Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação tensa em Itaju do Colônia, onde os índios pataxó hã-hã-hãe expulsaram praticamente todos os fazendeiros e ocuparam as propriedades rurais, é vista com preocupação pelo governador Jaques Wagner.
No local, homens da Polícia Federal e da Polícia Militar tentam manter um mínimo controle. O governador também alertou o Ministério da Justiça e o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Quer medidas urgentes para evitar que o conflito se torne ainda mais grave.
Outra frente está no Judiciário. Wagner afirmou que vai cobrar agilidade no julgamento das ações que envolvem a disputa por terras na região. Os processos tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

0 resposta

  1. GOVERNADOR DA MINHA BAHIA
    VAMOS FAZER UM TRATO.
    O SENHOR SOLTA OS PMs.
    EU PECO AO MEU PAI QUE ESTA NO CEU PRA DAR UMA SOLUCAO NESSE CONFLITO.
    OLHA QTAS CHANCES
    ABRE OS OLHOS PELO AMOR DE DEUS
    SENAO PECO O SEU IMPEACHEMANT
    E A RENUNCIA DE DILMA.
    CHAMO A EXISTENCIA AGORA A RENUNCIA DA PRESIDENTA DILMA.
    FORA DILMA.
    FORA DILMA.
    EM NOME DE JESUS AMEM

  2. Êta governador leso!
    Ele sempre soube da possibilidade do agravamento do conflito entre os bandidos travestidos de índios e os produtores, contudo, sempre se manteve silente,indiferente, impermeável.
    Seu secretário de justiça é incompetente de tal forma que foi capaz de vir a região tomar café e tirar foto com bandidos, almoçar em segredo com agricultores, sem imaginar que nesses gestos só manifestou sua parcialidade e injustiça.
    Agora, resta saber se vale a Constituição e o Direito de Propriedade ou a “ditadura das minorias”, se a cadeia e o pulso firme valem apenas para os trabalhadores policiais que reivindicaram aumento salarial.
    Êta governador displicente e descomprometido com esta região!
    É bom ele lembrar que ainda existe o conflito dos auto-nominados “Tupinambás”, conhecidos nas ruas de Ilhéus, Buerarema e São José como “Pitunumbar”, com os pequenos produtores que tiveram suas fazendas ocupadas sem que houvesse sequer um ato oficial de demarcação.
    É bom ele lembrar que todos continuamos sendo eleitores e se ele e seus asseclas quiseram continuar sendo políticos é bom não se esquecerem que se o Brasil é um País de Todos, a Bahia não tem sido “Uma Terra de Todos Nós”.
    Acorda carioca!

  3. Será que agora o governo vai negociar, pois a postura autoritária do governo Wagner tem levado a Bahia a uma guerra. PEDE PRA SAIR,PEDE PRA SAIR, JÁ VAI TARDE, PT NUNCA MAIS, VOCÊ PERDEU UM MILITANTE SEUS ARROGANTES

  4. GOVERNADOR FAVOR LEMBRAR DOS TRANSTORNOS QUE A GREVE DA POLICIA MILITAR TROUXE PARA A SOCIEDADE BAIANA, TALVEZ A SITUAÇÃO NA REGIÃO DE ITAJU PODERÁ SE TRANSFORMAR EM UM BARRIL DE POLVORA COM CONSEQUENCIAS MUITO PIOR QUE A GREVE DA POLICIA MILITAR. POIS ALGUMAS VIDAS SERÃO CEIFADAS. POIS A COMUNIDADE INDÍGENA E SEUS ESTRATEGISTAS TEM COMO OBJETIVO A REPERCUSSÃO NACIONAL QUE AINDA NÃO ALCANÇOU E ESTÃO COM MUITA BALA NA AGULHA LITERALMENTE OU SEJA, DINHEIRO, MUNIÇÃO E ALIMENTAÇÃO. ESSAS AÇÕES DE MEIA DUZIA DE POLICIAIS MILITAR E FEDERAL NÃO VÃO A LUGAR ALGUM. POIS OS INDIOS ESTÃO MAIS DE 100 HOMENS ARMADOS E ME PARECE QUE OS FAZENDEIROS TAMBEM NÃO ESTÃO DISPOSTOS A ESPERA ESSAS SOLUÇÕES BUROCRÁTICAS DE GABINETES. “QUEM AVISA AMIGO É”

  5. Sr Pimenta, esclareça se é verdadeiro, comentários de que o “cacique Cabeça Branca” foi o introdutor dos Indios na Agua Vermelha em represália ao fazendeiro Genner Rocha, a fim de obtermos maiores conhecimentos da historia da Bahia.

  6. -OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL JUNTAMENTE O LIGISLATIVO E JUDICIÁRIO, PRECISAM DEIXAR DE DEMAGOGIA E DELIMITAR UMA ÁREA PARA QUE ESSES “ÍNDIOS” MEIA TIJELA POSSAM VIVER COMO ELES QUEREM, VAGABUNDANDO, POIS ESSES PSEUDOS INDIOS SÓ QUEREM FAZER ARRUAÇAS E ROUBAR O PATRIMÔNIO ALHEIO. O GOVERNO TEM QUE FAZER O QUE O GOVERNO AMERICANO FEZ, CRIOU UMA RESERVA E LÁ CONFINOU O QUE RESTA DE UMA PEQUENA RAÇA.
    -SE PARTIMOS DO PRINCIPIO QUE ESTAS TERRAS SÃO DOS ÍNDIOS E POR ISSO ELES TEM O DIREITO DE RETOMA-LAS, ENTÃO TODOS NÓS TEMOS QUE SAIR DO BRASIL E VIVER NO MAR A DERIVA. POIS HOJE ELES INVADEM AS FAZENDAS, AMANHÃ AS CIDADES E CONSEQUENTEMENTE NOS EXPULSA DAS NOSSAS CASAS.

  7. OS MAIORES MENTIROSOS DA BAHIA.
    01-JACQUES WAGNER.
    02-JOÃO MAMÃO(Assessor de Paulo Magalhões).
    03-BADU(o luxa do cacau).
    04-GERSOM(Publix).kkkkkkkkkkkkk

  8. Ele é o Governador do Estado, não tem poderes sobre o Judiciário, principalmente o FEDERAL, para dizer que vai cobrar agilidade nestes processos.
    Nosso Governador não sabe o que está dizendo. Bota uma pinga ai…

  9. Marcos Cardoso.
    Você se referiu ao Governador como carioca de forma pejorativa ou preconceitosua? Se foi, digo que vc é um energúmeno e seu comentário tosco. Sou de Conquista, moro em Itabuna faz 6 anos e me impressiona o baixo nível cultural e de politização das pessoas desta região. Nem em Blogs como o Pimenta, conseguimos encontraar postagens com reflexões serenass ou profíucas sobre os problemas da nossa sociedade. Sempre comentários apaixonados, tendeciosos, mal elaborados e sem amparo na lógica ou razão.
    Comemoramos 100 anos do nascimento de Jorge Amado, mas vejo que o cenário político e cultural em Itabuna e Ilhéus não evoluiu muito desde os escritos do amado Jorge. Uma pena a região ainda vive com nas ” Terras do sem fim”
    Leia a citada obra Marco Cardoso, talvez vc se idenfique com alguns dos personagens do livro.

  10. Rosa de Sarom.
    Quase engasguei de tanto rir com sua postagem. Prefiro acreditar que você seja uma hilária e tiradora de sarro, tú deve ser uma figura.
    Mas, lhe advirto que não deve brincar ou usar o nome de Deus/Jesus em vão. Leia Exodo 20,7 NÃO PRONUNCIARÁS O NOME DO SENHOR, TEU DEUS, EM VÃO”
    Se acredia em Deus e tem fé lhe recomendo orar a Deus pelas autoridades, não é cristão ir de encontro as leis e ordem públca.
    Rosa devemos também orar pedindo a Deus sabedoria, paciência e acima de tudo sermos exemplos de vida para a sociedade. Reflita amiga com certeza vai lhe fazer bem.

  11. Um misto de incompetência, truculência, desgoverno, terra sem lei, um governo que chega ao fim… eleito pelo povo, que acreditou em mudanças… prova inequívoca de incompetencia sem medida!
    Fim!
    Truculento!
    Liberte os policiais militares!

  12. O PROBLMA NÃO É SÓ DO GOVERNADOR
    E POR QUE TIRAR OS INDIOS, POIS A AS TERRAS SÃO DELES.
    NA EPOCA FOI O EX GOVERNADOR ROBERTO SANTOS QUE DEU OS TITULOS DE TERRA PARA OS HOMENS BRANCOS, TERRAS QUE NÃO ERA DO ESTADO.
    ENTÃO, NADA DE TROPA DA FORÇA NACIONAL PARA TIRAR OS INDIOS.
    O CASO DA POLICIA É OUTRO, POIS NÃO PODE FAZER GREVE(CF 1988 ARITO 142.
    VEJA TAMBÉM, OS POLICIAS PRESOS NÃO CONHEÇO O ESTATUTO DELES E NEM SABEM QUE ESTÃO SUJEITO AO CÓDIGO PEMAL MILITAR.
    O Dr David Pedreira conhece o CódigoPenal Militar? Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados: I – agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la; II – recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência; III – assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior; IV – ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer dêles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar: Pena – reclusão, de quatro a oito anos, com aumento de um têrço para os cabeças. Revolta Parágrafo único. Se os agentes estavam armados: Pena – reclusão, de oito a vinte anos, com aumento de um têrço para os cabeças. Organização de grupo para a prática de violência

  13. GOVERNAR PARA QUEM MAIS PRECISA.
    * AGUA PARA TODOS
    * CASA DA GENTE
    * AGRICULTURA FAMILIAR
    * VIA EXPRESSO
    * COMPLEXO VIARIO DOIS DE JULHO
    * FERROVIA LESTE OESTE
    * NOVO AEROPORTO
    * PORTO SUL
    * 5 HOSPITASI CONSTRUIDOS
    * 30 REFORMADOS
    * EM 20 DE JULHO DE 2010 ENVIOU EQUIPAMENTO PARA O HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA, QUAL O PREFEITO DE ITABUNA NO SEU PROGRAMA NO RADIO DIZ QUE FOI A PREFEITURA.
    * UNICO GOVERNADOR QUE TRANSFERIU A SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO POR UMA SEMANA PARA ITABUNA , NO CASO DA DENGUE.
    * REFORMA DO ESTADIO DE PITUACU
    E OUTRA COISA IMPORTANTE, QUE VOCÊ NAÕ SABE , MAIS O POVO BAIANO SABE, QUANDO A EQUIPE ACM/PAULO SOUTA GOVERNAVA ERA ASSIM NAS REGIÕES SECA ELA MANDA CARRO PIPA NAS VESPERA DAS ELEIÇÕES.
    WAGNER NÃO FAZ ISSO, JÁ IMPLANTOU O PROJETO DE 100 MIL SISTENAS INTEGRADAS, HOJE NÃO FALT AGUA NESSA REGIÃO. ISSO QUE DAR VOTO.
    VOTO DE POLICIA NÃO DAR PARA ELEGER GOVERNADOR, POIS A BAHIA TEM MUITAS COISA PARA FAZER.
    TEMOS NOMES
    GABRIELLE, WALTER PINHEIRO, MOEMA GRAMACHO, LUIS CAETANO, GERALDO SIMOES, GUILHERME MENESES, NELSON PELEGRINO, RUI COSTA
    E VOCES TEM QUEM?

  14. Mais uma vez a IncomPTencia está clara, o governador não consegue resolver o problema de sua casa e tem que chamar o visinho para resolver. pede pra sair PC.

  15. Para os que não conhecem a história estas terras foram demarcadas para os indígenas desde 1926 pelo governo, os indígenas não tem culpa se esse mesmo governo doou os títulos para os grandes latifundiários. Já que eles criaram a situação agora resolvam senão muita coisa vai acontecer e nós não podemos ficar de camarote vendo vidas serem ceifadas e o governo moroso pagando pra ver. Acorda Wagner, acorda supremo a situação é muito pior que vocês imaginam.

  16. Infelizmente a realidade atual de Pau Brasil e Itaju do Colônia é a mesma em vários Estados do País, como no Maranhão, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e outras regiões da Bahia e graças a irresponsabilidade da FUNAI e apoio do Ministério Público Federal, AGU e políticos de partidos de “Esquerda” – PT e PC do B principalmente. Vemos deputados federais do PT da Bahia, como o Sr. Valmir Assunção e Emiliano José fazendo pronunciamentos na Câmara Federal em defesa desses pseudos índios condenando as ações do Judiciário Baiano. Porém, o Sr. Valmir Assunção não conta que ele desce de helicóptero na Serra do Padeiro para comungar e partilhar das falcatruas e crimes do “cacique Babau”, em Buerarema. Esse Sr., o Valmir Assunção devia respeitar os eleitores pequenos agricultores de São José da Vitória, Buerarema e Ilhéus que votaram nele. Quanto ao nosso desgovernador, esse inerte, ele vive de cocá em Porto Seguro e dizem que ele é pró-índio, porém ele deve lembrar-se que ele é governador de todos os baianos, não apenas de fantasiados de índios, os quais ainda estão aprendendo a ser índios, para se aproveitas dos benefícios que o governo oferece, como as altas verbas públicas federais e cestas básicas. Parabéns à UESC,que vem alimentando essa farsa em nome do resgate da História.

  17. Cheguei a esta região a aproximadamente 30 anos e desde lá ouço falar neste tal litígio entre índios e agricultores. É imperdoável que o Governo do Estado, ainda continue impassível quanto esta questão.Digo isso porque não vemos ( a sociedade ) provas de que o estado quer realmente resolver a questão. Concordo com outros comentaristas, que não foi popuados esforços na mobilização do exército e guarda nacional na greve dos pms e por que não faz o memso nas terras de pau brasil, buerarema, olivença ? Já passou da hora da autridade maior deste estado, tomar as rédeas deste conflito, que vem ceifando vidas ao longo dos anos. Êita processo que não chega ao fim, o que será que acontece ? Tenho certeza que tanto os vulgos índios, como agricultores mais ainda a sociedade grapiúna deseja ardentemente saber, de quem é realmente as terras. O barril já está cheio, alguns já tentaram explodi-lo, vem um filho de deus e assopra o pavio, retarda a explosão, mas até quando ?

  18. ENTAO MARIA CLARA, CONTINUA RINDO.
    SOU MESMO UMA GRACA.
    E VC QUE ENTENDE TANTO DA PALAVRA DE DEUS QUE TEM TANTA INTIMIDADE ORA AI E MANDA PARAR A CONFUSAO QUE ESTA ACONTECENDO NOS 3 PODERES.
    DEPENDENDO DO RESULTADO TE DOU OUTRA RESPOSTA TA…
    AH, A PALAVRA DE DEUS DIZ TAMBEM QUE QUANDO O IMPIO GOVERNA O POVO GEME.
    EU QUERO GOVERNO DO JUSTO NOS TRES PODERES. TENHO DITO.

  19. Maria Clara
    Estou deixando de comentar, até de ler o Pimenta na Muqueca, um jornal eletrônico que considero de bom nível. Entretanto, é preciso dizer que consciência de cidadania é sentimento raro por aqui por essas plagas, ao ponto de esquecerem os direitos da população e ficarem a favor de baderna de policiais (mínima minoria, desculpe a redundância)que utilizaram o direito conferido pelos direitos humanos. O governador, seja ele brasileiro ou não, tem a obrigação de coibir abusos de quem utiliza armas contra a população. Olhem a quem os criminosos de farda (repito, mínima porção de mentes atrasadas) tomaram como exemplo para se arvorarem de poder contra a sociedade baiana: um homem expulso da PM, logo deve ter coemtido alguma contravenção. Se o governador não pune, infelizmente estamos em situação de risco.
    Qualquer menino, menina politizada (o)sabe que na era ACM, vivíamos pianinho, com servidor nível 1, com salário abaixo do mínimo, mas todo mundo murmurava escondido. Penso que o povo deve fazer pressão é com os “donos da assembleia”, que aproveitam a independência para pegar o dinheiro para eles na calada da noite. Notem que quando o governador levou a mensagem para a assembleia, os da oposição disseram que não iam passar, votariam contra, o que deveria ter sido visto pela população.
    Coerente o comentarista que lembrou nossa herança indígena e por isso temos o direito às terras, estejam elas urbanizadas, ou in natura. Se assim não for, que comprem terras e cidades, de preferência onde não haja índio (coisa difíl nesse Brasil) para quem não está nessa condição indígena de araque, porque a insegurança nas fazendas, é a própria barbárie, agressão aos direitos humanos e nós não podemos aceitar isso.
    O centenário de Jorge Amado devia atrair para Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e arredores, turistas e literatos para diversos eventos culturais – de culinária a lançamentos literários de musicais, de dança e arte de todos as nuances. Um primor. Mas não, para essas coisas, não tem verba, pois as cidades-base vem sendo destroçadas há muito tempo e é preciso uma força-tarfa para consertar.Quanto à consciência política, Maria Clara, não tenha dúvida, os partidários do desgoverno dão a alma para defender as ingerências dos chefes políticos, ainda que a cidade seja somente buraco e desordem. A Câmara de vereadores de Itabuna é cega, surda e muda, querem desconsiderar o MP e o judiciário quando não concordam com mal feitos.

  20. TEM MAIS MARIA CLARA, JORGE AMADO TINHA VERGONHA DE DIZER QUE NASCEU EM FERRADAS.
    SOU REGISTRADA EM FERRADAS E ME ORGULHO QUE MINHA FAMILIA TENHA VINDO DE LA.
    COM TANTOS PROBLEMAS SERIOS ACONTECENDO EM ITABUNA BAHIA BRASIL, VEM VC QUERER FESTEJAR CENTENARIO DE QUEM MESMO…
    ORA FACA-ME O FAVOR…
    REZE PARA OS DEUSES QUE ELE SERVIA E QUE ME PARECE VC SERVE. MAS REZE COM FORCA MESMO.
    EU VOU FICAR AQUI DE BRACOS CRUZADOS ESPERANDO VER A FORCA DE SEUS DEUSES.
    DEPOIS VC ME FALA QUEM E DEUS DE VERDADE. SE O MEU JESUS CRISTO, OU OS SEUS DEUSES…

  21. Sra. Maria Clara,
    Não queira ser a dona da verdade, porque vc não é e nem mais cristã do que ninguém. O fato de Vitória da Conquista estar indo bem no seu desenvolvimento sob a liderança do PT, não lhe dá o direito de ofender e desprezar os itabunenses e ilheenses. Somos todos baianos! Que o Sr. Jacques Wagner é omisso e invisível na nossa região ninguém pode negar, muito menos vc. Lembre-se do texto bíblico: “Não julgueis para que não sejais julgados, porque com a mesma medida que julgardes, vós sereis julgados!” Cada cidadão tem o direito de indignar-se com a postura do Sr. Governador da Bahia, que nem baiano é.

  22. Se é verdade que o governador Jacques Wagner pediu agilidade ao Judiciário no julgamento das ações que envolvem disputa de terra na Bahia entre pseudos índios e produtores rurais, porque será que ele mesmo pediu ao Supremo Tribunal Federal, em novembro passado, para retirar da pauta o julgamento da ACO 312 ( que julga a ação da FUNAI conta o Estado que deu títulos aos agricultores de Pau Brasil e Itaju do Colônia)alegando não ter condições de manter a segurança e a ordem pública no local? O mais engraçado foi a agilidade com que ele solicitou a presença da Força Nacional e o Exército durante a greve do militares. Mandou o Judiciário prender os militares criminosos (grevistas) e porque quando a Federal prende pseudos índios armados e invasores/desobedientes aos mandados judiciais de reintegração, ele e seu secretário de Justiça, ALMIRO SENA, repreendem os agente federais e ainda comemoram no site da Secretaria da Justiça do Estado a soltura desses vândalos?

  23. Quero lembrar aos produtores e trabalhadores rurais que Jacques Wagner há quase três anos esteve no Centro de Convenções em Ilhéus numa audiência com a presença de indígenas “Tupinambás” e produtores e trabalhadores rurais da região de Ilhéus, Una e Buerarema e afirmou em público que se as fazendas fossem de cacauicultores, ele mesmo mandaria demarcá-las. Mas cinicamente, o Governador, o ano passado, veio fazer a abertura do 3º Festival do Chocolate em Ilhéus. Pergunto: Quem produz o chocolate (o cacau) é índio ou é o cacauicultor?????????????????????????

  24. Quero convocar os deputados estaduais e federais do PT, Sr. Yulo Oiticica, Bira Coroa e Valmir Assunção e mais Emiliano José a denunciarem o tráfico de armas e de drogas na Aldeia Caramuru Paraguassu, região de Água Vermelha em Pau Brasil. Fora os crimes que esses índios de conveniência cometem no município e escondem-se na aldeia. Que legislação maravilhosa nós temos nesse país protetor de marginais! Será que a Comissão de Direitos Humanos do Estado já visitou a família do Presidente da Câmara de Pau Brasil, assassinado será por quem? Por que o Governador não pede agilidade na investigação do crime? Por que não procura na aldeia?

  25. Senhores agricultores e trabalhadores rurais, todo esse aparato solicitado pelo governador é para proteção dos “pobres índios”, pois são “ingênuos” e “indefesos”. Esses indivíduos enfeitados de índio são verdadeiros criminosos que expulsam idosos e crianças sob a mira de armas de fogo, num total desrespeito as leis desse país. Não respeitam o direito de propriedade privada, a Lei do Idoso, o ECA e nem os mandados de reintegração espedidos pelo Judiciário. Fazem chacota dos Juízes, pois recebem apoio do próprio governador,do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Almiro Sena, e dos deputados do PT e PC do B, como a Sra. Alice Portugal.

  26. Convoque o Exército com tanques e artilharia, Força Aérea, mostre o poder como fez com os pobres PMs, prenda os Índios e suas lideranças….
    Mostre força, demonstre competência!
    Estamos com você Governador!

  27. Há um trabalhador rural ferido no Hospital em Itapetinga, em virtude desse conflito, mas ninguém comenta. Se fosse um pseudo índio, as Comissões de Direitos Humanos do Estado e Federal já estariam por aqui. Vamos lembrar quando no ano passado índios da etnia “Tupinumbar” cobravam pedágio dos caçambeiros num areal em Olivença e foi baleado por um agente federal, pois o atacou com um facão. A Comissão de Direitos Humanos formada por seis deputados do PT, inclusive o Sr. Josias Gomes e mais o Jean Willes(PSOL)vieram de Brasília em favor do índio cobrador de pedágio e tentaram encurralar o juiz federal, Pedro Holliday, quem expediu o mandado de prisão.

  28. Vamos ver qual será a postura do Ministro da Justiça, O José Eduardo Cardoso, que mandou o Superintende Da Polícia Federal em Brasília abrir processo administrativo contra os agentes da PF, por criminalizar as lideranças indígenas. Vamos refrescar a memória: Há alguns anos, em Pau Brasil, lideranças indígenas mataram dois policiais militares e qual foi o resultado? Atualmente vemos criminosos como o Gérson Pataxó em Pau Brasil, o Nailton Muniz e sua irmã com seus mandados de prisão revogados. Isso que é País! Uma Constituição mentirosa quando diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

  29. Pede pra sair governadorzinho…se nunca tem competência para resolver os problemas dos bahianos, deixa pelo menos os outros tentarem…afff…PT nunca mais na História da Bahia, pelo amor de Deus…o que é isso…nada de vereadores, prefeitos, governadores e políticos do PT…se não a bahia vai continuar como está…em especial o sul da Bahia…fez e ainda está fazendo atrocidades com os pobres PMs que apenas reivindicaram seus direitos, pois não já tinham tentado de todas as formas…e agora o que vai fazer com esse povo de Itajú?…colocar uma bomba atômica para resolver o problema?

  30. Governo medíocre e incompetente, truculento, que prende Sindicalistas e Policiais Militares… deveria também resolver os problemas de improbidade administrativa, vejamos:
    Hoje, buscando no Diário Oficial do dia 15 de fevereiro, informação sobre minha vida funcional estranhei, e, estarrecido fiquei com o teor de duas portarias da Secretaria da Educação, assinada pelo Excelentíssimo Secretário, professor, Dr. Osvaldo Barreto, quando designa professores para ocupar cargos de confiança na administração pública, com a configuração das portarias, uma recebe o dinheiro a outra confere, uma compra a outra confere e recebe, senão vejamos:
    a) PORTARIA Nº 1.364/2012
    O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO BA BAHIA, no uso de suas atribuições e com base no artigo 204 da Lei 6677/94,
    RESOLVE
    Ficam designados os servidores, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DANTAS GUIMARÃES, Diretor Regional, cadastro 11.453.601-4, JACIRA MARIA DE OLIVEIRA DANTAS SOUSA, Coordenador IV, cadastro 11.449.695-5, para assinarem conjuntamente as Ordens Bancárias e demais documentos de Execução Orçamentária e Financeira da Unidade Gestora 3.11.017-Diretoria Regional de Educação – DIREC/07-ITABUNA/BA., e NERIVALDO BRITO CANÁRIO, Coordenador IV, Cadastro 11.462.955-8, para assinar nas ausências e impedimentos de uma das duas.
    Salvador, 14 de fevereiro de 2012.
    OSVALDO BARRETO FILHO
    Secretário da Educação.
    b) PORTARIA Nº. 1.365/2012
    O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO BA BAHIA, no uso de suas atribuições e com base no artigo 204 da Lei 6677/94,
    RESOLVE
    Ficam designados os servidores JACIRA MARIA DE OLIVEIRA DANTAS SOUSA, Coordenador IV, cadastro 11.449.695-5, para responder pela Liquidação das Despesas Realizadas e NERIVALDO BRITO CANÁRIO, Coordenador IV, cadastro 11.462.955-8, para responder pela Execução Orçamentária e Financeira da Unidade Gestora 3.11.017-Diretoria Regional de Educação – DIREC/07-ITABUNA/BA.
    Salvador, 14 de fevereiro de 2012.
    OSVALDO BARRETO FILHO
    Secretário da Educação
    Longe de nós entrarmos na vertente das indicações e/ou das nomeações, o que estamos questionando é o fato do Sr. Secretário não ter atentado para o fato das professoras RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DANTAS GUIMARÃES, Diretor Regional, cadastro 11.453.601-4 e JACIRA MARIA DE OLIVEIRA DANTAS SOUSA, Coordenador IV, cadastro 11.449.695-5, terem grau de parentesco de primeiro grau, serem irmãs, no fere a ética da administração pública. Uma recebe o dinheiro a outra confere, uma compra a outra recebe.
    A primeira, designada para Diretora Regional de Educação, e a segunda Coordenador IV. De início, acreditamos que houve equívoco por parte do Sr. Secretário nas nomeações, considerando que as mesmas possuem grau de parentesco de primeiro grau.
    O que estamos assistindo é uma violação ao principio constitucional contra o Nepotismo, através das nomeações, das designações para assinarem e responderem pelas contas correntes ativas da Regional, absurdos, que só num regime ditatorial encontramos.
    Republicamos a Lei Estadual Contra o Nepotismo:
    Proíbe a contratação ou nomeação de parentes de membro de Poder, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, Conselheiro de Tribunal de Contas e presidente, ou equivalente, de fundação, autarquia ou empresa, para cargos em comissão e funções de confiança na Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado, na forma que indica, e dá outras providências.
    O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1º – É vedada, na Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional dos Poderes do Estado da Bahia, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, a nomeação para cargos em comissão, designação para o exercício de funções de confiança ou contratação, sob qualquer regime, de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau:
    I – no Poder Executivo:
    a) de Governador e Vice-Governador;
    b) de Secretário de Estado;
    c) de presidente, ou equivalente, de empresa pública ou sociedade de economia mista sob controle do Estado;
    d) de presidente, ou equivalente, de autarquia ou fundação;
    II – no Poder Judiciário:
    a) de Desembargador e Juiz de Direito;
    b) de presidente, ou equivalente, de autarquia ou fundação;
    III – no Ministério Público, de Procurador de Justiça e Promotor de Justiça;
    IV – na Defensoria Pública, de Defensor Público;
    V – no Poder Legislativo, de Deputado Estadual;
    VI – nos Tribunais de Contas, de Conselheiro.
    § 1º – Excetua-se, da vedação estabelecida no caput deste artigo, a contratação decorrente de aprovação em processo seletivo público, bem como a nomeação ou designação para cargo em comissão ou função de confiança de servidor efetivo, desde que a investidura seja compatível com a sua formação e qualificação e de que o exercício não ocorra em subordinação direta ou indireta à autoridade que dá causa à incompatibilidade.
    § 2º – A proibição prevista neste artigo estende-se aos parentes consangüíneos ou afins, entendidos estes últimos no limite fixado no § 1º do art. 1.595 da Lei Federal nº 10.046, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil Brasileiro.
    § 3º – A superveniência de vínculo familiar inexistente à época do provimento não constitui causa de sua invalidade.
    Art. 2º – Os atos praticados em ofensa à presente Lei não geram qualquer direito ou obrigação, incorrendo o infrator em improbidade administrativa.
    Art. 3º – Os Chefes dos Poderes, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais dirigentes qualificados no art. 1º promoverão as exonerações necessárias ao fiel cumprimento desta Lei no prazo máximo de 90 (noventa) dias a partir da sua entrada em vigência.
    Art. 4º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 06 de junho de 2007.
    JAQUES WAGNER
    Governador
    Diante do exposto, solicito em nome da comunidade baiana, dos princípios que regem a democracia do Brasil e da Legislação Estadual, a imediata regularização da cadeia hierárquica da Direc-07, Itabuna, e, tornar sem efeito as portarias que designam irmãs para assinarem em nome do Estado.
    Saudações,
    Solicito o anonimato, para evitar perseguições, prisões, lei da mordaça e caças às bruxas.

  31. Governo medíocre e incompetente, truculento, que prende Sindicalistas e Policiais Militares… deveria também resolver os problemas de improbidade administrativa, vejamos:
    Hoje, buscando no Diário Oficial do dia 15 de fevereiro, informação sobre minha vida funcional estranhei, e, estarrecido fiquei com o teor de duas portarias da Secretaria da Educação, assinada pelo Excelentíssimo Secretário, professor, Dr. Osvaldo Barreto, quando designa professores para ocupar cargos de confiança na administração pública, com a configuração das portarias, uma recebe o dinheiro a outra confere, uma compra a outra confere e recebe, senão vejamos:
    a) PORTARIA Nº 1.364/2012
    O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO BA BAHIA, no uso de suas atribuições e com base no artigo 204 da Lei 6677/94,
    RESOLVE
    Ficam designados os servidores, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DANTAS GUIMARÃES, Diretor Regional, cadastro 11.453.601-4, JACIRA MARIA DE OLIVEIRA DANTAS SOUSA, Coordenador IV, cadastro 11.449.695-5, para assinarem conjuntamente as Ordens Bancárias e demais documentos de Execução Orçamentária e Financeira da Unidade Gestora 3.11.017-Diretoria Regional de Educação – DIREC/07-ITABUNA/BA., e NERIVALDO BRITO CANÁRIO, Coordenador IV, Cadastro 11.462.955-8, para assinar nas ausências e impedimentos de uma das duas.
    Salvador, 14 de fevereiro de 2012.
    OSVALDO BARRETO FILHO
    Secretário da Educação.
    b) PORTARIA Nº. 1.365/2012
    O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO BA BAHIA, no uso de suas atribuições e com base no artigo 204 da Lei 6677/94,
    RESOLVE
    Ficam designados os servidores JACIRA MARIA DE OLIVEIRA DANTAS SOUSA, Coordenador IV, cadastro 11.449.695-5, para responder pela Liquidação das Despesas Realizadas e NERIVALDO BRITO CANÁRIO, Coordenador IV, cadastro 11.462.955-8, para responder pela Execução Orçamentária e Financeira da Unidade Gestora 3.11.017-Diretoria Regional de Educação – DIREC/07-ITABUNA/BA.
    Salvador, 14 de fevereiro de 2012.
    OSVALDO BARRETO FILHO
    Secretário da Educação
    Longe de nós entrarmos na vertente das indicações e/ou das nomeações, o que estamos questionando é o fato do Sr. Secretário não ter atentado para o fato das professoras RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DANTAS GUIMARÃES, Diretor Regional, cadastro 11.453.601-4 e JACIRA MARIA DE OLIVEIRA DANTAS SOUSA, Coordenador IV, cadastro 11.449.695-5, terem grau de parentesco de primeiro grau, serem irmãs, no fere a ética da administração pública. Uma recebe o dinheiro a outra confere, uma compra a outra recebe.
    A primeira, designada para Diretora Regional de Educação, e a segunda Coordenador IV. De início, acreditamos que houve equívoco por parte do Sr. Secretário nas nomeações, considerando que as mesmas possuem grau de parentesco de primeiro grau.
    O que estamos assistindo é uma violação ao principio constitucional contra o Nepotismo, através das nomeações, das designações para assinarem e responderem pelas contas correntes ativas da Regional, absurdos, que só num regime ditatorial encontramos.
    Republicamos a Lei Estadual Contra o Nepotismo:
    Proíbe a contratação ou nomeação de parentes de membro de Poder, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, Conselheiro de Tribunal de Contas e presidente, ou equivalente, de fundação, autarquia ou empresa, para cargos em comissão e funções de confiança na Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado, na forma que indica, e dá outras providências.
    O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1º – É vedada, na Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional dos Poderes do Estado da Bahia, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, a nomeação para cargos em comissão, designação para o exercício de funções de confiança ou contratação, sob qualquer regime, de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau:
    I – no Poder Executivo:
    a) de Governador e Vice-Governador;
    b) de Secretário de Estado;
    c) de presidente, ou equivalente, de empresa pública ou sociedade de economia mista sob controle do Estado;
    d) de presidente, ou equivalente, de autarquia ou fundação;
    II – no Poder Judiciário:
    a) de Desembargador e Juiz de Direito;
    b) de presidente, ou equivalente, de autarquia ou fundação;
    III – no Ministério Público, de Procurador de Justiça e Promotor de Justiça;
    IV – na Defensoria Pública, de Defensor Público;
    V – no Poder Legislativo, de Deputado Estadual;
    VI – nos Tribunais de Contas, de Conselheiro.
    § 1º – Excetua-se, da vedação estabelecida no caput deste artigo, a contratação decorrente de aprovação em processo seletivo público, bem como a nomeação ou designação para cargo em comissão ou função de confiança de servidor efetivo, desde que a investidura seja compatível com a sua formação e qualificação e de que o exercício não ocorra em subordinação direta ou indireta à autoridade que dá causa à incompatibilidade.
    § 2º – A proibição prevista neste artigo estende-se aos parentes consangüíneos ou afins, entendidos estes últimos no limite fixado no § 1º do art. 1.595 da Lei Federal nº 10.046, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil Brasileiro.
    § 3º – A superveniência de vínculo familiar inexistente à época do provimento não constitui causa de sua invalidade.
    Art. 2º – Os atos praticados em ofensa à presente Lei não geram qualquer direito ou obrigação, incorrendo o infrator em improbidade administrativa.
    Art. 3º – Os Chefes dos Poderes, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais dirigentes qualificados no art. 1º promoverão as exonerações necessárias ao fiel cumprimento desta Lei no prazo máximo de 90 (noventa) dias a partir da sua entrada em vigência.
    Art. 4º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 06 de junho de 2007.
    JAQUES WAGNER
    Governador
    Diante do exposto, solicito em nome da comunidade baiana, dos princípios que regem a democracia do Brasil e da Legislação Estadual, a imediata regularização da cadeia hierárquica da Direc-07, Itabuna, e, tornar sem efeito as portarias que designam irmãs para assinarem em nome do Estado.
    Saudações,
    Solicito o anonimato, para evitar perseguições e caças às bruxas.

  32. HOJE EM DIA OS POLÍTICOS DIZEM A TODO MOMENTO QUE NÃO DEVEMOS PREJULGAR E NEM TAMPOUCO TOMAR OS CARGOS PÚBLICOS DOS MESMOS SEM ANTES A JUSTIÇA JULGAR O MÉRITO DA QUESTÃO ONDE ESTES POLÍTICOS ESTÃO ENVOLVIDOS. NO CASO DOS INDÍOS A QUESTÃO ESTÁ PARA SER JULGADA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ENTÃO COMO É QUE ELES PODEM INVADIR FAZENDAS ROUBAR E QUEBRAR EQUIPAMENTOS RURAIS, MATAR GADO , PORTAR ARMAS E AINDA MANDAR RETIRAR O GADO DA FAZENDA DESDE QUE O PROPRIETARIO CONCORDE EM DEIXAR ALGUMAS CABEÇAS DE GADO PARA CONTINUAR VIABILIZANDO ESTE MOVIMENTO DE GUERRILHA. ESTE É UM PAÍS QUE AS LEIS SÓ FUNCIONAM DE ACORDO A PRESSÃO DA GRANDE MÍDIA E/OU INTERESSES POLÍTICOS PRÓXIMOS AOS QUE GOVERNAM OU MELHOR AOS QUES ESTÃO NO PODER.
    AQUI TUDO PODE………..

  33. Wagner é mentiroso, Pergunte a ele o que ele disse em uma reunião com os indios pataxós em Pau Brasil a mais ou menos dez anoa atrás? Ele se fazia acompanhar de Paulo Magalhães, Edson Duarte lideranças indigenas e de fazendeiros e, da Polícia Federal.

  34. DEUS MEU PAI, EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO A QUEM EU SIRVO, POE UM FIM NESSE CONFLITO.
    QUE CHEGUEM A UM TERMO.
    EM TDO MEU PAI QUE ESTA NO CEU. VEJO A TUA MAO.
    QUE O NOME DE JESUS SEJA GLORIFICABO.
    AMEM E ALELUIA.

  35. QUANDO VEJO ESSES “INDIOS” NA TV DANDO ENTREVISTA FICO A ME PERGUNTAR ONDE ESTÃO OS VERDADEIROS INDIOS DESSE NOSSO BRASIL.QUANTO AS PROVIDÊNCIAS DE WAGNER,PODEMOS ESPERAR SENTADOS.ATÉ ELE SARAR DA PRÓXIMA BEBEDEIRA ESSE CONFLITO JÁ SE RESOLVEU POR AQUI MESMO.

  36. Sr Pimenta,
    Afinal, qual foi a participação do “CACIQUE CABEÇA BRANCA” na instalação dos Indios na reserva Caramurú? Se alguem saber, informe através deste “blog”, é importante, para conhecimento da sociedade.

  37. Vocês estão propondo um outro massacre? igual ao dos Tupinambá de Olivença, que aconteceu no Cururupe?
    A falência doS cacauicultores, não aconteceu hoje, e sim quando se acabou com as farras dos empréstimos aos fazendeiros em bancos. O que aliás, nunca se pagou nada, e ainda falam em anistia!
    Este governo tem juízo.

  38. Desgoverno? medo de (falsos indios), incompetência ? falta de pulsso?afinal de contas Governadosr , o que está faltando para o Sr tomar o mais rápido possivel uma decisao ? todos nós da Bahia ouvimos falar que o tal dos Índios estao fortemente armados,e n sua concepaço , como o sr classifica os agricultores proprietários da fazendas invadidas? de grileiros? marginais ? ou o que?Pelo que me consta, so na Bqhis que título e registro de terras nao tem nenhum valor jurídico?Paciência Governador! “direito tem , quem direito anda”Vamos respeitar a constituiçao!!!!!

  39. Não tenho a menor dúvida que Pau Brasil e Itaju do Colônia se transformarão na Nova Reserva Raposa Serra do Sol(RR). Deus tenha misericórdia daquela população tão pobre, que mora naqueles morros de Pau Brasil, ladeiras com escadarias! Em 1988, quando da promulgação da Constituição Federal, art. 231, garantiu-se demarcação para áreas onde existissem indígenas vivendo em suas tradições. Não é o caso de Pau Brasil e Itaju do Colônia. Se existiu índio por lá, em 1988, já era aldeamento extinto, além do mais, os que ocupam a região atualmente ainda estão aprendendo a profissão e alguns são filhos dos agricultores que foram expulsos, mas com artimanha uniram-se maritalmente com os “novos índios”. Há inclusive funcionários públicos federais com gado nos pastos por lá.

  40. Atualmente cadastrar-se junto à FUNAI como índio virou fonte de renda, principalmente para as “lideranças indígenas” e algumas nem são brasileiras, como é o caso do Presidente da ONG “www.indiosonline.org” – o Sr. SEBASTIAN GERLIC, pois é um argentino que nem o português direito fala. QUE PAÍS É ESSE?!?

  41. È do conhecimento de muita gente que tem até advogada índia e invasora, OAB 23364 – IVANA CARDOSO DE JESUS – vulgo “Potira” recebendo verba pública federal de quase 20.000,00 reais. Oh! movimento indígena maravilhoso!Onde está a OAB?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *