Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai assumir o cargo em 19 de abril em substituição ao atual presidente, ministro Cezar Peluso. Para a vice-presidência foi eleito Joaquim Barbosa.
A eleição é meramente formal, pois o STF segue um rito pelo qual a presidência é sempre ocupada pelo ministro que está há mais tempo no tribunal e não a exerceu. Ao todo Britto recebeu 10 votos. Apenas ele não votou em si mesmo.
Ayres Britto foi nomeado ministro do STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Ele é de Propriá, no interior do Sergipe. Leia mais.

0 resposta

  1. Seu Pimenta, complementando a Nota, vale lembrar que ambos os ministros, Cesar Peluso e Ayres Britto, deixam o Supremo Tribunal Federal ainda neste ano, em setembro e novembro respectivamente, quando completam 70 anos, idade limite para permanência ativa no serviço público.
    Seguindo o critério informal de ser eleito o ministro mais antigo que ainda não tenha assumido a presidência, assume a cadeira o ministro Joaquim Barbosa. Peluso e Britto podem prolongar a sua estada no Supremo acaso o Congresso aprove a PEC da Bengala, Proposta de Emenda Constitucional que estica até os 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória no serviço público.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *