Tempo de leitura: < 1 minuto

A forma como a Prefeitura de Ilhéus trata a educação acusa uma absurda falta de compromisso com o futuro da cidade. Iniciado o ano letivo, muitas escolas permanecem como estavam nas férias – ou seja, sem aulas – porque não há professores. Em outras, como as da Ponta da Tulha, não há sequer energia elétrica, cortada há mais de dois meses por falta de pagamento.
Informações que chegam a este blog dão conta de que muitos professores aprovados em concurso para dar aula na zona rural ficam só um tempo, o suficiente para que algum padrinho político consiga posto mais confortável, de preferência no centro da cidade ou nos bairros mais próximos. O resultado disso é que a falta de professores atinge principalmente as salas de aula dos distritos e povoados mais distantes.
A Secretaria Municipal de Educação diz que vai convocar 32 professores ainda para este ano letivo. Estima-se que esse número esteja muito aquém da necessidade, que seria de mais ou menos 150 profissionais. Um quadro inaceitável e irresponsável, que exige ação dura do Ministério Público.

0 resposta

  1. Esse caos, infelismente é verdade, e não é só na zona rural. minha filha está matriculada no CAIC no 2º ano, turno vespertino e ontem quando á levei p/ a escola, recebi a notícia de que as criança de 06 e 07 anos. não tem professora para dar aula. E que nós Pais e responsáveis ficassemos ligando p/a escola pra saber quando iria começar o ano letivo para essas crianças. E eu não sei o que é pior, o porteiro do CAIC é um guarda municipal. no meu entender: GUARDA MUNICIPAL, é pra proteger o patrimônio da cidade e não pra ficar abrindo e fechando portão de escola municipal.
    cadê os aprovados p/ porteiro?
    Isso é uma vergonha, Ilhéus infelismente está uma verdadeira bagunça, esse PREFEITO é incompetente e inresponsável.
    Porque tanta demora pra convocar os concursados?
    Tanta gente competente querendo trabalhar, e essa novela do concurso municipal de Ilhéus que não acaba. até quando isso?
    A população de Ilhéus tem que acordar, parar de acreditar em promessas e dar o troco nas eleições municipais em Outubro.
    CHEGA DE DANÇA DAS CADEIRAS!

  2. AÍ O BICHO PEGA MEU IRMÃO, FISCALISAR OS ATOS DO EXECUTIVO, É OBRIGAÇÃO DO LEGISLATIVO, O CIDADÃO DE ILHÉUS E DE TODO O BRASIL, ANALISE COM CARINHO OS SEUS REPRESENTANTES, ASSIM MUITA COISA IRÁ MUDAR.

  3. Tá sem professor pq querem já q/os aprovados no concurso do ano passado esperam ser convocados e até hj nada.E segundo infomções a secretátia anuciou, se ñ me engano no BA TV de ontem q/ iria contratar professores durate 02 meses até resolver questões do concurso, sendo q/ já foram feitos tdos os processos, faltando apenas a nomeação e posse para entrar em exercício. É tanto complicado assim? E já q/ era p/ continuar c/contratos pra que fez concurso então? Temos q/tomar providências c/ esse discaso.

  4. um absurdo,só podem convocar 32 ,mais podem contratar 200kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    amanhã estaremos reunidos na appi para de lá irmos ao Ministério Publico.
    contamos com a participaçãp da emprensa.

  5. O concurso foi homologado hoje. E agora, qual a justificativa para a não convocação dos professores aprovados? Circulam informações (não sei se verídica) de que a Prefeitura vai contratar (ou já contratou) professores temporários, por um período de 2 meses. Se for procedente, o MP deve agir. Os candidatos aprovados merecem respeito, as nossas crianças têm direito a educação de qualidade e isso inclui profissionais habilitados, concursados, valorizados.

  6. é realmente lamentável a maneira como a Educacão Pública Municipal da nossa cidade é tratada. descaso, falta de pagamentos, merenda e material escolar, espaço físico minimamente adequado para que as aulas sejam ministradas. E ainda dizem que a Educação é a salvação do Nosso País, resta saber que país queremos salvar tendo em vista o tipo de educação que nos é oferecido.

  7. esse concurso de Ilhéus deveria ganhar o prêmio do mais incoerente de todos os concursos,foi tudo errado desde o começo.E pelo que vejo os governantes querem que os aprovados se sintam culpados por terem passado nesse certame.

  8. UMA VERGONHA ESSE GOVERNO MUNICIPAL DE ILHÉUS.TRISTE UM GOVERNANTE NAO INVESTIR EM EDUCAÇÃO.MAS DÁ PRA ENTENDER…ELE É UM TREMENDO MAL EDUCADO.ESSE PREFEITO, SE TIVESSE O COSTUME DE LER,PODERIA TER APRENDIDO COM A FRASE ABAIXO:
    “Eu aprendi…
    …que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu”
    (William Shakespeare)
    NOTA: ELE SE CERCOU DE PESSOAS PIORES QUE ELE.POR ISSO DEU NISSO QUE ESTÁ AÍ.

  9. EU QUERO SÓ VER ESSA CONVOCAÇÃO POR CALENDÁRIO PORQUE PROFESSORES CONCURSADOS PRECISAM DE TODOS SEM EXCEÇÃO DE UM QUERO SÓ VER,NÓS CONCURSADOS NÃO PODEMOS DEIXAR A POLITICAGEM VENCER VAMOS A LUTA PELOS NOSSOS DIREITOS.

  10. QUERIDOS
    OS CONCURSADOS FIZERAM EXAMES MÉDICOS, QUE POR SUA VEZ TÊM VALIDADE.E AÍ? QTO À EDUCAÇÃO ILHEENSE, QUE PENA QUE ESTÁ ASSIM.AFINAL, ILHÉUS É UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DA BAHIA, LOGO A EDUCAÇÃO DEVERIA ACOMPANHAR À SUA BELEZA.

  11. Caros colegas, temos que cobrar do governo municipal que se cumpra a lei! Esta relação com os nomes dos convocados terá que sair ainda esta semana…pois já temos os exames (feitos com urgência) e documentação solicitadas em mãos e não vamos fazer outros exames! O sindicato tem que continuar nos ajudando nesta causa!

  12. Contratar professores temporários, por 2 meses, sob qual argumento? emergência? incompetência? má fé com os concursados?
    Não! emergência? O resultado saiu dia 27 e dia 28 foi homologado. Os candidatos foram orientados a providencia rapidamente exames e documentos. Ou seja, todos os aprovados estão prontos para assumir, o que descarta a argumentação de emergencia. Incompetência? Entreguem os cargos… Má fé? Por favor, respeitem nossa inteligência, nossos direitos! Obrigado pelo espaço, seu pimenta! E, por favor, ajudem os professores, ajudem pelo direito deles e em espcial, pelo direito que crianças e adolescentes têm de uma educação de qualidade! Abraço.

  13. Que saudades da Professora Dinalva Melo á frente da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, mesmo sem ser Ilheense foi um exemplo de competência, comprometimento e zelo com a hoje combalida educação do nosso Município.

  14. Prefeitura de Ilheus, estamos esperando a convocação dos aprovados no concurso. Crianças sem professores…professores capacitados sem tomar posse!!!Isto não pode acontecer!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *