Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Seculus registrou nova pesquisa para aferir intenções de voto para prefeito em Itabuna. O registro BA-000423/2012 foi feito hoje e o resultado do levantamento com 1.143 eleitores poderá ser divulgado em 5 de outubro, dois dias antes das eleições. O trabalho de campo está programado para os dias 2 e 3, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de aferir as intenções de voto nas modalidades espontânea e estimulada, o instituto vai medir expectativa de vitória entre os 1.143 eleitores consultados. A pesquisa foi contratada por Ari Carlos do Nascimento ao custo de R$ 12 mil. Ari é guru das pesquisas das campanhas de Azevedo e também executa levantamentos de opinião para o governo estadual.

Esta será a terceira pesquisa registrada em Itabuna. A primeira foi exatamente da Seculus e a segunda, divulgada hoje, do Instituto Gasparetto. Confira os resultados clicando aqui e aqui.

39 respostas

  1. Pronto!
    No andar da carruagem, vai sair que juçara agora só tem 3%.
    Ou seja…5 mil votos em Itabuna de um total de 150 mil.
    Pesquisas compradas!!!
    Dia 07 de outubro, voto no 13!
    To com elas.

  2. A pesquisa encomendada pelo Sr. Ari, já tem o resultado azul antes mesmo de entrevistar a primeira pessoa… Como lamento não existir por aqui, nenhuma pesquisa Ima Ibope ou Vox Populi. Mas uma coisa todos independentemente do candidato que tem apreço, deve concordar comigo, nenhuma pesquisa tendenciosa tem força para manipular os votos reais nas urnas no próximo dia 07, então que venha Séculus, Gasparettus… O que importa é sua consciência ímpar para toda cidade e não para seu próprio bem estar!

  3. Cláudio Mentor, interessante.

    Quanto a esse blog desse rapaz o políticos eu já tinha certeza que se vendeu pra Azevedo.

    Tem outro também com nome de baiano no nome, mas o Pimenta não libera quando cito quem é. É o mesmo que Azevedo sempre divulga as “notícias” no facebook dele, podem conferir.

  4. Parabéns Cláudio Mentor pela informação quase inusitada no link: http://cacaunascimento.blogspot.com.br/2012/09/a-inpei.html
    sobre a empresa Séculus, só que eu creio e nada de coisas de fanático cristão, que a consciência deve pesar em um determinado momento e forçar a fazer, no caso aqui a divulgar a coisa certa, espero que me entreviste novamente e que não seja por telefone, nem por orelhão, celular, ipod, porque se não a sua precisa querido Ari vai ser ifode de novo!!!

  5. Eu não sei como serão os critérios para estratificacao da amostra nos diferentes locais da cidade, nem a margem de erro destacpesquisa, mas o tamanho da amostra anunciado, de cara, a torna mais representativa.

    A pesquisa divulgada recentemente, com 4% de margem de erro e um absurdo. Qualquer estatísticos certamente ira criticar. Pior ainda foi a leitura que fizeram, dizendo que alguém estaria na frente, quando a diferença entre os candidatos com maior potencial esta totalmente dentro da margem de erro, o que configura empate técnico.

    Eu fui, inclusive, criticado por alguns, principalmente os leigos e os mais empolgados. Mas quem possui conhecimento técnico não se deve deixar levar pela empolgação daqueles que ignoram os fatos!

  6. Gente deixe de confundir o nosso povo!! Fica BRINCANDO com a nossa gente, achando que o povo não percebesse que a DUPLA de vereadores que nada fizeram, até MOMENTE, estão desesperados .
    Respeito a um povo que já vem sofrendo com o atual prefeito!!!
    Se querem ganhar corram atrás mas com dignidade.
    A pesquisa está sempre do lado dos homens!! Eu acho que esta pesquisa é machista !! rsrsrrssrssr
    O povo é quem vai dizer , na urna , quem vai ganhar.
    Façam uma política saudável !!!!!

  7. Se o Instituto Seculos divular uma pesquisa nas vésperas da eleição e o resultado estiver diferente do apurados nas urnas, vamos divulgar a farsa em todos os meios de comunicação. E aí o instituto vai cair totalmente em descrédito.

  8. NESTA VAI DÁ:
    AZEDO PRIMEIRO

    VANE SEGUNDO

    JUÇARA TERCEIRO

    KKKKKKKKKK, PODEM APOSTAR QUE VAI SER ASSIM.
    POREM NO DIA 7 DE OUTUBRO SERÁ JUÇARA A PRIMEIRA PREFEITA ELEITA EM ITABUNA. 2012.

  9. Infelismente toda a população itabunense, não acredita mais em pesquisas locais, tudo poor conta de eleições anteriores quando os números nunca batem com o que é divulgado pelos Instutos: Sélem, Gaspareto, não sei o que lá Fialho, Séculos, etc. Infelismente…podia ser diferente, o eleitor perdeu a credoibilidade nos institutos de pesquisas, principalmente os daqui de Itabuna.

  10. se pesquisas ganhasse eleições geraldo certa vez estava por ultimo e ganhou e agora ficam ahi fazendo pesquisa na praça onde trabalh0 so vejo os pesquisadores entrevistando gente sem gente semi alfabetizada e sem conhecimento politico. e vcs não se deixem iludir por pesquisas isto eh coisa tendenciosa deh seu voto com conciencia e pense no futuro de itabuna e de nossos filhos pois o crescimento de uma cidade se dah com geração de empregos e trabalhos coisa que o governo atual não fez. nãao vote soh questão pessoal ou simpatia vote por uma itabuna melhor…

  11. Até nisso o pimenta quer influenciar o eleitor, impressionante!! Posso parecer paranoico..

    Mas tenho certeza que colocou o link da Gasparreto primeiro para as pessoas visualizarem Vane na frente.

    Parabéns pela imparcialidade. -.-‘

    Da Redação: Não, senhor Wilson. O primeiro a divulgar foi o querido Diário Bahia.

  12. O que não entendo é a parcialidade dos blogs.Será que não tem um canal de imprensa na internet que seja confiável e imparcial? Muito triste não poder confiar no meio de comunicação mais acessível que existe.Fica um alerta aos senhores blogueiros.

    Da Redação: Senhor “Eleitor!!”, para ajudar a blogosfera, poderia ser mais específico, apontando erros… Esta nota, po exemplo, o que a mesma apresenta de parcialidade? Ficaremos agradecidos com a colaboração.

  13. Xiiiiii ESSA pesquisa vai ser novamente azeda azeda heim. [ sic sic ] . Só os trouxas p/ acreditarem no 1º lugar de Azevedo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk …. Pode vir qualquer pesquisa, dia 07 de outubro vai dar Vane, 10 NAS URNAS!

  14. Só uma pergunta:
    Se a empresa do senhor Ari Carlos do Nascimento, tem tanto prestígio e credibilidade a ponto de fazer levantamentos para o governo do estado, por que ele não a utiliza para fazer a pesquisa de intenção de voto aqui em Itabuna?????? Por que tem que desembolsar R$ 12.000,00 ???????? Quais são os seus interesses aqui em Itabuna.
    Esta mesma dúvida eu levanto quando vejo uma empresa de Alagoinhas (tão distante daqui), encomendar uma pesquisa ao Instituto Gaspareto. Tem muito mistério a ser desvendado!

  15. Quanto ao comentário do comentarista ELEITOR, eu pergunto:

    Se o resultado da pesquisa do Gasparetto mostrou empate técnico, porque vocês sustentaram que o candidato Vane estaria na frente?

    Isto e imparcialidade?

    Respondam usando critérios técnicos. Obsearvem a diferença entre os candidatos, em percentual e a margem de erro da pesquisa, de 4%.

    Eu só lhes peco que usem critérios técnicos, sem paixão!

    Sejam imparciais e isentos!

    Esta feito o desafio!

    Agora eu quero ver!

  16. Seu pimenta,

    Eu quis dizer nesse post que foi colocado.

    “Confira os resultados clicando aqui e aqui.”

    O primeiro AQUI deveria ser para a pesquisa do Seculos, de acordo com o texto já que segue a sequencia, mas não, colocaram primeiro a de Gasparetto para que as pessoas cliquem primeiro e vejam essa pesquisa absurda.

    Da Redação: Em verdade, sr. Wilson, a linearidade se justicaria se as duas pesquisas fossem do mesmo instituto. Ab,

  17. Sergio Oliveira vc que se diz tecnico em “pesquisas” me esclareca.
    Hoje fui entrevistada aqui no Bairro de Fatima por uma representante da Socio Estatistica, me diz se essa empresa ou sei la o que tem credibilidade ou poder de estar fazendo esse tipo de pesquisa Eleitoral,e a mesma ’empresa’ que o blog se refere agora?.
    As perguntas:
    Religiao
    Idade
    Se trabalho,renda por familia
    Sobre o governo Dilma,Wagner e o do ‘Nosso prefeito’
    Como eu avalio a gestao dele
    Como eu vejo Itabuna,progredindo,regredindo…
    Quem eu votaria
    se votaria em outro
    se acho que ele ai ganhar

    No mais, gostei muito de ter dado minha opiniao, que e 10!.
    Ainda brinquei com ela se minha mae nao podia ser entrevistada,mas ela disse que e uma pessoa por casa.
    Vlw a intencao.

  18. Minha Gente,Itabuna ja ecolheu o seu prefeito,pesquisa da impresa é louvavel..mais a cidade respira mudança..porisso Vane será o prefeito no dia 07/10 2012.

  19. DESMONTADA
    A FARSA DA PESQUISA!

    Olha a cara dele

    Ari Carlos Rocha Nascimento, sócio da SECULOS, o instituto que fez recentemente a pesquisa da coligação Cachoeira no Rumo Certo, que não foi ainda registrada no TRE, é o mesmo dono do INPEI – Instituto de Pesquisa, Estatística e Informações -, que anda metido em pesquisas eleitorais fraudulentas. Ele é aqui o coadjuvante de uma trama que pretende desarticular a candidatura do professor Gevaldo Simões, do PT, ao realizar gratuitamente uma pesquisa de opinião, demonstrando que o candidato Carlos Pereira está com percentual altíssimo de frente ao candidato Gevaldo Simões.

    Ainda que a pesquisa não tenha sido registrada, portanto impedida de ser divulgada, seus números já circulam na boca do povo, nos gabinetes do governo do Estado e prefeituras petistas da região com a intenção de barrar a ação eleitoral do PT em Cachoeira.

    Entenda a farsa
    O empresário Edsom Pereira, pai do candidato Carlos Pereira e irmão do prefeito Tato Pereira, encomendou uma pesquisa à SECULOS ao preço de 8 mil reais, que foi formalmente registrada no TRE. Com um porém: ele não divulgou os números e ninguém sabe o motivo. Não tendo divulgado os números, provavelmente o TRE exigiu outra pesquisa, que é essa cujos percentuais super hiper-dimensionados circulam na cidade.
    A pesquisa realizada pela SECULUS foi feita pelo danado do Ari Carlos e entregue gratuitamente a Edson Pereira. Porém, prefeitos do PT da região tem recebido propostas de venda da mencionada pesquisa da SECULOS com o nome da INPEI ao preço de 10 mil reais.
    Esta constitui mais uma entre várias tentativas desleal e corrupta que a coligação mencionada utiliza para ganhar uma eleição que se configura quase perdida. A coligação Por Amor a Cachoeira vai impugnar a pesquisa e processar a SECULO, que é um instituto desacreditado e impedido pela Justiça de realizar pesquisas eleitorais.

  20. Este Sérgio Oliveira é Paulo Sérgio, professor de matemática da Uesc ? Alguém poderia me responder ? Pois se se confirmar quero depois lhes falar pessoalmente (pois o considero meu amigo) o quanto ele é equivocado e infeliz em seus comentários…

  21. Pelo que vejo , as empresas ,que fazem a pesquisa , caíram na boca do povo e hoje o Itabunense ,que se preza ,não deve acreditar o que eles dizem .
    Outra coisa , suas resposta ao particdipante não está sendo convincente. Ficou bem claro o seu erro e a sua falta de respeito ao povo. Já basta um prefeito que nada fez e usou e abusou do nosso dinheiro e ainda tem cúplice na emprensa? Realmente , você deve ser mais impacial e deixe o povo escolher.
    Estão agindo errado!!!! Se você não sabe , tudo isto custa muito caro. Custa a dignidade , a honestidade, a crediblidade,
    a confiança de uma gente sofrida . Pense um pouco?

  22. Para os desinformados…Se a Séculus não tem credibilidade, então porque o GOVERNO do ESTADO da BAHIA sempre contrata ela ???

    Respondam ai, vá ! Me deixe viu…O pessoal do PT não aceitam que estão em 3º, mas tudo bem. Domingo que vem estarei aqui para dar risadas da pior derrota da história deles. o FIM dos Simões.

  23. Antes de tudo, os senhores Sergio Oliveira e Wilson, estão deveras preocupados com a derrocada do clone de prefeito ao tentarem colocar em dúvida, a credibilidade do Pimenta. Não sou advogado do Pimenta, nem de blogueiro nenhum, mais os senhores deveriam ter conhecimento de que os blogueiros não fazem pesquisas e sim as divulgam de acordo com as informações colhidas das empresas que as realizam. Se os resultados dessas pesquisas são confiáveis ou não, é outra história. Por essas e outras, eu os aconselho a votarem no 10 (VANE) que é do bem. Esqueçam o clone de prefeito e a esposa do rapaz do Mercado Livre de emendas parlamentares, e boa sorte para todos.

  24. Azevedo já mostrou a pesquisa dele,cadê a do PT?estou esperando para poder decidir realmente em quem vou votar 10 ou 13?Quero prefeito novo, pessoas realmente com interesse no bem estar do povo itabunense.Azevedo esse já mostrou que não serve.Só quem deve votar em azevedo são os que estão mamando,porque pobre lascado que não recebe nada(a não ser pulinhos e abracinhos) e votar em azevedo… tem mais é que se lascar mesmo.

  25. PQP… todo dia Sergio Oliveira diz: até depois das eleições… aí daqui a pouco eu olho um comentário, e lá vem o mala de novo… não tem palavra não…

  26. Como já disse antes: votem no novo. Vane, Juçara e Azevedos são velhos, já eram. E mais: o partido de Vane (PRB – número 10) pertence a empresa/banco com nome fantasia de “igreja universal do reino de deus” o que não é nada confiável.

    Por favor, não façam besteira =)

  27. O que eu quis dizer é que cada blog critica uma pesquisa, sempre enaltecendo a que interesse mais ao candidato que é simpático a cada blog.Por exemplo: o blog Politicos do Sul da Bahia desceu o pau na pesquisa que coloca Vane na liderança,colocando em dúvida a mesma(Gaspareto).Já o Pimenta colocou a tal pesquisa da Seculus em dúvida.Daí conclui-se que cada blog tem seu candidato.O Vermelhinho se vê obrigado a puxar a sardinha pra Juçara, mas é Azevedista.Mas o dono do blog tem que garantir o emprego na Difusora.Será que estou dizendo alguma mentira??? Resumindo: em Itabuna não existe um blog sequer que seja imparcial.Uma pena.

  28. Este Instituto pertence ao Sr. Josias Miguel, que vem a ser coordenador geral da campanha de Azedo.
    O que é que vai aparecer na pesquisa?
    Azevedo com 6 pontos na frente de Vane.
    Dá pra acreditar na Séculos?
    Claro que não

  29. “…Se o Instituto Seculos divulgar uma pesquisa nas vésperas da eleição e o resultado estiver diferente do apurados nas urnas, vamos divulgar a farsa em todos os meios de comunicação. E aí o instituto vai cair totalmente em descrédito”.

    CONCORDO COM A CAMPANHA!

  30. “VANISTA NOTA 10 ”

    O que eu questiono sobre a imparcialidade do blog é o meio que as noticias são divulgadas. Se ele apresenta , “VANE ESTA NA LIDERANÇA”, sendo que existe um EMPATE TÉCNICO ( Como foi apresentando a pesquisa de ILHEUS) nessa pesquisa, isso influencia em muitos eleitores. Muitos que não vêem o post completo, que olham apenas o titulo, ele sabe disso, puxa sardinha pra VANE sim! O que é errado, se é Vane tem que assumir sua posição e deixar explicito, não demonstrar imparcialidade distorcendo as noticias.

    Eleitor!! Disse tudo! Não tem como confiar em blogs, todos puxam suas sardas, a imprensa nunca é confiavel. Podemos lembrar a TV Santa Cruz com Paulo Souto, pesquisas nem se falam… Eu só não quero a igreja universal comandando minha cidade.

    Como diz um amiga minha:

    “Vane parece carminha, se faz de vitima pra tudo e tem culpa no cartorio”

  31. A PESQUISA MELHOR É NÓS ELEITORES ASSITIRMOS DESARMADOS DAS PAIXÕES O DEBATE DA CABRÁLIA , POIS RESPEITOU A DEMOCRACIA, A OUTRA FILIADA A GLOBO E POR QUERER PROTEGER AOS DOIS FICHAS SUJAS.

    SEI QUE ITABUNA VAI QUERER ESTAR JUNTA COM DILMA NAS DISTRIBUIÇÕES DOS BENS DA UNIÃO PARA TERMOS UMA CIDADE DENTRO DO ECODESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONECTADO COM O ESTADO E O FEDERAL.
    NÃO PODEMOS IR ATRAZ DE UM PARTIDO ALIADO OU UM PARTIDO DE OPOSIÇÃO. TEMOS UM PARTIDO COM DUAS MULHERES DE FICHAS LIMPA.
    ASSISTAM AO DEBATE SEM PAIXÃO OU MAGOUA NO CORAÇÃO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *