Tempo de leitura: < 1 minuto

Salles (dir.) conversou sobre o assunto com o diretor-geral da Ceplac, Jay Wallace (foto Heckel Júnior)

A monilíase, praga considerada pior que a vassoura-de-bruxa, e que já atinge plantações de cacau em países que fazem fronteira com a Amazônia brasileira, constitui-se em ameaça para a cacauicultura nacional.
O secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, tratou recentemente do assunto com o diretor-geral da Ceplac, Jay Wallace, e pretende discuti-lo no próximo dia 28, em Rondônia, durante encontro de secretários estaduais de agricultura.
Salles diz ter consciência de que é praticamente impossível evitar a entrada da moníliase no país, mas observa a necessidade de adotar medidas para que isso não ocorra tão cedo. “Queremos atrasar esse processo ao máximo, até que a pesquisa agropecuária possa encontrar meios para desenvolver a tecnologia de combate”, afirma.
O secretário também defende a realização de convênios com países fronteiriços para intensificar o controle da praga. Essa proposta foi levada ao Departamento de Sanidade Mental do Ministério da Agricultura.

0 resposta

  1. Barreiras fitosanitárias são DEVER DO ESTADO. É bom controlar!
    Em 1988 a Ceplac capitaneava a CAVAB, operação de vigilância para IMPEDIR a entrada da vassoura-de-bruxa na Bahia (a CAVAB era específica para isto). Enfim, a doença entrou no exato momento de maior controle do Estado, em plena operação da CAVAB.
    Sem a cumplicidade e a “motivação” criminosa de ceplaqueanos da banda podre, a doença jamais teria chegado aqui.
    Enfim, o controle é fácil. É só não permitir outros sindicalistas como Geraldo Simões dentro da Ceplac!!!!

  2. ato humano deliberado!
    A introducao da VB na regiao foi criminosa!
    Todos conhecem os responsaveis e sao todos servidores publicos.
    Torco para que recebam em dobro o que fizeram pela regiao.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *