Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Cuidado com os “conselheiros” que só sabem fazer política com a tocha de fogo na mão. A campanha acabou.

O prefeito eleito Vane do Renascer, do PRB, legenda ligada a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), precisa ter cuidado com alguns conselheiros de plantão.

Conselheiro bom é aquele que não é bajulador, que diz a verdade independente de agradar ou não o futuro comandante do Centro Administrativo Firmino Alves.

Vane, por exemplo, foi infeliz quando declarou, ao jornal A Região, que faria uma auditoria no governo Azevedo. A intempestiva declaração vai criar mais obstáculos para a equipe que integra a comissão de transição.

Cuidado, Vane. Cuidado com os “conselheiros” que só sabem fazer política com a tocha de fogo na mão. A campanha acabou. Agora é descer do palanque e procurar o melhor caminho para fazer um bom governo.

APOIO FRACIONADO

O diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, candidatíssimo a deputado federal pelo PCdoB, terá o apoio dos prefeitos eleitos Vane do Renascer (Itabuna) e Jabes Ribeiro (Ilhéus).

Esse apoio, no entanto, vai ser dividido com o bispo Marinho e Mário Negromonte. O primeiro é do PRB, partido de Vane. Negromonte é do PP de Jabes, que é o secretário estadual da legenda.

OPOSIÇÃO

Alguns petistas, ainda inconformados com a derrota de Juçara Feitosa, ficam dizendo o óbvio ululante. Ou seja, que o prefeito eleito Claudevane Leite vai ter muitas dificuldades para compor o seu governo.

Ora, essa dificuldade é inerente ao pós-eleição. Vane do Renascer foi eleito com o apoio de uma coligação formada por várias agremiações partidárias. E, como tal, é preciso abrir espaços para todas elas.

Geraldo Simões, na sua última eleição para a prefeitura de Itabuna, teve uma histórica dor de cabeça com o PSDB. Os tucanos, além dos 40 cargos de confiança, incluindo aí três secretarias, queriam mais e mais. Eram incontentáveis. Literalmente insaciáveis.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

13 respostas

  1. Amigo Marco Vense, sou contrario a sua opinião que o prefeito eleito Vane do Renascer foi infeliz em falar a verdade. A verdade é pra ser dita, por isso eu acredito que o Vane não escondeu que será feita uma AUDITORIA. Já em relação ao dificuldades que a equipe de transição enfrentará não tem nada haver com algum pronunciamento do prefeito eleito e sim da necessidade de tentar esconder as coisas erradas, as mazelas do governo do Prefeito Azevedo.

  2. Se augusto castro e coronel santana quiser acaba devez com azevedo é só cada um colocar 2 vereadores para rejeitar as contas de azevedo somado com glebão,rosivaldo,nadson e jr. Brandão são 8 votos tchau azevedo

  3. Realmente Marcos, esses “DETALHES” são de Suma Importância. “DETALHES” esses q são Responsáveis pelo SUCESSO ou PÍFIA Administração.
    A Sede p/ realizar o Sonho de Vencer à Eleição obscurece as Vistas dos Candidatos ao ponto de Selar Acordos e Mais Acordos de maneira Inconsequente, levando assim ao Comprometimento c/ “GRANDES LIDERANÇAS”.
    Geralmente os Primeiros a Sentirem a Dor da Porrada são aqueles os quais Caminharam em Fase de Campanha lado a lado c/ na época; Candidato, q nada tem a ver c/ Acordos Fechados de maneira Inconsequente.
    É Super Válido este Alerta q o Sr dá ao CLAUDEVANE, porém acredito eu q até certo Ponto Não há como o msm Voltar atrás, ainda q houvesse…, a “SEDE PELA VITÓRIA, A SEDE PARA SER DIPLOMADO POR 04 ANOS COMO PREFEITO” levaria a cometer as mesmas Garfes.
    O Tempo nos dirá.

  4. O ANALFABETO!
    No século XIV em Portugal,o rei tinha o costume de se reunir com os seus conselheiros que eram os homens mas sábios da corte. Todavia,o que o rei mas ouvia era um conselhero analfabeto,este era o que não bajulava o rei e o único que sempre falava a verdade. Concordo em gênero, número e grau que é fundamental se ouvi bons conselheiros. Sendo o melhor conselheiro foi um analfabeto.

  5. Concordo com seu comentário, em parte. Vane tem que ter cuidado com algumas laranjas podres que no passado fizeram parte do grupo de Azevedo e Juçara. Pois foram pessoas que saíram de seus antigos partidos por incompetência e de uma certa forma ajudaram na atual administração (Azevedo). Mas porque citar nome de instituição religiosa?

  6. Conselho oportuno e de muito bom tom, mas acho que haverá
    uma mudança no apoio á um deputado de Ilhéus.
    Sai Mário Negromonte e entra Ronaldo Carletto.

    Esperar pra ver!

  7. Vane não sabe o que é ser prefeito, pior ainda com esses conselheiro que arrumou…já vi que não teremos bons resultados dessa escolha que fizeram. Ainda tem gente que acha que ele é a melhor opção, agora vão ver que opção escolheram. Esses conselheiros são só desculpas pra ele dizer que as decisões não foram apenas dele. Quero saber o que ele fará de verdade pela cidade. Esse sim é o prefeito dos ricos, e pelo visto vai continuar sendo, nem vai lembrar que a periferia existe! PARECE ATÉ QUE ITABUNA É FEITA SÓ PELO CENTRO DA CIDADE.

  8. Meu caro Sr. Antonio Luiz, o seu comentário é precipitado e incoveniente, saiba o senhor que quem venceu no meio dos ricos e abastados foi o seu candidato “AZEDINHO DE A A Z”, VANE venceu na PERIFERIA, no seio dos pobres e excluídos.
    Ele AINDA não governa, governará sim a partir de janeiro de 2013, portanto sua afirmação:” PARECE ATÉ QUE ITABUNA É FEITA SÓ PELO CENTRO DA CIDADE. Não condiz com VANE(O NOVO PREFEITO), ela é pra seu aprendiz de prefeito, que passou 4 anos governado por uma secretária e um motorista.

  9. Concordo com as palavras de Povão. Vane tem, e dever fazer a auditoria, se estão com medo da auditoria é porque devem, e muito.

    Agora a Antonio Luiz, eu só lamento; você é mais uma viúva de Azevedo, que ainda não tomou PAKETÀ!!!

  10. Discordo quando disse que Vane foi infeliz quando disse que vai fazer auditoria na prefeitura. Além dele ter sido coerente é o mair correto de se fazer. Ele não deve mentir para a população.
    Então concordo com Vane e espero mesmo que ele faço a auditoria como prometeu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *