Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa realizada no período de 25 a 29 de setembro pelo Instituto Gasparetto mostra o candidato Vane do Renascer (PRB) liderando a corrida sucessória em Itabuna, com 38,5%.

Vane está à frente do prefeito e candidato à reeleição, Capitão Azevedo (DEM), que aparece com 35,9%. Juçara Feitosa (PT) aparece na terceira colocação. Soma 11,1%, conforme apurou o instituto.

Juçara é seguida por Pedro Eliodório (PCB), com 1,6%, Zé Roberto (PSTU), com 1%, e Zem Costa (PSOL), com 0,4%.

De acordo com o instituto, o percentual de indecisos chega a 5,5% e o daqueles que pensam em votar em branco ou nulo atinge 6%. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais.

VANE À FRENTE TAMBÉM NA ESPONTÂNEA

A pesquisa contratada pela Kato Locação de Equipamentos Ltda. também apurou intenções de voto na modalidade espontânea, quando a cartela com os nomes dos candidatos não é apresentada ao eleitor. Vane aparece à frente, com 36,9%. Azevedo é o segundo colocado, com 34,9%.

Nesta modalidade, Juçara chega a 10,8%. Já Pedro Eliodório, atinge 1%. Zé Roberto vai a 0,7% e Zem a 0,4%.

A pesquisa do Instituto Gasparetto, concluída neste sábado, ouviu 704 pessoas e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 000266/2012.

A primeira pesquisa registrada em Itabuna foi divulgada no dia 21 de setembro. Feita pelo Instituto Séculus, trazia Azevedo (DEM) ainda na liderança, com 36,64% na estimulada. Vane apareceu com 29,09% (diferença de 9,41 pontos percentuais) e Juçara somou 14,73%.

205 respostas

  1. Não é esta realidade que verificamos ns ruas, antes da decisão do Tribunal Azevedo ja apresentava maor numero de eleitores com intensão de votar nele, e após a liberação do registro de candidaura temos observado que esse numero aumentou. Assim não acredito na verdade desta pesquisa, que por sinal sempre em vespera de eleição apresenta pesquisa que , após a ocorrência das eleições não traduz a o resultado que se obtém após a ocorrência do pleito eleitoral

  2. Vejo uma pesquisa que retrata a realidade nas ruas, no boca a boca. Vane e Azevedo disputando voto a voto. Eleitores do PT e de Juçara, aqueles que não querem ver Itabuna continuar com o atraso de 8 anos, chegou a hora do voto útil.

  3. Na verdade, ninguém esta liderando a pesquisa. Dada a altíssima margem de erro, devido ao tamanho pequeno da amostra, os dois candidatos, tecnicamentecfalando, estão empatados!

    Assim como os Institutos divulgam os resultados, deveriam também explicar como fazer a leitura dos mesmos, para evitar que leigos no assunto tirem conclusões precipitadas!

    Vamos ver se o meu comentário, que de ofensivo não tem coisa alguma, e publicado!

    Desde já eu agradeço a oportunidade!

  4. No caso de Itabuna, com cerca de 145 mil eleitores, 1% dos votos Sao 1450 votos.

    4% dos votos, Sao 5800 votos.

    8% dos votos, que e o extremo admitido pela margem de erro, para se considerar um empate técnico, Sao 11600 votos.

    Me desculpem, mas eu, particularmente, não faço nenhuma previsão, nenhuma aposta, baseado num negocio destes!

    Se fosse, por exemplo, trocar de aplicação financeira, com o objetivo de ganhar mais, eu preferia deixar o dinheiro na poupança, ao invés de ir a bolsa, devido a volatilidade, a insegurança trazida pelos resultados apresentados, só para se ter uma idéia!

    Quem confiar, e festejar resultados como estes estará cometendo suicídio, mergulhando, de cabeca, no escuro!

    Só louco!

  5. O povo de Itabuna precisa entender que mudar é preciso, Azevedo quer reeleição para poder tentar cobrir o rombo de mais de 30 milhões nas contas da Prefeitura!!! Vamos no 10!!!

  6. O DIA AMANHECEU 10 EM ITABUNA!!!!!!

    AGORA SIM ”AZEDOU” DE VEZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    HOJE MUITOS PASSARÃO O DIA ”RAIVOSOS” POR CAUSA DESSA NOTÍCIA!!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    BOM DIA!!!!

    Agora é 10 e confirma .. confirma … confirma … confirma!!! Agora é Vane confirma … confirma …. confirma!!!!

  7. COMO ERA DE SE ESPERAR,ESTE PESSOAL DE VANE NÃO TEM JEITO MESMO,UMA SEMANA AZEVEDO ENCOMENDA UMA PESQUISA E ESTÁ NA FRENTE, OUTRA SEMANA VANE ENCOMENDA OUTRA PESQUISA E ESTÁ NA FRENTE, E JUÇARA A QUE MAIS CRESCEU NOS ULTIMOS QUINZE DIAS, NAS PESQUISAS DELES CAIU…..SÓ NA CALIFÓRNIA ONTEM TINHA ESTES 11 POR CENTO DE JUÇARA….QUE PIADA HEIM PESSOAL. A PESQUISA DE JUÇARA VAI SER DE 7 DE OUTUBRO

  8. Coincidiu com uma pesquisa que divulguei, onde eu e alguns amigos fizemos uma colega (R$$$$$) e ligamos para algumas pessoas em bairros diferentes.
    A tendência é o crescimento de Vane e a queda de Azevedo (que anda inventando muita coisa em seus programas e pulando muito nas aparições) e Juçara (que começou a cologar o GS para bater nos outros). Inclusive há um direito de resposta para VANE 10 na Rádio Jornal, onde o GS colocou para fora toda a sua raiva. Talvez já sabendo do resultado das pesquisas.
    Abraços Vane 10 e vá conduzindo com calma o seu programa.

  9. Geraldo surgiu como o novo e nós o elegemos,nos decepcionou;Azevedo apresentou-se como o novo e tambem o elegemos e novamente nos decepcionou.Agora o porquê tambem nao dar uma chance a Vane?Homem com semblante serio, honesto.
    Ps:Sou eleitor do PT inveterado.

  10. isso era o que todos estamos vendo nas ruas ,,, mas a vitoria sera muito maior , pois muitos ainda ficam com medo de revelar verdadeira vontade de tirar essa corja de azevedo e Maurício athaide da Prefeitura …… Parabéns Povo de Itabuna pela decisão.

  11. A pesquisa de Gasparetto foi impugnada em várias cidades.
    Juçara 11%, brincadeira. Ela é a que mais cresce, vocês querem
    enganar quem? Enquanto muitos estão preocupados com pesquisa,
    ela tá botando onda vermelha nas ruas.
    Chega a ser ridículo, será que só tem cego em certos blogs?

  12. esse tal gasparetto é o mesmo que disse que juçara ganhava em 2008 e deu azevedo é o mesmo que essa semana foi inpugnado uma pesquisa desse gasparetto em itacara por que era manipula nao tem credibilidade nem uma esse gasparetto

  13. Em breve contestaraão estama pesquisa, porque em uma localidade próxima de Tabocas, foi esquecido de ir nos distritos da cidade praiana, realmente um fato grave, porém em na praia de Itabuna, esta onda é uma coisa visível na ouvidoria de boca a boca, visto que, os comissionados que vão na onda azul, tem mesmo que votar no prefeito atual, achando que não vão perder o emprego, porém, o prefeito atual ganhando ou perdendo as eleições, eles irão pegar esta onda e sair surfando para longe da prefeitura, porque de um jeito ou de outro tem que começar a enxugar a folha, porque nos tribunais da vida é fácil ganhar de goleada, mas da lei da responsabilidade fiscal já são outras coisas, principalmente quando já tem que se repor logo de imediato 20 milhões!
    Enfim, tal pesquisa comparada com a outra do amigo do prefeito, já dá um parâmetro perfeito do atual momento das eleições, porque até na outra pesquisa que Azevedo aparece na frente, só ruim de matemática diria que é uma frente real, mediante a somar o número dos que votam nele e diminuir dos que rejeitam nele, façam isso com os outros candidatos também, e verás que GS em seus atos de fala, colabora cada dia mais para o crescimento do estimado Azevedo e do querido Vane do Renascer, que na reta final parece mesmo com uma certa ave fênix mitológica!!

  14. A diferença das duas pesquisas foi muito grande para o pouco espaço de tempo. A metodologia utilizada em cada uma das pesquisas tinha que ficar mais clara.

  15. Veja o que diz a reportagem publicada no blog “Políticos do Sul” em relação a uma pesquisa feita por esse mesmo Instituto a um certo prefeirável na cidade de Itacaré! Sem comentários

    “O juiz da 203ª Eleitoral de Itacaré, Gil Guerreiro, determinou a suspensão da pesquisa eleitoral realizada neste mês por um instituto GASPARETTO PESQUISAS, de Itabuna.

    O levantamento está sendo contestado na justiça por dois dos sete candidatos por causa de graves distorções para favorecer um candidato a prefeito.

    Um dos erros da pesquisa foi entrevistar a maior quantidade de pessoas em locais em que historicamente esse candidato é mais votado. Outro problema detectado foi que nenhum questionário foi aplicado nas comunidades da zona rural de Itacaré, que possui mais de 20 povoados, cujo eleitorado é da sede do município.

    O instituto não ouviu, por exemplo, nenhum eleitor das comunidades de Marambaia, Toco Preto, Camboinha, Capitão, Matinha, Pancada Grande, Pinheiros, Santo Amaro, João Rodrigues, Povoação. Os eleitores dessas comunidades votam todos em Itacaré.”

  16. Tô pensando o que vai ser dos puxa sacos de Azevdo que davam a vitória como certa.
    Recomendo não venderem fiado a essa gentinha.
    Essa semana vai ser derrame de dinheiro, que coisa boa pra periferia, os menos favorecidos ganhando um dunheirinho extra e dando provas que não são burros.kkkkkkkk é 10 10 10 !!!!

  17. É,Geraldo Simões…
    Plagiando o grande Nilson de Almeida Cruz,deixo uma música pro nobre deputado:

    E agora, Geraldo?

    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Geraldo ?
    e agora, você ?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama protesta,
    e agora, Geraldo ?

    Sua mulher despencou,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    Os votos se foram…
    e agora, Geraldo?

    E agora, Geraldo ?
    Sua doce palavra,
    Quebrando acordos..
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio – e agora ?

    Com a chave na mão
    quer abrir a porta da prefeitura,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer sua mulher prefeita,
    Mas o povo não a quer
    Geraldo, e agora ?

    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, Geraldo !

    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-mato,
    sem teogonia,
    sem parede nua
    para se encostar,
    sem ex-amigos do partido
    que fugiram a galope,
    você marcha, Geraldo !
    Geraldo, pra onde ?

    Pra mais uma derrota…

  18. tenho certeza que mais uma vez este instituto de pesquisa vai errar porque em alguns municipios que registraram pesquisa o juiz eleitoral nao permitiu que fosse divulgada porque não dizia os parametros para a mesma e aqui tenho certeza que devem ter sido direcionados os questionarios para as pessoas que tinham cartaz de vane e wesceslau, e no dia 7 a resposta vai vir.

  19. Gasparetto que dificilmente erra em pesquisas.. Essa pesquisa me deu um gás maior ainda. Espero mesmo que a população já esteja bem acordada em relação ao descasos desse governo..
    MUDANÇA É 10 GALERA

  20. eu nunca tive duvida de que vane ganharia. e acredito muito neste homem pra mudar itabuna de verdade sem balela.

    chega de pt e Dem manipular o povo dessa cidade
    agora quero deixar claro que sou inteiramente a favor do pt no governo federal e uma pena que o pt em itabuna se resume a uma pessoa chamada Geraldo simões que controla tudo e nao permite que outros membros do partido cresça se tivesse aceitado a candidatura de vane ele estaria agora pontuado em favor do partido.

  21. Ninguém faz nada sério nesta Itabuna, desde quando 704 votos, em um município de mais de 200 mil habitantes vai dizer a realidade??? eu trabalho com estatísticas viu? me poupe viu seu pimenta até vc??? Não tenho intenção de voto e acho q vc está puxando sua sardinha pro vereador peso morto…kd a imparcialidade???

  22. É a proa de que o povo de Itabuna não suporta mais as mentiras desse embusteiro. Agora dá uma de oduque, só falta prometer praia. Se esquecem das promessas de 4 anos atras. Carteira de habilitação de graça, cobrir os canais, restaurar as feiras, tudo isso esse caloteiro prometeu e não fez. Tá na hora de mudar. Não desperdice o seu voto, vote em quem tem chances de acabar com a farra do boi na prefeitura.

  23. Será que agora Juçara vai desistir ??? Se eu fosse ela/Geraldo desistia na humildade pra não ficar feio. Já imaginou Seu Pimenta Juçara terminar com 10% ? Acho que nem Geraldo se reelege deputado em 2014. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. Quem coloca na avenida, segundo a polícia militar, 30 mil pessoas, como explica esse 11%, responda Gasparetto?
    Itabuna têm 140 mil eleitores, respeite para ser respeitado.

  25. O Instituto de Gaspareto tem muita credibilidade em Itabuna. Foi ele quem detectou uma queda de Juçara e ascensão de Azevedo nos últimos 15 dias de campanha, o que levou o grupo do PT a uma jogada suicida – composição com Fábio. Além de terem optado por não divulgar as últimas pesquisas à época. Com isso, Azevedo ganhou de lavada.
    Em 2008, eu votei em Juçara,mas dessa vez vou votar em Vane. As propostas dele me convenceram, pq são perfeitamente possíveis de realizar. Sou até simpática ao PT, embora não filiada, mas acho que os petistas inteligentes, não os xiitas, deveriam votar em Vane, para evitar o risco de Azevedo ter mais 4 anos. Pela pesquisa, a diferença entre eles ainda é pequena. Atenção para a matemática, minha gente. O poder tá na nossa mão. Aliás, esse é o único momento em que podemos decidir sobre algo na política.

  26. É isso Itabuna!Quem ama Itabuna de verdade, não se contenta com essa Itabuna tão pequena em todos os sentidos.Queremos pessoas sérias que deem valor a essa terra e ao seu povo.Políticos que entra e faz o que quer com o dinheiro público, sem se preocupar com o povo, tem mais é que sair e dar lugar a outro.Vamos nos unir,principalmente os estudantes que pprecisam de empregos e cursos gratuitos.

  27. Vamos ver se desta vez o Agenor acerta… na última eleição prefeito em Itabuna ele perdeu feio… não sei se deixou de utilizar o nome Sócio Estatística por ter desfeito a sociedade com o QG de GS.

  28. Ate que fim, Itabuna caminha para uma verdadeira MUDANÇA. E hora de darmos oportunidade ao novo. Chega de Geraldo com Jusara e Fernando Gomes com Azevedo. VIVA A MUDANÇA.

  29. Quanto a quem reclamar da pesquisa a de Azedo também era duvidosa por ter o dono do instituto amigo dele.

    E gente, Vane é o menos rejeitado, portanto pode muito bem está na frente nesse momento, pois antes estava com empate técnico diante Azedo.

  30. Seu pimenta, este instituto de pesquisa do Sr. Gaspareto não é o mesmo que tentou divulgar uma pesquisa na cidade de Itacaré e foi proibido devido a constatação de erros? Segundo informações este instituto não fez a pesquisa em diversas áreas daquela cidade que poderia decidir uma eleição. será que em Itabuna esta pesquisa ouviu pessoas de diferentes classes sociais, por faixa de idade e de estudo? Vamos conhecer de perto em 07 de outubro qual o instituto que melhor trabalhou nestas eleições. Porque temos alguns institutos trabalhando para determinadas candidaturas e partidos. haja dinheiro para os donos dos institutos de pesquisas. Eles não estão nem aí com a verdade só querem receber.

  31. VANE É A MUDANÇA!!!!!

    ESTOURAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO!!!

    EU, MINHA FAMÍLIA E MEUS AMIGOS VOTAMOS EM VANE.

    QUEREMOS VANE PARA DAR UM BASTA AOS DESMANDOS DE AZEVEDO.

  32. E AGOOORA JUÇARA VAI DESISTIR?
    MILITANTE DO PT DE LULA NÃO VOTA EM JUÇARA:
    1. O PT DE ITABUNA É DE JUÇARA E GERALDO;
    2. JUÇARA CANDIDATA E SONHO PESSOAL/FAMILIAR;
    3. O POVO DE FERNANDO GOMES ESTA TODOS COM GERALDO;
    4. MARIA REZADEIRA; articuladora da campanha do PT;
    5. FERNANDO GOMES E SEU POVO NUNCA VÃO DEIXAREM DE
    APOIAR AZEVEDO; MESMO ESTANDO NA ARTICULAÇÃO DO PT

    6. VOTAR EM JUÇARA – é fortalecer AZEVEDO ;
    7. JUÇARA TEM O MAIOR INDICE DE rejeição – na Eleição
    passada levou 12.000 votos da sacola;o cenário é o
    mesmo;
    8. O PT DE GERALDO – Perdeu por imposição, perdeu por
    causa da prepotência;
    9. Você concorda com essa imposição? com esse projeto
    FAMILIAR;
    10. NEM AZEVEDO, NEM GERALDO – VOTE 10, VOTE POR AMOR DE
    ITABUNA. FORA FICHAS SUJAS.

    “A BANDEIRA DE NOSSA UNIÃO ABRE ASAS SOBRE O POVO, VAMOS VOTAR ITABUNA COM UM SÓ CORAÇÃO” VOTE 10 POR ITABUNA.

  33. Gostaria que fosse informado assim como a outra pesquisa, que disseram ser do Sr. Nascimento afeiçoado a Azevedo, que esta empresa que contratou a pesquisa, faz parte de qual grupo?

  34. O que a política não faz né?

    Comparar o resultado da pesquisa com o boato de que certa candidata estaria desistindo, é mera coincidência…rs..rs.

    Luiz

  35. “Seu Pimenta” na verdade a pesquisa mostra o que percebemos nas ruas de Itabuna, que VANE está muito bem colocado junto ao eleitorado, e que o “sacrificio” do terceiro colocado (JUÇARA)será necessário para vencer AZEVEDO, hoje o Itabunense encara o atual prefeito como uma figura ‘INÓCUA’ que não governa a cidade e por isso será banido na sua pretensão (REELEIÇÃO) além é claro dos problemas insanáveis por falta de competência do atual gestor: lixo nas ruas, dengue, desvio de dinheiro público,organização das feiras livres, etc. O POVO quer MUDANÇA, VANE é 10!

  36. E agora, josé?
    A festa acabou,
    A luz apagou,
    O povo sumiu,
    A noite esfriou,
    E agora, josé?
    E agora, você?

    Não precisava nem pesquisa seu “Pimenta” basta olhar as caminhadas de Azevêdo e veh que são sempre as mesmas pessoas, ou seja, os contratados e comissionados da prefeitura que são obrigados a ir e os candidatos a vereador. Faça uma comparação das fotos e verão que são sempre as mesmas pessoas… Itabuna não merece mais sofrer e viver no atraso. Vane 10 !!!

  37. A mudança é dez, a esperança é 10.

    Atenção militantes de Azedo não passe mal, porque o Hospital de Base não está nada bom, e não gastem todo o dinheiro nas caminhadas, pois segunda feira chega e o Restaurante Popular ainda está fechado.

  38. Atenção militantes de Azedo não passe mal, porque o Hospital de Base não está nada bom, e não gastem todo o dinheiro nas caminhadas, pois segunda feira chega e o Restaurante Popular ainda está fechado.

  39. Esse é o momento em que não se acredita mais em pesquisa.
    Por um lado o que vemos nas ruas e bairros de Itabuna são uma caída vertiginosa da candidata do PT (Jussara), causando um prejuízo incalculável ao futuro do deputado federal Geraldo Simões que, de tanto desprestigiar a militância do seu partido, colhe péssimos resultados. Evidente que os formadores de opinião demandaram também por causa na novela (real) do mensalão.
    Daí o crescimento de Vane, com esses votos oriundos do PT. Lembrando que numa suposta vitória de Vane, Davidson Magalhães será o grande favorecido, pois sem nenhum voto, poderá de fato, ser o mandatário de Itabuna.
    Já Azevedo corre livre, com a máquina na mão, abraçando o povo e beijando as velhinhas. Só uma zebra para tirá-lo da prefeitura.
    Mas, em política não se aposta. Só com as urnas apuradas veremos o resultado bom para uns e ruim para outros.
    Até lá.

  40. Parece que a mascara caiu!
    A grande maioria dos que eu pergutavam afirmavam votar em Vane e a pesquisa dizia que o capitão Azevedo estava na frente! Como? Esta pesquisa, então, mostra a realidade!
    Vane na frente, conforme a voz da rua dizia.

  41. Esse Instituto é o á reconhemesmo que está sendo avaeriguado pelo Juiz da 203 vara com suspeita de manipulação no Município de Itacaré? Foi descoberto que suas pesquisas são direcionadas para o eleitorado que seu candidato tem preferência. É muito estranho, pois na minha visão o José Nilton Azevedo tem tudo para ganhar, a periferia de Itabuna ( maioria), está demonstando satisfação pelo seu Governo. Será que foi ouvida??? Vamos aguardar, eleição se ganha nas urnas, não com especulações duvidosas.

  42. Eu mesmo ia votar em Juçara, mas pensei em prol da minha cidade, que amo. E por isso agora vou votar em Vane do Renascer, já que não dá pra continuar com essa péssima gestão atual.

  43. COMO ACREDITAR NESSE TIPO DE PESQUISA???

    “Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.”

    FUI NO SITE DO TRE E ELES NÃO ESPECIFICARAM OS BAIRROS!!

    AZEVEDO É 25!

  44. ITABUNA PRECISA DE PESSOAS QUE TENHAM COMPROMISSO COM O SEU DESENVOLVIMENTO. UMA CIDADE COMO A NOSSA, QUE ULTIMAMENTE TEM APARECIDO NOS NOTÍCIARIOS POR CONTA DA VIOLÊNCIA GERADA PRICIPALMETE POR FALTA DE INVESTIMENTO NAS ÁREAS SOCIAIS. TEMOS QUE ACABAR COM ISSO. QUEM TEM FAMÍLIA, QUE É RELIGIOSO, QUE É DO BEM, VAI DIZER: FORA AZEVEDO, NOSSA CIDADE ESTÁ PRECISANDO DE ALGUÉM COMO VANE, E QUE SE FOR ELEITO E TAMBÉM NÃO CORRESPONDER ÀS NOSSAS EXPECTATIVA, TIRAREMOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO DA MESMA FORMA.

  45. Tenham certeza de uma coisa, no dia 07 vai ter muitas pessoas vestidas e com bandeiras de Azevedo, granda parte delas compradas, fazendo a maior algazarra. Você que é eleitor de Vane, não se intimide com isso, vá às urnas como suas roupas normais e vote tranquilo, consciente de que está buscando um futuro melhor pra sua cidade!

  46. +| LEIA MAIS AQUI »

    ITABUNA: PESQUISA GASPARETO

    João Matheus publicou em 30/set/2012 . 10:11 2 comentários »

    Do “Cena Bahiana”.

    O Instituto Gasparetto, o mesmo que teve pesquisa impugnada em Itacaré por suspeita de direcionamento (teria feito a consulta “ao gosto do freguês”) – confira aqui -, aponta o candidato Vane do Renascer (PRB) à frente na corrida sucessória itabunense.

    Pelo levantamento, registrado dia 25 no TRE e divulgado neste domingo, 30, Vane teria 38,5%, ante 35,9% do Capitão Azevedo (DEM). A petista Juçara Feitosa estaria bem atrás, com apenas 11,1%.

    A pesquisa destoa de outros levantamentos realizados no mesmo período, embora não registrados no TRE, que apontam Azevedo ainda na liderança e também registram crescimento de Juçara.

  47. Falam tanto em omissao de um certo candidato a fim de denegri-lo.Pois bem…e o que falar da mesma omissao prefeito quando era entao vice e assistia passivamente aos desmandos do prefeito á epóca?Vamos votar no novo e viva a democracia!!!!

  48. Há uma sorveteria aqui em Itabuna que fechara as portas hoje. Um sorvete chega a custar 12 Reais fácil, por lá.

    Seria mais adequada para Shoppings sofisticados de Sao Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, devido ao alto poder aquisitivo de parte da população.

    Eles devem ter encomendado a pesquisa de mercado, para se instalar no Shopping daqui de Itabuna ao mesmo Instituto que fez esta pesquisa eleitoral!

    O resultado da sorveteria todos saberão amanha. O das eleições, na próxima segunda-feira!

    Quem viver, Vera!

  49. Só quem não raciocina pra duvidar que Vane já é o prefeito de Itabuna.O povo quer mudança.Só voto no atual quem tá pendurado num cabide de emprego.

  50. Tenho vivido momento ímpar na política de Itabuna, pois só vejo o povo dizer que vota em Vane, que é 10! Apenas a corja que hoje suga os cofres da prefeitura e aqueles imbecis que querem continuar mamando facilmente e que nada sabem fazer além de se acharem o máximo ou o melhor para Itabuna; nessa lista vemos inúmeros candidatos a vereador loucos cobiçando um lugar no Legislativo.
    Que venha Vane com responsabilidade para fazer o que há de melhor para Itabuna. Chega de buracos nas ruas, de tantos maus tratos com a população, de tanto desprezo. A MUDANÇA VEM COM CERTEZA E ELA É 10!

  51. Muita calma nesta hora. Isso vale para os dois lados: não se pode cantar vitória antes da hora, nem tão pouco, lamentar uma derrota que ainda não se concretizou. Esta semana será decisiva. Que a Paz e a Verdade se fassa realidade nestes últimos dias! Fé em Deus, e vamos à luta, defenda a sua crença.

  52. Gaspareto em 2008 fez pesquisa que Juçara estava na frente, de fato ela com seu PT leva muita gente pras ruas. Azevedo estava bem atrás.

    Mas pesquisa muda gente, então o Azedo deu a volta por cima e venceu. O instituto não errou em nada, houve esse revertério.

    Agora a vez é Vane, vem crescendo e é 10 nas urnas.

    E o que dará mais queda pra Azevedo será o debate na TV, todos vão cair em cima dele e o prefeitinho não conseguirá dar conta.

    Este renomado Blog era muito acessado por petistas, mas vejam que a maioria está com VANE 10, este sim tem toda capacidade de vencer o prefeito REJEITADO.

  53. A queda de Juçara é sim uma realidade, primeiro que a rejeição dela já começa dentro do próprio partido e isso vem desde 2008, se ela já tem rejeição na sua própria casa, essa pessoa será bem recebida nas ruas ?
    Ela é uma mulher pedante e boçal (apesar que que isso não a impediria de a própria fazer um BOM governo) mas infelizmente o povo não aceita JUÇARA não a ver com bons olhos, o povo nem sabe se o nome dela se escreve com ”SS ou Ç ”, rsrs ela na verdade e resumindo os fatos não NÃO TEM CARISMA popular.

    Agora falando da pesquisa, isso mostra a realidade de que VANE e AZEVEDO vão lutar voto a voto. E a história que Azevedo já estava eleito, na verdade nunca existiu.

  54. O legal é vê o PT ( Geraldo e Jussara) caindo nas pesquisas. Itabuna cansou desse coronel(Geraldo) chega de querer colocar todos da família em cargos políticos. FORA PT, FORA GERALDO, FORA JUSSARA!!!!!!!

  55. E AGORA O QUE SERÁ DA DONA DA FM PROEVES “MISSIONÁRIA” IARA SEU NOME ASSIM CHAMADO PELO APRESENTADOR QUE DE PASSAGEM POXA FALA MAL PRA CARAMBA, ESQUECEU DE APRESENTAR A MISSIONÁRIA COMO ARTISTA, POIS FOI O QUE ELA FEZ QD FORÇOU O CHORO PARA PUXAR MAIS O SACO DO CAPITÃO QUE JÁ ESTÁ LÁ EM BAIXO.MINHA QUERIDA ARTISTA AMADORA SEU SHOW NÃO COLOU… SEU SHOW FEZ COM QUE AQUELES QUE ESTAVAM EM CIMA DO MURO SAÍSSE PARA APOIAR VANE. O QUE VOCÊ FEZ MINHA AUTARQUIA FOI FEIOOOOOOOOOOOOOOOO.

  56. Até agora não me disseram a quem é ligado o povo que pediu esta pesquisa?
    E tenho uma pergunta para rodacude de ontem, meu querido professor Sérgio Olveira de hoje:
    – Gosto da sua matemática, é um cálculo deveras fácil de ser feito porcentagem daqui e dali de anseio de voto, mas se estes mesmos números fosse por exemplo, ofertado pelo IBOPE ou VOX POPULI, tendo o mesmo número de pessoas entrevistadas, o Sr. Acreditaria? Em caso de sim, sua conta está errada! Em caso de não sua conta estaria certa! Porém, já dizem por aí que a voz do povo é a voz da ansiedade da esperança.
    Portanto, não creiam mesmo em pesquisa, faltou o querido Selém Rachid nesta empreitada, mas uma pesquisa não falha, a qual revela o resultado das eleições; mas só pela curiosidade do povo, saia querido professor Sérgio Oliveira, precisa ir distante não, visite o povo da sua casa, até mesmo os comissionados e contratdos do A a Z, e garanta que não vai revelar o que eles confidenciarem ao senhor, em quem eles votam. A tá, só os moradores da sua é uma pequena porcentagem, concordo mesmo contigo e o admiro!!
    E por favor Sr. Pimenta o senhor é sempre o primeiro em dá para uns boas e para outras más notícias, mas me diga, a quem está ligada a empresa que pediu esta pesquisa?

    Da Redação: Sabemos tão-somente que é empresa com interesses em Itabocas.

  57. Eu gostaria de saber por que o pimenta, cena bahiana e ricky,
    não colocam as caminhadas das mulheres nos seus blogs. Responda
    Ricardo? Será que é medoooo?

    Da Redação: Senhora Gal, as fotos estavam em baixíssima resolução. Apenas por isso.

  58. SÉRGIO RODACUDE apostou duas vezes que o DEMos venceria facilmente para governador.

    Pois bem, errou nas duas e agora vai errar mais duas vezes, pois ACM GRAMPO Neto já caiu na capital e aqui em Itabuna o 10 cresceu.

    Sérgio, continue como professor, porque pra vidente com suas previsões você passaria fome.

    kkk

  59. Eu respondi a essa pesquisa na quarta-feira e achei meio estranho. A menina não queria que eu visse o que ela tava marcando no papel, e quando fui ver o questionário disponibilizado na internet vi que faltava alguma coisa. A entrevistadora distorce algumas perguntas e no final ela perguntou para que time eu torcia (Sem noção). Além do que eu vi no cracha dela ESCRITO-Sócio estatistica. Procurei o site e não achei http://www.socio-estatistica.com.br. Da para confiar NUMA PESQUISA FAJUTA DESSAS?? E além de que uma pesquisa precisa de uma amostra bem maior e outros criterios mais apurados. O ELEITOR DE VANE SE DIZ TÃO ESCLARECIDO E NÃO SABE NADA DE PESQUISA QUE TEM UM CUNHO MUITO MAIS CIENTIFICO.

  60. Essa pesquisa só fez confirmar o q o povo ja sabia, afinal ninguem merece mais 4 anos de um prefeito q deixou nossa cidade do jeito q ta aí e pensa q o povo é besta. Deus abençoe a todos!

  61. itabuna quer paz. itabuna quer amor.é no verde da esperança que eu vouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!é vaneeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee1000000000000000000000000000000000.

  62. será que não viram Gaspareto sem prestigio, Há dias atrás ele publicou a pesquisa de candidato em Itacaré, então o juiz entendeu que houve grave tendência de interesse eleitoral para beneficio de outro candidato a prefeito. Assim, o juiz impugnou entendo que o instituito de Gaspareto fez a pesquisa tendenciosa.

  63. Segundo o estudo, foram 704 pessoas entrevistadas no total. A pesquisa ocorreu de 25 de setembro a 29 do mesmo mês, e foi realizada em bairros centrais, região do Fátima, região do Califórnia, região do Santa Inês, região do São Caetano, região da Nova Itabuna, região do Santo Antonio e região do São Pedro.

    A pesquisa tem a margem de erro de 4%. Quotas amostrais também foram aplicadas nas sbunidades de Itabuna, proporcionais em função de variáveis significativas, como sexo, idade, posição sócio-econômica de acordo com perfil do município. A pesquisa foi encomendada pela Kato Locação de Equipamentos Ltda.

  64. A verdade tarda mas não falha.Vane é um homem de carater,sincero e honesto.O governante que Itabuna precisa para os proximos quatro anos.VANE é 10,eu voto 10 pra Itabuna ficar 10!

  65. Permita-me Nega….
    NEGA disse:
    30 30UTC setembro às 9:26
    eu nunca tive duvida de que vane ganharia. e acredito muito neste homem pra mudar itabuna de verdade sem balela.
    chega de pt e Dem manipular o povo dessa cidade
    agora quero deixar claro que sou inteiramente a favor do pt no governo federal e uma pena que o pt em itabuna se resume a uma pessoa chamada Geraldo simões que controla tudo e nao permite que outros membros do partido cresça se tivesse aceitado a candidatura de vane ele estaria agora pontuado em favor do partido.

  66. A mudança começa agora,fazemos até mesmo nosso programa com seriedade porque queremos um governo serio e honesto sem criticas sem piadas de baixo nível contra os outros candidatos porque devemos respeitar a opinião dos outros e tenho certeza que no dia 7 de outubro as pessoas que confia na mudança estarão todas juntas porque…. Agora é 10 agora e Vane tem jeito ñao, agora é 10 agora e Vane agora e Vane o o prefeito do povão….

  67. Vamos fazer umas continhas seu pimenta ? Antes de anunciar uma noticia de tamanho porte.. 704 votos?? Ok, eu sei o que é estatística. Mas existe um padrão minimo para realizar essas pequisas, não foi considerado nem 1% dos votos. A margem de erro nessa pesquisa deve ser pelo menos de 10%. Ridiculo.

    Itabuna tem 34 bairros, considerando que todos os bairros foram considerados, temos 20 VOTOS POR BAIRRO. Isso representa o que pelo amor de Deus?

    Acorda ITABUNA, Vane quer ganhar no tapetão, quer ganhar comprando pesquisa! DIGA NAO AO LADRAO DA MAFIA DOS CONSIGNADOS, O LADRAO DA IGREJA UNIVERSAL! Vane não é mudança! é ATRASO!!

  68. EU ESTAVA INDECISO ATÉ ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, ENTRE O 13 E O 10 , QUANDO CONHECI A FORÇA E O PROJETO DE VANE NÃO DEU OUTRA, VISTO A CAMISA VERDE DE CORAÇÃO, PEÇO A TODOS AMIGOS E AMIGAS QUE SAIAM AS RUAS, COLEM O ADESIVO NO PEITO JUNTOS VAMOS TIRAR NOSSA AMADA ITABUNA DESSE BURACO.É 10…OBG..

  69. Esses azevedistas são terríveis!O PT não acabou.Continuo com LULA,DILMA,WAGNER E GERALDO SIMOES>só que esse ano quero dar o troco…Qualquer um para tirar Itabuna das mãos desses que só querem mamar$$$$$$$$$$$.Gosto muito de Juçara,mas amo muito mais ITABUNA.Se for para votar em Vane 10,estarei com ele.prefiro mil vezes Vane que azevedo.

  70. Só queria dizer a todos os petistas que a nossa querida Jussara não tem vez, infelizmente. Como eu não quero que Azevedo ganhe, vou apostar no 10 ( Vane )Muito melhor ele do que Azevedo de novo, e isso vocês devem concordar. Se sabemos que Jussara está em terceiro lugar e não tem chance de ganhar, vamos então nos unir para tirar azevedo de vez de Itabuna.No dia 07 de outubro eu vou votar no 10.

  71. Na noite de 07/10 eu quero ver o que os tolos que aqui se manifestam irão dizer, de tão decepcionados!

    Tem gente que só sabe das coisas depois que elas acontece!

    Sequer lancara um olhar critico nos resultados da pesquisa!

    Ligaram as bocas, e desligaram oc cérebros. Eu vós aguardo apos o resultado oficial!

    Ate lá!

  72. LETÍCIA, NÃO JOGUE ACUSÕES SEM PROVA, SE VC NÃO SABE VAI SABER AGORA, QUEM DENUNCIOU A MÁFIA DOS CONSIGNADOS FOI O VANE, SE INFORME MELHOR, GARANTO QUE O SEU VOTO É DE CABRESTO, DEVE VOTAR NO CAPETÃO..RSRSRS….EU QUERO MUDANDA É 10

  73. REALMENTE NAO ACREDITEM EM PESQUISAS,ACREDITEM NO QUE A POPULACAO QUER E QUER
    MUDANCA, NAO IMPORTA COMO MAS VAMOS COMECAR A ACREDITAR
    ITABUNA PRECISA SER 10
    10
    10
    10

  74. Não me iludo com passeatas e pesquisas..Acredito naquilo que ouço e falo com as pessoas. Nem todos que saem em passeatas irão votar, aqui. Alguns vão em todas as passeatas , mas vão votar em um, só.
    Mas acredito que essa pesquisa é a mais coerente com o que ouço nas ruas.Um margem pouca, mas em favor de Vane.

    Muitos esquecem que a maioria dos eleitores não estão ligados a partidos. O que vejo é que Vane tem apoio de pessoas de todas as classes e que querem mudança.Isso faz diferença. Vane não foi barrado em alguns bairros como aconteceu com Azevedo, que não pode entrar. Os que estão com Azevedo depende do $ dele,que vem da prefeitura…Juçara sabemos que apesar do PT ser forte , ela não tem unanimidade no partido e na cidade. O DEM vai usar a união de Vane com Jussara no dia da eleição para tirar voto de Vane. Mas isso não vai acontecer. Por isso creio que esta margem de Vane tende a aumentar, se muitos PTistas se conscientizarem que está surgindo uma nova alternativa pra Itabuna.. e votarem nele

  75. EU SEMPRE VOTEI NO PT, NÃO TENHO NADA CONTRA JUÇARA, POIS A CONHEÇO SUPERFICIALMENTE, PORÉM, DESTA VEZ E QUEM SABE,EM OUTRAS ELEIÇÕES CONTINUAREI VOTANDO EM VANE, POR AMOR À MINHA CIDADE QUE ESTÁ TÃO MAL CUIDADA, A ATUAL ADMINISTRAÇÃO SÓ PENSA EM INCHAR A FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA COM CARGOS COMISSIONADOS E OS APADRINHADOS, TDS. QUERENDO LEVAR VANTAGENS E ONERAR O ERÁRIO, INCLUSIVE DESVIANDO AS VERBAS FEDERAIS EM PROL DO BEM ESTAR DELES.COM FÉ EM DEUS O MAL NÃI IRÁ PREVALECER,A NOSSA CIDADE NÃO MERECE CONTINUAR NESSE CAOS. A PESQUISA DEVE ESTÁ ERRADA MESMO, POIS AQUI EM CASA NÃO PASSOU E SÃO 5 VOTOS PARA VANE, SE PASSASSE O PERCENTUAL A FAVOR DE VANE SE ELEVARIA. É 10,10,10,10,10.

  76. e azevedo 255555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    255555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555
    2555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555555555555
    25555555555555555555555555555555555555555555555555555
    nao tem geito azevedo e o prefeito
    pesquisa e o povo na rua essa e a maior pesquisa

  77. Lalau Consignado e Vane Frente Fria querem enganar o povo poi não estão na frente coisa nenhuma eles estão em terceiro lugar Juçara tem empate técnico com Azedo

  78. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não é o que vejo nas passeatas de Vane, tô com tigo e não largo JUÇARA, como pode alguém eleger um cara de dentro da câmara? fora azedo e vane.

    A mundança é com Juçara 13

  79. ACOOORDA ITABUNA!

    A POPULAÇÃO QUER MUDANÇA!

    NINGUÉM ACREDITOU NA FRENTE PARTIDÁRIA, PORQUE É FORMADA DE PARTIDOS CAMADOS “NANICOS” PC do B, PP, PPS,PRB (VANE), PV, PSC.

    COMPROVOU QUE “UNIDOS VENCEREMOS”

    TÔ NA FRENTE VANE É 10!
    JUÇARA E AZEVEDO PODIA DORMIR SEM ESSA. KKKKKKKKKKKKKKK!

  80. QUERO FAZER ALGUMAS CONSIDERAÕES:
    1a. Tenho um parente (sanguíneo) que participa do projeto da pesquisa e o mesmo já me dizia que o resultaddo estava pró Vane com azvdo em 2o. Juçara em 3o e longe! Confirmando.
    2a. Não nego, sempre companhei o PT, mas, esse ano resolvi acompanhar o 10 e o que se vê nas ruas dos bairros periféricos é a adesão de Famílias inteiras a Vane. Eu acompanho e vejo!
    3a. Não dá para acreditar na propaganda fantasiosa do prefeito quando ele deixa a nossa casa (a cidade), toda bagunçada. (O canal, se fosse feito com a fantasia da maket) poderia até tapiar o eleitorado. A cidade tá o que tá, e fala em PONTE ESTEIADA! Garrafa de limão balão!
    4o. Com a eleição ASSEGURADA de Vane (pois a TENDÊNCIA do povo se já era pró, agora ficou mais delineado), um dos jornais da cidade, já nos chama a atenção para os prováveis sumiços de objetos da prefeitura a partir desta 2a. feira !!!
    5o. VANE, de uma vez só, acaba com as dinastias da cidade: FG, GS, Renato, Azvedo, Adervan, tem mais….? e Itabuna começa uma nova história!
    O eleitorado de Itabuna sempre quis se libertar das amarras do fernandismo, do petismo, do demo … mas, faltava UMA FIGURA expoente que pudesse, fazè-lo. VANE, em nome do Deus Altísimo, está conseguindo. Aliás, não é Vane, É DEUS QUE QUER ESTAR NO COMANDO DA CIDADE e levantou esse homem!!!
    CLAUDEVANE MOREIRA LEITE! NÃO MACULE ESSE FIGURA! “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (Atos 9:5)

    Domingo 07 será do (mês) 10 !!! Não precisa apostar. Basta só ACREDITAR! Itabuna já é VERDE!

  81. Oxente, itabuna tem 704 habitantes é? Que pesquisa maluca é essa? kkk Eu, psiu, você se enganou, to com vane! Mas 704 entrevistados de tantos outro mais habitantes? Minha pesquisa escolar tá melhor que essa! pqp!

  82. “Eleitor”

    Acho que você não esta bem informado, ele foi o relator da CEI, mas WENCESLAU é um dos principais acusados, e justamente ele que seu querido VANE aceitou como Vice? Ver alguma coerência??

    Vane e Wencesalau são vermelho por dentro. Quem conhece vane sabe como ele era xiita como petista, duvido muito que tenha mudado seu posicionamento!

  83. Vocês não devem nem pisar o pé na rua e falam que Vane está em todas as ruas! Vão nas caminhadas de Azevedo, veja quantas pessoas estão com ele. Pode falar que a prefeitura toda está lá ( mas a prefeitura só representa 5 mil trabalhadores), não vejo um cartaz de vane no Santo Antonio. Saiam dos seus pcs, botem a cara na rua e vejam se realmente Vane esta em primeiro lugar.

    Saiam dessa alienação!!!

  84. Quem aqui conhecia a historia de Vane há dois meses? Varios candidatos já apresentaram uma “mudança” em itabuna, Renato Costa, Roberto Minas Aço entre outros que não me recordo. Vane pode estar chamando a atenção não é pelo descaso de itabuna, e sim pelo investimento que a Igreja Universal tem proporcionado. E esse investimento ela vai querer a recompensa caso ele seja eleito. Então meu velho, a unica mudança na prefeitura, é que o “DIZIMO INTERNO” vai rolar solto. Eu quero que alguem me diga que Vane não vai deixar isso acontencer, e eu te pergunto.. Ele evitou que Wenceslau fosse o vice? rsrsrs… Televisão, sites, essas mídias alienam a cabeça das pessoas. Quero itabuna diferente, mas não dessa forma. Veremos caso ele ganhe, vao lembrar do meu nome.. rsrs fica a dica!

  85. Podemos comprovar que a pesquisa está correta, pois desde o início sabíamos que Azevedo era o primeiro, mas o crescimento de VANE é visível, em minha casa os 15 votos são de Vane sem contar os amigos. O povo está cansado dos desmandos com o dinheiro público e da prepotência dos candidatos do PT. A hora da mudança chegou para Itabuna vamos votar com a certeza de que se Vane não cumprir com suas promessas o povo tem o dever de cobrar o compromisso firmado em campanha que é administra Itabuna com honestidade.

  86. 30/09/2012

    Política e Pesquisa 380

    Neste mês de setembro, como seria de se esperar, pesquisas são mais divulgadas e, também, mais contestadas.

    A empresa Gasparetto Pesquisas e Estatísticas foi objeto de processos por parte de Coligações que contestam e tentam impedir a divulgação de resultados. Entendemos isso como natural e parte do jogo político.

    Não se tem a ilusão de que não se possa errar. Erros são possíveis porque lidamos com pessoas e circunstâncias e não se tem controle o tempo todo de tudo. No entanto, tenta-se acertar. E o fato de estarmos a mais de 20 anos consecutivos de presença no mercado regional de pesquisas de opinião comprova que a comunidade reconhece nosso direito de continuar existindo como empresa desse ramo, e crescendo, tentando consolidar, agora, presença também no cenário estadual. Nossa pretensão sempre foi acertar. Não temos pretensões de assessoria política. Nosso compromisso sempre foi refletir a realidade. Gostaríamos que os resultados fossem sempre bons para nossos clientes. Mas todos eles sabem que sempre apresentamos resultados independentes das vontades de quem contrata e mesmo nossas, por vezes bons, por vezes, dolorosos.

    Sobre os questionamentos e notas na mídia e nos blogs, faço as seguintes observações:

    QUESTÕES DE AVALIÇÃO DE CENÁRIO. A presença de questões avaliando governos, como a administração municipal no questionário bem como de avaliação do cenário econômico na percepção dos eleitores, não caracteriza influência, por uma razão simples: o questionário pergunta, não afirma. As respostas podem tender ao positivo ou ao negativo. Logo, ao contrário do que se poderia alegar, permitem ao eleitor ter em mente, uma vez suscitada a partir de perguntas, uma intenção de voto mais esclarecida, uma vez que lhe foi perguntado sobre o cenário onde irá fazer sua escolha. Essas questões são feitas de praxe pela empresa e as respostas tem sido as mais diferentes, apontando tanto para o positivo como para o negativo. Por essa razão, não há essa influência. Não há indução. Convenhamos, seria subestimar a inteligência do eleitor, que sente no seu quotidiano o quão bom ou o quão ruim é sua realidade e a administração de seu município. Perguntar sobre isso não induz.

    ZONA RURAL. A decisão da Justiça Eleitoral de Itacaré alegando de que a pesquisa não é válida por não incluir parte da zona rural e outras irregularidades, essas últimas discutíveis, mas sanáveis, não se sustenta em minha opinião. Se a decisão de Itacaré se aplicar para o país, nenhuma pesquisa mais poderá ser divulgada, pois as pesquisas nacionais do Datafolha ou Ibope, por exemplo, realizam de 2 a 3 mil entrevistas entre 133 a 200 cidades em um país com mais de 5600 municípios. Friso, em mais de 5 400 municípios nenhuma pesquisa é realizada, muito menos na zona rural. Pergunta-se: alguém já viu um despacho da Justiça Eleitoral impedindo pesquisas eleitorais de âmbito nacional de serem divulgadas por não fazerem zona rural e deixarem fora mais de 95% dos municípios? O que está acontecendo é que a exigência de que a amostra inclua a zona rural e todos as suas pequenas comunidades apoia-se no senso comum e não necessariamente tem base técnica. Pelo senso comum faz sentido exigir que todos os lugares sejam considerados. Todos e sem exceção. No entanto, com isso, ignora-se a ciência. No caso de um município, para cargos majoritários, a lógica é exatamente a mesma de uma pesquisa de caráter nacional. Tecnicamente, não faz sentido fazer uma pesquisa em todas as localidades, muito menos em sua zona rural. Caso seja feito isso, seguramente, a pulverização da amostra em pequenas comunidades, em geral mais tomadoras do que formadoras de opinião, o resultado seria uma captação pior do que se a amostra fosse concentrada nas maiores comunidades que compõem um município. Friso, é um equívoco, derivado do senso comum, acreditar que fazendo-se em todas as pequenas comunidades e não nas mais expressivas se capta melhor a realidade. Uma ilusão. Capta-se pior. Por que se deixa de realizar entrevistas nos centros mais dinâmicos e expressivos, logo capta-se pior a realidade onde ela é decisiva, para pulverizá-las em locais menores e dispersos, em geral, tomadores da opinião, opinião essa que se forma e se difunde nos e a partir dos centros maiores, sacrificados pela ilusão do senso comum que exige a pulverização da amostra. Friso que para cargos majoritários, em que a opinião tende a circular razoavelmente bem, o fundamental é captar as comunidades eleitoralmente mais expressivas. E isso foi feito em Itacaré.

    PONTO DE VULNERABILDADE DAS PESQUISAS. O que lá poderia ser alegado é o tempo, ou seja, que a pesquisa realizada no início do mês pode não estar valendo no final desse mês, afinal, pesquisas eleitorais também tem prazo de validade. No entanto, para o período de sua realização, não temos elementos que sugiram que não sejam válidas. É aqui que entra a sensibilidade profissional, informando se se trata de quadros estáveis ou não.

    CONTESTAR PESQUISA OU MUDAR A REALIDADE? É óbvio que sendo mais fácil negar uma pesquisa do que mudar uma realidade, ataca-se a pesquisa como forma de marketing contra. Faz parte da lógica do jogo político afirmar ou contestar pesquisas. No entanto, não necessariamente significa que procedem as críticas ou acusações. Em geral, duram enquanto durar a disputa política.

    PESQUISA COMO APROXIMAÇÃO DA VERDADE. Toda pesquisa é uma aproximação da verdade. Não é uma verdade exata. É por essa razão que toda pesquisa menciona erro amostral. Ou seja, os resultados podem ter variação. Também podem ter variação, no plano do campo, as variáveis do plano amostral. Todas as pesquisas têm características e limitações. Podem e devem ser contestadas. A pesquisa que vale mesmo é a urna. Essa não tem erro amostral. Diferença de um voto significa vitória ou derrota. Quanto às pesquisas de intenções de voto, reforça-se, são de intenções de voto, não de votos.

    LEI ELEITORAL E PESQUISAS. Já fiz comentários sobre pesquisas eleitorais e sua divulgação. Creio que a Lei deveria ser mais rigorosa, separando pesquisas como propaganda ou marketing de pesquisas pensadas no sentido de informar ao público. Penso que como está hoje, todos os que estão bem em pesquisas tendem a querer divulgá-las, ainda que, às vezes, sem necessidade, pois o eleitor já tem noção do que está acontecendo. Ou seja, a divulgação apenas confirmaria o que é uma expectativa do eleitor. Hoje, não há nada de errado em divulgar pesquisas. Quem divulga é porque tem conhecimento de que o quadro lhe é favorável. Se fosse o contrário, seria o outro que estaria fazendo exatamente a mesma coisa. Portanto, dada a Lei vigente, a pesquisa se constitui numa peça de marketing com informação qualificada. Sendo assim, divulga quem pode.

    COMO DEVERIA SER A LEI ELEITORAL NO CASO DE DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS ?

    Então, como deveria ser? Em minha opinião, só poderiam ser divulgadas pesquisas de veículos de comunicação ou blogs, obedecendo um calendário rigoroso de realização e de divulgação, com pelo menos seis meses de antecedência. Nesse caso, a Justiça Eleitoral seria informada e todos saberiam que aquele calendário seria respeitado, esteja liderando quem quer que esteja.

    Quando isso acontecer, quase não haverá pesquisas sendo divulgadas, exceto as de veículos que realmente tenham intenção de informar, se situando acima dos interesses em jogo na disputa político-eleitoral. Enquanto prevalecer a divulgação em função dos resultados, como em geral acontece, fugindo a isso apenas, talvez, pesquisas regulares do Datafolha, Ibope veiculadas regularmente pela televisão e jornais e, possivelmente, também de outras empresas e de outros veículos de comunicação desse imenso país.

    Na nossa experiência é de, por várias vezes, em diferentes anos, veículos de comunicação ensaiaram esse passo, mas até hoje não foi possível realizar.

    Enquanto isso, pessoalmente e independentemente do que penso, os candidatos, partidos e coligações tem o direito de atuar de acordo com o que a Lei permite. Hoje, a Lei permite divulgações em função de resultados previamente conhecidos. Logo, nada de errado em alguém fazer isso. Mesmo porque, o outro lado, na mesma situação, tenderia a fazer exatamente o mesmo, porque é oportuno esse jogo e ele é legal, ainda que, pessoalmente, não concorde, mas isso não tem e nem poderia ter a menor importância. Apenas me reservo o direito de pensar livremente.

    Um dia, quem sabe, a Lei não estará centrada no direito à informação e todos poderemos saber, com pelo menos seis meses de antecedência, quais empresas realizariam pesquisas e quais veículos as divulgariam e em que dias seriam divulgadas. Seria um avanço extraordinário, A informação seria o primeiro e principal objetivo. Acabaria a subordinação da informação ao marketing e aos interesses particulares de hoje. Portanto, caso a Lei mude, representaria um avanço e simplificaria e muito as coisas.

    ESPERANDO A VERDADE DAS URNAS. Para finalizar, temos consciência de que pesquisas têm limitações de muitas ordens. Mesmo assim, temos a confiança que os resultados das nossas pesquisas serão muito próximos daquele que as urnas irão revelar.

    Agenor Gasparetto

    Sociólogo

    Salvador, 30 de setembro de 2012

  87. GENTE PELO AMOR DE DEUS , DEIXEM DE FANATISMO , JUÇARA NÃO TEM CHANCES , SÓ VOCÊS NÃO VÊEM , NO MEU TRABALHO APENAS 1 PESSOA É 13, 20 TA COM O 10, E 3 25 , VEJO ISSO ONDE PASSO, TEM MUITA GENTE QUE VOTA EM VANE, MAIS PREFERE SE MANTER CALADO ATÉ O DIA 7..EU BEM SEI, MINHA FAMÍLIA SE DIZ AZEVEDO PARA ALGUNS, MAIS AKI EM CASA TODOS SABEM QUE SOMOS 10….E TOME 10

  88. É como já dizia o velho ditado: ” Cego é aquele que não quer ver” As vezes eu tenho pena dos seguidores de azevedo, porque só vai sobrar para os menos favorecidos, ou seja os que ganham salários minimo para terem os seus nomes usados como laranjas…

  89. Grato Sr. Pimenta pela resposta que tinha no momento, mas o povo tá interessado mesmo em Itabuna, parece que não tem mais vassoura-de-bruxa, que o povo é todo honesto, não tem nada a ser contestado pela própria consciência, já que às vezes a justiça não tem consciência de suas decisões; e o interessante nesta eleição pelo jeito, não é votar em que seria melhor para governar Itabuna, mas parece que tem muita gente votando em quem é melhor para garantir o meu pirão pouco, o meu primeiro!!!

  90. Caro Eleitor, cuidado com a síndrome do DEZ. Não queremos conviver nos próximo 04 anos, com palavras que são iniciadas por 03 letras que juntas tem o mesmo som do número de VANE, como por exemplo: Desilusão, Desapontamento, Descontentamento, Desrespeito, Desinteresse, Desentendimento, Descompromissado…
    Nem sempre o que parece é! VANE é cria de Geraldo Simões. É candidato do Governador Jaques Wagner. Onde está a Mudança? Enquanto vereador, o que acrescentou à nossa cidade?
    Não mude em falso, não pule no precipício, confie em Deus e siga com o 25!

  91. Enquanto os apoiadores deste candidato que se diz em 1º lugar fazem festa pela cidade, Juçara e Acácia estavam arrastando a mutidão no Mangabinha, incrivel o Mangabinha virou nunca vi aquilo antes, muitas casas enfeitadas com o 13, fomos bem recebidos. Dia 07 vamos dá a resposta a essa pesquisa falsa.

  92. Quando Deus quer é assim.Nunca duvidei, sempre acreditei e já sábia, desde do primeiro momento que ouvi em uma rádio aqui em Itabuna Vane sendo entrevistado e afirmando a possibilidade de ser candidato a prefeito, neste momento acreditei que se de fato isto se concretisasse o prefeito de Itabuna eu 2013 se chamaria CLAUDEVANE MOREIRA LEITE,homem reto, honesto,íntegro,família, que fará de Itabuna uma execelência em administração, este será O HOMEM QUE ITABUNA IRÁ ESCOLHER NO DIA 07 DE OUTUBRO.Parabéns Itabuna, enfim um nome que merece crédito.

  93. Faça uma pesquisa somente nestes comentários. A maioria é Vane e pra quem quer se se fazer de burro, estatística se faz com uma amostra, não precisa pegar a população inteira. Com a amostra, cacula-se os percentuais viu, Pedro e Sérgio! Vocês estão se fazendo de burros pra serem visitados ou não querem enxergar a realidade. Admitam que é Vane, vai doer menos.

  94. Pessoal de Vane ta jogando pesado nos blogs, tentando manobrar as pessoas pra mudarem voto pra Vane!!! kkkk
    Dizendo que ia votar em juçara e que mudou pra Vane…
    dia 07 de outubro vcs veram!!! pq ontem e hj eu vi ocm meus olhos a multidao que acompanhou Juçara!!!
    É 13!!!!

  95. Gente a pesquisa comprova o que se vê nas ruas. Ta todo mundo votando em Vane e os eleitores de Juçara estão migrando para Vane porque não querem azevedo. A terceira via no país está crescendo, prova disso foi a votação de Marina Silva com mais de 20 milões de votos e a provável vitória de Celso Russomano em São Paulo. Chega de PT e PSDB/DEM.

  96. Gente não tirem vitória por tamanho de caminhada,pois tem gente que não gosta de ir ! Eu sou uma delas e minha família também !
    Todo dia descobrem um pobre de Azevedo!Votar nele uma vez foi erro ,votar outra vez é burrice!
    13 vem para cá !
    Se em 4 anos ele não fez nem o básico por que vocês acreditam que ele vai fazer viaduto,passarela,bolsa construção(devendo na loja de material de contrução R$20.000)?
    Acorda gente!

  97. É muito lógico: é óbvio que votar em Jussara será voto jogado fora…isso está a cada dia mais claro, então, os “petistas” estão migrando para Vane, sem contar que o “rebanho” dele cresce a cada dia por méritos próprios! EU ACREDITO NA MUDANÇA, SOU VANE, SOU 10!

  98. ESTA PESQUISA , PROVAVELMENTE SAIU DE UM CERTO PROGRAMA DE RADIO COM OS INTEGRANTES DA CHAPA DE 10.

    ACHO QUE ESTAS PESQUISAS TERIA QUE SER FEITA POR INSTITUTO PAGOS POR ÓRGÃOS NEUTROS.

    TEMOS IDO AOS BAIRROS E NÃO VEMOS ESTA REJEIÇÃO A CANDIDATA JUÇARA. ISSO NÓS DÁ MAIS FORÇA PARA HOJE , AMANHA IRMOS CADA VEZ MAIS PARA A LUTA DO CORPO A CORPO COM NOSSAS CANDIDATAS. E NO DIA 7 DE OUTUBRO, AGUARDARMOS O RESULTADO DOS VOTOS.

    TENHO PENA DO GASPARETO DEPOIS DESTA ELEIÇÃO DE 2012.

  99. Será que voces de juçara ainda não acordaram.nao tem saída a disputa é vane e azevedo. voces não lembram do que perderam pra azevedo na última eleição.acorda amigos eu também fui geraldo na eleição passada. AGORA EU QUERO É VANE 10.

  100. Essa história de dizer que era 13 e agora eh 10 não cola maissssssss
    Lorota pura.
    Quem é 13 será até o fim pois sabem q essa pesquisa é mentirosaaaaa.
    Vcs terão surpresas….

  101. Vane tá deixando PT e DEM em polvorosa.Quem diria que um cara simples e sem dindin iria logo na primeira vez estourar as urnas.Voto 10…voto Vane!

  102. GENTE FAZ O SEGUINTE, ATÉ AQUI FORAM MAIS DE 120 COMENTÁRIOS E OS ENTREVISTADOS FORAM MAIS 700. DÁ ATE´ PRA FAZER UMA AQUI TAMBÉM OBSERVANDO QUAIS COMENTÁRIOS SAO DOS CANDIDATOS. E DÁ PRA VER QUE VANE DÁ DE GOLEADA. EU APOSTO QUE AZEVEDO VAI FICAR EM 3° LUGAR , MARQUEM O QUE ESTOU FALANDO.
    DIA 07 VIRÃO O RESULTADO.
    POR AZEVEDO ESTAR COM A MÁQUINA PÚBLICA NA MÃO, TEM GENTE Q TEM MEDO DE DIZER QUE VAI VOTAR EM OUTRO, MAS NA HORA É OUTRA HISTÓRIA!!!
    DA-LHE 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 – ESSE É O TANTO DE VOTOS AQUI EM CASA.

  103. Gostaria de saber porque o PT não realiza uma pesquisa?Tiraria de vez todas as duvidas.Por enquanto fico com 10 Vane.O adversário é só um…ou seja azevedo.

  104. Isso mesmo a ERA “GERALDO/JUSSARA & FERNANDO/AZEVEDO”, leia-se o PING – PONG, no comando desta EMPOBRECIDA cidade deve ser LITERALMENTE ENTERRADO, de vez, vamos gente ACREDITAR numa terceira ALTERNATIVA DE VERDADE, depositar nossa confiança em VANE, com idéias novas, voltado para uma GESTÃO MODERNA, ATUANTE, não se iludam com os beijinhos em criancinhas, apertos de mão e abraços desses CANDIDATOS DE PLANTÃO no período eleitoral. Depois, ELES ou ELAS nem sequer os veremos mais,não darão mais beijinhos nem abraços eleitos ou não, nada fazem por nós eleitores e nosssa cidade. E tem aqueles que tem mandato e fica de longe durante 04 anos “assistindo” em sua mansão, no conforto do seu escritório, os desmandos e os descalabros que ocorrem na administração municipal e na câmara de vereadores. NÃO QUEREMOS, BEIJINHOS, ABRAÇOS , APERTOS DE MÃO, QUE DESFILEM NA MINHA RUA VISITEM O BARRACO ONDE MORO,DE 4 EM 4 ANOS. É ridiculo tudo isso, ELES menosprezam a INTELIGENCIA DOS ELEITORES !!

  105. QUE POVO IDIOTA ENTREVISTA 704 PESSOAS E ACHAM QUE VANE VAI SER O PREFEITO. PELO AMOR DE DEUS ME POUPE VIU!
    ACORDA GENTE ITABUNA TEM 142.000 ELEITORES
    704 ELEITORES REPRESENTA 0,49% DOS ELEITORES
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  106. Tão de brincadeira!!!
    Vcs verão nas urnas
    Juçara 11% kkkkkkk
    é só acompanhar as caminhadas da mulher q vcs vão que itabuna vai ter a primeira prefeita da historia …

  107. Não precisa registrar pesquisa ñ, todo mundo ta vendo que o 13 ta estouraaaaaaaaaaaaaadoooo
    Pula pro lado de cá,Pula pro lado de cá…hehe
    Se ñ Vane vcs vão passar é vergonha

  108. Da pra ver de longe, que até nos comentários, VANE ESTA NA FRENTE, aqui as pessoas se espressam sem medo, sem represálias, sem perseguição, diferentemente das caminhadas que o atual prefeito faz, obrigando os funcionários a ir para as caminhadas. TEMOS QUE SER SINCEROS, VANE É 10. VANE ESTÁ NA FRENTE, ITABUNA QUER MUDANÇA, CHEGAAAA DE PT CHEGA DE DEM!!!

  109. O Instituto Gasparetto, o mesmo que teve pesquisa impugnada em Itacaré por suspeita de direcionamento (teria feito a consulta “ao gosto do freguês”) – confira aqui -, aponta o candidato Vane do Renascer (PRB) à frente na corrida sucessória itabunense.

  110. Pesquisa ridicula! De um instituto sem nenhuma credibilidade! É so voces irem nas ruas e nos bairros de Itabuna que vêrão que o Tsunami Azul invadiu a cidade! TOME 25!

  111. não tem essa que a voz do povo é a voz de Deus. e sim
    que o coração do povo esta na palma da mão de Deus
    e ele endurece ou ele amulece
    Tiago 5.16 A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.não tem bode,cabra,feitiçaria ou outra coisa qualquer
    a vontade de Deus é soberana.

  112. Votava em Azevedo, mais conheci o time da alegria. Agora estou mais feliz com Vane, sou 10 de coração e vamos vencer. No meu bairro muita gente tá mudando. Vai dar Vane, é 10.

  113. O povo fala de Vane como se ele fosse um Deus, eu acho impressionante.Se ele ganhar, itabuna vai ficar toda asfaltada, não vai ter mais crime, a saude vai ser mil maravilhas, todos os exames disponveis, ninguem vai ficar desempregado. Vamos votar em Vane pra presidente!!!!!!

    Só vai na caminhada de Vane quem é voluntário, quem quer!

    Sério?

    Ninguem nas caminhadas foi oferecido cargos e empregos neh? KKKKKKKKKK

    Acordem! Quando Vane entrar pelo menos cada vereador tem direito a 10 CARGOS!! E olhe lá. As pessoas que vão para as caminhadas já vao pensando nessa mamata! Vane não é mudança. O NOVO VAI QUERER ROUBAR MAIS AINDA QUE O VELHO! Tudo que foi gasto em campanha e o que quer suprir suas necessidades.

    Politica é assim, mas a midia é impressionante, manipula a grande massa da sociedade. Petistas são alienados de natureza e esses vanistas nem se falam.

    ACORDEM!

  114. se disser que azevedo tá em primeiro e juçara em segundo eu até acredito,mais essa pesquisa que vane lidera não é isso que vejo quando vou a caminhada de jussara…tenho certeza que ela já está pareo com Azevedo e vai ganhar para surpreender a onda azul e verde …Vai ser um mar vermelho

  115. UMA PERGUNTA QUE FAÇO PARA O POVO DE ITABUNA, QUEM SÃO OS ELEITORES DE VANE?
    DE 10 ELEITORES DE NOSSA CIDADE, VANE RECEBE 4 QUE VOTARAM EM AZEVEDO E 2 QUE VOTARAM EM JUÇARA.
    AZEVEDO GANHOU COM MAIS DE 50 MIL VOTOS E JUÇARA TEVE MAIS DE 40 MIL, SÓ QUE AGORA O QUADRO POLITICO É OUTRO, O POVO QUER MUDANÇAS, VENE NÃO TEM ELEITOR, ELE AGORA ESTÁ RECENDO APOIO DAQUELES QUE NÃO QUEREM MAIS SEREM GOVERNADOS PELO GRUPO DE FERNANDO E GERALDO, POR ISSO MEU POVO VANE VAI VENCER ESSA ELEIÇÃO PORQUE NA RETA FINAL OS QUE VOTAM EM JUÇARA NÃO VÃO QUERER PERDER DUAS SEGUIDAS PARA AZEVEDO, PERGUNTE A UM PETISTA DE CARTEIRINHA, VC PREFERERE VANE OU AZEVEDO? CLARO QUE ELES PREFEREM VANE, POR ISSO NO DIA 07-10 A COR DO BOTÃO QUE CONFIRMA O SEU VOTO É “VERDE” É 10 É VANE…

  116. O PT DE GERALDO/JUÇARA NÃO É O PT DE LULA.

    O Projeto Familiar está sendo desfeito, vamos dizer não a dois persona não grata, mandar Azevedo de volta para onde ele veio e tirar o coronel Gs do pedestal de onde nunca deviamos ter colocado. Por conta desta tabelinha, FG/Gs/Fg/gs/Fg e Azevedo é que pulamos da Terceira economia do Estado para a décima.Itabuna não merece isso. vote 10 vote jane.

  117. Agora a gente nem vai mais poder andar em Itabuna c/ tanta ponte!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Será q/ alguém acredita nessa hitória de pontes???
    Vai ser igual a praia de um certo candidato!!!! rs

  118. Azevedo disse na televisão que pegou a prefeitura sucateada, e que só agora no último ano do governo dele, ano de eleição é que pôde fazer algumas obras, obras essas que todos nós sabemos que a maioria delas feitas com recursos federais. Então eu pergunto mais ele não era o Vice de Fernando Gomes quando ele ganhou a eleição, então porque Fernando e ele deixaram a prefeitura sucateada? Como ele explica os dois anos de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios? Como ele explica deixar acontecer em seu governo os devios de verbas na Camara de Vereadores em que todos os vereadores estão envolvidos inclusive os dos partido a que ele faz parte? Como ele explica em ele sendo o chefe maior do poder municipal deixar que alguns de seus secretários mandem mais do que ele na prefeitura municipal. Agora a pergunte final para todos os eleitores: Voçês acham que esse homem serve para governar uma cidade como Itabuna?

  119. Esse negócio de enganar o povo com política de pão e circo vem desde os primordios da humanidade. Quem não se lembra como Império Romano dominou o mundo por mais de 1000 anos. Pois foi assim eles cobravam altos impostos dos mais pobres, tomavam terras, tomavam os animais dos criadores, tornavam o povo seus escravos. Depois de mais de 1000 aconteceu a queda do Império, isso veio como castigo, pois ninguém pode querer dominar o que não é seu. O mundo pertence a Deus e só ele pode dominar.
    Estamos no ano de 2012 e vemos as mesmas coisas acontecerem como se fosse naquela época, sobre as nossas costa colocam o peso de uma alta carga tributária, nos dão um salário mínimo que mal dá para uma pessoa sozinha sobreviver, nos oferecem péssimos serviços públicos que não condiz com alta carga tributária que pagamos, serviços como educação, saúde,transporte, saneamento e segurança. E ainda de 4 em 4 anos nos obrigam a votar nessas pessoas que só querem os cargos públicos para o benefício pessoal e receberem seus altos salários como agora sabemos que ja foi aprovado para 2013, o salário de prefeito passa para R$ 20.000,00 e Vereadores para R$ 12.000,00 e ainda tem os por foras como as verbas de viagem para os eventos, imagine então para quanto vai esses salários. Os anos passam entra prefeito sai prefeito, entra vereador e sai vereador e coisa continua no mesmo, só faz piorar.`É assim que funciona a política no Brasil, o dinheiro que é arrecadado do povo através dos impostos é desviado dos cofres públicos em contrapartida nós vemos o que acontece no dia a dia temos hospitais, ambulancias, educação,transporte, saneamento, previdência social, tudo sucateado jogado ao léo da própria sorte.
    Também o que se esperar de uma país onde se permitem que pessoas que tiveram contas rejeitadas possam se candidar para algum cargo público, o que esperar de um país que não investe na educação de seu povo e numa ótima remuneração de seus professores, o que esperar de um país que deixa sem punição as pessoas que desviam o dinheiro público.
    Pois é os dias passam, os meses passam, os anos passam, os séculos passam e vivemos ainda como lá na époco do Imperio Romano, com a política de pão e circo para enganar o povo.
    Mais como eu sou uma pessoa que acredito em Deus e tenho muita fé nele, eu tenho certeza que um dia tudo isso virá a cair e como num castigo de Deus todo esse império de mentiras, de enganação ao povo sofrido principalmente os mais pobres irá acabar de uma vez por todas, porque não aguentamos mais em ser enganados pelos políticos.
    Que Deus ilumnine a todos e no dia 7 vamos escolher uma pessoa que ande pelos caminho iluminado por Deus.

  120. È UMA QUESTÃO DE AUTENTICIDADE, PUREZA, LEALDADE E AMOR POR ITABUNA. NOSSA CIDADE NÃO SERÁ MAIS CURRAL ELEITORAL O GRUPO NEFASTO DE FERNANDO GOMES, NEM TAMPOUCO DO GRUPO CORRUPITIVEL PETISTA DE GERALDO. AGORA VANE 10 “UMA NOVA OPÇÃO”

  121. ESTOURADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! VANE NELES, NÃO TEM PRA MOCINHA, NEM PRO VOVÔ, O NOVO PREFEITO PRA ITABUNA MUDAR É VANEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

  122. Gente deixa o homem terminar o q começou,nos sabemos q politico é tudo a mesma coisa mas vamos pensar em nossa cidade pelo menos a periferia esta sendo vista, vamos analisar e parar de fanatismo…

  123. Olá pessoal NÃO VAMOS VOTAR em CANDIDATOS DO MESMO PARTIDO – vamos EVITAR FORMAÇÃO DE “GRUPOS” – PREFEITO
    de um partido VEREADOR de outro kkkkkkkkkk
    Que ganhe o melhor para ITABUNA ………

  124. O Maria! Eu moro na periferia e a única coisa que Azedo fez aqui foi buraco para criar mosquitos. Não acho certo fazer como o povo de Nova Ferrada e o outro bairro que não lembro o nome, que recebeu Azedo com um banquete. Omelete e salada. Jogaram de tudo em cima dele, indignados com as promessas não cumpridas e o fato de ele só aparecer em época de eleições por lá.
    Não sei em que cidade, estado ou país você vive mas não deve ser aqui em Itabuna, Bahia Brasil, pois por aqui Azedo não tem feito nada desde que era vice de Fernando e tinha cargo na prefeitura.
    Aproveita o feriado e viaja para Itabuna.

  125. Ei, psiu, capitão é Azevedo, e o PREFEITO É VANE….
    HAHAHAHA!!!!
    Agora ele quer trabalhar, mas até agora ele só fez ATRAPALHAR….

  126. Estou consciente do meu voto…10 10 10
    voto em Vane,ele sim é honesto,e quer cuidar dessa cidade que está um caos, uma cidade que parece um lixão,ou melhor parece a Índia????
    ACORDA MEU POVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  127. Fico feliz em ver que as pessoas estão cada vez mais evoluido,
    estão enchergando criticamente que nossa cidade ta abandonada.

    Aqui parece um bang bang.
    Sempre votei no PT.mas agora é a vez da mudança…
    meu voto é de vane 10 !!!!!

  128. tenho 26 anos morando nesta cidade,venho do sertão baiano,desde que cheguei aqui não vi ainda um administrador a altura desta cidade,voto aqui em Itabuna creio que Jussara sera seguimento de Geraldo que por sua vez já nos mostrou muito fraco como administrador,como deputado esta perseguindo a região em nome de sua caminhada politica.O Azevedo já provou que tem sido o pior de todos,todas as obras por ele começadas estão inacabadas,se ele não se preocupou em fazer para se reeleger imagine agora que sera sua reta final,teremos uma cidade cada vez mais nos noticiários falando sobre,lixo, violência e assim vai,a cidade hj é um buraco só,Azevedo é uma vergonha a classe politica,o Vane que esta começando já da para ver que não é nenhum santo,por onde passou seu rastro não foi bom,mas eu vou votar nele pelo simples pensamento de formar uma terceira força politica nesta cidade,chega de empurra e encolhe entre Geraldo e Fernando.Pena que não nos restou nada muito bom para elegermos,esta cidade tem nomes capazes de oferecer coisas melhores,mas vamos enfrente.Este é o meu ponto de vista.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *