Tempo de leitura: < 1 minuto
Liderança dos agricultores faz pronunciamento no aeroporto (Foto Cena Bahiana).

O protesto de agricultores dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, iniciado no dia 10 de agosto, continua até hoje (15) no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, onde os manifestantes se revezam num plantão que mobiliza 100 pessoas a cada dia.

As lideranças dizem que a ocupação prosseguirá  até que a principal reivindicação do grupo seja atendida, com a reintegração de posse das fazendas invadidas por índios (e supostos índios, como acusam os agricultores) da tribo Tupinambá.

O conflito se acentuou a partir do decreto da Funai, que reconheceu 47 mil hectares  na região como território tradicionalmente ocupado  pelos índios. A definição, questionada judicialmente, atinge uma área dominada por pequenas propriedades rurais, assentamentos de agricultura familiar, além de pousadas, resorts e casas de veraneio. Enquanto a justiça não toma uma posição, dezenas de propriedades vêm sendo atacadas.

Leia mais no Cena Bahiana

10 respostas

  1. Porque esta turma não invade a sede do INCRA, a Sede da secretaria da agricultura, a sede da ADAB, a sede do ministerio da agricultura..

    Eles invadem o Aeroporto capenga, e quem paga o pato é a população..

    Meus caros agricultures, se querem apoio da população, não atrapalhem da mesma… atrapalhem a vida dos dirigentes responsáveis por este decreto..

    e outra..estes indios não estão com nada..ja perderam a inocencia a muito tempo.. passou da hora de mudar esta lei que protege esta turma.

  2. Partindo desse princípio todas as terras do Brasil pertencem aos supostos atuais Índios, é por isso que certos estrangeiros dizem que o Brasil não da para ser levado a serio. Cuidado nossas casas podem ser as próximas a serem ocupadas.

  3. Só os pequenos agricultores já idosos e não tendo mais opção de vida, sabem o que estão passando nas mãos desses falsos indios. Tem que haver algo para chamar a atenção dos orgãos competentes. Todos precisamos nos sensibilizar e apoiar

  4. Os agricultores estão repletos de razão.
    Inclusive os da chamada “agricultura familiar” alguns deles invasores do MST, hoje assentados. Invasão só dói na terra da gente, né???
    O problema é que o esbulho possessório deu certo em Pau Brasil/Itaju do Colonia, onde a economia pecuária foi destruída depois da rendição do STF.
    Agora é o esbulho em Olivença/Buerarema e, anotem: depois virá o esbulho na região do descobrimento.
    É a africanização do Brasil, começando pela Bahia!

  5. Contra fatos não há argumentos. Se realmente fosse verdade em que a maioria dos afetados fosse índios, certamente não haveria conflito e contradições. Vemos denúncias claras e comprovadas dos atos criminosos. Índio, mesmo autodeclarados, não faz isso. Só aqueles que não têm tempo para trabalhar com a terra e cultuar suas tradições, desrespeitando os que “dizem” também serem índios; incluindo os de oitenta anos ou mais, que, estão vivendo de favor nas cidades depois de expulsos por não aceitarem imposições de seus ditos parentes do lado do mal. Joana, desculpe, mas, sua desinformação é tamanha que, mesmo que o latifúndio desempregue e concentre recursos financeiros no campo, a agricultura familiar é a que mantém tantos indígenas “puros” quanto camponeses e a variedade de alimentos nas cidades; sem contar que a galinha, o porco e o gado criados por pequenos produtores, estão interligados pela necessidade da produção de soja, milho, algodão… daqueles latifundiários. A propaganda de prosperidade no passado recente vira a logomarca de destruidores da natureza. Aliás, qual a posição do IBAMA quanto à necessidade da pesca e caça pelo modo “tradicional” do índio em viver no campo, já que, segundo o próprio IBGE 2012, os índios urbanizados estão se ruralizando como seus antepassados. Como conseguirão caçar? Se para ser índio hoje em dia não se precisa viver no campo, por que precisam de tanta terra? Já que como brasileiros legítimos, ninguém impediria manter sua cultura em qualquer região que fosse; além de usufruir das tecnologias e conforto do modo capitalista de ser. Obrigado.

  6. bom dia.
    fiquei idignado ontem com esse absurdo.
    esse bando de quem não tem o que fazer, perturbando um órgão onde há, controladores de voou que lidam com tráfego aéreo(bastante perigoso) crianças, gestantes e idosos; realmente estava insuportavel a poluição sonora provocada por esses desocupados.
    alem do mais, irritando tambem os funcionários das empresas aéreas
    onde é eftuado trabalhos com números e controle de passageiros.
    estive lá por mais de uma hora e gostaria de saber onde entra o aeroporto nessa babaquisse de gente desupada?
    realmente, só vendo pra crer a que ponto vai nossa justiça que observa esses absurdos de longe e não faz nada.

  7. Eu apoio essa manifestação, mas nõa lá no aeroporto, eles tem é que ficar enfrente ao predio da justiça, ou então procurar saber o dia que os deputados chegam a região (via aeroporto) e fechar a ponte do pontal, ai eles vão sentir na pele, ou então fechar o centro de Ilhéus e Itabuna, cada dia uma cidade, aiu sim, agora ficar no aeroporto fazendo zuada e incomodando quem trabalha lá, não vai adiantar em nada.

  8. biquestressado, acho que você já é estressado de forma natural, e acho que também não vive no Brasil, onde tudo só é consequido através do radicalismo e aí comporta greves e manifestações onde o governo mais se preocupa, nosso movimento foi pacífico e não prejudicou em nada os trabalhos normais do aeroporto, e concordo com você que nossa justiça nada fez para que não precisassemos chegar a este ponto mais depois que realizamos este manifesto no aeroporto, aí sim porq

  9. biquestressado, acho que você não mora no Brasil, pois saberia que aqui só se conseque as coisas desta forma, concordo que também não sei onde está a nossa Justiça que há anos estamos recorrendo a ela para que tome providências,para seu conhecimento depois que fizemos aquela manifestação fomos ouvidos pelo governo estadual e federal e a solução parece estar próxima, agora eu gosaria de saber se vc tivesse seus pais com mais de 80 anos proprietários de 5 has. de terra há mais de 50 anos sendo acordados no meio da noite por bandidos e tds armados, ameaçando, saqueando, expulsando-os o que vc faria, colocaria a cabeça erm um buraco com Ema

  10. Sou cacauicultor e estive no aeropórto de Ilhéus para tentar entender a situação e me posicionar.Conversei com alguns agricultores, que me contaram as barbaridades que estão sofrendo.
    É triste a pessoa cultivar a terra durante anos… e depois vem um qualquer, que nunca plantou nem um pé de alface lá nem em lugar algum e diz: isso aqui agora é meu!

    Parabéns aos cacauicultores que estão mostrando união e força.
    Parabéns ao lider Luiz Uaquin, pelo justo protesto organizado, democratico e decidido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *