WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




alba



bahiagas





junho 2012
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

editorias





itao






PATAXÓS RECEBEM COMIDA ESTRAGADA NA CÚPULA DOS POVOS NA RIO+20

Pataxó tapa o nariz diante de comida estragada.

Índios da etnia Pataxó de aldeias de Porto Seguro, no Extremo-sul da Bahia, denunciaram ter recebido quentinhas com comida estragada durante debate sobre soberania alimentar, no Aterro do Flamengo, na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Por isso, tiveram que recorrer ao sanduíche.  As quentinhas foram servidas no almoço pela organização do evento para representantes de 15 etnias.

As marmitas com arroz, macarrão, feijão e carne estragados foram recusadas pelas lideranças indígenas. A maioria dos índios baianos passou o dia à base de pão com mortadela. Depois de participar da Cúpula dos Povos, eles ainda esperavam ter um jantar mais saudável neste domingo, 17 no Acampamento Terra Livre, instalado no Sambódromo, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Liderança da Aldeia Guaxuma, de Porto Seguro, Mucaxo Pataxó também estava entre os que receberam o almoço estragado. “Não comi porque dava para reconhecer. Como representante dos nossos parentes aqui, na hora vi a comida não dava para comer e devolvi. A gente tem costume de coisa boa, apesar de ser índio. Por que tratam a gente assim?” esbravejou para a reportagem da Agência Brasil.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) informou que suspendeu o contrato com a empresa fornecedora do almoço. Para o jantar deste domingo, e para as demais refeições até dia 22, outra empresa foi contratada. A entidade é responsável pelo Acampamento Terra Livre, inaugurado para 1,7 mil índios na última sexta-feira.

4 respostas para “PATAXÓS RECEBEM COMIDA ESTRAGADA NA CÚPULA DOS POVOS NA RIO+20”

  • Bumerangue says:

    A curpa disso é da REDE GROBO, VEJA e dos DUZAMERICANO, com certeza nenhuma ong ligada aos partidos socialistas de araque trabalharam nesse evento.

  • Zeus says:

    Quem disse que os maravilhosos patachós comem feijao com arroz e carne tipo patin ou pescoço? A organizaçao deveria ter colocado lagostas, pitús,filet mingnon,arroz integral ( para nao engordar)ou entao uma muqueca de robalao ao molho de camarao.Vcas ouviram o que o cacique o Sr Mucaxo pataxo falou? nos estamos acostumados a comer bem ” apesar… de sermos indios”Esse é o Brasil somente dos direitos!

  • Jaciara says:

    Culpem a APIB, a articulação dos povos indígenas do Brasil, que usa os índios para mover protestos liderados por partidos emergentes. Quem contratou a comida foi essa associação que, pelo jeito, trata os índios como lixo.

  • Ubiraci says:

    Zeus… Provalmente não deve ser o seu nome pq geralmente não se tem coragem de coloca-lo, um cara que tem o cod nome de ZEUS deve se achar superior… O que para alguns é um privilegio, para nós indigenas é um meio de sobrevivencia, comer lagosta ou muqueca esta para nós como esta a comida japonesa para vcs.
    Quando eu aponto um dedo para alguem, 3 dedos são apontados para mim… Só reconhecemos aquilo que conhecemos.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia