Tempo de leitura: 2 minutos

Nove municípios baianos foram selecionados entre os 80 em todo o País no piloto do Programa Cidades Digitais. De acordo com o governo, o objetivo é “melhorar a gestão e os serviços dos municípios, além de oferecem, pelo menos, um ponto de acesso público à banda larga”.

Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca e Vitória da Conquista são os selecionados na Bahia. Por meio do programa, o Ministério das Comunicações quer facilitar práticas de transparência na gestão pública.

– Ao mesmo tempo, ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde, acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas e pagamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbanao] via internet – disse a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto, à Agência Brasil.

Para chegar às 80 cidades escolhidas, a partir de uma lista de 192 municípios, os critérios foram: municípios de até 50 mil habitantes, localizados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede, e cidades com menor índice de desenvolvimento.

“Esses critérios visam a diminuir as diferenças de inclusão digital no país”, disse a secretária. “Neste primeiro momento a cidade terá instalado um anel de fibra ótica ligando pelo menos quatro pontos destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e o ponto de acesso ao público”, acrescentou.

6 respostas

  1. QUE TRANSPARENCIA? O ESTADO DA BAHIA SE NEGOU A TORNAR PUBLICO OS GASTOS COM PESSOAL E MAIS RECENTENMENTE A ABRIR AS CONTAS DO FUNDEB. QUE FALÁCIA, QUE BALELA. PURA ENGANAÇÃO.

  2. E enquanto isto, Ilhéus que sedia um Pólo de Informática e Eletroeletrônica e tem um Centro de Pesquisas em Informática e Eletroeletrônica nem proposta apresentou.

    É triste. E realmente cansa.

  3. Pelo menos isso o pessoal do prefeito Azevedo conseguiu trazer.. O Cidades Digitais e a Internet da Telebras..

    Mesmo que esta ainda não esteja difundida em Itabuna, mas esta presente na cidade o POP (ponto de presença).
    Ponto para o Azevedo.. Certamente isso não teve influencia do Deputado Vassoureiro e Comerciante (de emendas)..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *