WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba








novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

editorias





itao






Por uma UESC de excelência com forte compromisso social

Adélia Pinheiro e Evandro Sena Freire

 

Cabe cumprir o papel tradicional da universidade, papel este ligado à pesquisa, à socialização do conhecimento e à formação.

 

Recebemos o convite deste Blog para apresentar um artigo sobre nossa candidatura à Reitoria e Vice-Reitoria da UESC. É, portanto, com grande satisfação que nos dirigimos à comunidade regional para apresentar alguns compromissos presentes no nosso Plano de Gestão 2012-2016 e também convidar a conhecer o documento na íntegra no site http://www.adeliaeevandro2012.com.br/ .

Temos uma trajetória longa e construtiva na Universidade, marcada por forte compromisso institucional, dedicação e envolvimento em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. A nossa candidatura foi construída com o apoio e o incentivo de um coletivo de colegas professores, funcionários e estudantes que, juntamente conosco, defendem um comprometimento incessante com o crescimento e desenvolvimento da UESC com excelência, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento e estreitamente ligada à sua comunidade.

A análise de contexto interno da Universidade permite a constatação que somos a instituição de ensino superior com melhor desempenho acadêmico entre as estaduais da Bahia, conforme recente resultado do IGC/INEP, com oito novos prédios construídos. Ainda, 85% dos professores são mestres e doutores, cursos novos de graduação e pós-graduação, o número de funcionários foi ampliado, as ações de assistência estudantil estão implantadas, dentre outros aspectos indicativos de crescimento.

O Cenário externo indica uma mudança substancial na estrutura de desenvolvimento da região, com a implantação de três instituições de ensino superior públicas, projetos governamentais e novos modelos de produção agrícola. O quadro sinteticamente descrito impõe novos desafios à Universidade. Portanto, a visão de futuro que apresentamos para a UESC está alicerçada na ampliação e complexidade do fazer universitário, na capacidade técnica instalada, numa região e num mundo que passam por transformações rápidas.

Cabe cumprir o papel tradicional da universidade, papel este ligado à pesquisa, à socialização do conhecimento e à formação. Considerando as demandas do mundo atual e da sociedade para o desenvolvimento aliado ao respeito ao meio ambiente e ao bem estar social, é preciso conjugar esforços para atualização contínua, produção de inovação tecnológica e social e outros desafios da atualidade.

Propomos fortalecer e ampliar os cursos de graduação e pós-graduação e a assistência estudantil, ampliando as oportunidades para a população da nossa região, consolidar a pesquisa e expandir a extensão, aproximando-a ainda mais das necessidades da sociedade. Aumentar a visibilidade das ações desenvolvidas e serviços prestados pela Universidade é compromisso e também prestação de contas à coletividade.

Assumimos a UESC como instituição social, configurando-se a educação como bem público, e pactuamos o trabalho e a gestão a partir dos valores da autonomia, democracia, ética e excelência, aliados à sustentabilidade institucional. Queremos valorizar o mérito e a competência para impulsionar a Instituição, reitorar para todos e bem servir à comunidade.

A responsabilidade e os compromissos que assumimos com a comunidade acadêmica e regional são coerentes com a nossa trajetória acadêmica e com o contexto institucional. Convidamos todos da comunidade acadêmica e da região a unirem-se a nós – UESC com Excelência: Vamos fazer juntos!

Adélia Pinheiro é candidata a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Evandro Sena Freire é candidato a vice-reitor.

2 respostas para “Por uma UESC de excelência com forte compromisso social”

  • Thiago Oliveira says:

    Porque eu não voto em Adélia.

    Primeiro Motivo

    Adélia para quem não sabe está na torre platinada há 16 anos, isso mesmo 16 anos… sempre foi fisiologica.

    Sem falar na quantidade de ratos que se escondem naquele belissom prédio…

    Duas pessoas entocaveis – Bomfim e Ari Mariano – o primeiro consegue a grana e o segundo ajuda a esconder e dividir.

    Segundo Motivo

    Apesar de ter 16 anos na torre platinada as promessas para os estudantes continuam as mesma – RU, Creche, Posto de Saúde….

    Há trës meses para a eleição ela lança um subsidio para o RU… nada eleitoreiro é claro… ela só esqueceu de uma coisa, de ver o que a UESC está pagando diariamente, pois é o restaurente está em total abandono e a refição não é de boa qualidade, mas o pensamento dela é bem simples, para quem não tem nada qualquer coisa é lucro.

    Terceiro Motivo e talvez o mais grave

    A corrupção… isso mesmo, criticamos tanto os nossos governantes e o local que era para ser o berço da intectualidade termina sendo o berço para a formação de profissionais do assalto ao dinheiro público.

    Só na PROEX tem cerca de 18 funionários fantasmas, esses fatasminhas são literalmente camaradas… todos eles ligados ao nosso camarada Wenceslau Junior… Além é claro da acessora de P. nenhuma Marcia Roseli sua esposa.

    Quarto Motivo

    A UESC não contribui em nada para o desenvolvimento regional e muito menos local, basta dar uma olhada no Salabrinho, ou nas comunidades rurais da região.

    Não sei para que servem os cursos de: Medicina, Enfermagem, Agronomia, Biologia, as lineciaturas como um todo entre outros agora não lembrados… e os cursos que tem a vontade de ajudar a comunidade sofre com a ausencia da UESC como é o caso de medicina veterinaria que não tem ração para dar para os animais.

    Quinto motivo

    Não entendo como um professor pode votar em uma pessoa que mais na frente não vai sair em defesa do mesmo, ou em uma professora que a 16 anos está cargos administrativos e que só dar aula para o curso de medicina (nega a dar aula para enfermagem).

    Sexto motivo

    Durante o segundo mandato de Joaquim, Adélia foi a reitora o tempo todo, visto que Joaquim quando não estava viajando, estava no teatro municipal fumando.

    Ou seja as promessas não cumprindas por ele, só não as foram porque ela não quis, já que era ela que estava no comando, e não adianta dar uma de Azevedo agora e dizer que como era vice não podia fazer nada.

    Não vou dar outro motivo porque sete é número de mentiroso.

    Por isso julgo melhor votar chapa 2 renovação já.

  • VENCEDORA says:

    Estamos todos RADIANTES pela vitória esmagadora da Profª. Adélia nesta madrugada!!!
    E só algumas considerações:

    – Aos alunos que afirmam que na UESC eles não tem vez nem voz, gostaria de informa-los que NUNCA ANTES os estudantes universitários tiveram tantas oportunidades: há dezenas de bolsas de pesquisa, monitoria e extensão disponíveis (para o aluno que quer não apenas ganhar $$ e sim fazer algo produtivo); ha o RU que pode não ser o desejável, mas vem cumprindo sua função de alimentar a custos baixissimos a grande maioria dos estudantes; e há ainda centenas de bolsas para permanência que possiblitam a estadia dos estudantes nesta Instituição.
    – Quanto as pseudodenuncias acerca do Prof. Ari e Bonfim, seria razoavel que este Blog solicita-se do autor destas a apresentação de algum documento que comprove o que ele afirma. Afinal, falar que o Prof. Ari é corrupto é relativamente fácil, afinal quem tem boca fala o que quer, mas o que me impressiona é que o Tribunal de COntas sempre aprova as contas da UESC, que por sinal ficam disponíveis nos Relatórios Institucionais existentes na pagina da UESC (Acredito que esta pessoa sequer ja tenha acessado alguma vez estes Relatórios, rs). E quanto aos supostos funcionarios fantasmas existentes na PROEX, este denunciante deveria listar quais são eles afinal ja que ele tem certeza desta denuncia, certamente tb deve saber quem seriam eles.

    Mas, conversas a parte, ADÉLIA É A NOSSA REITORA!!!

    P.S. Satisfação maior é ver que esta vitória se deu com o apaio maciço dos três segmentos da UESC – professores, funcionários e estudantes. E isto fica evidente ao percebemos que ainda que a modalidade de voto na UESC fosse a universal e não a paritária (como alguns estudantes defendem), a Profª. Adélia ainda assim VENCERIA!!!

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia