WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
alba





outubro 2011
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

editorias





itao ftc

ADEUS ÁRVORE DA MANGABINHA!

Walmir do Carmo | walmirdocarmo@ig.com.br

Quando os homens prendem os animais e matam, poluem as águas, matam as árvores é por que a situação está realmente crítica.

Eu estou indignado e muita gente que mora em torno da Praça que fica no prolongamento da Cinquentenário. em frente a Caranguejaria Sabor do Mar, Mangabinha em Itabuna, pelo corte de uma árvore cinquentenária que enfeitava aquele espaço.

A árvore foi envenenada por um morador daquela região e as pessoas temem denunciá-lo. Felizmente um outro morador cidadão teve coragem e procurou os órgãos competentes Delegacia contra Crimes Ambientais, Prefeitura de Itabuna e Ministério Público que nada fizeram contra a pessoa que cometeu este crime contra a Natureza.

Estamos no Século XXI e em plena luz do dia, uma pessoa sem motivos sai da sua casa para destruir um bem natural, já incorporado à paisagem que dava sombra, abrigava bromélias, orquídeas, ninhos.  Pessoas que atentam contra a vida de uma árvore, dos animais, não restam dúvidas de que um dia pode atentar contra a vida de um ser humano.

Depois que a árvore foi totalmente envenenada e começou apodrecer, o órgão veio e cortou. Seus troncos estão em plena rua para quem quiser ver. Uma tristeza! Agora, como não se pode fazer mais nada, é dizer num tom de revolta e tristeza:

– Adeus, Árvore da Mangabinha!

Walmir do Carmo é ambientalista.

29 respostas para “ADEUS ÁRVORE DA MANGABINHA!”

  • Lucas Freire says:

    É triste, uma luta que tentamos travar e acompanhamos de perto na nossa jornada diária, e por fim perdemos essa batalha, mas a guerra não está perdida Walmir, muitas outras batalhas virão.

    Abraços.

  • israel says:

    eu concordo com vc eu mesmo fikei triste em ver ela no chao

  • Este delinquente, é obvio Valmir que é um amigo de Azevedo,é por estar razão que ele não foi punido,o MP em Itabuna não existem,no Detran quando Azevedo era coodernador geral,os amigos dele estava acima da lei,era carros roubados,dirigiam sem habilitação,sem documento dos carros,Valmir, Itabuna é a cidade mais violenta do país.

  • Alberto Araújo says:

    Junto-me a Walmir do Carmo, também estou indiguinado com tal fato!!! Devemos tomar providências quanto a isso, para que não se torne uma atitude corriqueira em nossa cidade. E sugiro:

    1º Responsabilizar quem cometeu tal ato;

    2º Plantarmos uma outra árvore no local da mesma espécie;

  • Josevandro Mattos says:

    Itabuna, terra sem lei.
    Estou com vergonha de ser dessa cidade.
    Azevedo, Fernando, Geraldo…só fizeram mal a essa terra.
    Que saída?
    Rodoviária, aeroporto?
    Socorro!
    E esse prefeito aí? Já está colocando a mídia no bolso, que se tornará cúmplice desse matança de árvores e de pessoas, pois o que está acontecendo na saúde é uma vergonha. Itabuna, virou uma terra sem lei e sem moral.

  • A naturesa vai dar o retorno a quem cometeu esse crime ambiental.

  • cleide leandro says:

    Os “homens” quando agem de modo impensado contra a natureza ficam depois resmungando quando esta mesma natureza responde, vide nosso querido rio Cachoeira.

  • Raimundo Nobre says:

    não era pra ser assim com a natureza mais infelizmente é são esses mesmo que amanham reclama que a cidade não tem arvores que os pássaros sumiram e finge que ele não contribuiu para que isso acontecesse.

  • Sérgio Oliveira says:

    O negócio é o seguinte:

    Protestos não vão dar vida novamente à árvore, …!!!

    O que pode ser feito é esperar um período de carência, até o suposto veneno perder o efeito, …, eu não vi, mas creio que deva ser um arboricida, ou coisa que o valha, …!!!

    Após o período de carência, plantar outra árvore no mesmo lugar, contanto que seja uma espécie cujo sistema radicular não afete a estrutura das casas da vizinhança, tal qual o Ficus ou o Oiti, …!!!

    Está dada a sugestão, …!!!

  • heraldo says:

    MAIS UM CRIME AMBIENTAL DESTE DESGOVERNO.
    PRIMEIRO FOI O ROUBO DA AREIA DAS PRAIAS DE ILHEUS.
    CIDADE SEM VEREADORES NEM MINISTERIO PUBLICO .
    E OS PARTIDOS POLITICOS CONTRAS ESTE DESGOVERNO DORMEM EM BERÇO ESPLENDIDO, CALADOS DIZENDO AMEM.
    JUÍZES, MINISTERIO PUBLICO , VEREADORES E COMPANHEIRO PREFEITO AZEVEDO ISTO É UMA VERGONHA

  • Forever says:

    Quem foi?? o nome…
    Para que todos saibam que em Itabuna as leis dos crimes ambientais tambem nao sao cumpidas.

  • leidikeiti says:

    Se em outras partes do Brasil as leis são tratadas com desprezo, por aqui, amigo do rei ignora-as por completo… Me dá crise de riso indignado quando penso nas mais de dez mil leis que só servem de enfeite e mais nada.

    Aldo Rebelo ao defender o Código Florestal para acabar com as florestas disse que na Europa, não existem APPs como aqui… Ora, ora, é por isso que por lá, acabaram tudo e ainda vendem o lixo deles para cá. Tenha santa paciência, e… vergonha na cara! Uma lei de verdade proibiria derrubar matas, pois já há demais campos devastados. Itabuna é uma cidade sem vegetação. Derrubaram da Juraci Magalhães, da Amélia Amado e ninguém diz nada. Cadê o Ibama, o MP, os vereadores?

  • heraldo says:

    A LEVEZA DO PROFESSOR SERGIO OLIVEIRA ,COM OS MAL FEITOS DO DESGOVERNO DO DEM
    É´DE SE DÁ NOJO
    ISTO É UMA VERGONHA

  • Zelão says:

    Zelão diz: – “Cesteiro que faz um cesto… faz mil!”

    Quanta tolice senhor Sérgio Oliveira. Ao invés de propugnar pela punição dos envolvidos nesse crime ambiental, o senhor prega a impunidade ao propor que outra árvore seja plantada no mesmo local. È como se ao apreciar um crime contra a vida humana, o senhor propusesse que os pais da vítima tivessem outro filho, para substituir o filho assassinado.

    Nesse governo infame, a derrubada de árvores tem sido uma tônica. Quem não mais se lembra das frondosas amendoeiras que foram ceifadas na Avenida Amélia Amado, deixando a cidade mais nua, sem que houvesse uma justificativa plausível, sem ter que dizer; uma justificativa técnica para a derrubada de todas e não só de algumas das amendoeiras?

    Certo está você Walmir do Carmo e todos os demais, que mesmo tendo sido vencidos nessa batalha contra uma ação criminosa perpetrada contra a natureza, não se intimidam e denunciam.

    De todos os desatinos que esse “desgoverno” vem praticando contra Itabuna e o seu povo; na saúde; na cultura e no desenvolvimento, acrescente mais esse: – Crime ambiental

  • Kalif Rabelo:Ambientalistas ou oportunistas says:

    Engraçado, como tem surgido ambientalistas e neos-ambientalistas nestes últimos tempos.Cortaram o jequitibá de 500 anos em Camacan, e não vi nenhum ambientalista, neos-am bientalista manifestar contra o corte do jequitibá.Ambientalistas são quiném urubu, onde tem carniça sempre aparece um.O Rio Cachoeira que corta a cidade de Tabocas, esta morrendo e não vejo ambientalistas manifestar, agir, para evitar que o Rio Cachoeira morra de vez.
    Kalif Rabelo

  • José Vidal says:

    Walmir, meu amigo, vá se acostumando com isto, pois breve você terá que dar ADEUS a muitas árvores, mas muitas mesmos, da Ponta da Tulha, da Lagoa Encantada, de Aritaguá e etc.
    Tudo isto em troca de míseros empregos e do grande enriquecimento de poucos.
    E verá também as árvores da Mata da Esperança perecerem pela omissão e irresponsabilidade dos nossos governantes.

    José Vidal

  • A.A.S. says:

    Cadeia e multa nesse safado, tem o que fazer não covarde?

  • Jhobert Costa says:

    Sou morador da mangabinha por toda a minha vida e desde que comecei a ter uma visão de mundo quem estava lá? A árvore da mangabinha, mas não só ela está foi morta de forma covarde , muitas outras no bairro da mangabinha estão deixando de existir, como: a última mangueira da rua mangueira, a marquise de árvores da rua rosenaide guimarães que garantiam sombra a quem por ali passava e sabe com que alegação? O crescimento da cidade e mesmo que pessoas entrem na briga pela preservação nunca se ganha, pois o avanço e crescimento da cidade é mais importante, mesmo sabendo que daqui a poucos anos não será mais permitido pelos governante que a população respire ar puro.

  • Cidadã says:

    A árvore atrapalhava em que? Eram os fios? Se eram bastava podar!
    Agora…certamente alguém que fez isso deve ter sido orientado a primeiro envenenar para daí a árvore tornar-se oficialmente um perigo e ser podada dentro da lei.
    Uma pena o senhor ou senhora que fez isso!
    Salvador faz algum tempo..entrou nessa de podar árvores. Hoje em dia lutam para plantaqr árvores e acompanhar seu crescimento, pois a cidade tornou-se seca, quente abafada!
    Lamentável!
    ps. a pessoa que sabem quem fez isso por favor o denuncie, diga seu nome, faça isso mesmmo anonimamente!

  • Cidadã says:

    Walmir por favor vamos mobilizar para plantarmos uma outra árvore no mesmo local e da mesma espécie!
    Vamos sim convocar a prefeitura para a limpeza daquele jardim e aproveitar aqueles troncos como esculturas vivas (ou mortas) naquele local.

  • Zé da Farofa says:

    É Walmir, uma maconhinha nunca fez mal a ninguém né?

  • Até quando vai imperar a inercia diante de tanta destruição,Foram os predios historiucos agora vão as arvores cetenárias e por fim o fim de tudo

  • dalva says:

    É Walmir está arvore é mais velha do que a cidade, mais aqui é natural se destruir tudo, destroem Teatros, praças o nosso lindo rio, as arvores da Av. Amélia Amado, o corrego que virou esgoto e muitas coisas que daria um livro, e nós cada dia mais sem espaço seguro, que vamos mostrar aos nossos filhos e netos de história da nossa cidade. Viva a impunidade…..

  • Walmir do Carmo says:

    Para Antonio Araujo Neto:

    Ofensas pessoas é crime. Não entendo por que as pessoas saem do tema para agredir quem colabora com o blog? A criatura que me ofendeu deve ser um homofóbico de plantão. Talvez tudo isto que ele escreveu deve ser a vontade dele. Vá cara! Apareça usando a melancia e o que mais você quiser.
    Não tenho necessidade de aparecer. Sou um ator, sou um poeta, um ambientalista e tenho contribuído e muito para ver esta cidade melhor. Quando escrevo colaborando com o Blog não é para aparecer é para fazer as pessoas refletirem sobre as loucuras que acontecem nesta cidade e ainda tem gente de plantão igual a você que ajuda a loucura crescer. Passe bem, Sr. Antonio!

    OBS: Comentário de Antono Araujo Neto foi excluído pelas razões expostas acima.

    Para Zé da Farofa:
    Se você se referiu a maconha por causa do meu cabelo rasta, fique tranquilo, não enho nada contra a quem usa droga, mas não uso. Só cerveja gelaaaaaaaada.

    Para Kalif Rabelo:

    Não sou neo-ambientalista, trabalho com esta área desde os anos 90 e inclusive colaborei com as discussões na Eco 92, Fui Conslheiro Nacional e Estadual do Meio Ambiente, ajudando construir as políticas públicas. Quanto ao Jequitibá em Camacan, não foi o primeiro e nem será o último, pois criminosos de plantão vão sempre existir. Seria melhor o Sr. conhecer de perto o nosso trabalho.
    Paz e bem para todos!

  • Walmir do Carmo says:

    errata para o primeiro escrito: … Ofensas pessoais constituem crimes…

    errata para o terceiro escrito: … fui Conselheiro…

  • Osmaldo says:

    O meu sentimento é de tristeza, pois mesmo morando atualmente em SP me lembro muito bem da árvore, pois cresci na Mangabinha e passava pelo local diariamente rumo a Escola Agrupada Ozanan (Ficava próximo ao Jardim do Ó).
    Acompanho as notícias de Itabuna e só vejo violência.
    Quando isso vai acabar?

  • jefferson costa says:

    Uma verdadeira vergonha para Itabuna o que esta pessoa fez ao envenenar a árvore, uma pessoa destas deveria ser pressa por crime ambiental

  • Fred Andrade says:

    Caro Walmir,

    Parabéns pelo trabalho sério que sempre realizou pelo desenvolvimento sustentável da região.A luta tem caminhos de espinhos,mas prazer de fazer o certo é a grande recompensa.

  • FERNANDO says:

    PARA O CARGO POLÍTICO Q OCULPA, POLÍTICO PORQUE CAPACIDADE NÃO TEM, DEVERIA CUIDAR DE SEUS AFAZERES E CUMPRIR SEUS HORARIOS DE TRABALHO.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia