Tempo de leitura: 2 minutos
Jovens foram maioria na caminhada pela paz em Itabuna (Foto Pimenta).

Cerca de 800 pessoas, a maioria estudantes de escolas particulares, percorreram a Avenida do Cinquentenário, centro, na manifestação contra a violência em Itabuna. A Caminhada pela Paz, convocada pelo Grupo de Ação Comunitária (GAC), foi encerrada com ato público na Praça Adami e a oração do Pai Nosso.

Neste ano, o município aparece em 8º lugar no ranking nacional do Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari e Ministério da Justiça. O mesmo estudo mostra Itabuna entre os quatro municípios mais violentos para jovens de até 19 anos em todo o País. O levantamento engloba os 22 anos do Estatuto da Criança e Adolescente.

Para o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, a caminhada pacífica foi um grito silencioso de paz que deve tocar – principalmente – no coração dos jovens que são as maiores vítimas da violência. “Esperamos que este movimento da sociedade chegue à juventude que, em grande parte, está desorientada e sem rumo”.

Segundo o líder católico, “é urgente que as autoridades ajam para criar oportunidades de educação e trabalho. O que pensa um jovem sem aulas na rede pública há 100 dias? Que futuro o espera? Não há outro caminho para a justiça social que não seja pela educação”, comentou.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa e Segurança Pública, Washington Cerqueira, também criticou a indiferença dos políticos e a omissão de grande parte da sociedade. “A sociedade civil precisa acordar. Há descrença na política e eventos como esse reforçam a necessidade de sua lutar contra a violência”, declarou.

6 respostas

  1. A cidade vem tendo nos últimos 30 anos péssimos prefeitos,que não estão nem aí para os jovens.Péssimas escolas,Secretaria de Esportes que não funciona,desemprego e muito mais.Em contrapartida a Bahia tem um péssimo governador que só sabe asfaltar estradas e nada mais.Ele acha que aumentar o efetivo policial resolve tudo.Pra que tantos policiais se não tem viaturas? Onde estão as políticas públicas para o jovem? Escolas técnicas,primeiro emprego,nada disso é valorizado.O resultado é essa tragédia.Não adianta passeatas,o que o povo precisa é aprender a votar e tirar do poder Azevedos,Geraldos,Cumas,Wagners e outros péssimos gestores.

  2. A verdade é que todo mundo de branco na cinquentenário até que é bonitinho, mas efetivamente não vai adiantar nada! Essa mobilização tem que ser feita pra cobrar dos governos Federal, Estadual e Municipal uma mudança imediata das leis e principalmente que as leis existentes sejam cumpridas. Uma manifestação contra a corrupção que assola nosso país e nosso município. Convenhamos, vc acha que o traficante que fatura alto vai tá comovido com a passeata pela paz? Temos que nos mobilizar pra cobrar daqueles em quem votamos!

  3. O Sr.Bispo deveria sim usar sueus salões Paroquias para ministrar aulas de cidadania a esta população carente, ai sim estaria contibuindo para a redução da criminalidade e pelo menos a diminuição da corrupção que impera em nosso município, e não participando de passeatas que não modificam nada, vamos instruir a população para que aproveitadores da ignorância alheia sejam banidos de nossa cidade

  4. concordo com Cidadao e com Combate!Para se ter paz tem que ter guerra de combate ao tráfico, políticos desonestos,mostrar toda a nossa insastifaçao com tudo de errado que está por aí!como fazer isso: dando vaias como estao fazendo com o Wagner,proibindo a entrada deles nos espaços públicos ,ex: bares , restaurantes,lojas, entrevistas em rádios , jornais, blogs e tvs! etc etc!pregar com mais veemencia em todos os lugares que nao queremos e que nao suportaremos msis essas atitudes mesquinhas, desonestas e corruptas!Tentarmos atraves da imprenssa e justiça( que anda com o bloqueio de bens de todos os marginais sem distinçao e posiçao social, credo, sexo e cor!Exigir leis duras para usuários e traficantes!com prtisao perpetua para traficantes!Presidios agricolas para politicos corruptos e para os seus comparssas do crime em geral!Nao votar nessa turma que esta no poder e que so fazem bem para eles mesmos! Mudar total!tentar melhorar esse País!

  5. Nos tempos em que se podia um jovem ter um trabalho a criminalidade era muita baixa, infelismente nossas leis tiraram essa preciosidade dos lares e está aí o resultado!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *