Tempo de leitura: 3 minutos

Campeã das urnas para a Câmara de Vereadores de Itabuna nas últimas eleições, tendo conquistado 2.054 votos, a Soldada PM Valéria Morais não se intimida quando lhe cobram experiência. A falta deste quesito é colocada como barreira para ela pleitear a presidência do legislativo, mas Valéria rebate a crítica, sustentando que é capaz de aprender e pretende atuar em harmonia com os colegas da Câmara.

Nesta entrevista ao PIMENTA, a vereadora eleita optou por não criticar a atual legislatura e afirmou que pretende pautar seu mandato em valores como fidelidade, respeito e compromisso. Valéria não descarta a possibilidade de vir a se candidatar para a Assembleia Legislativa em 2014.

Confira os principais trechos: 

PIMENTA – Quem é a Soldada Valéria Morais?
Valéria Morais – Sou mineira de Nanuque e vim para Itabuna aos seis anos de idade. Meu pai era motorista da Águia Branca e foi transferido para cá. Nós residimos ali na Vila das Dores, onde eu cresci. Fui feirante, já administrei loja, trabalhei no setor de topografia da Águia Branca. Aos 19 anos, ingressei nos quadros da Polícia Militar, onde estou há 15 anos. Tenho um casal de filhos.

PIMENTA – Como surgiu a decisão de entrar na política?
Valéria Morais – A partir daquele movimento, tivemos consciência de que era necessário ter presença nas Câmaras de Vereadores, assim como na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Nós somos politicamente fortes. Quem levantou o nosso nome foi a própria categoria, por acreditar em nossa capacidade de trabalhar pela comunidade.

PIMENTA – Qual o seu sentimento depois de ter sido a candidata mais votada para a Câmara de Vereadores?

Valéria Morais – Eu me sinto com mais responsabilidade, inclusive porque foi confiada a vários homens a missão de levantar essa candidatura e a escolhida é uma mulher. O que esse resultado me transmite é necessidade de atuar com firmeza nas atitudes e a manter meu compromisso de respeito ao povo de Itabuna. Tive 2.054 votos e não foi fácil. A categoria levantou meu nome e as pessoas acreditaram. Eu sempre falava que nossos votos estavam dentro de nossas próprias casas. Foram muitas igrejas que oraram pela nossa campanha e eu confirmei que nosso Deus não dá nada pela metade a ninguém. Quando Ele dá, é o primeiro lugar.

PIMENTA – A atual legislatura foi marcada por escândalos. Que atuação você pretende desenvolver pra melhorar a imagem da Câmara?
Valéria Morais – Eu não quero comentar nada com relação a essa legislatura, prefiro falar sobre a próxima Câmara e a respeito de como será minha atuação. Trago de berço o que meus pais me ensinaram: a fidelidade, o respeito, a honestidade, o compromisso. É isso que o povo quer ver na política.

 

Eu defendo uma Câmara que ande junto com o Executivo para a cidade crescer.

 

PIMENTA – Seu nome tem sido lembrado para presidir a Câmara. Como essa possibilidade está sendo trabalhada?
Valéria Morais – Eu nunca tive medo de enfrentar desafios e, apesar de muitos falarem da questão da experiência, quero dizer que meu mandato terá uma boa assessoria e, além disso, pretendo atuar em harmonia com os outros 20 vereadores. Não tenho vaidade, estou preocupada em ver o que é melhor para Itabuna, e eu defendo uma Câmara que ande junto com o Executivo para a cidade crescer.

PIMENTA – É verdade que você tem planos de ser candidata a deputada estadual em 2014?
Valéria Morais – Se houver um chamamento do povo para isso, por que não?

PIMENTA – Você prefere ser chamada de Soldado ou Soldada Valéria?
Valéria Morais – Quem quiser chamar de “soldado”, que é a forma mais comum na corporação, está correto, e quem chamar de “soldada” também está certo. Podem chamar também de Soldado Valéria Morais, vereadora, que está certíssimo.

17 respostas

  1. -Valeria, seja humilde e aprenda o que nos ensina a palavra de DEus; Sejamos tardio no falar e solicito no ouvir.
    -Não seja mais um Loiola, que se envaideceu e se deslumbrou com o poder, e hoje está com a vida toda enrolada.
    -Os dois mil votos que vc recebeu não lhe capacita e habilita a exercer uma função para qual vc não se preparou. O maior exemplo é o de Azevedo, que recebeu uma prefeitura para administrar e está terminando o mandato mais perdido do cego no meio de um tiroteio. Prudência e caldo de galinha, não faz mal a ninguem.

  2. Perfeita a entrevista. Isso nos dá ainda mais orgulho de ser policial militar e ter uma representante à altura. Também mostra que é possível para qualquer classe – seja de motoristas, comerciantes, professores -, eleger seus representates. Para isso, o grupo tem que fechar com apenas um candidato, de maneira organizada e unida, através de um plebiscito com vários pré-candidatos, de forma que quem vencer a prévia, deverá contar com o apoio e, sobretudo, com a desistência da candidatura dos que perderam o plebiscito. Só assim uma classe consegue ter seu representante.

  3. so espero que a população itabunense nao tenha gasto cartucho com ela, nao conheço as promessas dela, mas segundo informaçoes, ela so fala de coisas ligadas a policia. Parece ate um sindicalista de luxo, uma vez que agora está na camara de vereadores. mas espero queimar a lingua e que ela honre com a função publica que ira exercer e ajude a dar jeito na casa do povo, pq esse ultimo lote de vereadores estava podre.

  4. Pelo que entendi, ela só saiu candidata, simplesmente porque foi líder de greve de uma categoria. Aí eu pergunto: O que isso traz de benefício para a população. Sendo que a greve na qual ela foi ” cabeça”, só trouxe prejuizo para a comunidade… Há não ser, que os dois mil votos que ela teve, só foi de policiais e suas famílias…Do contrário, fica provado que o povo não sabe votar, pois nota se que ela não tem projeto, não tem nenhum conheçimento sobre legislativo.

  5. Ora francamente, aceitemos o resultado das urnas e colaboremos quanto cidadãos para um bom trabalho dos vereadores eleitos… deixemos pois, de ser mesquinhos… “picuinhentos”…

  6. Valéria, estou muito feliz por essa belissima vitória, as criticas vem de quem não conhece o seu potencial. Que Deus te capacite, mais ainda, para essa tarefa, e ao final você deixe sua marca de coragem, valentia e determinação na luta pelo que se quer.Parabéns!!!

  7. A grande verdade é que Valéria Moraes elegeu-se graças a revolta dos policiais se não fosse isso ela não teria nem 20 votos, fica a pergunta quem é Valéria Moraes, o que ela já fez por Itabuna, Quais são o seus progetos? Já está deslumbrada querendo sair a deputado estadual, baixa a bola Valéria você não tem densidade ELEITORAL.

  8. Prezado Carlos Dendê, ela não foi eleita apenas pelos policiais militares. Ela foi ele foi eleita pq o povo entendeu que ela lutou por direitos de trabalhadores de uma classe, esteve também ao lado dos professores e como vereadores pode lutar por direitos de todos os trabalhadores também. Conheço, é uma pessoa digna!

  9. Parabéns pela grande votação, vereadora Soldada Valéria. Ser representante de uma categoria te fortalece nessa luta que é exercer um mandato eletivo. Junta-se a outros futuros vereadores vitoriosos e também oriundos dos Movimentos Sociais, meus amigos Jairo Araújo e Aldenes Meira. Boa sorte no seu mandato e espero que seja mais uma voz dos trabalhadores e trabalhadoras que defendem uma Itabuna mais humana e mais justa para seus cidadãos.

    Rodrigo Cardoso
    Presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus
    Presidente do PCdoB-Ilhéus

  10. Engraçado o que a inveja e o despeito pode causar nas pessoas.Tem certos indivíduos que julgam o final sem ter ainda iniciado.Bando de hipócritas e incapazes.Se esta jovem mulher venceu pela união de uma classe são méritos consideráveis;e sem corrupção ou compra de votos,de forma democrática,justa e transparente.Querida amiga Valéria Deus te abençoe e te dê um bom mandato;pra calar a boca desses coitados invejosos que não te conhecem e já estão te julgando.Força Guerreira “O Senhor é Contigo”.Torço por vc.
    SUCESSO \o/

  11. Carlos Dendê caro amigo você falou em conheçimento sobre legislativo o que me chama atenção é que esse últimos vereadores tinha total conheçimento do legislativo e fizeram o que fizeram. Então vamos torçer para Valéria ter um bom mandato porem eu quero lembrar desse discurso bonito dela, daqui a 4 anos.

  12. Parabéns Valéria, muito boa sorte e que você ajude esta linda cidade a trilhar o caminho do progresso e do bem-estar social, pois Itabuna está precisando muito de gente comprometida e com boas ideias. Agora é só trabalhar para colocar em prática.

  13. fica c raivinha não, Frank. Na próxima eleição, a gente deixa vc “pular pro lado de cá” e, quem sabe, ajudar a eleger Valéria como nossa representate na Assembléia Legislativa.
    P.S. E não esqueça de tomar seu paquetá!

  14. A inveja e a insatisfação estão com as pessoas que não conhece essa pessoa, determinada, tem uma postura tremenda , sábia, inteligente e quando levanta uma bandeira saia de baixa vai até o fim, simples e do povão não tem jeito. Deus continue lhe abençoando e que você não precisa mudar nada, continue levantando a bandeira do que vc acredita sempre igualdade, verdade, honestidade o povo necessita. Se o povo impulsionar você para candidatura a deputada estadual coloca Deus na frente como a de vereador vai ser feita a vontade de Deus e a do povo. Sou seu fã.

  15. Tem gente aqui com dores nos cotovelos, inveja mata viu meus caros AMIGOS. Valéria você é guerreira, só quem estava lá sabe o que você e os outros guerreiros passaram beijus minha linda e fique com Deus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *