WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










abril 2012
D S T Q Q S S
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

editorias





itao




PEIXES MORREM NO RIO CACHOEIRA

Uma cena triste e lamentável vem sendo presenciada por quem caminha pelas margens do Rio Cachoeira, no trecho que corta o centro de Itabuna: trata-se da morte de milhares de peixes pela falta de oxigênio, agravada pela estiagem. Sob a chamada “ponte velha”, por exemplo, é assustador o “tapete” de peixes mortos boiando nas águas fétidas do rio.

A degradação do Cachoeira resulta principalmente da falta de política de saneamento básico no município. A cidade joga quase 100% de seus dejetos diretamente no rio, sem tratamento, cometendo um crime ambiental que o transforma num canal a cada dia mais poluído.

O mau cheiro contamina o ar ao longo do rio durante o dia e grande parte do centro da cidade e bairros adjacentes à noite. Sem ação efetiva para retirar o esgoto do rio e o lixo de suas margens, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) mantém na conta de água a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto.

Estiagem acentua a poluição do Rio Cachoeira (foto Luiz Conceição/Pimenta)

13 respostas para “PEIXES MORREM NO RIO CACHOEIRA”

  • eleitor 2012 says:

    V E R G O N H A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • A cultura do nosso país nem está ai com os ser humano imagine se
    vai preocupar-se com as mortes de centenas e milhares de peixes.
    No dia que haver uma consciência coletiva deste país em garantir
    e preservar a vida das pessoas como se fosse o tesouro,mesmo uma
    pessoa, morta por falta de assistência médica num hospital,ou por falta de segurança numa cidade ou no campo. Ou mesmo em se tratando de indenizar uma vida pelo poder judiciário,não fosse uma quantia insignificante,que só faz ofender a própria insignificância da vida.
    No dia que nós ser humanos alcançar-mos esta conscietizacão coletiva que a vida humana é um tesouro dos tesouro ai sim podemos nos preocupar com os demais,como aqueles peixes mortos
    no “Rio Cachoeira”

  • SHERLOCK HOLMES says:

    JÁ QUE A EMASA COMETE CRIME AMBIENTAL HÁ VÁRIOS ANOS, PORQUE AINDA NÃO FOI MULTADA?
    JÁ QUE A EMASA COBRA ESGOTO TRATADO E NÃO TRATA PORQUE O MINISTÉRIO PÚBLICO,E AS ENTIDADE DE CLASSE (OAB, GAC, ACI E CDL) AINDA NÃO ENTRARAM NA JUSTIÇA PEDINDO A DEVOLUÇÃO DESTE DINHEIRO PAGA INDEVIDAMENTE?
    JÁ QUE COBRAR POR UM SERVIÇO QUE NÃO É EXECUTADO É CRIME PORQUE O MINISTÉRIO PÚBLICO AINDA NÃO ACIONOU A EMASA?
    PORQUE OS SINDICATOS DOS TRABALHADORES NÃO ACIONAM A EMASA ASSIM ESTARIAM PRESTANDO UM BENIFÍCIO A SEUS ASSOCIADOS.
    E POR FINAL ONDES ESTÃO ESTES DISPRESÍVEIS VEREADORES QUE NÃO TOMAM UMA PROVIDÊNCIA?
    ACORDA ITABUNA !

  • (?) ^ (?) says:

    Nós somos culpados, estamos pagando taxa de esgoto e o poder municipal n/faz nada, inventaram uma despoluição de mentira. Isso é caso de MP. Por favor Promotor Inocêncio, aperta estes maladros.

  • graúnadapedrapreta says:

    Está tudo gritante nesta cidade do desgoverno: trânsito, lixo, violência, saúde, saneamento básico… Se a justiça tirasse a venda dos olhos, via muita coisa. Mas…

  • péricles says:

    A nossa indignação é uma mosca sem asas
    Não ultrapassa a janela de nossas casas
    Indignação… Indignação…
    Indigna Nação.

  • seu pimenta eu sou de ilhéus mais gosto tambem de itabuna porque vcs não exporta de ilhéus para itabuna os ambientalistas que existe aqui para atrapalhar o proguesso da cidade leva eles pra lá pra proteger o rio cachueira aí eles tem muito o que fazer realmente ser ambientalistas aqui eles são bolsista só enche os bolsos com ongs para o atraso da cidade.

  • PAULO DE TARSO says:

    O PROJETÃO DE AGAMENON E GERALDO DA EMASA CADÊ????
    TUDO BALETA PARA ENGANAR BESTA

  • Sérgio Oliveira says:

    Eu só vejo o Rio Cachoeira salvo com a adoção de algumas medidas, a saber:

    1 – Antes de mais nada, a construção da barragem, para regular a vazão do rio, principalmente em épocas de estiagem, como agora (contém o excedente durante as cheias e libera água paulatinamente, conforme a estiagem avança – tal medida tanto evitará as enchentes, quanto o apodrecimento das águas, em época de vazão baixa, como agora), …!!!

    2 – Tratamento de esgotos dos municípios que são banhados pelo rio, inclusive os municípios antes de Itabuna, mediante tratamento dos rios que formam o Cachoeira, …, todos eles, …, pois o maior problema de poluição aqui na nossa região é por material orgânico (esgoto), …!!!

    3 – Conscientização da população, para que não joguem lixo, detritos, dentro dos rios e córegos, …!!!

    Se não forem adotadas estas três medidas, não adiantará ficar aqui procurando culpados. (Mesmo porque culpados somos todos nós), …!!!

    Por enquanto, falta vontade política, responsabilidade, comprometimento, por parte dos Prefeitos, dos Deputados,do Governodo Estado, da população em geral…!!!

    Não é nada tão difícil de ser feito, mas dura algum tempo até os primeiros resultados começarem a aparecer, …!!!

  • biguestressado says:

    onde estão os demagogos que vivem dizendo ” vamos limpar o cachoeira “?
    demagocia pura mesmo.
    eleição vem aí!!!!!

  • biguestressado says:

    onde estão os demagogos que vivem dizendo ” vamos limpar o cachoeira “?
    demagogia pura mesmo.
    eleição vem aí!!!!!

  • O Aríete says:

    Enquanto o Cachoeira daqui vai matando os peixes; o “Cachoeira” de lá vai matando gente e os sonhos de milhões de brasileiros!

    Souza Neto

  • O CIDADÃO says:

    -HÁ MUITO O VELHO CACHOEIRA DEIXOU DE SER RIO E PASSOU SER ESGOTO A CEU ABERTO DE ITABUNA. EU E MUITOS PAGAMOS 70% DE TARIFA DE UM ESGOTO NÃO TRATADO, E TODOS SE CALAM MEDIANTE ESTE ESTELIONATO EFETUADO PELA PREFEITURA ATRAVÉS DA EMASA.
    -CADÊ OS ORGÃOS AMBIENTAIS QUE TANTO ESBRAVEJAM CONTRA O PORTO SUL??? ESTÃO CEGOS E OMISSOS POR RAZÕES ESCUSAS E CONVENIENTES??

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia