WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










janeiro 2012
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

editorias





itao



quinta da alegria


BLOG DENUNCIA ESQUEMA NO HOSPITAL DE BASE. PREFEITO E SECRETÁRIO “FECHAM OS OLHOS”

O blog O Trombone denunciou esquema altamente lesivo aos cofres itabunenses e ao cidadão daqui que precisa de atendimento médico no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).

De acordo com a publicação, o hospital itabunense foi “completamente aparelhado por correligionários do deputado Coronel Santana”. Há casos de atendimentos a pacientes de outros municípios que são feitos ‘por fora’, aqueles que não estão pactuados, que cresceram assustadoramente nos últimos meses”.

Esse atendimento por fora gera despesas para os cofres locais. Didaticamente, assim explica o blog:

“Cada atendimento gera uma conta, que será apresentada à Sesab para que o repasse desse custo seja feito ao prestador. Quando isso é feito com pacientes de fora de Itabuna, oriundos de municípios que sejam pactuados, esse custo é debitado na conta daquele município.

Quando o atendimento é feito ‘por fora’, esse custo é absorvido por Itabuna, e resulta em prejuízo para o atendimento local. Poderia-se dizer que o atendimento indiscriminado seria um ato de desprendimento, de humanidade dos gestores, mas é barganha política, mesmo”.

AZEVEDO E MAGELA FECHAM OS OLHOS

Por que o município de Itabuna não chia e denuncia o aparelhamento e as irregularidades? O que ocorre é que há uma disputa de autoridade entre os homens fortes que comandam a saúde de Itabuna. O prefeito, que é capitão da Polícia Militar, se sente retraído e diminuído diante do deputado Gilberto Santana, que também é militar, mas detém a maior patente da corporação, a de coronel.

O poder de Santana, fora a vantagem na briga de patentes, se dá porque é dele o cargo de gestão do Hospital de Base e da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Iasi), ocupados por sua irmã, Gilnay Santana.

No meio disso tudo está o secretário Geraldo Magela, que não tem patente alguma e detém bem pouco poder no Hospital de Base. Perguntado sobre o tráfico de pacientes no Base, ele disse apenas que “esse não é o melhor momento para essa discussão”.

Isso pode querer dizer que “sim, há o tráfico, mas vamos esperar o momento certo para denunciar”; ou que “não gostaria de comprar uma briga com o coronel nesse momento, porque ele que pode ser um aliado na busca da gestão plena“. Mas não há uma negativa.

É para isso que querem a Gestão Plena?

15 respostas para “BLOG DENUNCIA ESQUEMA NO HOSPITAL DE BASE. PREFEITO E SECRETÁRIO “FECHAM OS OLHOS””

  • Leonardo says:

    Infelizmente ainda existe o coronelismo em nossa região e principalmente em nosso estado todo.

    Porque a sociedade Itabunense aceita essa pouca vergonha? Porque os meios de comunicação local, não se unem para acabar com esse esquema? Será que todo meio de comunicação local pertence a esses coronéis? A união de forças derruba qualquer que seja, o ditatorialismo.

    É por causa desses tipos crápulas, que o povo sofre injustamente.
    Parabéns o blog por veicular essa matéria.

  • ANONIMO says:

    É um absurdo o que acontece com a nossa cidade, tantos casos de desvios de verbas federais, a saúde um aporcaria, e este prefeito ainda quer a plena, para que? para ficar mais rico? só pode ser. O Hospital de base todo mundo sabe recebe verba mensalmente do Estado, e da muito bem p/cobrir os pacientes que são atendidos, agora a folha de cargos como Glebão, Pedro gago. Pezão, a irmâ do Coronel, absorve grande parte do dinheiro, esse tem que é que devolver a saúde para o estado, e Ministério Público tem fiscalizar…

  • PA says:

    O Sr. Pedro Gago que faz todo o esquema e os funcionários que não obedece suas ordem vai para o tronco o mesmo ameaça de demissão, ele fala quem manda aqui é o coronel e eu sou o Tenente Coronel daqui agora. (coitado só tem a 4ª serie)

  • Roberto Ustano Prado says:

    Não estou autorizado por ninguém para fazer defesas, mas a verdade nua e crua terá de ser apresentada!!! O HBLEM atua resiste as tentações de tudo e de todos, quero dizer com isto que a direção do Hospital de Base resiste até as tentativas do prefeito e do secretário Geraldo Magela em querer macular a Srª Gilnay Santana, tudo feito através de discriminação, de envio de novos funcionários com onus para o hospital sem conhecimento da presidente, e isto vocês não enxergam e sequer visitam o hospital para tomar conhecimento dos milagres que essa Senhora vem fazendo.

    Apesar de poucos meses que está à frente da FASI (e não IASI), o hospital de Base conseguiu contratar vários médicos que antes não existiam, já instalou vários equipamentos novos e outros recuperados, e tudo isso com dinheiro a menor do que os antecessores recebiam, mas não que seja satisfatório, mas se consegue fazer por causa da seriedade e honestidade com que a Srª. Gilnay aplica a verba recebida, e os do contra reclamam porque desejam o quanto pior melhor, já que a mesma apenas é irmã de um deputado que não está ao gosto do prefeito capitão Azevedo, da sua cara metade Joelma Reis e do seu secretário “homo” Geraldo Magela.

    O HABEM está vivendo outra realidade, hoje naquela unidade não tem roubo, mesmo estando presente o ANTONIO CARRERO o pior larápio de verbas da saúde de qualquer municipio, e este ninguém fala, nbinguém denuncia, tudo porque é indicação do Capítão e já foi parceiro de Magela noutras cidades.

    Pedro Gago é uma doença, pezão outra não menos dolorida, que se tire essas duas pragas do meio de pessoas decentes e se dêem oportunidade para uma visita ao hospital e se quiser uma conversa com a presidente D. Gilnay, saibam todos que ela é dura, fala forte, mais não morde, com jeitinha ela fica dócil. É ISSO QUE INCOMODA…

  • ACORDA CIDADE!!! says:

    A SOCIEDADE ITABUNENSE TEM SIDO OMISSA.SE ESSA DENÚNCIAS TEM FUNDAMENTO OU NÃO, ISSO NÃO IMPORTA.CABE AO MP INVESTIGAR ISSO EM PARCERIA COM A POLICIA CIVIL,POIS ISTO É CRIME,E O PIOR DE TODOS OS CRIMES, POIS ELES ESTÃO BRINCANDO COM A SAÚDE DE PESSOAS CARENTES QUE TANTO PRECISAM DE UM ATENDIMENTO DIGNO.QUANTO AO COMENTÁRIO QUE CITA PEDRO GAGO, CONCORDO, POIS ELE FAZIA ISSO MUITO NOS TEMPOS DE “CUMA”.ELE SE ACHAVA UM GRANDE NA PREFEITURA E DESAFIAVA TODO MUNDO.PRECISAMOS ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA.CHEGA DE CORONÉIS NESSA CIDADE, E NÃO APENAS OS MILITARES, ISSO VALE PRO CORONÉIS “CIVIS” TAMBÉM, COMO POR EXEMPLO:GERALDO,FERNANDO,MARIA ALICE,ETC.

  • O CIDADÃO says:

    -POIS É, E AINDA QUEREM REAVER A PLENA NA BASE DO TAPETÃO.
    -CULPAM O GOVERNO DO ESTADO DE RETALIAÇÕES E CONTINUAM RECEBENDO AS VERBAS E MEDICAMENTOS REPASSADOS DA SESAB, ISTO MOSTRA QUE O GOV.WAGNER É MUITO FROUXO, FOSSE NO TEMPO DE ACM E AZEVEDO FOSSE OPOSIÇÃO A ELE, JÁ TERIA SIDO CASSADO. POIS O LEMA DELE ERA,”AOS AMIGOS DO REI OS FAVORES DA LEI, AOS INIMIGOS OS RIGORES DELA”.

  • Paulo says:

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO HOSPITAL DE BASE É COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO,O SENHOR PEDRO GAGO ESTÁ IMPLANTANDO TERROR DENTRO DO HBLEM,NOS POSTOS CHAVES(COORDENAÇÃO E ENCARREGADO),ESTÃO CONTRATANDO PESSOAS SEM A MINIMA CONDIÇÃO DE TRABALHAR EM UM HOSPITAL TUDO PARA FAZER O QUE PEDRO GAGO PEDE,DESVIO DE FUNÇÃO É O QUE MAIS TEM, UM ABSURDO NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIAS,PARECE QUE ESTAMOS PREGANDO NO DESERTO NINGUÉM NOS OUVE,EU NÃO TENHO MAIS ESPERANÇA, SÓ JESUS CRISTO SALVA ESSE HOSPITAL…

  • O trombone já diz tudo! Tá ai é para trombonar: Aconteçe que é questão de DNA em se tratando da Irmã do Coronel Gilberto Santana, em termos de honestidade,caráter,honradez,dignidade,são valores intrísicos da pessoa de Gilnay Santana. Entretanto,qurero dizer com total
    honestidade, o que este Hospital possui é o melhor que temos em se tratando de ser humano é a Irmã do Coronel,Gilberto Santana,o que nos devemos orgulhar-nos pela grande contribuição
    que a mesma vem desenvolvendo neste hospital.
    O quanto a Pedro Gago se trata de uma pessoa honesta, trabalhadora,servidora,um excelente marido,um ótimo amigo,têm seus defeitos como todos nós temos,uns mais do que outros,o de Pedro é BOCUDO falar demis! Basta controlar Pedro Gago.

  • 1345 says:

    Acorda Itabuna, não entro no merito de exite ou não o produto da denunncia dos Blogs, mas no porque que só agora está sendo denunciado, principalmente aqui no Pimenta ???
    Isso não já poderia ter sido denunciado vez que pela materia diz que não começou onte nem hoje…
    Ou será que isso faz parte da manobra, dos que são contra a devolução da gestão plena da saúde ao municipio???
    Acorda Itabuna, se são bandidos… POLICIA neles !!!

  • Mr Anderson says:

    Hahaha, desses larápios eu espero de tudo.

  • O justiceiro says:

    A População de Itabuna não aguenta mais, estar piorando a cada dia essa situação. Chega ser humilhante. Mas em breve chegara o mês de Outubro, estar mais perto do que longe.
    Pode ter certeza que o José Nilton Azevedo não mais será prefeito dessa cidade, pois a população de Itabuna ler blogs, ver jornais, ouvi rádios, assisti tv e comenta boca boca. Esse prefeito teve uma excelente votação pela pessoa, o que seus eleitores não sabia era que pessoas como a Gilnay Santana e Pedro Gago dentre muitos outro faria essa bagunca que eu prefirochamar isso de falta de escrúpulo ou simplesmente falta de respeito.

    Pedro Gago o seu ta guardado e muito bem guardado!

  • G L S says:

    DENÚNCIA ABSURDA, SEM FUNDAMENTO.

    VALE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

    1º. O SUS É UM SISTEMA UNIVERSAL – Isto é Saúde é reconhecida como um direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso a atenção e assistência à saúde em todos os níveis de complexidade.
    2º. o Hospital de Base – recebe um valor fixo independente para atender aos municipios, independente se é município pactuado ou não. Que nunca consegue atingir a meta contrualizada, sempre atende abaixo do contrato.
    3º. A pactuação dos municípios é feita diretamente com a SESAB. Não existe pactuação dos municipios com os Hospital de Base.
    4º O município de Itabuna, nunca repassou a sua obrigação da contra partida mensal de R$ 300.000,00. Então não há prejuízo nenhum para o município. Além do mais o dinheiro ( Hum milhão e meio) que o Estado (SESAB) repassa mensalmente na conta da prefeitura para pagar o HBLEM pelos atendimentos o senhor secretário de saúde Magela junto com o prefeito só repassa aos poucos quando a senhora Gilnay ameaça acionar o ministério público.
    5º QUEM DECIDE SE INTERNA OU NÃO O PACIENTE É O MÉDICO PLANTONISTA. NÃO CABE A SRª GILNAY MANDAR OU DESMANDAR NA INTERNAÇÃO DOS PACIENTES.
    6º O HBLEM é 100% SUS – tem a obrigação de atender todo e qualquer paciente que busque assistência.

    ESTA NOTA É PARA DESVIAR O ESQUEMA DAS LICITAÇÕES ARMADO ENTRE O SENHOR SECRETÁRIO DE SAÚDE MAGELA E O DIRETOR FINANCEIRO O SENHOR CARRERO.

  • Leonardo Soussa says:

    Gostaria de dizer que essas denuncias não têm fundamentos, pois na atual gestão do Hospital de Base não se admite comportamentos que venham a inflingir as regras da administração pública. O respeito ao dinheiro público, bem como ao patrimônio da população Grapiuna é um dos princípios da atual presidente do Hospital Luis Eduardo Magalhães(HBLEM), a senhora Gilnay Cunha Santana, que além da competência técnica é extremamente honesta.Expresso meu pensamento, pois estou muito incomodado com algumas reportagens que estão sendo divulgadas a respeito da presidência do Hospital.O Hospital de Base está de portas abertas para que a imprensa possa observar as melhorias implementadas atualmente. Ressalto que não sou apadrinhado de nenhum veredador e nem deputado, apenas não me sinto bem com injustiças.

  • coxinha says:

    1º Quando a imprensa for convidada a espionar o HBLEM, vai ser tudo camuflado já vi várias vezes isto.
    2ºA presidente do FASI só é boazinha para os seus coligados, tanta gente concursada e não concursada competente e desvalorizada tem de sobra,mas infelizmente o hospital de base absorve esse esquema de politigagem sim.
    3º Quem tem mais autonomia pra falar são os funcionários dessa instituição que precisam do salário pra comer que está defasado e o reajuste no bolso daqueles apadrinhados.
    4ºHá muita falcatrua sim, porque presenciamos todos os dias e se alguém disser ao contrário é porque está recebendo algum beneficio.

  • Papa Jaca says:

    Meus amigos.

    Em quanto este vice Prefeito estive mandando não muda nada em nossa cidade.

    Vieira a sua hora esta chegando tchatchatchatcha

    Amigo o Secrétario é o melhor que Itabuna já teve.

    Nós acretitamnos em vc Magela.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia