Tempo de leitura: 3 minutos

Marco Wense

Em Itabuna, salvo algum acidente de percurso, teremos uma disputa acirrada entre o prefeito Azevedo, que busca a reeleição pelo DEM, Juçara Feitosa (PT) e Vane do Renascer (PRB).

A primeira conclusão do processo sucessório, também a mais escancarada e inquestionável, é que os diretórios municipais e as comissões provisórias não têm autonomia nenhuma.

Partido político e nada é a mesma coisa. Só na escolha dos candidatos a vereador é que as legendas ainda mostram um pouco de independência, de insubordinação.

Os dirigentes tupiniquins não passam de bonecos de engonço, pobres marionetes do traiçoeiro e movediço jogo político. A ditadura no comando estadual das legendas é monstruosa.

As articulações interioranas são como moedas de troca para alimentar os interesses dos que se acham donos dos partidos. É o vergonhoso toma-lá-dá-cá, quase sempre pecuniário.

Os políticos – com as honrosas e pouquíssimas exceções – são como prostitutas. O pior é que os “homens da lei”, que deveriam impedir todo o lamaçal eleitoral, terminam protegendo os ladrões do dinheiro público, carinhosamente chamados de ficha suja.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou o registro dos candidatos com contas eleitorais rejeitadas. É bom lembrar que esses candidatos tiveram o direito ao contraditório.

A decisão do TSE é, no mínimo, um absurdo. A consequência imediata é a banalização das contas eleitorais. A impunidade, cada vez mais forte e robustecida, causa maior da corrupção, agradece.

Agora vem o pós-convenção, com os candidatos oficialmente lançados e liberados para a campanha de rua, principalmente para o indispensável corpo a corpo.

Em Itabuna, salvo algum acidente de percurso, teremos uma disputa acirrada entre o prefeito Azevedo, que busca a reeleição pelo DEM, Juçara Feitosa (PT) e Vane do Renascer (PRB).

O vereador Vane, que é o candidato da Igreja Universal do Reino de Deus, acredita que vai encarnar o novo. Ou seja, o candidato sem nenhuma ligação com o fernandismo e o geraldismo.

Juçara Feitosa acha que o diferente nessa eleição é a possibilidade de Itabuna ser administrada – pela primeira vez – por uma mulher, dando um chega-pra-lá nos marmanjos.

O democrata José Nilton Azevedo, com o maior tempo no horário eleitoral, aposta todas as fichas no trabalho que vem fazendo na periferia da cidade.

RENATO, ACÁCIA E WENCESLAU

Acácia, Wenceslau e Renato.

O médico Renato Costa, a professora Acácia Pinho e o vereador Wenceslau Júnior são os vices, respectivamente, de Azevedo, Juçara Feitosa e Vane do Renascer.

A escolha do vice não é assentada no desejo e na vontade de quem ocupa a cabeça de chapa. São as circunstâncias políticas que apontam a melhor opção ou a única.

O PRB, por exemplo, não queria Wenceslau como vice de Vane. Republicanos continuam achando que o comunista, em decorrência do imbróglio no Legislativo, pode prejudicar a campanha do representante da IURD.

O PRB já tem um plano B. O ex-vereador Luis Sena, que já foi candidato a vice-prefeito de Renato Costa e Juçara Feitosa, é o nome do PCdoB para substituir Wenceslau.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

29 respostas

  1. Eu tenho uma dúvida:

    A candidatura da frente, do conjunto formado por Vane e Wenceslau, considerada por alguns como a terceira via aqui no município, retira mais voto de quem: Juçara ou Azevedo, …?!?!?!

    Na eleição passada, o PC do B estava com o PT, e mesmo assim o PT perdeu para Azevedo, e com diferença de quase 12.000 votos, …!!!

    Se o PC do B conseguir levar para a frente da quel ele faz parte, a quantidade de votos que iria para o PT, para a sua própria candidatura, não será pior para o pessoal do PT, …?!?!?!

    Então, como a disputa poderá ser acirrada, …?!?!?!

    Esta é a minha dúvida, …!!!

  2. Só nos resta votar no menos pior e o menos pior não é Azevedo. Disconfio que ele aceita ser o testa de ferro dos acompanhantes que só querem dar o golpe de misericordia com mais um mandato. Se ele continuar, as verbas que estão por vir, vão parar nos bolsos dos mesmos. E como tem “benfazejos” no esquema Azevedo! Desse jeito Itabuna não aguenta!

  3. “A candidatura da frente, do conjunto formado por Vane e Wenceslau, considerada por alguns como a terceira via aqui no município, retira mais voto de quem: Juçara ou Azevedo, …?!?!?!”

    RESPOSTA, MEU VELHO:

    Agora com mais uma derrota do quase ex-vereador WENCESLAU, eu aposto na migração de votos para Juçara. Simplesmente porque o eleitor de Vane do Renascer quer o mesmo que o de Juçara: MUDANÇA JÁ!

    Além disso esses partidos são mais “chegados” que o DEMOcratas.

  4. Zelão diz: – “Tentando explicar o caos!”

    Historicamente o PCdoB em Itabuna não ultrapassa a cas dos 10 mil votos nas eleições majoritárias.

    A eleição de Azevedo seu deu por dois motivos: – Primeiro o apoio de Fernando Gomes (que retirou a apoio dado anteriormente ao capitão Fábio) e, o segundo motivo, foi o “erro estratégico do PT” por não manter “viva” a candidatura de Fábio, na falsa leitura das pesquisas de que o apoio de Fábio – no apagar das luzes – levaria votos a candidatura de Juçara, sem atentar que o eleitorado de Fábio tinha o mesmo perfil do “fernandismo” e, portanto, identificado com Azevedo.

    Nessa eleição, se não tiver o apoio ostensivo de Fernando Gomes e mais a alta rejeição pela má administração, fica difícil (impossível) a Azevedo repetir o feito da eleição de 2008.

  5. Eu acho engraçado como algumas pessoas ainda abrem a boca para dizer que votam no 13, sendo que esse povo nunca fez coisa alguma por aqui, além do governo horroroso que o PT vem fazendo na Bahia (sem educação, sem segurança, sem saúde pública, sem infra-estrutura), só tem propaganda, mais nada, …!!!

    Tem gente que é cego mesmo, …!!!

    Todos nós pagamos impostos, mas não temos retorno, …, o J.W. foi o mais bem votado por aqui, se elegeu, mas virou as costas para Itabuna, e nada fez por aqui até o momento, …!!!

    Além disso, será que esse pessoal, gastando tanto dinheiro para se eleger, não irão querer tudo de volta, com juros e correção, …, só a Rádio Difusora foi uma fortuna, …, certamente não irá ficar de graça, caso eles sejam eleitos, …!!!

    Abram os olhos, capicongos, …!!!

    Tem gente que só sabe das coisas depois que elas acontecem, …!!!

    Meu Deus, …!!!

  6. essa parte final que fala dos vices, na minha opniao foi mal intencionada para enfraquecer o candidato vane . 2 peças chave para chegar a essa conclusão : primeiro citou a igreja universal, chegando a chama-lo de candidato da universal ( todos nos sabemos da fama desse igreja ). segundo reforçando a duvida citando o vice wenceslau.

    pergunto eu , pq a pessoa que fez essa coluna nao citou todo o imbróglio para que acácia e renato chegassem a esse posto ?

    abram o olho, estão querendo tirar a força de vane, eles sabem que ele tem boca , esta crescendo e no final pode engolir os outros candidatos !

  7. O MEU É 10. O MEU E DE MINHA FAMÍLIA TODA +/- UNS 50. AH, ENQUANTO AO VICE, PODE SER WENCESLAU OU SENA. EU ATÉ PREFIRO SENA.

  8. Aqui em casa todo mundo vai de Juraça, vamos ver se com a mulherada a coisa anda pw a cidade está abandonada, azevedo traiu todo minha familia e toda a cidade, azevedo nunca mais.

  9. Esse é o querido, porém inconstante, Marco Wense.

    De início tratava VANE com um desdém impressionante. Muitas vezes publiquei meu repúdio diante de seus comentários que insistia em sequer citar o nome desse moço que é, sem sombra de dúvidas, a maior revelação (senão esperança)da desacreditada política itabunense. Agora, ainda que forçosamente, afirma em meio ao seu comentário que a disputa será acirrada e, claro, inclui o nome de VANE.

    Em que pese, Wense, sua tendência ou paixão unilateral nessa política, claro, direito de todo eleitor, porém, não se esqueça que além de eleitor, és um “articulista-comentarista”, o que está deixando muito a desejar visto que suas tendências a cada dia se afasta daquilo que deveria ficar velado.

    Duas considerações positivas no seu comentário precisam ser destacadas:
    A primeira é que os candidatos a Prefeito não têm o direito de escolher seus vices. As coligações partidárias e o “jogo” político falam mais alto e determinam.
    A segunda é que, ainda que de forma bem tímida, você Wence, termina por afirmar que no caso de Jussara não deu tanto trabalho assim para que fosse escolhido um vice, pois o PT ergueu as mãos para o céu agradecendo a Deus por Acácia ter se decepcionado com a “Frente” e ter se tornado a única opção como vice.

    Pra terminar, meu caro Wense, quando anteriormente você jurava, afirmava, apostava que Wenceslau seria o candidato a Prefeito pela “Frente”, por várias vezes eu pedi que você anotasse que seria VANE o candidato, pois não perderia nem de longe pra Wenceslau e/ou Acácia. Viu? Eu estava certo!

    Agora vou mandar você anotar novamente. A disputa será acirrada sim, porém, esse acirramento se dará entre Azevedo e VANE, pois Jussara será a terceira colocada nessa eleição.

    Agora, seu maior erro Wense, foi afirmar que VANE é o candidato da “IURD”! Que infelicidade de comentário! VANE é o candidato de todas as pessoas de bem dessa cidade, inclusive àquelas que professam sua fé na Igreja Universal. Não deixe que um tom discriminatório religioso tome conta dos seus comentários. Seria de grande valia ao leitor um articulista absolutamente imparcial.
    Não diria um abraço. Mas um aperto de mão.

  10. O ELEITOR ITABUNENSE PRECISA SABER QUE AQUI, NÃO TEM SEGUNDO TURNO, POTANTO, O MELHOR VOTO NESTA ELEIÇÃO, É O VOTO “ÚTIL” PARA ITABUNA SAIR DO(S) “BURACO(S)”.
    TÔ NESSA AÍ!

  11. Meu VOTO é JUSSARA E Acácia((13)…pra ver e VALER,pois o Melhor VICE È VC Acácia…Renato…( ave- maria) Wenceslau (cruz em credo)AFFFFFFFF!!!!!

  12. Wense

    Meu admirado. A opção que temos é Juçara e Acácia para votarmos.
    Analisemos temos a Frente Fria que são os dois vereadores que são omissos em tudo que acontece em nossa cidade, não fizeram o papel de fiscalizador de legislador,somos campeões da violência, no lixo na dengue em tudo falando, o vice da Frente responde um processo de Fraude de Consignação de empréstimos, a qualquer momento pode ser afastado novamente, o qual você já sabe quem vai pagar essa dívida somos nós itabunense com os autos impostos IPTU e outros. O outro candidato a reeleição foi o pior que já tivemos em toda a história grapiuna. Portanto ITABUNA EM 1º LUGAR. Reaja Itabuna, vamos dar o troco nas urnas a esses abrutes do dinheiro público.

  13. O pcdob teve vice com Dra. Conceiçao e perdeu; teve vice com Sena e perdeu; tem vice com o Wenceslau, (com estas denúncias aí…) vai ganhar de quem!

  14. Pobre itabuna

    Até comentarista político ñ sabe ser coerente com o seu papel social de informante parcial,opinião própria sabemos q Marco Wense tem, mas penso q ñ foi feita uma entrevista pessoal sobre a opinião dele p ele sair escrevendo/falando as besteiras q pensa.
    Vane é o candidato de tds q sabem q Itabuna precisa sair da dobradinha DEM e PT. Wenceslau ñ é um bom vice, mas vice…td mundo sabe…
    Chega de interesses pessoais gnt, o q vc ganha com um emprego ñ dá p custear a vida em sua cidade tão maltratada(exceto a nata q é muito bem paga), a maioria briga por um candidato incompetente e corrupto por causa de oitocentos reais q poderia ser ganho com uma Itabuna próspera, de outra forma e sem ter rabo preso a alguém q no fundo vc sabe ser nojento!!

    Vote em Vane ou anule seu voto,afinal ninguém nunca viu pau q nasce torto concertar Ex my love ñ vale nem 1,99.

    Acoooordaaaaaaaaa Ibabuna a política é repudiante, para favorecer ou derrubar adversário partidário eles fazem qq coisa: O governo federal faz, o municipal desvia e dz para a população que Dilma não faz, e o governo federal e estadual tb pode deixar de fazer para não beneficiar o governo municipal da oposição(menos provável na atual administração q temos/federal mais íntegra e municipal mais inescrupulosa).
    Ou Vane ou nulo, pode até não servir, mas os outros já TEMOS CERTEZA QUE NAO SERVEM!!!

  15. Caro Sr. Marco Wense,

    gostaria de lembrar ao nobre articulista do Diário da Bahia que, a senhora Juçara Feitosa ou qualquer outra candidata, caso venha a ser eleita prefeita deste conceituado município,não será a primeira, e sim segunda, já que a primeira foi a senhora Namir Oliveira Mangabeira e Silva no período de 05.09 a 03.10.1966, tempo suficiente para regularizar a situação dos funcionários com relação a férias, 13º salário e enquadramentos.
    Sem mais, agradeço a atenção dispensada.

    Sds,
    Maria da Glória Oliveira Mangabeira

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *