Tempo de leitura: 2 minutos

Em reunião com vereador, feirantes se dizem descontentes com proposta de mudança

A Feira do São Caetano não é um dos lugares mais limpos e agradáveis para se fazer compras, mas ainda assim os feirantes que atuam naquele local não aceitam a proposta da Prefeitura de Itabuna, que pretende transferi-los para os antigos galpões da Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves.
Na noite de ontem (7), cerca de 100 feirantes participaram de uma reunião com o vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) e manifestaram seu descontentamento. Eles temem que a mudança para os galpões signifique a perda da freguesia e a feira se torne inviável, citando experiências negativas como as dos bairros Conceição e da Mangabinha.
A Prefeitura comprou uma briga com a família Kaufmman, que não aceitava a desapropriação dos galpões, e ganhou a parada. Já deu até nome ao que seria a futura feira do São Caetano: “Mercadão de Itabuna”. Mas se esqueceu de combinar com a parte mais interessada.
Na reunião de ontem, foi formada uma comissão que tentará marcar uma audiência com o prefeito. O grupo pretende reivindicar a limpeza do canal que corta o São Caetano e passa no meio da feira, melhoria dos acessos, organização da coleta de lixo, lavagem periódica da feira, padronização das barracas e melhoria em setores como o que se dedica à comercialização de carne.
Resumindo, os feirantes querem continuar onde estão, porém com melhores condições. Mudar, nem pensar!

0 resposta

  1. Essa é a nossa cidade! Preferem vender frutas e verduras em cima de um esgoto, com ratos,moscas e insetos contaminando os produtos do que passarem para um local com estacionamento e infra-estrutura apropriadas.
    Espero que o vereador Wenceslau tenha coerência e não entre nesta dos feirantes apenas para tirar proveito político, afinal. mais importante do que os feirantes querem é a saúde da população.
    Como é ano de eleições, não duvido que o prefeito se acovarde e desista do projeto.

  2. Esta feira é uma calamidade pública. Tem que ter um jeito para aquilo. É certo que diversas famílias tiram seu sustento dali, mas é gritante a necessidade de higiene e organização. É vergonhoso, humilhante e revoltante a situação da feira. Parei de comprar na feira com medo de contrair alguma doença, já que não há o mínimo de infra-estrutura. Não sei se fica ou sai, mas que tem que mudar, ah, isso tem!

  3. essa reuniao foi pra fazer politicagem pra wenceslau e acacia pinho que tamben estava la pois todos nos sabemos que aquela feira nao tem mais condiçoes de fica ali mai eles esta aproveitando que é ano de politica pra fazer zuada se foseeles o prefeito ai aconversa era outra mais nao é ai colocam defeito mais o povo esta esperto com eles

  4. Porque nao tratam o esgoto , melhorando as condiçoes sanitárias estará tudo resolvido!Imaginem o quanto de prejuizo para os feirantes e para a populaçao e comércio do S. Caetano se ousarem em tirar a feira de lá! Paciência Capitao!mande os seus “limpa- botas ” se preocuparem com a saúde da cidade, Hospital de Base e retirar os camelôs da Praça Adamai, crianças das ruas,! administrar nao é só pintar meio- fio nao!

  5. Olha eu concordando com Azevedo uma vez na vida!! A feira do São Caetano, mesmo na hipótese de cobertura total do canal está em local impróprio. Transferindo todo mundo e fazendo de forma organizada, vai dar certo sim. Lá onde era a Kildare, inclusive, com a chegada da Feira, logo logo o comércio começa a se deslocar para lá e se cria um novo vetor de desenvolvimento para o São Caetano. Observem a situação nas proximidades da atual feira, parece aqueles filmes da India, só está faltando camelos e elefantes andando pelo meio do povo.

  6. Esta feira é uma calamidade pública. Tem que ter um jeito para aquilo. É certo que diversas famílias tiram seu sustento dali, mas é gritante a necessidade de higiene e organização. É vergonhoso, humilhante e revoltante a situação da feira. Parei de comprar na feira com medo de contrair alguma doença, já que não há o mínimo de infra-estrutura. Não sei se fica ou sai, mas que tem que mudar, ah, isso tem!

  7. Pimenta precisa investigar !!
    Os feirantes não querem a mudança por pressão de comerciantes
    da área, inclusive mercados, que terão, naturalmente, prejuizos
    com a transferencia.

  8. O ideal seria fazer uma consulta pública com moradores e feirantes do São Caetano, para saber a opinião da maioria e depois tomar uma decisão. Medeixeketo falou muito bem quando diz que PMI não trata o esgoto, não cuida da limpeza e organização da feira. Transferir os feirantes para o ex-galpão da Kildare talvez não resolva o problema. A alguns anos atrás a PMI retirou os moradores da Bananeira e colocou na Casinhas do Mangabinha, moral da história, eles refizeram suas casas na Bananeira e venderam ou passaram a alugar por 50 reais.Pode acontecer o mesmo no São Caetano, ao invés de resolver criar mais problema.

  9. Administre a feira onde está, coloque tudo em seus devidos lugares, cubram o canal, e vejam, se tiverem bom senso ficará uma feira invejável. com boas vendas, e todos alegres e satisfeito. Estou a disposição para ajudar como deve ser feito. Ou façam, tenham boa vontade de todos ganharão.
    E o mesmo acontece com a feira da California

  10. Em 2010 enquanto secretária da Associação de Moradores do São Caetano, juntamente com o ex presidente Zal, avisamos que o prefeito estava decidido a mudar a feira.
    Tentamos reorganizar a Associação dos Feirantes para que eles se protegessem e unidos tivessem força e voz.
    Ninguém quiz. Nem meu próprio filho que é feirante com o pai Peito Seco.
    Agora é tarde, não adianta chorar sobre o leite derramado.
    Acredito também que no galpão a questão da saúde publica será cumprida.
    Desafogará também as ruas do bairro, acabará com a prostituição, vendas de drogas e meoteiros fazendo baderna.
    É o novo. As pessoas estranham no início mas depois se acostumarão.
    E com a palavra, o prefeito que tem a caneta e manda.

  11. Por mim derruba essa feira imunda do São caetano e faz uma área de lazer..sobre o canal deve-se limpar e cobrir e fazer uma área verde, reurbanizando aquela área abandonada..
    Quanto aos feirantes, o local é mais do que adequado..com certeza vai dar um novo impulso para aquela área..
    Inclusive, poderiam transferir parte dos camelôs da cinquentenario para esta área nova..pois ficaria um novo “CENTRO COMERCIAL” que poderia funcionar toda a semana..
    A prefeitura precisa apenas asfaltas aquela avenida que esta abandonada..

  12. MEDEIXEKETO E ERICK MAIA. SÃO IGUAIS A LUMBRIGA QUEREM VIVER SEMPRE NA MERDA.
    NO LOCAL ATUAL DA FEIRA DO SÃO CAETANO. NÃO TEM COBERTURA DE CANAL, ASFALTO NAS RUAS POIS O ESPAÇO DA FEIRA SE TORNOU MUITO APERTADO SEM AS MINIMAS CONDIÇÕES DE SE COMERCIALIZAR
    NADA.
    SÓ TEM LUGAR PARA UM COMITÊ DO PCdosBandidos
    WENCESLAU JUNIOR AGORA VAI PARA TUDO QUE FOR CONVIDADO MISSA DE SETIMO DIA,ANIVERSÁRIO DE BONECA, SEPARAR BRIGA DE MARIDO E MULHER,CULTO NA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

  13. Prefeito não tem que pedir licença para agir em situação de calamidade: vai lá e faz. A feira é uma das coisas mais nojentas que se pode conceber. A imundície começa pelos próprios feirantes que despejam quaisquer restos de alimentos no chão e no próprio canal, que acaba servindo de foco para toda sorte de animais. Saúde pública começa com higiene!

  14. Sou favoravel a mudança dessa feira é uma polçiga,Wenceslau só si manifesta em ano político em cima da situação dos feirantes,os comerciantes são contra a essa mundaça porém os moradores do são caetano esta a favor!!!1

  15. Essa reunião foi na Igreja do Pr. Elias Fernandes?
    rapaz, como é que um Pastor pega um templo para fazer reuniões políticas?
    Esse cara sei não viu!

  16. Sou feirante aqui do São caetano há mais de 30 anos junto com minha familia, e fui a esta reunião e não estou sendo ameaçada por nenhum dono de comércio e nem tao pouco de politico qualquer, fui e não quero mudar, porque não tenho mais idade pra começar do zero, sim porque lá nos galpões da antiga kildare será começar tudo de novo, lá eu não terei a certeza que tenho aqui que meus fregueses vão vim e comprar. Outra coisa feira é livre e mercado é fechado, como vão impedir de que os meotas entrem no mercadão Itabuna???? E avenda de drogas? Se tem tanta certeza que lá existem pontos de droga porque não mandam a policia acabar com a festa? O comércio local agradece a presença da feira, nós só precisamos é de organização e educar o próprio feirante a não jogar lixo no chão, uma campanha de conscientização, agora porque o secretário nunca durante 7 anos enviou para lá aos domingos depois da feira um carro pipa para lavar e limpar a feira? Porque ele nunca mandou passar uma borra que fosse de asfalto naquelas adjacências? Observem o mato que cresce dentro do canal na parte mais acima indo em direção ao Pedro Geronimo, é culpa também da feira? Mudar não é necessário, e sim revitalizar a feira, cobrir o canal, colocar mais segurança, polícia nas ruas pois o comércio vive abandonado a mercê dos drogados, doidos e alcoolatras. E O serviço social nada faz para cuidar deste povo. Ah! ia me esquecendo a vigilância sanitária não aparece na feira há muitos anos o que fez com que ficasse desse jeito,e nada impede que açougueiros tenham seus balcões de frios ali mesmo cumprindo com a lei. Falar é fácil se coloquem no nosso lugar, eu nem durmo direito em pensar que muito em breve poderei estar sem ter como pagar minhas contas de água, luz, telefone e alimentação que retiro daqui da feira com muito orgulho e respeito.

  17. GENTE PORQUE NÃO REVITALIZAR A FEIRA DO SÃO CAETANO.
    SE EXISTE PROBLEMA DE HIGIENE É CULPA DA PREFITURA.
    SE EXISTE PROBLEMA COM A LIMPEZA É CULPA DA PREFEITURA.
    SE EXISTE PROBLEMA DE INFRA-ESTRUTURA É CULPA DA PREFEITURA.
    FOI A MUDANÇA DE LOCAL QUE ACABOU COM A FEIRA DO CONCEIÇÃO E DA MANGABINHA.

  18. Estes feirantes em sua maioria só querem continuar na poçilga que é aquela feira porque na verdade já estão tão acostumados com aquela imundiçe que temem ter que se adequarem a padrões de higiene que nunca tiveram que obedecer.

  19. Higiene pode se ter em qualquer lugar inclusive ali onde está a feira, o que impede que ali seja uma feira limpa? Que a límpeza seja feita porque a prefeitura e a marquise fazem uma enrolação e não limpam direito, essa é a verdade, a feira foi abandonada, mas o rapaz que cobra o solo passa todos os domingos, e os vigias também, ali nós pagamos tudo, o secretário diz que ali é patrimônio público e porque abandonou um patrimonio publico, e o povo que tira seu sustento honestamente dali? Agora observem o pessoal da prefeitura que limpa a feira? Eles não tem farda adequada nem luvas nem sacos de lixo, coisas que são necessárias para o trabalho deles, e a prefeitura promete um mercado de luxo, pra cobrar mais taxas de nós feirantes, nós não queremos um mercadão e sim uma feira livre limpa e organizada e vendendo o que é mais importante, não me importa luxo sem vender.

  20. TORÇO POR MELHORIAS EM TODAS AS FEIRAS LIVRES DE ITABUNA.HOJE TODAS ESTÃO ABANDONADAS.EM RELAÇÃO AOS GALPÕES DA KILDARE A QUALQUER MOMENTO OS KAFMANN RETOMAM OS GALPÕES, POIS A ASSESSORIA JURIDICA MUNICIPAL TEM A CARA DE AZEVEDO, MUITO DESORGANIZADA.É SÓ PASSAR EM FRENTE AOS GALPÕES E VER QUE NADA FOI FEITO AINDA.A RETOMADA DOS GALPÕES NADA MAIS FOI DO QUE UM ATO POLITIQUEIRO.QUANDO AS ELEIÇÕES SE APROXIMAREM ELES VÃO COLOCAR MÁQUINAS E UNS 3 PEDREIROS “TRABALHANDO” LÁ PRA ENGANAR OS ELEITORES.ESSA É A GRANDE VERDADE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *