Tempo de leitura: < 1 minuto

Murillo Camarotto, do Valor Econômico
O governo da Bahia assinou ontem um protocolo de intenções com a empresa Cabral Mineração, subsidiária local da australiana Cabral Resources, para a exploração de minério de ferro no interior do Estado. O acordo, segundo o governo baiano, inclui a construção de uma unidade produtora de concentrado de ferro, em um investimento de US$ 2,2 bilhões.
Listada na Bolsa de Valores da Austrália, a Cabral Resources informou que a consolidação dos projetos da ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul foram fundamentais para a assinatura do acordo. O modelo de negócios da Cabral deu seu maior passo hoje, afirmou a companhia, em comunicado.
Pelo protocolo, a Cabral garantiu o escoamento de pelo menos 15 milhões de toneladas anuais de minério pela ferrovia Oeste-Leste e pelo Porto Sul. O acordo também prevê a oferta, pelo governo baiano, de toda a infraestrutura necessária para a operação, além de benefícios fiscais e suporte para a captação de financiamento junto aos organismos brasileiros, especialmente junto ao BNDES.
A exploração do minério será concentrada na região de Brumado, que fica a pouco mais de 500 quilômetros de Salvador. Já a unidade de concentrado de ferro ficará na cidade de Livramento de Nossa Senhora e terá capacidade de 15 milhões de toneladas anuais. Procurados, os representantes da australiana não foram localizados.

0 resposta

  1. Estão fazendo da Bahia uma grande laranja, …, estão retirando o suco, e só vai sobrar o bagaço para os nossos filhos e netos, …!!!
    PT = Cupim: Quando se percebe, só ficaram as ruínas, nada mais, …!!!

  2. Enquanto os falsos Tupinambás invadem as roças ao sul de Ilhéus, a zona norte da cidade vira ponto de “descarrego” de ricos minérios in natura da Bahia (negócio da China, negócio da Austrália) através dos verdadeiros índios, estes da aldeia-mór de Salvador. A diferença é que os neo índios não pedem espelhinhos, apitos, radinhos de pilha (agora na versão celular) e outras quinquilharias em troca. E ainda dão benefícios fiscais e dinheiro do BNDES para os exploradores de suas aldeias…

  3. E o ouro possivelmente contido no minério de ferro de Brumado. Ninguém comenta isso. Claro que se houver, o ouro vai junto para a China ou outro país pelo mesmo preço da tonelada de minério concentrado. País que exporta sua matéria prima a preço internacional é país atrasado.Sinceramente,

  4. Pessoal deixam de ser ignorantes, pesquisem primeiro antes de falar algo que não faz sentido! Mineração predatória sim degrada o solo. Engraçado a Bahia precisa de desenvolvimento e não de atrasos com idéias sem sentido. Alias quem ousa falar da mineração não abre mão dos seus computadores, carros e demais luxos que a matéria prima vem da mineração! Tenham um bom dia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *