Tempo de leitura: < 1 minuto
Hospital de Base enfrentará nova paralisação na segunda, 23.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SindServ) anuncia paralisação do  Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães na segunda-feira, 23, entre as 7h e 9h. A decisão foi tomada em assembléia no estacionamento do hospital na terça-feira, 17, depois de os trabalhadores avaliarem a recusa da direção em conceder o reajuste de 5,5% da campanha salarial de 2012.

Além de não querer pagar o reajuste já aprovado pela Câmara Municipal, a direção do HBLEM também não cumpre o acordo de fornecer vale-transporte intermunicipal para cerca de 100 trabalhadores residentes em cidades circunvizinhas. “Foi conquista do acordo coletivo de trabalho”, disse Wilmaci Oliveira, do Sindserv, em entrevista ao PIMENTA.

A paralisação é em caráter de advertência. Mas a sindicalista enfatiza que os trabalhadores desejam denunciar “a precariedade do atendimento e a situação pré-falimentar do Hospital, que está semiparalisado por falta de insumos básicos”. Nesse momento, os sindicalistas aguardam audiência na antessala do gabinete do Secretário de Saúde, Geraldo Magela.

12 respostas

  1. a diretora do HBLEM alega que o repasse da secretária de saúde do estado é pouco mais el está esquecendo que o hospital é municipal e cabe o município investir também e não só o estado fala das cidades que são atendidas interessante que são realizados exames como ultrasonografia, exames laboratoriais dentre outros o curioso é que já vem com os pedidos de cada município principalmente de ibicui e coaraci. Com isso a população itabunense ficam sem realizar exames por falta de cotas abre o olho itabunense as eleções vem ai dem o troco.

  2. Esse povo do hospital de base são uma bando de frouxo mesmo;por que vão parar só duas horas? Os professores tão ai com quase 100 dias parados.Esse bando de mentirosos promete e num cumpre.Coragem meu povo,vcs tem que mostrar pra eles quem é que manda nessa porcaria aqui.Eles são nossos empregados e não o contrário;á arrecadação da cidade aumentou muito esse ano,se não fazerem isso agente não vai saber pra onde tá indo toda essa dinheirama,aliás talvez agente saiba quando as contas forem rejeitadas de novo pelo tal do T.C.U.

  3. isso se chama politicagem pois é ano de eleiçao deveria manda esse povo que so pensa em greve tudo embora e da o emprego a quem quer trabalhar de verdade quando é pra conserguir um emprego ate chora mais depois que consegui fica so pensando em fazer politicagem cambada de pregggggggggggggg

  4. Isso se chama realidade cidadão.Lutar pelos direitos nem sempre quer dizer que é politicagem não;em que mundo o Sr° vive?Sua pessoa tem conhecimento de que os funcionários do HBLEM estão sendo coagidos e ameaçados de serem demitidos por lutarem por seus direitos? ” Pimenta “, só arde nos olhos dos outros,e as coisas vão continuar assim por causa de pessoas ignorantes e sem informação como o Sr.E em ano eleitoral vai ser feito de tudo para se encobrir os erros.Espero que sua pessoa ou familiares seus não venham precisar de algum serviço do HBLEM,pois lá está uma fartura só,falta remédio,falta luva,falta materiais de cama limpo,falta cota de exames,até a comida que serve pros funcionários é batizada.Isso mesmo os infelizes que lá se alimentam passam mal com a comida de lá.Fechar os olhos pra isso é ridículo.Se engana quem diz que tá tudo bem.

  5. -O QUE NOS IMPRESSIONA É QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO DESTA CIDADE É TOTALMENTE OMISSO AOS DESMANDOS QUE A PREFEITURA PROMOVE NA SAÚDE. DR. CLODOALDO QUANDO AQUI CHEGOU FEZ VÁRIAS BLITZS EM POSTOS DE SAÚDE E NO HOSPITAL, DETERMINOU UMA SÉRIE DE MEDIDAS CONTRA A PREFEITURA, PACTUOU AJUSTE DE CONDUTA COM O ENTÃO SEC. DR. VIEIRA, MAS NO ENTANTO NADA MUDOU, OU MELHOR DIZENDO, SÓ PIOROU. E OS SRS, PROMOTORES DE FORMA OMISSA E CONIVENTES, CONTINUAM, CEGO, SURDO E MUDO.
    -PELO ANDAR DA CARROAGEM CONDUZIDA PELA BURRICE DA MAIORIA DA POPULAÇÃO DE ITABUNA, AZEVEDO E SEUS ASCECLAS TERÁ MAIS QUATRO ANOS PARA QUINTUPLICAR OS SEUS PATRIMONIOS E CONTINUAR HUMILHANDO ESTA POPULAÇÃO NOS POSTOS DE SAÚDE E NO HOSPITAL.

  6. sexta-feira, 20 de julho de 2012
    Resolução devolve o comando único da saúde para Itabuna
    O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (20) a resolução número 4, que consolida ações do chamado “Pacto pela Saúde” e determina que todos os municípios brasileiros detenham o comando único da saúde. O documento firma as diretrizes de transição entre os procedimentos previstos na Portaria nº 399 do Ministério da Saúde, que divulgou o pacto. De acordo com o secretário da Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, a publicação oficial significa que o município recupera a gestão plena, perdida em 2008, quando o controle dos serviços de média e alta complexidade do SUS passou para o Estado. A situação gerou graves prejuízos para a comunidade local, pois se registrou queda na oferta de atendimento em diversas especialidades. Houve ainda aumento das filas e dificuldades para clínicas, hospitais e laboratórios particulares contratados pelo poder público. Alguns desses estabelecimentos se encontram na iminência de fechar as portas. Na prática, a perda da gestão plena fez com que cerca de R$ 80 milhões que o Governo Federal deveria destinar para a saúde municipal passassem para o teto financeiro do Estado.
    “Não havia controle por parte do município de como esse recurso era aplicado e inclusive se vinha integralmente para Itabuna”, comenta o advogado Marcos Conrado, procurador jurídico da Secretaria Municipal da Saúde. Conrado explica que nos próximos dias deverá ir a Brasília para cuidar da transição. Segundo o advogado, a resolução já está em vigor e a partir do próximo mês o repasse dos recursos deverá ser feito diretamente do Governo Federal para o Município. “O Estado lutou muito contra isso, pois queria manter a verba em seu teto financeiro”, declara Conrado. A publicação do Ministério da Saúde também revoga a portaria 699, que previa os fluxos para a implementação do Pacto pela Saúde. Essa portaria determinava, por exemplo, que o comando único do setor no âmbito municipal dependeria de discussões na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e no Conselho Municipal de Saúde. “Agora, isso não é mais necessário. A regra é de que todos os municípios passam automaticamente para o comando único”, salienta Conrado. Ele lembra que a resolução dá cumprimento ao que determina a Constituição Federal, em seu artigo 198.

  7. Vamos parabenizar o Prefeito AZEVEDO por conseguir a PLENA para Itabuna!!
    A situação do hospital esta ruim sim,más ainda esta melhor do que 90% dos hospitais que atendem o SUS no BRASIL.O HBLEM com toda dificuldade consegue ser SUS MODELO,diferença do Regional de Ilhéus ,hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana…
    Então AZEVEDO, em 4 anos ,com todas dificuldades,sem o apoio do governo do Estado,Vc resgatou a Plena para Itabuna .
    Parabéns também pela sua equipe de trabalho do hospital de base,as pessoas falam da comida,da falta de material ,isso agora tudo pode ser resolvido gente. O que não queremos é mudança na equipe maravilhosa que aquela unidade tem,as pessoas trabalham por amorrrrrrrrrr,vestem a camisa do HBLEM com muito AMOR.

    Ao prefeito já considerado eleito AZEVEDO, Parabéns!!!

  8. Com certeza Amanda concordo com vc.Só pessoas sem um pingo de sensibilidade e vergonha na cara,pra usar este meio e dizer que td tá muito bom.Ou não precisa do serviço ou ta mamando na teta dessa vaca.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *