WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba

workshop










novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

editorias





itao




ILHÉUS & GABRIELA

Walcyr Carrasco

Fui para Ilhéus com o Maurinho (o diretor Mauro Mendonça Filho), que fará a direção geral de “Gabriela”. A de Núcleo será do Roberto Talma. Foi também a Verônica, da produção, e o cenógrafo Mário Monteiro com sua mulher e parceira Cacá. E para nos ciceronear compareceu o ator Fábio Lago, que vocês conhecem de “Caras & Bocas”, onde fez o inesquecível Fabiano. O Fábio é de Ilhéus, portanto nos ajudou a conhecer a cidade profundamente.

Eu não imaginava que ia gostar tanto de Ilhéus. A cidade é linda. São muitos os prédios e casas Art Nouveau e Art Deco preservados. A cidade foi imponente, teve um passado grandioso. O mais incrível é ir ao lugares que inspiraram Jorge Amado em “Gabriela”. No primeiro dia, jantamos no Bataclã. Hoje é um restaurante. Mas no passado foi um bordel, comandado pela Maria Machadão, que realmente existiu!

Tem também o Vesúvio, bar do turco Nacib, que se apaixona por Gabriela. E as casas dos coronéis. Jorge Amado se inspirou em coronéis que realmente existiram! Por isso mesmo quis conversar com descendentes das antigas famílias do cacau. Uma das pessoas mais interessantes que encontrei foi dona Maricy, neta de um importante coronel. Além de pianista, ela conheceu de perto Anita Malfatti, Oswald de Andrade… e tocou um pouco de piano para mim!

O processo criativo de um autor exige que se converse com pessoas. Ouvir memórias é muito estimulante. Muitas vezes quando alguém me pergunta como se começa a escrever, eu respondo:

– Ouça as pessoas!

Conheci outros descendentes das grandes famílias do cacau. Foi maravilhoso me aprofundar no universo de Jorge Amado e de Gabriela!

Mas é claro, eu comi! Já contei no Twitter parte do exagero. Farei um resumo rápido dos pratos que traçamos, eu, o Maurinho e a equipe, em três dias: lagosta com caju no Bataclã; polvo a provençal, carne seca, bobó de camarão (duas vezes), galinha de cabidela, feijoada, moqueca de bacalhau, pirão de leite, carne seca de novo, pão delícia, cupuaçu cristalizado, jaca cristalizada, doce de banana, cocada, sorvete de pitanga, sorvete de tapioca, torta de banana, suco de pitanga, suco de cacau, cacau (a fruta) várias vezes. E numa noite em que achamos que estávamos pegando pesado demais e era melhor maneirar, comemos pizza de calabresa! Alguém conhece algum regime à base de pizza de calabresa pra “maneirar”?

Leia mais

15 respostas para “ILHÉUS & GABRIELA”

  • JADER DE OLIVEIRA TAVARES says:

    PASSADO, PRESENTE e FUTURO

    Por mais que A TURMA IGNORANTE, que domina a politica local queiram tentar fazer ou construir que o CACAU e os CORONEIS devem ser esquecidos, ai vem a GLOBO e nos fazer recordar como foi BOM, MARAVILHOSO ter pertencido a CIVILIZAÇÃO RICA PRODUZIDA PELA RIQUEZA DO CACAU.

    A GABRIELA DEVE CONSTRUIR UM NOVO OLHAR A RESPEITO DA CULTURA DO CACAU.

    Não tinhamos FAVELAS, NÃO TINHAMOS MISERÁVEIS NAS RUAS.

    Tinhamos POBRES que VIVIAM COM DIGNIDADE.

    Existe uma grande DIFERENÇA entre SER POBRE COM DIGNIDADE e ser MISERÁVEL derivado DA VASSOURRA DE BRUXA.

    Os trabalhadores rurais que moravam nas fazendas tinham seus filhos longe das DROGAS, DA PROSTITUIÇÃO.

    Eram POBRES ENTRETANTO VIVIAM COM DIGNIDADE.

    Infelizmente ainda temos pessoas que ADORAM AS CONSEQUENCIAIS DA VASSOURRA DE BRUXA.

    Pessoas RIEM, DEBOCHAM DA MISÉRIA DOS FAZENDEIROS QUE CONSTRUIRAM TODA A BASE DE INFRA-ESTRUTURA DA REGIÃO CACAUEIRA.

    E quando vem alguem de FORA E SENDO DA GLOBO, com certeza estas mesmas pessoas que RIEM e ADORAM as consequencias da vassourra de bruxa, passam de NOVO A TEREM MAIS RAIVA AINDA DO PASSADO GRANDIOSO QUE FOI A CIVILIZAÇÃO DO CACAU.

    TRADIÇÃO, HISTÓRIA , O DINHEIRO NÃO COMPRA.

    A CIVILIZAÇÃO DO CACAU POSSUI TRADIÇÃO, HISTÓRIA.

    O QUE NUNCA DETERMINADAS PESSOAS QUE RIEM e ADORAM as CONSEQUENCIAS DA VASSOURRA DE BRUXA, TERÃO.

    PODEM TER DINHEIRO, ENTRETANTO NÃO PERTENCEM A CIVILIZAÇÃO DA CACAU.

    CIVILIZAÇÃO QUE PARTICIPOU DIRETAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE TODA A INFRA ESTRUTURA DA REGIÃO CACAUEIRA.

    Esses NOVOS RICOS de HOJE, só se preocupram com o STATUS QUO(USAR ROUPA DE MARCA, EXIBIR CARRO IMPORTADO, PASSEAR COM AMANTE EM SALVADOR/RJ/SÃO PAULO)

    NOVOS RICOS Q

  • ilheense says:

    ATÉ QUE ENFIM UMA PESSOA NEUTRA PARA TECER COMENTÁRIOS SOBRE A MINHA LINDA E AMADA CIDADE. OS OUTROS É SÓ POLÍTICA E INVEJA, CAPAZ ATÉ DE O MAR SECAR DE TANTO OLHO GORDO EM CIMA DA MINHA, AINDA, PACATA CIDADE.

  • O Aríete says:

    Linda, eu sempre disse que é! Esse cara não está descobrindo nenhuma pólvora!

    Até já escrevi no meu blog (http://oarietenanet.blogspot.com/) um artigo falando da “Bela Andrajosa”.

    Que adianta ser linda e andar tão malvestida!?

    Agora… fico imaginando… E se a cidade fosse bem cuidada, hein!? E as pessoas verdadeiramente educadas…!

    Que maravilha seria!

    Souza Neto

  • OSIAS LOPES says:

    Será que esse povo não sabia mesmo que Ilhéus é uma cidade extraordinariamente bonita?

    Ilhéus é um local privilegiado, uma dádiva divina!

    E olha que Jorge Amado passou a vida toda contando, ensinando ao mundo inteiro, sobre as maravilhas de nossa Região.

    A própria Globo, quando quer fazer algo diferenciado e de grande sucesso, tem se socorrido em várias oportunidades das história da nossa Região, especialmente as contadas por Amado em seus livros.

    Agora, passado é passado. História é história, que é boa de ser revivida nos livros do Amado, Jorge, sem saudosismos, ou alguém se imagina voltando a viver os tempos do Império de D. Pedro II, muito embora, segundo historiadores, foram dos mais profícuos desse nosso Brasil?

    Sabemos que a história é o alicerce que nossos antepassados nos legaram, cabendo à nossa geração não cruzar os braços e somente viver do seu trabalho e sim construir coisas igualmente importantes por sobre essa base.

    “Prá” frente é que se anda!

  • OSIAS LOPES says:

    Será que esse povo não sabia mesmo que Ilhéus é uma cidade extraordinariamente bonita?

    Ilhéus é um local privilegiado, uma dádiva divina!

    E olha que Jorge Amado passou a vida toda contando, ensinando ao mundo inteiro, sobre as maravilhas de nossa Região.

    A própria Globo, quando quer fazer algo diferenciado e de grande sucesso, tem se socorrido em várias oportunidades das histórias da nossa Região, especialmente as contadas por Amado em seus livros.

    Agora, passado é passado. História é história, que é boa de ser revivida nos livros do Amado, Jorge, sem saudosismos, ou alguém se imagina voltando a viver os tempos do Império de D. Pedro II, muito embora, segundo historiadores, foram dos mais profícuos desse nosso Brasil?

    Sabemos que a história é o alicerce que nossos antepassados nos legaram, cabendo à nossa geração não cruzar os braços e somente viver do seu trabalho e sim construir coisas igualmente importantes por sobre essa base.

    “Prá” frente é que se anda!

  • Daniela Galdino says:

    Eis a Ilhéus da minoria!

  • Esquecida says:

    Mesmo esquecida, suja e cheia de lixo e buracos, a nossa cidade continua linda, fico feliz em vê pessoas que visitam a nossa cidade e saem fazendo eleogios, já pensou se a nossa cidade tivesse sendo tratada como merece? Que este eloío sirva de lição para os nossos adminstradores cuidarem bem da nossa cidade.

  • Walter Badaró Junior says:

    Parabéns, por algumas colocações que Jader Tavares citou:

    TRADIÇÃO, HISTÓRIA , O DINHEIRO NÃO COMPRA.

    Faço parte dessa História e me orgulho disso.

    Walter

  • leidikeiti says:

    Adorei!!!
    Sou fã de Walcyr Carrasco e de suas tramas divertidas, românticas, sem apelo sexual, sem violência.

    Tudo que ele falou de minha linda e querida Ilhéus, todos nós sabemos. E não é por reconhecer a beleza e o potencial de nossa cidade que nos revoltamos contra os políticos calhordas que por ela passam tirando proveito para si e sua corja? Não é por reconhecer que a corrupção está atirando ao lixo o marketing natural de Jorge Amado, que partimos para defesa da cidade?

    Muito simpático, Walcyr. Gostou tanto do lugar que nem ligou para o lado negativo. Também, ele não mora aqui…

  • Amo Ilhéus says:

    De fato Carrasco não disse nenhuma novidade, Ilhéus é uma cidade linda, com valor histórico, tradição e muita gente boa, honesta e trabalhadora. Mas é sempre bom ouvir isso de gente que conhece realidades muito diferentes da nossa.
    As eleições se aproximam, vamos aproveitar para repensar o tipo de administradores que vamos eleger. Além de uma cidade linda é preciso um povo educado, saudável e feliz.

  • Zelão says:

    Zelão diz: – Vem ai o “morde e assopra!”

    Será que por ter sido acusada de tramar contra os interesses de Ilhéus, ao veicular matérias “supostamente” contra a construção do Porto Sul, a TV Globo, resolveu dar uma “colher de chá” a Ilhéus, regravando a novela sucesso “Gabriela Cravo e Canela?”

    Será que a Globo pretende provar que o verdadeiro desenvolvimento de Ilhéus é o turismo sustentável e por isso a construção do porto é incompatível?

    É só aguardar na “telinha” e tentar descobrir qual o verdadeiro objetivo.

  • luanda says:

    muito bom em saber que a minha linda cidade vai volta pra telinhaa amei a notiçia obrigado por ter visitado a minha e a nossa linda cidade

  • éder says:

    Uma pena é que Ilhéus é uma cidade de um povo muito pobre, segundo o censo 2010 68% dos ilheenses vivem com até 1 salário mínimo, é retrato da falência da economia cacaueira e um fraco comércio que temos na cidade. Que venha o Porto Sul!!!

  • Doriedson Santos says:

    porque ilhéus foi consagrada como a terra de Jorge Amado, o mesmo nasceu em Itabuna bairro de ferradas vila pobre da cidade,que agora conta com o apoio do atual governo,vai ganhar um galpão cultural casa de Jorge Amado,temos que da honra a quem tem honra Itabuna tem que ser lembrada nos festejos do centenario de Jorge Amado.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia