Tempo de leitura: < 1 minuto
Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, poderá ter 2º turno.

Pela primeira vez na história, o segundo turno nas eleições municipais pode incluir mais um município baiano. Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral do Estado, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de conhecer seu prefeito dia 27 de outubro. O segundo turno só se realiza quando nenhum candidato atinge a maioria absoluta de votos no primeiro turno da eleição, que neste ano ocorre no dia 7 de outubro.

Após vistoria da Justiça Eleitoral, o município confirmou ter 215.299 eleitores. Vitória da Conquista ultrapassou o mínimo necessário para exigir segundo turno no pleito para prefeito, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei das Eleições.

A juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral comemora. “É um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, conseqüentemente, de eleitores”. A cidade comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores.

8 respostas

  1. Moro em Itabuna,mas tenho saudades da minha terra.Só de olhar a foto da velha Rio-Bahia vemos o quanto essa grande cidade cresceu e se desenvolveu.Parabéns Conquista,pela conquista do direito de ter 2º turno.

  2. CONQUISTA É HOJE UMA REALIDADE NO Q DIZ RESPEITO A DESENVOLVIMENTO. POVO CONCIENTE E EXIRGENTE ACIMA DE TUDO. É COM MUITA COBRANÇA QUE O GOVERNO LOCAL TRABALHA E SE DESDOBRA E MESMO ASSIM CORRE O RISCO DE NÃO GANHAR NA PRÓXIMA ELEIÇÃO. O QUE TRAZ DESENVOLVIMENTO A UM MUNICIPIO É O GRAU DE INSTRUÇÃO Q SUA SOCIEDADE TEM, E NÃO SEU TAMANHO, A QUANTIDADE DE REPRESENTANTES NA ASSEMBLÉIA (MUITOS NÃO MOVEM UM DEDO), OU COISA E TAL…

  3. Parabéns conquistenses! Povo trabalhador esclarecido, que sabe escolher bem seus administradores. Um exemplo para as pessoas de bem.

  4. Que inveja dos conquistenses! E pensar que já fomos a 2ª cidade mais importante da Bahia. Hoje, só temos a apresentar um alto indice de violência, muita sujeira e buracos nas ruas fedorentas da cidade e uma saúde caótica
    Pobre Itabuna!

  5. O ideal é que fosse possível a realização do 2º turno em municípios que tivessem mais de 100 mil eleitores, pois isso aumentaria a lista de municípios em pouco mais de 50, no Brasil inteiro, mas agregaria a maioria da população, …!!!

    Só para nós termos um exemplo, aqui na Bahia, se fosse como eu estou dizendo, nós teríamos possiblidade de 2º turno, além de Salvador, Feira e Conquista, …, também em Itabuna, Juazeiro, Camaçari e Ilhéus. Dificilmente entraria nesta lista, hoje, mais algum município, além destes citados por mim, mas certamente englobaria a maioria dos principais municípios do interior baiano, onde se concentra a maior parte da população do estado (os principais colégios eleitorais baianos), …!!!

    Aqui em Itabuna, por exemplo, nós corremos o sério risco de eleger alguém com cerca de apenas 40% dos votos, …, o que não representa a vontade da maioria dos eleitores da nossa cidade, …, o que deixa em dúvida a legitimidade do processo eleitoral, …!!!

    Como a única coisa permanente no Universo é a mudança, quem sabe algum dia isso possa ser revisto, ser alterado, ser corrigido, …, além de algumas cidades, naturalmente, com o crescimento populacional, atingirem os tais 200 mil eleitores, …, ao atingirem cerca de 300 mil habitantes, …!!!

    Eu acredito que, pelo menos aqui em Itabuna – analisando o nosso crescimento populacional, e fazendo uma projeção – isso venha a ocorrer daqui a uns 20 anos (lá para o ano de 2032), pelo menos, …!!!

    Situação pior mesmo é a de Ilhéus, cuja população vem “diminuindo” ao longo do tempo, pelo menos de acordo com o IBGE, …!!!

    Mas pelo menos uma coisa já mudou para melhor, na lei eleitoral: O que já foi um grande passo, um grande avanço. A partir das próximas eleições municipais nós não mais teremos reeleição de quem quer que seja, …!!!

    A evolução tem sido lenta, mas gradual, …!!!

    A vida é assim, …!!!

  6. O píor de tudo é saber que teremos um número bem maior de vereadores e que vereadores!Carlito do Sarinha, ze da pereba, tonho da linguila, carlos das versduras fulano do … …. . Todos preparados para tirar proveitos aplicandoa lei de Gerson “tirar vantágem”Mas ainda resta uma esperança de mudança!vamos correr atraz dela e com fé em Deus conseguiremos!

  7. Conquista só melhorou quando o povo aprendeu a votar,principalmente nos vereadores.Quem desenvolve a cidade é uma Câmara de qualidade que cumpre o seu papel:legislar e fiscalizar o executivo.Aqui em Itabuna ,infelizmente o povo ainda não aprendeu isso e elege pessoas como: Loiola,Didi do INPS,Solon,Milton Cerqueira(o que um bicheiro tem a acrescentar a uma cidade?),Pólvora,etc etc.O que esperar de uns homens desses???

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *