Tempo de leitura: < 1 minuto

O "aterro" do Itariri hoje é assim

A imagem do homem catando lixo – ou melhor, disputando os detritos com os urubus – é emblemática. Assim é o lixão do Itariri, que deveria ser um aterro, mas se tornou um amontoado de resíduos totalmente desorganizado, após anos de péssima gestão.
Nesta terça-feira, 17, o prefeito Newton Lima assinou convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que prevê a recuperação do aterro. As obras serão realizadas pela empresa Itatiaia Engenharia e a promessa é de que terão início na próxima semana, com sua conclusão prevista para o prazo de um ano.
De imediato, a Prefeitura de Ilhéus se comprometeu a controlar o acesso de veículos e a quantidade de resíduo lançada no aterro. Uma balança existente no local, que não funciona, deverá ser recuperada para garantir a pesagem do lixo. Já a cooperativa de catadores (Coolimpa), comprometeu-se a realocar pessoas que hoje moram na área onde será tocada a obra.
Em novembro, o prefeito Newton Lima assinou termo de concessão que permite à Coolimpa utilizar a área do  aterro, pelo período de 20 anos, para a construção de galpões de triagem, separação, prensa e comércio de resíduos sólidos.

0 resposta

  1. “ITACARÉ E ILHÉUS SERÃO O MELHOR DESTINO DO NORDESTE PARA UM TURISMO INTELIGENTE, afirmação orgulhosa do dinâmico sec. de Turismo de Itacaré, Cleber Isaac Santos. “Itacaré é o único destino do nordeste que tem potencial “nota 10″ para o Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Praias, na sinergia Ilhéus-Itacaré”. Depois de deleitar os meus sentidos com a narrativa dessas belezas naturais, logo em seguida SEU PIMENTA detona o meu cérebro, com a mostra dantesca do “Lixão de Itarari”… Passado o meu choque, imaginei segerir ao secretário fechar com chave de ouro o programa turístico da “Sinergia Itacaré-Ilhéus, levando os turistas para assistirem ao “Vôo dos Urubus” no Lixão do Itarari… Tenho certeza que os turistas estrangeiros ficarão extasiados, perplexos, contemplando ao vivo esta cena que somente acontece no “Quinto dos Infernos”…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *