Tempo de leitura: < 1 minuto

Cemitério do bairro Pontal: não há vagas (foto JBO)

A Câmara de Vereadores de Ilhéus teve nesta quarta-feira, 14, mais uma de suas sessões antológicas. Em discussão, a complicada situação dos cemitérios da cidade, onde quase não há mais espaço para a realização de sepultamentos. Achar uma solução é prioridade máxima para os ilheenses, mas o debate entre os vereadores sepultou mesmo foi o bom-senso e acabou arrancando risos diante de um assunto que deveria ser tratado com seriedade.
Um dos pontos altos foi quando um vereador lembrou que o problema dos cemitérios na área urbana da cidade está grave de tal maneira, que algumas famílias estão enterrando seus mortos em distritos na zona rural. E saiu-se com essa: “está havendo um êxodo rural de defuntos”… (seria o contrário, mas deixa pra lá).
Teve mais:
Estreante na Câmara, onde substitui Bel do Vilela (afastado por questões de saúde), Raimundo do Basílio afirmou que seu bairro (claro, o Basílio) tem um dos cemitérios “mais populosos da cidade”. E coroou o discurso, afirmando que “em Ilhéus, para quem tem jazigo no cemitério, menos mal; mas para a pessoa que vai morrer pela primeira vez, a situação é mais difícil”.
Ontem na Câmara, muita gente morreu várias vezes. De rir!

0 resposta

  1. Numa cidade no interior da Itália, os governantes decidiram, por decreto, que as pessoas estão proibidas de morrer, pois não há mais vagas no cemitério local, …!!!
    Pelo jeito, Ilhéus está copiando o “estilo europeu de resolver as coisas”, …!!!

  2. -ESSA CAMARA DE ILHEUS ESTA MAIS PARA CIRCO DO QUE UMA INSTITUIÇÃO TÃO IMPORTANTE PARA VIDA DE UMA POPULAÇÃO. MAS ELA É O REFLEXO DE UM POVO ACULTURADO QUE ELEGE INDIVIDUOS QUE SÃO A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
    -NÃO SOU POLÍTICO MAIS UM CIDADÃO POLITIZADO, E VOU DAR UMA SUGESTÃO QUE MUITAS PREFEITURAS PODERIAM ADOTAR PARA RESOLVER ESTA FALTA DE ESPAÇO QUE HÁ NOS CEMINTÉRIOS PÚBLICOS. BASTA COPIAR O QUE A STA.CASA DE MISERICORDIA DE ITABUNA FAZ, NA ADMINISTRAÇÃO DO CEMINTÉRIO LOCAL, QUE É PARTICULAR.
    – A CADA TRES ANOS OS ESQUELETOS SÃO REMOVIDOS DAS SEPULTURAS OU GAVETAS NA PRESENÇA DE FAMILIARES, E OS OSSOS SÃO COLOCADOS EMBALADOS E IDENTIFICADOS EM UM DEPOSITO CHAMADO DE OSSOARIO. ESSA PRATICA NÃO PERMITE QUE HAJA FALTA DE ESPAÇO E SEMPRE HAVERÁ VAGAS PARA NOVOS SEPULTAMENTOS.
    -É UMA MEDIDA EFICAZ, BARATA, E AS PREFEITURAS RESOLVE ESTE GRANDE PROBLEMA SEM GASTAR UMA FORTUNA PARA CONSTRUIR NOVOS CEMINTÉRIOS.

  3. E em brasília, estão matando um político baiano,(cada vez que o governador Wagner viaja). Será que o vereador tá achando que Basílio é a mulher de Brasilia? “Quem cai em Brasilia, fica em situação difícil tambem”. Um ou outro que se salva. Aqui tem um deles.
    Este Raimundo, é um professor de matar de rir!

  4. – Estou aqui, com a alma lavada e enxaguada de indignação por esse atentado covardista e crapulento! Diante do assassinato deste prefeito memorável, deste político relembrável, deste cidadão inolvidável o povo tem sede de justiça, de paz, e de…
    – Seus ateístas despenitentes! Vocês não respeitam nem um homem morto?
    – Se defunto votasse, o coveiro já estaria eleito!
    – Vexame para o nosso prefeito, agora em estado de defuntice compulsória, ter que andar três léguas para ser enterrado.
    – Povo de Sucupira, meus conterrâneos: vim de branco para ser mais claro. Se eleito nas próximas eleições, meu primeiro ato como prefeito será o de cumprir o funéreo dever de mandar fazer o construimento do cemitério municipal.
    – Meus conterrâneos! Tomo posse como prefeito desta cidade com as mãos limpas e o coração nu, despido estripitisicamente de qualquer ambição de glória. Nesta hora exorbitante, neste momento extrapolante eu alço os olhos para o meu destino e, vendo no céu a cruz de estrelas que nos protege, peço a Deus que olhe para nossa terra e abençoe a brava gente de Sucupira.
    – Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda… do meio de campo, caindo pra direita!
    Texto ORIGINAL do BEM-AMADO. A vida sempre copiando a arte…

  5. É este o retrato dos nossos edis não somente em Ilhéus como em todo o Brasil. Este ano vai ter eleição, cabe a população saber escolher os seus representantes. Interessante é que são estes mesmos vereadores que votarão as contas rejeitadas dos prefeitos, quando o Tribunal de Contas rejeita. este é o retrato do nosso Brasil.

  6. O que nós ilheenses temos que entender é que Ilheus parou no tempo, a cidade não tem nenhum representante político de se tirar o chapéu, percebe_se o descaso com tais atitudes como essa.O povo devia tomar vergonha na cara e escolher melhor seus representantes e não esses politicozinho de meia tigela…é por isso que odeio política!

  7. Não sou eu culpado por ter no Legislativo, pessoas não alfabetizadas, nem políticos corruptos ocupando cargos no Legislativo e Executivo.Meu voto, só dou a pessoas que tem conhecimentos, não voto em analfabetos.Deveria a Justiça Eleitoral exigir dos candidatos a cargo Eletivos a conclusão de curso superior.Para ser lixeiros exige o segundo grau completo nos Estados do Sul e Sudeste.Por que não exigir dos candidatos ao Legislativo o terceiro grau completo ou que esteja cursando curso superior.No primeiro mandato do vereador representante dos pescadores (esta gravado nos anais do Legislativo), em discuros emotivo foi por ele tido em plenário:Sou um homem trabalhador desde criança de 5 anos que trabaiô, agradeço a minha mãe por ela ter mitido, sem ela ter mitido eu não estava aqui na Câmara exercendo o mandato de vereador represntando os eleitores que me confiaram o seus votos…Vota em candidato analfabetos depois não tem direito de reclamar.O povo cidadão eleitor tem a arma nas mão o título de eleitor, ele é culpado de eleger vereadores sem instrução, tem os Legisladores que mereçem, pagando mico no Legislativo.

  8. Ilheus recebeu a nota 0,2951. Para sair do critico tem que chegar a 0,4000…
    mas parece não ser tão grave.. resolve-se com pai nosso e piada na camara…

  9. Ilheus recebeu a nota 0,2951. Para sair do critico tem que chegar a 0,4000…
    mas parece não ser tão grave.. resolve-se com pai nosso e piada na camara…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *