WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
cenoe





novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

editorias





itao bebeto

SECRETÁRIO DIZ QUE CANAL SUPORTARÁ GRANDE VOLUME DE CHUVA

Vita: canal suportará chuvas mais fortes.

O secretário de Planejamento de Itabuna, Fernando Vita, sustenta que a obra em execução na avenida Amélia Amado fará com que o canal Lava-Pés suporte volume de chuva até maior que o registrado hoje.  Num contato com o PIMENTA, por telefone, ele explicou que a parte onde houve alargamento das margens não transbordou, embora estivesse quase no limite.

“O projeto foi bem estudado e [está sendo] bem executado”, afirma Vita. O secretário diz que o estudo para execução da obra e obtenção de verba no Governo Federal levou em conta o volume de chuva dos últimos 50 anos, quando normalmente se usa recorrência (histórico) de 20 anos. “O Ministério da Integração Nacional exigiu que fosse dos últimos 50 anos”.

A partir desse estudo, diz, elaborou-se o cálculo de alargamento para que o canal suporte grandes volumes de chuva. O Lava-Pés foi dividido em três seções hidráulicas, a primeira indo até o cruzamento da Amélia Amado com a Itajuípe, o segundo até a entrada do Pontalzinho e o último deste trecho até o rio Cachoeira.

Quanto aos alagamentos registrados no Pontalzinho e na avenida Ilhéus, ele afirma que serão feitas intervenções na rede de drenagem com a colocação de manilhas de um metro e meio de diâmetro. Ele fez questão de destacar que o projeto foi desenvolvido pelo atual diretor da Embasa em Itabuna, Cláudio Fontes, apontado como “um dos melhores engenheiros em hidráulica do país”.

OBRA CONCLUÍDA EM MAIO

Volume de água assustou moradores (Foto Daniela Amaral).

O secretário disse ao PIMENTA que o prazo para conclusão da obra de macrodrenagem agora está previsto para maio do próximo ano. A construtora alegou dificuldades na execução da obra e obteve uma prorrogação de oito meses.

Outra prorrogação foi pedida e aceita pelo Ministério da Integração Nacional. “Nós estamos na fase de macrodrenagem. Se o Inema (órgão ambiental estadual) der autorização para cobrir todo, nós vamos atrás dos recursos”.  Vita acredita que há preciosismo de órgãos ambientais por considerar o canal de macrodrenagem como água que ainda teria serventia.

30 respostas para “SECRETÁRIO DIZ QUE CANAL SUPORTARÁ GRANDE VOLUME DE CHUVA”

  • PAULO says:

    Não entendi, quem deve explicações é a empresa licitada e contratada para a construção da obra, ao secretário deve cobrar explicações, interessante alguém identificou o nome da empresa no canteiro de obras, ou foi citada na reportage, algo de estranho pode está no nome da empresa contratada.

  • Souza says:

    Isso é o que se pode chamar de “vergonha eleitoral”!

    Não é pela obra em si, mas pela “face-amadeirada” (eufemismo para cara-de-pau)em afirmar que essa estará concluída em maio de 2012, quando todos nós sabemos que se trata da maior propaganda eleitoral do prefeito Azevedo, visando a reeleição. Ou seja, quando mais adiar a inauguração para próximo do pleito, melhor.

    Por falar em inauguração, já consigo imaginar: Festa digna de “Chiclete com Banana”, convidados ilustres vindos até de Brasília, palco, luzes, cores e sons. Discursos inflamados, veementes e, claro, vitoriosos.

    Enquanto isso, próximo ao pé do palco, alguém vai perceber uma frase escrita em tamanho 12: “Esta obra tem investimento do Governo Federal”!
    Brincadeira!!

  • Eleitor says:

    Além de ser malfeita esta obra está atrasada há 9 meses.

  • povo de itabuna says:

    o deputado coronel Santana falou na rádio jornal que Wagner usa o programa minha casa minha vida do governo federal como dele.
    E Azevedo em Itabuna usa?
    Agora para o deputado mal informado Wagner tem obra própria o que Azevedo não tem

    25/Nov/2011
    Programa estadual Casa da Gente entrega mais moradias em Salvador
    Mais 42 famílias baianas foram contempladas com a casa própria na tarde desta sexta-feira (25), em Salvador. Desta vez, as unidades habitacionais foram construídas no bairro Cajazeiras IV e compõem o loteamento Recanto dos Pássaros. O empreendimento, viabilizado pelo programa estadual Casa da Gente, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), teve investimento de R$ 2,2 milhões.

    A fiscal de caixa, Soraya Castro, foi uma das primeiras a receber a Cartilha do Proprietário e as chaves da casa, que tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Ela vai morar com o marido, o segurança Jorge Fabiano Correia da Silva e a filha, Maria Rita, oito meses, e considerou o imóvel é adequado. “É um espaço bom. Tem quarto de solteiro, que ficará para a neném. Vamos arrumar e fazer uma pequena brinquedoteca”.

    Para Jorge Fabiano o segredo para uma família ser feliz é simples. “Algumas pessoas têm grandes sonhos. Nós, que somos humildes, temos o sonho da própria casa. É uma realização”.

    As casas foram erguidas no modelo vilage em um espaço amplo e arejado. Além de serviços essenciais como iluminação pública, água encanada, drenagem e esgotamento sanitário, o empreendimento também conta com estacionamento, área gramada e parque infantil.

    “Pensamos na quantidade de crianças que vinham para cá. Lazer também é muito importante para a harmonia da família”, disse a urbanista da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Daisy Soares.

    Desde 2007, o programa habitacional Casa da Gente já concluiu mais de 33 mil unidades habitacionais. O diretor de Habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, informou que já foram contratadas mais de 70 mil unidades. “Esse é um dos grandes programas de inclusão social do governo. O perfil dos beneficiários é de zero a três salários mínimos”.

    Publicada às 15h45
    Atualizada às 18h25

    Secom – Secretaria de Comunicação Social
    3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador – Bahia

  • O CIDADÃO says:

    -GOSTO DE DR.FERNANDO VITA, ACHO ELE UMA PESSOA SÉRIA E ATÉ COMPETENTE. MAS ME DECEPCIONO AO VÊ-LO SE EXPOR AO RIDÍCULO, DANDO EXPLICAÇÕES MENTIROSAS, PARA ACOBERTAR UMA ADMINISTRAÇÃO FRAUDULENTA EIVADA DE CORRUPÇÃO.
    -DR.FERNANDO, ACHO QUE A DIGNIDADE ESTA ACIMA DE QUALQUER SALÁRIO E CARGO, O SR. TEM UMA HISTÓRIA DE VIDA NESTA CIDADE E UM PASSADO LIMPO, NÃO O MANCHE ACOMPANHANDO ESTES PUSTULAS.

  • justo says:

    devemos, contratar o imortal que fez a musica se a canoa não virar, azevedo chega lá, pois nem chuveu o canal ja estava transbordando imagine as chuvas de março! comrelação a empresa casa propria ela é muito cara de pau, pois sabemos que tem alguem comendo para o atraso da obra, pois se inaugurasse esse ano não teria nada para o ano politico…

  • Paula says:

    E para aqueles que já foi prefeito de Itabuna e não fez nada, do tipo Geraldo Simões. O povo reclamante merece é o político que não tá nem aí. É fácil distinguir na foto onde o canal não transbordou de água é por parte debaixo( piso ) já foi feito por isso a fluidez da água vai muito bem sem nenhum impedimento.

  • Rato Amado says:

    Pelo jeito o nome do canal vai mudar para CANAL LAVA-CORPOS!

  • Marcão says:

    êta bahia porrêta… Êta bahia legal .. todo mundo dança todo mundo se balançááaá…

  • Sérgio Oliveira says:

    Pelo jeito, os “Doutores” em Hidráulica e Engenharia, com “Pós-Doc” em vazão de condutos forçados ou não, de plantão, continuam bodejando, isto é, “opinando” sem fundamento algum no assunto, …!!!

    Meu Deus, …!!!

  • Samuel Branco says:

    Primeiro comentário

    Não deveria ser o secretário de obras e infra estrutura que deveria ser o responsável por esse setor???

    Segundo comentário.

    “Nós estamos na fase de macrodrenagem. Se o Inema (órgão ambiental estadual) der autorização para cobrir todo, nós vamos atrás dos recursos” Como assim??? O custo da obra é superior a 13 milhões ??

    Terceiro comentário

    O que deveria ser canalizado são os esgotos e não os corregos.
    Onde está o secretário de meio ambiente que não encherga que ali se trata de um corrego.

  • Renunciem incompetentes!

  • Comunicator says:

    O alagamento existiu apenas pelo fato de ainda existir uma ponte, que deixa o leito do canal estreito.

    Eles estão enlarguecendo as margens do canal.

    Quando a obra tiver concluída, ficará excelente, pois alem de mais largo e mais fundo, a queda da água ficou boa!

  • leidikeiti says:

    Itabuna não tem Secretaria de Meio ambiente. Tem o Conselho de Meio ambiente que sobrevive, à custa da insistência de alguns, mesmo sendo ignorado pelos “donos do poder”. Pior seria se não existisse.

    O Dr. Vita fica patético defendendo o lamaçal de ingerências – nome pomposo que hodiernamente, substitui o termo falcatruas. Sabiamente se diz que no Planeta Terra, a maioria é corrupta ou apoia quem é. Podemos constatar isso nas opiniões de muita gente, dita instruída que ainda tem a ousadia de limitar os outros à sua própria indecência.

    Recrudesce, então, o cortejo de crimes de toda ordem. Que Deus tenha misericordia de todos nós! Não adeptos e adeptos…

  • To de olho says:

    A turma da posição está atordoada , primeiro acham que se inaugurar a obra perto das eleições o prefeito vai usa-la para se reeleger, como se não isto que Lula fez o tempo tido , coim diferença que Lula colocou pedras tipo ” aqui vai ser construído…”, vejam, a ponte do Pontal prometida por Wagner, a represa do rio Colonia, a duplicação do trecho Ilhéus-Itabuna, a duplicação para ferradas, nada, nadinha saiu do papel, Wagner não tem o que mostrar em Itabuna, vai pedir voto pra quem? o povo vai votar em mais promessa? ainda arrumaram a propaganda de uma nova Universidade no Sul do Estado..brincadeira.. esta turma só sabe falar do prefeito.

  • Mr Anderson says:

    Bem, é fato que como não tem nada de grande porte a ser entregue pra cidade, essa obra vai se alastrar até próximo das eleições do ano que vem. Incrível que, assim como Fernando, o Azevedo vai inaugurar obra federal, enfim, sem recursos próprios.

    Por outro lado, se não for uma obra bem feita ao menos sairá com o título do MICO DO “CENTERNADA”, com o tiro saindo pela culatra em 10/2011.

    Se a péssima obra da Cinquentenário (que não virou Av. do Centenário, de tão ruim que foi), que envolve passeios mau feitos tem seus problemas o que dizer dessa do canal, onde águas de longe agora precisarão passar por um novo canal agora ESTREITO.

    Durma-se com um negócio desses.

  • Manelão says:

    Já acabou o dinheiro? quase treze milhões e nem chegou na metade.
    Outro dia um cara desses aí falou que tinha comprado uma tonelada de veneno pra rato e…cadê as autoridades, vEreadores, pRomotores…todos entocados.. CADÊ O DINHEIRO?
    Se alguem do povão procura um cara desses que anda pra cima e pra baixo com uma prancheta na mão querendo saber o porque do atraso, eles ficam bravo, serã que eles sabem que ali tem o nosso dinheiro?
    ISTO É CASO DE POLÍCIA!!!!!!!

  • Décio Pinto de Azevedo. says:

    Essa obra,já está enchendo o saco…!!!

  • Nordestino says:

    Cuidado Vita, cuidado com o nariz pode crescer sem parar.

  • heraldo says:

    gostaria de saber explicações da firma empreiteira.
    este senhor “nao soube” “”, fazer a obra do simplis canal do bairro santo antonio na gestão fernando gomes, gostaria que o meu governo federal , mandassem uma fiscalização severa nesta obra pois se der algo errado , eles que hoje se anunciam como criadores da obra. seram os primeiros a irem para a imprensa dizerem que foi obrsaa mal feita do governo pt.
    este senhor é uma das nomeação do fernando gomes e maria alice no governo azevedo.

  • graúnadapedrapreta says:

    O riacho sufocado pelo esgoto tem nascente e chama-se Lava-pés.
    Em determinado trecho ele tem peixes. Isto mesmo, peixes. Porém, o que deveria ser feito, não foi – tirar os esgotos que no pobre riacho incorporaram ao longo dos anos. Fechar todo o canal é mesmo que varrer a sujeira e jogar para baixo do tapete. Esta é uma obra tipicamente burra – não foi mostrado um projeto para a sociedade, não teve uma maquete exposta em lugares públicos, cortaram todas as árvores do entorno do canal, não tiraram os esgotos e por cima de tudo estão fechando o fundo do riacho. Toda vez que o rio encher vai ter refluxo, claro! Secretaria do Meio Ambiente de Itabuna, acorda!

  • Papajaca says:

    Está tudo em ordem com o obra.
    Aliás, está tudo em ordem com a nossa cidade.
    E o Vitória subiu para a primeira divisão.

    Pobre Itabuna…

  • Filho de Itabuna says:

    O pior Deputado que Itabuna já teve é o Coronel (Coroné) Gilberto Santana filho de Almadina que até agora não mostrou para o que vei fazer como Deputado Estadual, a única coisa que sabe é dar emprego a própria família, criticar os outros, ameaçar e ganhar uma fortuna sem fazer nada; OBS: Cadê que ele até hoje não fez nenhuma doação nem se quer de um prego imaginem se ele der uma ambulância ao Hospital de Base de Itabuna(HBLEM), onde a sua própria irmã a então Srª. Gilnay Cunha Santana (a Sargentão Gilnayzão) é a Diretora Presidente da FASI ou melhor desse TITANIC que só serve como cabide de emprego e lavagem de dinheiro e tem o Capitão Pedro Gago como lambe botas esse futriqueiro, puxa saco, fofoqueiro e mentiroso.
    Mais foi o povo que votou nele agora aguentem essa mala sem alça e principalmente a alguns cabos eleitorais do interior que ele o Coroné prometeu mundos e fundos e até agora nada.

  • Zelão says:

    Zelão diz: – “Ta transbordando: – Lama e denúncias!”

    De acordo com o noticiário da “Rádio Fofoca” que circula notícias nos corredores da prefeitura de Itabuna, não são só “água e lama” que vão transbordar do canal do Lava-pés.

    Conforme os “noticiaristas de plantão,” a verba enviada pelo Ministério da Integração Nacional, no montante de 13,8 milhões, acabou. Foi desviada pelo governo do “capitão” para outras obras “feitas” por empreiteiras de amigos que ficaram de fora da obra do canal e para “mimos” para vereadores. Afirmam que a empreiteira encarregada da obra do canal foi obrigada a “atender” as “solicitações do governo” e agora quer que seja feito um “aditamento do contrato,” sob pena de paralisar as obras.

    O governo do “capitão,” agora está pressionado o ex-secretário de obras, Fernando Vita a conseguir junto ao ministério o “aditamento de contrato,” que na forma jurídica que foi celebrado, não permite aditamentos, por ter sido celebrado com a cláusula de “Preço Certo.”

    Vale lembrar, que o valor do referido contrato previa a “cobertura total do canal,” e que mais tarde foi “simplificado,” sendo que o valor não foi alterado e por isso, não se justifica a “falta de recursos” para o complemento da obra.

    A “Rádio Fofoca” informa ainda; que o desespero já começa a tomar conta da “turma do prefeito,” um culpando ao outro pelo que pode acontecer. Vale lembrar que a obra está sendo executada com recursos do governo federal e que “possíveis desvios” constituem “crime” contra o tesouro nacional.

  • Matos says:

    Vita.. meu brother, estou com vc e nnão abro… quer compar uma casa que eu tenho ai perto do canal.. ? vai ficar valorizado..
    O senhor tem voltar para a escola de engenharia para ver como se faz uma obra dessa ai entende?
    Coitado de quem tiver imóvel perto dessa arapuca ai.. O QUE O POVO FALA O QUE O POVO GRITA…. EU NÃO ESCULTO SOU FERNANDO vita…

  • Leonardo Mntins says:

    Essa obra,já está enchendo o saco…!!![2]

  • Fã de Itabuna e decepção atual says:

    Os secretários que ocupam os tronos das secretarias da prefeitura de Itabuna(cidade sofredora),não sabem direito o que é meio ambiente,saúde ambiental,leis ambientais,e por isto que deveria ter nesta sofredora cidade, uma Delegacia do Meio Ambiente.Este canal foi um corrego que se transformou em fedentina,igualmente o do São Caetano.Todos sofreram a falta de conservação do meio ambiente,a ignorância e perversidade de ser transformado em despejo de esgoto sanitário e vários outros absurdos.São cargos que divergem nas cucas humanas.Anel de ouro no fucim de porcos.

  • heraldo says:

    ZELÃO SE ESTA “FOFOCA “, FOR REAL.
    COITADO DO AZEVEDO E SEUS ANÕES.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Georgeton says:

    Zelão, a turma do prefeito que você se refere, sera a do S. Caetano! O Ministerio publico já estar sabendo, e logo a casa vai cai. Ate gente preso vai!!

  • O OLHO QUE TUDO VÊ says:

    Itabunenses.

    O referido recurso foi de R$ 12.7 milhões, como qualquer um pode verificar no site transparência da união.
    O fato é que a obra causa preucupação por várias razões:
    1) Pela circulante informação que o recurso acabou e a obra está longe de terminar.
    Talvez seja interessante nós patrocinadores desta lambança procurarmos saber com secretários que antes não tinham dinheiro para cair morto hoje andam comprando patrimônio de milhões.
    Como a mansão do Dr. Hermes no morro do cururupe, comprada pelo secretário Maurício Athaide por R$ 1,8 milhões com intermédio de laranja. Talvez ele queira explicar também a pousada em Porto Seguro, os carros importados, a empresa que forneceu os tijolos para a Av. Cinquentenário, os carros alugados para a prefeitura e etc … (Toque de Midas igual somente o de Palocci, Fernando Gomez e Geraldo Simões).

    2) Preucupa também pela execução destrambelhada que ao invez de executar e finalizar blocos, diminuindo o impacto ao cotidiano da cidade quebrou tudo e não finaliza nada.

    3) Preucupa pelo fato de estar transbordando com chuvas de 20 minutos. Não me convence esta afirmação de que vai ficar tudo bem após concluida.
    Com o leito tampado vai ser um Deus nos acuda, refluxo pela rede de esgoto, rompimento de tubulações submetidas a altas pressões, alagamentos em áreas adjacentes.
    Afirmo isto porque por mais que se aumente a queda ou desnível, o escoamento vai estar limitado pois o nível do próprio rio também se eleva, limitando o escoamento/vazão.
    Esquecem também que com as obras paralelas da macrodrenagem, mais áreas estão tendo suas águas direcionadas para o canal, o que aumenta o volume ainda mais.
    Não sei se a largura do canal, pouco aumentada, vai compensar tudo isso. Vamos ver após concluídas.

    Se o prefeito aguarda verba extra para a obra, vai se decepcionar. O contrato cria dificuldades e não há mais Gedel desesperada as vésperas de uma campanha querendo aprovar. Duvido que Geraldinho deixe pingar alguma coisa mais nesta obra.

    Um abraço.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia