O potencial de desenvolvimento agrícola sustentável com foco em sugestões de linhas de pesquisa para os cinco ecossistemas da Bahia será debatido hoje, 6, e amanhã, em Salvador. As discussões ocorrem durante o Simpósio Potencial de Desenvolvimento Agrícola Sustentável e Sugestões de Linhas de Pesquisa”.

O evento é promovido pela Academia de Ciências da Bahia (ACB) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A solenidade de abertura acontece, às 18h, no Marazul Hotel, com a palestra do agrônomo, economista e professor da USP, José Eli da Veiga, com o tema Desenvolvimento Agrícola Sustentável, uma Possibilidade Contemporânea.

O evento também vai gerar propostas que interessem ao Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Bahia e também ao Estado e à sociedade civil, como contribuição aos debates no evento internacional Rio + 20.

Nesta segunda-feira, 7, o simpósio terá em cinco sessões sobre os ecossistemas do território baiano: Semiárido, com Manoel Abílio Queiroz (Uneb); Altitudes, com Abel Rebouças (Uesb); Recôncavo, com Carlos Alfredo Lopes (UFRB); Litoral, Mata Atlântica e Cacaueira, com Rui Barbosa da Rocha (Uesc); e Cerrado, com Fábio Gelape Faleiro (UnB).