Tempo de leitura: 2 minutos

Gurita, o autor da lei.

O vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PP), provocou um furdunço em Ilhéus com a lei que torna obrigatório rezar o Pai Nosso em todas as escolas do município. Há pouco, ele concedeu entrevista ao jornalista Daniel Thame, do Blog do Thame, e diz que o termo “obrigatório” teria de constar na lei, mas ninguém será punido se não rezar.
Embora inconstitucional, o projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, foi aprovado em plenário e, depois, a lei foi sancionada pelo prefeito Newton Lima (PT).
Confira trechos da entrevista.
BLOG DO THAME- Qual o objetivo de um projeto de lei que obriga os estudantes a rezar o Pai Nosso antes do início das aulas?
GURITA – O que eu pretendo é despertar as crianças, os adolescentes, a juventude a importância da oração em sua formação enquanto ser humano. E o Pai Nosso é uma oração que nos liga diretamente à Deus.
Mas num estado laico como o brasileiro, em que a liberdade religiosa é garantida pela Constituição, não é contraditório obrigar os estudantes a professar uma fé que nem todos seguem?
Eu entendo que  vivemos num estado laico. Por isso, nenhum aluno será obrigado a rezar o Pai Nosso se professar outra religião. Ele pode ficar em silêncio durante a oração.
Mas vereador, o projeto de lei é claríssimo quando cita a questão da obrigatoriedade…
É que no projeto tem que constar a palavra Obrigatório. Mas em momento algum a lei fala em punição para quem não rezar o Pai Nosso. Isso vai depender do bom senso dos professores.
Leia a íntegra da entrevista hilária no Blog do Thame

0 resposta

  1. O “Pai Nosso” é uma oração ecumênica, não pertence a nenhum seguemento religioso, logo vejo nessa medida uma iniciativa nobre e bem intencionada.

  2. ESSE VEREADOR É SEM NOÇÃO TOTAL.ESSA LEI É SEM SENTIDO E FERE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.SERÁ QUE NA CAMARA DE ILHEUS NAO TEM UM VEREADOR COM BOM SENSO PRA ARQUIVAR UMA LEI DESSA? ESCOLA NÃO É LUGAR DE SE ENSINAR RELIGIÃO.RELIGIÃO É OPÇÃO E SE APRENDE NA FAMILIA.IMAGINE UM ALUNO DE RELIGIÃO MULÇUMANA,BUDISTA,ETC.?SERIA CONSTRANGEDOR ESSE MOMENTO PRA ALGUÉM QUE NAO FOSSE CRISTÃO.

  3. O PAI NOSSO NÃO É UMA ORAÇÃO ECUMÊNICA.É UMA ORAÇÃO CRISTÃ E ESTÁ NA BÍBLIA SAGRADA.É UMA ORAÇÃO PARA OS PRATICANTES DO CRISTIANISMO APENAS.

  4. Tudo indica que o vereador esta querendo notoriedade, estamos as vesperas das eleições ele (vereador gurita) sente a necessidade de aparecer. Vereador! essa lei é uma imbecilidade aprovada equivocadamente pelos seus companheiros, que por sinal em sua grande maioria não possui conhecimentos juridicos, malmente não possui o ensino fundamental completo. A pergunta é, o que podemos esperar de uma câmara de veredadores alfabetizados?

  5. E se o (a) professor (a) for de um credo não-Cristão!? Quem vai “comandar” a oração?
    E que valor tem a oração sem o sentimento?
    É semelhante a obrigar um estrangeiro a cantar o Hino Nacional Brasileiro, somente porque está morando no Brasil!
    Será que, por estar cantando a letra do Hino, surgirá nesse cara um sentimento de Amor ao Brasil!?

  6. Vereador , que tal obrigar os estudantes a aprender matemática, seria seria mais produtivo. Use o seu precioso tempo pago pelo contribuinte para usar em causas mais urgentes, como discutir a dengue que assola Ilheus e expulsa os turistas.
    Depois a classe politica se queixa quando são tratados de imbecis, seu projeto se encaixa na imbecilidade que assola o Brasil. Pelo menos agora você é conhecido.

  7. Gurita, isso só deve ser falta do que fazer. Provavelmente você fica o tempo todo enfiado dentro daquela Câmara de Vereadores e não via às ruas vê o que a população necessita. Sou católica, mas discordo totalmente dessa lei sem fundamento. Você ganha bem demais para ficar inventando coisas desse tipo. Isso não vai melhorar em nada nossa cidade e nem os cidadãos ilheenses.Que vergonha!!!!!!!!!!Vai fazer alguma coisa para ocupar a mente, POis, mente vazia dá nisso!!!

  8. E se o professor não tiver o “bom senso”? Os alunos que por ventura se recusarem a orar vão ser penalizados ou virar motivo de chacota pelos demais… maria vai com as outras? Me poupem!

  9. O mundo está desse jeito porque as pessoas não buscam mais a Deus. Crianças crescem confiando apenas no poder do dinheiro ou no poder da força física para resolver todos os problemas. Não acho que a religião Cristã tenha que ser “engolida” por todos, mas muitas vezes as crianças viram adultos descrentes, infelizes e sem escrupúlos porque não tiveram ngm que as orientassem com relação a crença em um Deus que pode todas as coisas. Se não há um Deus em quem acreditar, e se não há mais palmadas dos pais para educar, o que será de nossas crianças e do nosso futuro?

  10. É ecumênica, na medida em que podemos fazer analogias entre o Pai-Nosso cristão e a oração da Abertura, do Alcorão islâmico, por exemplo. Esta oração islâmica (Surat al-Fátiha, ou Surata da Abertura), compõe-se de 7 partes e é uma invocação das graças do Todo-Poderoso, e também uma total entrega de nossos destinos a Ele.
    Outra interessante analogia é que essas duas orações, na sua língua original, começam com a letra “B”, a qual corresponde cabalisticamente ao número 2. Em outras palavras, só se pode atrair a atenção de D’us para que Ele opere milagres dentro de nós quando compreendemos o Mistério do Arcano 2, a Sacerdotisa, o Cristo Cósmico. Tanto uma oração quanto a outra induz o leitor a uma harmonização com o Mestre Interior, a primeira busca do sincero devoto.

  11. È um absurdo o que ocorre no Legislativo, com tanta questão importante que se passa em Ilhéus, desmanto do Executivo, falta de pagamento dos funcionários, etc, os vereadores aprovam uma Lei para alunos rezarem “o pai nosso”, Lei inconstitucional já que o Brasil é um estado Laico.

  12. AINDA BEM QUE EXISTEM OS BLOGs PRA FAZER ESSAS DENÚNCIAS.QUANTO AO TAL VEREADOR GURITA, BEM QUE ELE PODIA VOLTAR PRO SEU ANTIGO LOCAL DE TRABALHO LÁ NA GUARITA DE NÃO SEI ONDE, DE ONDE ELE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO.

  13. é interesante o quanto a comentários contrários a esta lei que nos dias em que vivemos deveria ser fundamental,pois a uns 20 anos atras existia aulas de religião e justamente na minha infancia me transportava um pouco para as histórias fantasticas e divinas da biblia que era catolica ,mas que nem por isso me fez ser um catolico.(sou espirita),mas por opição minha e não dada por escola….cristã mandou muito bem no comentário.

  14. Em se tratando da câmara de vereadores de Ilhéus … isso nem me surpreende…O Brasil é um estado laico!!!Eu acho que esses vereadores deveriam fazer projetos mais substanciais, as vezes me pergunto se eles moram em Ilhéus mesmo. Que adianta tornar o ato de rezar uma oração obrigatório… A oração tem que ser feita com o coração, a vontade e a fé!!! mas como eles não fazem nada na cidade , dizem que fizeram um”projeto” para poder aparecer!!!Isso é lá projeto que se apresente!!! Eles deviam tornar obrigatório a conclusão de um curso superior para os integrantes da Câmara de Vereadores!!!

  15. Com certeza uma oração deve ser feita com o coração e com vontade partindo da fé de cada um. No entanto, essa vontade precisa ser despertada em algum momento. Ensine uma oração a uma criança e com certeza ela nunca mais esquecerá. Estudei em um colégio evangélico e vi diversos pais matriculando seus filhos rebeldes lá para ver se a escola dava jeito. Acredito que isso não seria necessário se essas crianças tivessem sido encaminhadas desde cedo. Bom exemplo o do Claudinei!

  16. O problema maior de tudo isso, é a obrigatoriedade, e o que é o pior, parece que a câmara de vereadores não tem o que fazer, pois o décimo terceiro salário dos servidores foram pagos no dia 30/12, até hoje a prefeitura deve para os funcionários o salário de dezembro, já que alguns receberam e outros não. O município de Ilhéus está sem condição de trafegar, visto que encontra-se cheio de buraco. Postos de saúde muitas vezes sem material e remédio. Escolas públicas sem condição de trabalho, sobretudo, sem condição de ter aulas, pois são quentes, sem contar a estrutura física é inadequada, tudo isso precisa ser melhorado em Ilhéus e não temos veradores para cobrar isso do prefeito, ou melhor dizendo, não temos representantes políticos, que nos represente, portanto, pergunto: Em quem votar? A minha resposta é taxativa, não quero saber se estou praticando um ato não cidadão. Pelo menos sei de uma coisa, estarei em paz com a minha consciência, pois sei que eu mesma me representarei, aliás, isso já estou fazendo há anos. Creio que tudo que mencionei é improbidade administrativa, mas nada cai sobre quem detém o poder…isso precisa mudar.

  17. Porque ao invés de fazer essa lei, ele nao doa 20% do salario para ajudar a tirar tantas crianças na praça em frente a prefeitura usando cola e passando fome. É engraçado o povo, entra numa religião diz que “encontrou” Jesus e vira santo. Deixa acabar o tempo na Terra, ai sim, que o “bicho pega”. Quer chamar atenção? Faz pelo teu irmão que ta com fome. So ilheus pra aceitar isso e o prefeito(?) assinar.

  18. Prezada Nádia,
    Não, a oração do “pai nosso” não é universal, posto que eu e vários milhões de Ateus, Satanistas, Umbandistas, Budistas e outras pessoas não a adotamos. E nós fazemos parte do Universo, salvo melhor juízo de sua parte.
    E se você acha mesmo que rezar o “pai nosso” vai impedir a violência nas escolas, devia visitar um presídio. A maioria lá, como aqui fora, é de cristãos. Alguns traficantes, assassinos e estupradores seriam capaz de matar alguém que dissesse não crer em deus! Eles rezam o “pai nosso”. Como também devem rezar o “pai nosso” alguns padres, se penitenciando por terem estuprado mais uma criança indefesa.
    Por tudo isso, e muitas outras coisas, pode ficar com o “pai nosso”, sem tentar impor isso aos meus filhos.
    Grato,
    Nathaniel Anielewsky
    Alto Sacerdote da Igreja Satânica do Brasil
    Presidente do Conselho Internacional de Satanistas

  19. Acho que a discussão não é em cima da oração,mas uma violação da liberdade de culto ou mais ainda de não ter nenhum.
    Foi extremamente infeliz este vereador, a sua intenção pode ter sido boa,mas teve efeito contrário.
    Acredito que cada ser humano tem a liberdade de crer no que quiser.

  20. Concordo que o Pai nosso é uma linda oração, mas acredito q reza-lo apenas não sirva de nada. Antes disso, tem algo muito mais importante que é a pratica da oração. Me pergunto se o VEREADOR ou até mesmo o PREFEITO QUE É CATOLICO, praticam essa oração no seu dia a dia, ao invés de proferi-la verbalmente apenas. Partes como “… seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu…” vaos dar uma volta em ilheus, nos colegios mucipais, nos postos de saude, entre outros departamenos que dizem respeito a prefeitura e vamos observar se a vontade de Deus está sendo feita por nossos policos nessas aréas. Outra parte da oração muito importante : “… o pão nosso de cada dia, nos dái hoje…” acredito que eu não precise nem comentar a respeito. E por fim a parte que diz: “…não nos deixei cair em tentação…” será que há corrupção em nosso municipio? desvios de verba? os pagamentos dos funcionarios andam em dia?
    Então, quem deve rezar essa oração todos os dias? as crianças das escolas, ou os nossos governadores??? PENSSEM NISSO!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *