Tempo de leitura: 2 minutos
A turística Ilhéus fecha o mês de julho à frente de Itabuna em empregos (Foto José Nazal).

– DIFERENÇA É MAIOR QUANDO CONSIDERADOS ÚLTIMOS 12 MESES

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que Ilhéus inverteu sequência histórica e gerou mais empregos do que Itabuna nos sete primeiros meses deste ano, embora a diferença seja pequena: 288 a 281.

A diferença aumenta quando considerados os últimos 12 meses. A economia da Terra de Gabriela abriu 948 vagas ante as 733 de Itabuna no mesmo período.

A ultrapassagem em 2012 pode ser atribuída aos resultados obtidos pelos dois municípios em julho, quando Itabuna cortou 58 postos de trabalho e Ilhéus seguiu tendência nacional ao abrir 69 novas vagas.

Comércio, serviços e indústria foram os setores que mais colaboraram para o fraco desempenho de Itabuna. Juntos, eliminaram 116 postos de trabalho.

Com abertura de 65 novas vagas, a construção civil ajudou a reduzir o estrago dos setores que fecharam o mês passado no vermelho.

ILHÉUS

Os números de julho da economia ilheense demonstram recuperação no setor agropecuário, que abriu 49 novos empregos, seguido da construção civil, com 47 novas postos de trabalho.

Comércio e serviços apresentaram resultados negativos. Cortes de 19 e 15 vagas, respectivamente. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, comércio e serviços foram os setores com desempenho superior aos demais: 374 e 269 novos postos com carteira assinada.

Os números do Ministério do Trabalho e Emprego também revelam que a Bahia abriu 2.209 vagas em julho. Nos primeiros sete meses, foram 35.656 novos empregos. O Estado alcançou 42.319 novos postos de trabalho com carteira assinada.

3 respostas

  1. Pelas BARBAS!

    Ilhéus se destaca no turismo enquanto Itabuna no comércio e centro da região, mas mesmo assim ainda ficou para trás.

    E olha que Makro e Atacadão, ambos perdidos pelo Azevedo para Ilhéus, possuem mão de obra de Itabuna, do contrário seria pior ainda.

    VERGONHA!

  2. E olhe que ainda não se instalou o complexo intermodal, com o Porto Sul, o novo Aeroporto Internacional, a ZPE com a vinda de novas industrias através do incentivo fiscal. Acreditamos que nos próximo 10 anos, a Br 415 que liga Ilhéus a Itabuna, seja como Salvador x Lauro de Freitas.

    Escobar

  3. Itabuna é a Pior cidade da Bahia!8 anos governada por o DEM.Fernando Gomes e Azevedo…é isso que dá!Acorda povo de Itabuna,Acorda estudantes,vcs dependem muito do progresso dessa cidade que a cada dia, se afunda mais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *