Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois dos institutos de pesquisa que prestaram serviços a candidatos ou empresas em Itabuna no período eleitoral ainda não se posicionaram sobre as diferenças entre os resultados aferidos no campo e os registrados nas urnas.

O Instituto Seculus, de Jequié, cravou reeleição de Capitão Azevedo com vantagem superior a 13 pontos percentuais – a diferença seria ainda maior se fossem considerados apenas os votos válidos. Como se sabe, a vitória foi do candidato Vane do Renascer (PRB) pela diferença de um ponto percentual.

A maior barbeiragem, no entanto, foi do Instituto Compet, que se envolveu em grande polêmica em 2008 ao ser acusado de manipular resultados para favorecer o então peemedebista Capitão Fábio. Neste ano, o instituto cravou empate técnico entre Capitão Azevedo e a petista Juçara Feitosa (35,82% a 33,44%, com o vencedor Vane aparecendo com apenas 23,08%).

Nas urnas, Vane teve 41,62% dos votos válidos, Azevedo somou 40,61% e Juçara ficou com 15,36%. Dentro da margem de erro, apenas o Instituto Gasparetto acertou o resultado.

Por enquanto, apenas silêncio da Compet e do Instituto Seculus.

17 respostas

  1. Eu publiquei a pesquisa do Seculus no Cenabahiana, confiante na reputação do instituto.Um amigo, contrariado com os números, chegou a indagar-me se aquilo era pesquisa ou palhaçada (nestes termos) e eu não gostei do tom da abordagem, reclamei com o chegado. Passada a eleição, eu tive que reconhecer com todas as letras: ERA PALHAÇADA!

  2. COMPETe a nós guardarmos esse nome e mais a outra que há Seculus não acerta nada.

    Com esses trocadilhos fica até fácil de recordar daqui a 4 anos, pois apostem que irão voltar a fazer a mesma porcaria, tentando iludir o eleitorado com pesquisas pagas e fajutas.

    Sempre confiei em Gasparetto, a vitória foi suada mas certa, enfrentando toda a máquina que o ex-prefeito Azevedo possui. 😉

  3. Participei de uma enquete gratuita no Facebook (enquete Brasil)que acertou quase em cheio o resultado das urna, se nós não soubéssemos que os resultados dos institutos não fossem tendenciosos a quem os contrata , indicaria esse método aos partidos, bem mais barato e eficaz!

  4. “Achincalharam tanto a pesquisa do Prof. Gasparetto, que foi o único a apontar um empate técnico com uma ligeira vantagem a Vane. Méritos a ele agora, porque os que condenaram sumiram agora!”

  5. Também acompanhei diversas ENQUETES no Facebook. Se contasse 10 delas em 9 Vane ganhava com folga. E olhe que essa única que sobrou foi deletada por um Azedista inconformado.

    kkkk….

  6. Muito me admira que pessoas tidas como “inteligentes” tenha acreditado nessas farssas de pesquisas!!!!! O que teve na realidade , foi malandragem, servergonhice , falta de caráter , falta de amôr e nenhum compromisso por Itabuna, penssando que nós acreditaríamos nessa pesquisa feita nas coxas, mal elaborada e sem o mínimo escrúpulo! Tentarem atraves delas confundir as pesquisas tanto do Prof Selem como a do Prof Gasparetto!Publicaram em blogs, jornais (quase todos comprometidos com a Prefeitura) pra ver se conseguiriam alguns votinhos a mais ( conseguiram)mas FELIZMENTE deu no que deu! Cacetada em todos os bairros!Venceu Itabuna, e toda a sua populaçao! Aqui pra nois. publicar um lixo desses ,é no mínimo triste! è uma pena vc acreditar que as pessoas dao muito mais valor as coisas materiais do que a sua propria cidade. muito triste…

  7. o tiro saiu pela culatra.
    eles contrataram uma empresa.
    que iria avacalhar o negocio e possivelmente levaria os votos
    dos indecisos, com a publicação dos primeiros resultados os acessores de Azevedo se acomodaram achando que estava no papo,
    no entanto do outro lado se trabalhava dia e noite, (pelo dia campanha na rua a noite campanha na s Igrejas) é ai que se paga, e minha vó já dizia “o mal, volta para o malfeitor.”
    um super abraço para todos em Itabuna.
    eu estou em São Paulo Capital

  8. votei na do facebook e em vane, dava vane com um percentual pouco mais dava, já em outra mais um poko. Facebook socioestatística… hahaha confiabilidade 10.

  9. Em Ilhéus essa SECULUS tentou forjar um resultado negativo para Jabes mas não deu certo. Todos os institutos sérios apontavam a vitória do ex-prefeito por larga vantagem, o que de fato ocorreu. Foram 10.000 votos de frente, ou seja 1/3 dos votos dados a Carmelita. O Seculus teimava em apresentar “empate técnico”, chegando ao dispatare de informar uma diferença de apenas 4%. Com isso, o comando da campanha de Carmelita partiu para o discurso de “está virando” e nos ultimos dois dias os carros de som da candidata diziam que ela tinha “virado”. É preciso acabar de vez com esses institutos fantasmas que vendem pesquisas sob encomenda. Esse tal Seculus está registrado como sede um local em Jequié que é uma residencia. Os moradores nunca ouviram falar da empresa. O “representante” da vivia ligando para jornalistas sérios, a exemplo de Ricardo Ribeiro, tentando passar dados manipulados. A verdade estava com Gasparetto e outros institutos sérios que têm o nome a zelar. Ainda usaram a credibilidade de Samuel Celestino para divulgar as pesquisas ching-ling que apontavam “empate técnico”.

  10. A difussora já foi um simbolo de credibilidade em nossa região, foi o PT.passar as maõs para se transformar numa mar de lama. Hoje o Brasil vive em plena democracia,liberdade de imprensa,os poderes republicano funcionando com total liberdade.Um exemplo o que está ocorendo com jugamento dos bandidos do mensalão o qual estão sendo condenado,sendo que os
    mesmos apostando na impunidade chegou a fazer deboche da alta
    corte do Brasil. Portanto,o povo Brasileiro tomou como herói determinado membro desta Augusta Cimeira. Entretanto,cabe lembrar que estes bandidos já foram banido do Brasil por serem
    nocivo ao povo Brasileiro,o que deveriamos agradecer aos governos militares por salvar a pátria das ações nazistas e facistas que pensavam em implantar no Brasil,o que seria se caso estes meliantes conseguissem vencer a guerra contra as forças do bem,o nosso exército e muitos infantes perderam suas
    vidas para salvar as nossas de viver como vive a população de Cuba há 50 anos na miséria. O Brasil concedera anistia a estes
    meliantes,bandidos com o José Jenuino e o José Dirceu fizeram
    a mesma coisa enxovalhar o Brasil,implantando a maior corrupção
    que a república vivera,portando, estes marginais são reincidentes na prática de alienar e tentar fazer deste país um
    governo de um pensamento único,o nazismo e facismo. Os govenos militares bem como o ministro Joaquim Barbosa nos devemos nos orgulhar de nos livrarmos da opressaão os nossos filhos,nossas familias a nossa gente de um regime de um pensamento único.
    Voltando a rádio difusora no tocante a contratação de determinada pesguisa, bom,eu entendi como frívola esta pesguisa é o que vem do “Partido dos Trabalhadores”

  11. Um pesquisa eleitoral, de opinião, requer conhecimento estatístico, sociológico e político, requer também conhecimento em tratamento de dados, amostragem, universo de pesquisa e tantos outros meandros. Realmente não acredito que tenha tanta gente no mercado que dominem tais conhecimentos, aqui na nossa região, que sabe trabalhar desse jeito e se propõe a entrar na jogada apenas Gaspareto e Selem com vantagem para Gaspareto que tem empresa organizada para este fim, esses sim sabem o que é pesquisa estatística, o resto são falsários que deveriam ser até presos por se meter em uma questão que não entendem nada e ainda tentar influenciar em um processo eleitoral.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *