Tempo de leitura: 2 minutos
Aloísio: gestão fraudulenta.

O Ministério Público Federal na Bahia denunciou o ex-presidente da Cooperativa de Crédito Rural Ilhéus (Credilhéus), Aloísio Reis Filho, por gestão fraudulenta à frente da instituição financeira. O MPF espera que o ex-dirigente seja condenado a até 12 anos de prisão pelos crimes praticados.

Aloísio Reis concedia créditos em condições vantajosas a si próprio e a suas empresas, a membros do conselho administrativo e a funcionários da Credilhéus, conforme auditorias do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e do Banco Central. Ele foi presidente e controlador da Credilhéus entre março de 1999 e agosto de 2005.

Pela investigação do Sicoob, Banco Central e do MPF em Ilhéus, o dirigente da cooperativa de crédito concedia empréstimos “sem respeitar a devida prudência e segurança que regem as práticas bancárias, a exemplo de garantias, avalistas ou testemunhas que respaldassem a obrigação assumida”.

O esquema também incluía, apontam as investigações, a liberação de depósitos em cheques como se fossem em dinheiro, classificado como fraude de escrita. Mais: Aloísio aumentou o seu patrimônio e de “amigos” fraudando desde pagamento de cheques a honorários.

ALOÍSIO, O REI

A situação era tão grotesca na Credilhéus que o procurador da República André Batista Neves definiu como “monocrática” a gestão de Aloísio “Rei”, o que levou à “depreciação patrimonial e operacional da instituição financeira, prejudicando a credibilidade do próprio sistema de crédito cooperativo”.

Aloísio era um dos maiores devedores da Credilhéus em 2003, revelaram as auditorias do Sicoob e do Banco Central. A dívida do presidente com a instituição ultrapassava R$ 171 mil, equivalente a 247,03% do patrimônio de referência da instituição financeira. Houve até desconto de juros que chegavam a mais de R$ 800 mil e juros zero para empréstimo de oito anos.

16 respostas

  1. Esta Cooperativa não tinha um CONSELHO FISCAL?
    Este CONSELHO FISCAL não foi também denunciado?

    Além do Presidente, o CONSELHO FISCAL devia também ser denunciado e preso. Por estas e outras é que o COOPERATIVISMO está desmoralizado em Ilhéus.

  2. Esperamos o mesmo destino para os gestores fraudulentos das Cooperativas que quebraram em Itabuna e deixaram um rastro de milhões de prejuizos para seus cooperados.

  3. A casa caiu!!! O MPF deveria fazer a mesma coisa com os prefeitos corruptos de Ilhéus que lapidam o erário público e a cidade apodrece …. !! Espero que de agora em diante o exemplo de Barbosa seja seguido por todos os homens de CAPA PRETA.

  4. Quero ver noticia tb dos fraudadores da Copercacau que antes da instituicao quebrar se AUTO INDENIZARAM e hj estao ai todos ricos e bem de vida empresarios “conceituados” na cidade com falso moralismo de doer

  5. É preciso que TODOS os envolvidos paguem o que devem e sejam penalizados ao rigor da lei… A doutrina cooperativista é perfeita quando praticada através de conduta administradora proba!

  6. Nós estamos aguardando a decisão do MPF com relação aos desmandos do prefeito de Ilheus Newton Lima e seus secretarios Bahia(ex-sec finanças) e Antônio(atual sec. finanças)

  7. Esse rapaz envergonha pessoas de bem de sua família como o irmão Carlos Medauar Reis, pessoa séria a querida. Minha solidariedade amigo Lão.

  8. Conheço Nengo, e sei da sua idoneidade. Tudo será provado, tudo será esclarecido. Não manchem a imágem de um homem de bem. Nengo é tão direito e tão digno quanto os irmãos, inclusive o irmão citado acima no comentário.

  9. Senhores, o Aloisio foi denunciado pelo MPF.
    A CAUTELA PEDE PASSAGEM

    É só o que se sabe, e mais nada!
    Ele é culpado? Só o processo penal é que pode avaliar se ele tem ou não culpa.
    O juiz sequer recebeu a denúncia!
    E os senhores já estão o apedrejando.
    Lembrem-se que Jesus foi denunciado e sentenciado como culpado, e no entanto oramos para ele.
    Vamos ter cautela.
    Lembre-se que por de trás de uma pessoa existe uma família, esposa, filhos…
    Cautela!

  10. É preciso acabar com essa bandalheira que ronda as cooperativas do Brasil. Pela reportagem do Ministério Público vai ser muito dificil ele provar que é inocente. O MP não pode ser tão irresponsavel a ponto de denunciar com tantas acusações sem ser verdade. O Brasil tem que mudar. Na hora da bandalheira eles não pensam na familia e fazem suas besteiras. Depois vem os amigos pedindo cautela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *