WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
rota






alba










dezembro 2011
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

editorias





itao








A DITADURA DOS PARTIDOS

Marco Wense

As legendas partidárias vivem sob o comando autoritário dos que se acham donos dos partidos, colocando os interesses pessoais acima de qualquer coisa.

Todo esse imbróglio envolvendo o PSDB de Itabuna, com o presidente José Adervan defendendo o lançamento de candidatura própria, lembra o que aconteceu com o PDT na sucessão de 2008.

A comissão provisória do partido brizolista, por se recusar a apoiar o então prefeito Fernando Gomes, que era do DEM e pré-candidato a um quinto mandato, foi dissolvida.

Fernando Gomes desistiu da reeleição. O capitão Azevedo, o vice-prefeito, saiu candidato e ganhou a eleição com uma diferença de 12 mil votos sobre a petista Juçara Feitosa.

As legendas partidárias vivem sob o comando autoritário dos que se acham donos dos partidos, colocando os interesses pessoais acima de qualquer coisa. São os figurões, os “mangangões” da política.

O PDT passou a ser presidido por Dinailton Oliveira, sobrinho de Fernando Gomes. Depois foi parar no colo do Sargento Raimundo, que passou a representar o governo do DEM na Câmara de Vereadores.

Não há nem resquícios de democracia nas agremiações partidárias brasileiras. Tudo é uma farsa. Um engodo. Os diretórios municipais e as comissões provisórias não têm autonomia para decidir nada.

Dirigentes tupiniquins são considerados como marionetes. Verdadeiros bonecos de engonço. É o manda quem pode, obedece quem tem juízo. É a ditadura dos partidos.

Para os barnabés do interior somente o que sobrou dos conchavos entre as cúpulas estaduais. Só interessa a política soteropolitana, lá da “capitá”. O resto é resto.

WAGNER QUER GERALDO

Todo mundo sabe, até as freiras do Convento das Carmelitas, que no PT de Itabuna só tem dois nomes que podem disputar a sucessão do prefeito Azevedo (DEM).

Dois nomes com densidade eleitoral: o deputado federal Geraldo Simões, que já governou a cidade por duas vezes, e Juçara Feitosa, ex-secretária de Desenvolvimento Social.

O governador Jaques Wagner tem informações de que Geraldo é o candidato que pode derrotar o legítimo projeto de reeleição do atual chefe do Executivo.

A melhor opção do Partido dos Trabalhadores é aquela que mais preocupa o adversário. A opinião de que a ex-primeira dama perde para Azevedo é unânime entre os democratas.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

25 respostas para “A DITADURA DOS PARTIDOS”

  • Mardson says:

    Geraldo ficou tão prepotente nesses ultimos anos que imagina conseguir emplacar Jussara como prefeita. Votei nela na ultima eleição e nesta nao farei o mesmo, vai perder feio de novo!

  • Dr.Alessando Costa says:

    Pode ser mas Geraldo está inelegível pr conta de suas contas 2002 na camrra e de 03 convenios do TCU.Esqueceram????????

  • eduardo albuquerque says:

    Coisa são os CONSELHOS é PURA FEDENTINA.

  • Sérgio Oliveira says:

    As duas escolhas do PT local são bastante ruins:

    O Deputado G.S., o povo não quer nem ver, pois já foi Prefeito da cidade, por duas vezes, mas não fez nada, além de vários mandatos como Deputado, mas nunca teve projetos para a região. Contra fatos não há argumentos, …!!!

    Quanto à esposa dele, o povo não suporta, pois quem conhece diz que é grossa, arrogante, e por aí vai. Eu, particularmente, não posso afirmar nada, pois não a conheço pessoalmente, só a “fama”, …!!!

    Se eles forçarem muito a barra, certamente irão tomar outra surra, semelhante ao que ocorreu na eleição passada, …!!!

    Ou seja: para o PT, é xeque-mate, pois se correr o bicho pega, …, e se ficar, o bicho come, …!!!

    O melhor que eles podem fazer desta vez será apoiar a candidatura do Wenceslau, ou mesmo do Davidson Magalhães, …!!!

    É a famosa situação: Sem saída, …!!!

    Quanto ao Governador J.W., parece ser “mui amigo” do Deputado G.S., pois não fez nada por aqui em dois mandatos, mas quer empurrar o “amigo querido” ribanceira abaixo, …!!!

    Será que numa evantual campanha eles vão continuar – como sempre – apenas prometendo, prometendo, prometendo, mentindo, …, pensando que o povo é otário, idiota, besta, beócio, incauto, ou coisa que o valha, …?!?!?!

    Sei não, viu, …?!?!?!

  • Demétrio says:

    É isso aí Wense, mas pior ditadura que a do PSB, comandada pela dama de ferro Lídice da Mata, duvido que exista, em o PT com chega perto, o Cabeça Branca nem chega perto dessa cambada, e ainda se dizem democráticos.

  • Caro Marcos Wense, com todo respeito ao grande comentarista, Geraldo e Jussara, perdem não é pro Capitão Azevedo, que por maiores criticas que sejam já barganhou mais recursos Federais que políticos de grande expressão na Bahia, isso é poder político, ou os dois que você citou perdem para si próprios?
    Isso é inoperância, pergunto a você Marcos Azevedo é um Prefeito respeitado pela Oposição ou os companheiros não confiam mais em Juçara e Geraldo?

  • fabioleite says:

    O PROBLEMA DE PEDINHA É OS DOIS PROCESSO QUE ELE TEM JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AGORA COM A FICHA LIMPA É O ÚNICO COM POSSIBILIDADES EU VOTO NA ESQUERDA

  • Robson Almeida says:

    O gov. da Bahia, o carioca Jacques Wagner, é um GÊNIO da política! Pena que não possa concorrer a um 3o mandato…
    Ele demitiu o Geraldo da Secretaria da Agricultura, tão logo a Polícia Federal confirmou que a vassoura-de-bruxa foi CRIME.
    Agora, quer que o próprio seja o candidato à Prefeitura de Itabuna. Tudo o que as pessoas esclarecidas daqui desejam!
    Á Jussara é uma nulidade cujo único defeito foi a escolha do companheiro.
    Queremos o Geraldo Bruxento Simões candidato, sim! Para mandá-lo pras CALENDAS GREGAS!
    XÔ BRUXENTO!!!!

  • ítamar says:

    Esse senhor deputado federal, nada fez aqui em Itabuna, por duas vezes prefeito, deixa quem quer realmente trabalhar pelo povo ser o nosso representante.

  • serra grande de olho says:

    Wencerlau pcdob é o nome certo.

  • Zelão says:

    Zelão diz: – Quem se preocupa com: – “A fera ferida”?

    “Só os urubus é que rodeiam saltitante a agonia da fera ferida, aguardando a possibilidade de se banquetearem com os seus restos mortais.”

    Quando assito a preocupação dos asseclas do “homenzinho prefeito,” mais me convenço do quanto eles temem enfrentar a candidatura de Jussara em 2012. Já sabendo que não terão o apoio do ex-prefeito Fernando Gomes, que embora hoje neguem, foi o fator decisivo para a eleição do “saltitante homenzinho.” E, mesmo contando com a máquina do governo e os fundos públicos” que amealharam nesses quase quatro anos de governo, sabem que; uma reeleição do homenzinho, diante da enorme decepção causada ao povo é uma das mais difíceis tarefas.

    Dai é que se “arvoram” em profetizar uma imaginária rejeição do Governador Jaques Wagner á candidatura de Jussara, apesar dos 42 mil votos por ela obtidos na eleição passada. Sabem que os “boatos” que espalharam na eleição passada para atingir a candidatura e a pessoa de Jussara, já não colocam aos ouvidos da população que reconhece o “equívoco cometido.”

  • O CIDADÃO says:

    -CARO MARCO WENSE, EXISTEM DE FATO, DOIS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL.O QUE ESTÁ NO PODER COMENDO E O QUE ESTÁ FORA QUERENDO ENTRAR PARA COMER. O RESTO NÃO PASSA DE SOPA DE LETRINHAS.
    -QUANTO AO GERALDO, ELE TEVE DUAS OPORTUNIDADES DE BANIR DESTA CIDADE ESTA CORJA DE BANDIDOS QUE HOJE SE ENCONTRA ENCASTELADA NA PREFEEITURA, E AS PERDEU QUANDO SE TORNOU TÃO IGUAL QUANTO ELES, E DE FORMA PIORADA. SE O MESMO SEGUISSE O EXEMPLO DO SEU COLEGA DE VIT.CONQUISTA, DR.GUILHERME QUE HÁ 17 ANOS GOVERNA O MUNICIPIO, COM COMPETÊNCIA, SERIEDADE E RESPONSABILIDADE, COM CERTEZA HOJE ELE ELEGERIA QUEM QUISESSE.

  • O Aríete says:

    Voto no PT até que coisa melhor apareça!

    Para justificar essa opção seriam necessários 200 seminários, 500 congressos e outras tantas assembléias mais…

    Só uma dica: parece que ninguém enxerga a linha de pensamento político de cada grupo partidário quando vai depositar um voto na urna. Mesmo no caso de eleições municipais, isso faz uma enorme diferença!

    Hoje, no Brasil, temos dois pensamentos políticos litigantes e extremos e um extremista radical tentando se formar.

  • Carlos Gomes says:

    A imposição ditatorial que tenta se fazer presente no PSDB não condiz com a cartilha de formação do mesmo é como rasgar a história do partido, que nasceu numa dissidência do PMDB e prega a democracia acima de tudo. Seu próprio presidente de honra FHC é um ardoroso defensor do regime democrático.
    Infelizmente se concretizar o projeto ditatorial de Augusto Castro e membros da alta cúpula do partido, quem vai perder é o povo de Itabuna, deixando de ter uma ótima opção para votar em 2012.

  • CAIO says:

    GERALDO TEM QUE SE CONTENTAR COM O SEU ULTIMO MANDATO DE DEPUTADO, INFELIZMENTE O POVO ESCOLHE PESSOAS INOPERANTES COMO ELE PARA SER UM DE NOSSOS REPRESENTANTES, POR ISSO É QUE O ATRASO IMPERA EM NOSSA REGIÃO. GERALDO E JUSSARA DEUS NOS LIVRES DESSA DESGRAÇA

  • flavio jose says:

    primeiro temos que analisar sobre o “comando” dos partidos.O próprio Wense quando era dono do PDT em Itabuna,também,não era muito adepito da democracia,assim, após lhe foi tomado o partido ele ficou “magoado”.de relação ao cabeçita de pitu,ele ainda não “comi” as 2 sapatadas que tomou 2004/2008,assim, após, esta como medo de ppróprio tomar outra sapata em 2012,por isso tanto medo.

  • Souza says:

    Esse é o bom e velho Wense, com sua antiga forma de comentar política.
    Sempre “midiatizando” os que se consideram “grandes” e esquecendo de citar nomes que, se não estão tão expressivos ainda, já provaram ter aquilo que os eleitores mais esperam de um político: vida ilibada.
    Faço um desafio tanto a Wense quanto aos comentaristas: pesquisem ou solicitem dos seus amigos políticos, pois já existem pesquisas sobre o assunto, qual dos prefeituráveis tem o menor índice de rejeição.
    Ao contrário da srª Jussara e do srº Azevedo, que possuem índices estratosféricos de “nesse eu não voto”, o nome mais leve hoje é o de VANE.
    Por que será que todos os partidos querem VANE como vice? Será por acaso?
    A prova cabal de que os partidos têm comandos autoritários, é o o fato deles dominarem não só seus “pelegos”, bem como até “articulistas de jornal”.

  • heraldo says:

    GERALDO OU JUÇARA
    ITABUNA AGORA TEM QUE SER PT.
    DEPOIS QUE EU VÊ A GESTÃO GERALDO COM O PT NA PRESIDÊNCIA E NO GOVERNO ESTADUAL AI PODEREI JULGAR SUA COMPETÊNCIA.
    AZEVEDO FOI TESTADO COMO SECRETARIO MUNICIPAL , COMO VICE E COMO PREFEITO, CHEGA DE TESTE.

  • Josepf says:

    O problema é que Geraldo Simões não pode ser candidato.
    Fiz uma pesquisa no TSE e o mesmo está impedido.
    Geraldo é Ficha Suja.

  • Por amor a Itabuna says:

    MEUS QUERIDOS AMIGOS DO PIMENTA, SOU CIDADÃO CONQUISTENSE E MORO EM ITABUNA HÁ 15 ANOS. NESSES 15 ANOS A MINHA CIDADE CRESCEU, SE DESENVOLVEU MUITO, APESAR DE AINDA TER COISAS A MELHORAR. NESSES 15 ANOS VI ALTERNAR NO PODER GERALDO, FERNANDO E AGORA ESTAMOS AÍ COM AZEVEDO.VIVEMOS UMA SITUAÇÃO VEXATÓRIA: CIDADE BAGUNÇADA, ESBURACADA,SEM PROJETO NENHUM, CANAIS A CÉU ABERTO,PESSOAS MORANDO EM BARRACOS DE MADEIRA,ETC. E ME PERGUNTO: SERÁ QUE SÓ TEMOS GERALDO E FERNANDO COMO OPÇÃO AO DESGOVERNO DE AZEVEDO?SERÁ QUE NAO TÁ NA HORA DE BUSCARMOS UM CANDIDATO ALTERNATIVO?NUNCA VOTEI NOS SRs GERALDO E FERNANDO E NEM NO TAL CAPITÃO PERDIDO E JAMAIS VOTAREI E ALGUM DOS 3.CONFESSO ESTAR CANSADO DA POLITICAZINHA DE CIDADE PROVINCIANA QUE SE PRATICA NESSA CIDADE.AINDA VIVEMOS UM CORONELISMO DOS TEMPOS DO CACAU: CORONEL FERNANDO QUE BRIGA COM CORONEL GERALDO…E AGORA BAIXARAM A PATENTE, ENTROU UM CAPITÃO. NINGUEM MERECE!!!!!!!!

  • ningas says:

    SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE O CANDIDATO(A) DO PT SERIA TERCEIRO COLOCADO(A), PERDERIA PRA AZEVEDO E PRA QUALQUER OUTRO FÁCIL, FÁCIL….ATÉ MESMO PRA ROBERTO MINAS AÇO, PRA WENCESLAU, PRA FERNANDO GOMES…QUAIS AS GRANDES REALIZAÇÕES DOS SIMÕES EM DOIS GOVERNOS? ALGUÉM SABE ME DIZER? GS GOVERNOU COM LULA NO PODER E NÃO FEZ NADA E NÃO ADIANTA DIZER QUE AZEVEDO GOVERNA COM DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL, O NOME DO HOMEM É TRABALHO!

  • heraldo says:

    ningas v0oce é um neguem mesmo
    itabuna agora tem de ser pt geraldo 2012.

  • Antonio Carlos says:

    Independentemente de quem vença a eleição, difícil vai ser encontrar cidade para governar, porque esta em que vivemos está quase destruída. Até 2012 não sobra nada!

  • Amâncio Pinto de Azevedo says:

    Só não voto mais,nessa turma do DEM.Ô bando de incompetentes…!!!

  • Viajante says:

    Putz! Que nojeira essa politicagem rasteira, abjeta, que se pratica no Brasil.
    Não temos idealistas, temos oportunistas de todos os matizes, que querem o poder a qualquer custo.
    Extingam-se essas siglas imorais que se dizem “partidos” e vamos fazer como no Tio Sam – democratas e republicanos – e fim de papo.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia