governada por outra sigla partidária.Vejam quantos recursos estão vindo para Itabuna do Governo Federal? Geraldo não teve esta sorte, pois todos lutavam contra a sua administração. Nem o governo do Estado recebia Geraldo em Salvador para nada e os grupos daqui nunca cobraram do governo do Estado nenhum benefício para Itabuna para não favorecer o governo de Geraldo. Agora fica grupo disso, grupo daquilo querendo verba para hospital, querendo que o governo assuma até hospital particular. Pura hipocrisia, pois o que muitos querem é desestabilizar o governo de Wagner e lutar para que Geraldo nem Juçara seja candidato (a). Ledo engano, ambos tem as melhores condições para disputarem as eleições. Deus proverá.

  11. SÃO REFLEXÕES DO BLOGEIRO MATEUS , POREM TEM QUE SER REFLETIDA COM MUITO CARINHO E VERACIDADE PELOS PRE CANDIDATOS E SERVE DE ESTUDO PARA OS PRE-CANDIDATOS A VEREADORES
    NAO PODEMOS E NEM DEVEMOS SER PESSIMISTAS , NEGATIVISTAS.
    BOROGODO ITABUNESE TAMBÉM PODE TER UM FUTURO FELIZ

  12. João, vc tem toda a razão!
    Mas os candidatos favoritos estão de olho mesmo é nos mecanismos para “aquisição” dos votos: tipo bolsa família, vale-gás, etc, etc.
    Quem vive de favores do governo (com dinheiro do corno do contribuinte) só vota mesmo em republiquetas latino-americanas como o Brasil.

  13. -MATHEUS VC DISSE TUDO E FOI MAIS ALÉM. POREM O POVO DE ITABUNA NA SUA GRANDE MAIORIA NÃO TEM ESSE RACIOCÍNIO LÓGICO, INFELIZMENTE SE CONTENTAM COM MIGALHAS E VIVEM A ENDEUSAR GOVERNANTES QUE FINGEM QUE TRABALHAM, FAZENDO UMA OBRA ELEITOREIRA AQUI E ACOLÁ, E EM CONTRA PARTIDA DESVIAM MILHÕES PARA ENRIQUECER DE FORMA ILICITA, E O QUE É PIOR, IMPUNEMENTE.

  14. Matheus vc traz a sua opinião sobre as necessidades de Itabuna coisa que todos já sabem, sem tocar no nome de Geraldo isso é surpresa; será que ja está percebendo que está esgotando as chances dele impor o nome de sua mulher goela abaixo dos seus aliados a todo custo? seria bom que outros geraldistas acordassem pra nova realidade da política de Itabuna e vc sabe que existem outras alternativas alem de Geraldo, Azevedo, Fernando, gente competente com respeito popular a cidade tem…

  15. Gostei da analise de Matheus. Ele não citou nome de nenhum politico na sua analise. isso foi importante para mostrar q o texto está bastante imparcial. Os pré-candidatos tem que pegar esse texto e seguir todo.

  16. QUE O MEU CANDIDATO OU CANDIDATA NAO SO LEIA MAIS ESTUDE E MEDITE MUITO SOBRE A REFLEXÃO DO MATEUS. POIS É UM DOS CAMINHOS.
    CAMPANHA NAO SE FAZ SÓ NA EPOCA ELEITOREIRA, NAO PODE SE TEMER A MENDICANCIA POPULAR TEM QUE SABER CONVIVER E APRENDER O QUE FAZER PARA MELHORAR ESTA PENURIA QUE É SER BRASILEIRO, NUM PAÍS ONDE UM POLITICO VEREADOR , DEPUTADO E SENADOR E O PREFEITO DE ITABUNA AZEVEDO TEM SALARIOS MILIONARIOS , ENQUANTO CERTOS ELEITORES NAO TEM NEM O SALARIO MINIMO, NEM MESMO A AJUDA DA BOLSA FAMILIA , POIS PESSOAS QUE NEM PRECISA ESTA RECEBENDO , MUITAS VEZES POR INDICAÇÃO DE VEREADOR OU CABO ELEITORAL, POIS O GOVERNO NAO FAZ AUDITORIA , FISCALIZAÇAO.

  17. Muito lúcida a análise do blogueiro e pelo andar da carruagem, chega de personagens eleitos pelos marqueteiros, a exemplo de Azevedo, que não soube cumprir o programa de governo elaborado por Josias Miguel, um dos maiores profissionais do marketing político que já apareceu por essas bandas.
    Além de Azevedo, pela proposta do texto, Geraldo Simões e Juçara Feitosa deverão ser cartas fora do baralho da política itabunense, por razões óbvias. Simões, testado e desaprovado, Juçara, por seu uma mera boneca de ventríloco político de Geraldo Simões.

  18. Zelão diz: – Planejar para que; se de boas intençõe o inferno anda cheio?
    Em Itabuna, a única forma de planejamento aceita pelo povo é aquela em que o candidato planeja como ficar rico no poder. Antes, o que vale é dar; “pulinhos, beijar as mulheres, colocar criança no colo, prometer emprego na prefeitura, beber pinga no boteco e dizer que é honesto e humilde com cheiro de povo.”
    Infeliz do candidato que seguir os conselhos de João Matheus (embora válidos e oportunos), não têm serventia alguma diante do fato: – Fora do poder só se tem discurso.
    Outra grande ilusão é pensar que marketeiro escreve programa de governo. No máximo propõe; de acordo a personalidade do candidato e do momento político, as estratégias de campanha. Nada que não se coadune com a personalidade e o conteúdo do candidato.

  19. Juçara é nome forte sim, doa a quem doer. kkkkkkkkkk E será uma boa prefeita, agora tem gente por ai Mateus que nem se esforçando tem carisma pra politica. Será que Mateus quer ser candidato gente? kkkkkkk

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *