Tempo de leitura: < 1 minuto
No hospital, segundo vereador, médicos decidem quem vive e quem morre

Por falar no caos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (ver nota abaixo), o tema foi amplamente discutido na tarde desta quarta-feira, 7, na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Itabuna. Todo mundo bateu na administração. Apenas o vereador Adeládio Pezão (DEM), que no governo Azevedo ocupou cargo no Hblem, defendeu.

Pezão chegou a dizer que “o Hospital de Base é o melhor hospital público da Bahia” e insistiu na mesma tecla do governo, de que o problema da instituição é a insuficiência de recursos repassados pelo Estado, cerca de R$ 1,5 milhão. Foi rebatido pelos colegas, a exemplo de Rosivaldo Pinheiro (PCdoB), que apontou como principal causa das dificuldades a gestão deficiente. E atirou: “quem está à frente da Secretaria da Saúde é um incompetente”.

Nem mesmo o governista Paulo Luna (PSDB) aliviou a barra. O tucano lembrou já ter ouvido de médicos que no Hblem, diante da impossibilidade de se atender a todos que o procuram, estabeleceu-se a prática de selecionar quem receberá o socorro. “Eles escolhem quem terá direito a viver e quem irá morrer por falta de atendimento”, resumiu Luna.

Gestão para uns, (falta de) dinheiro para outros… Mas o fato incontestável é que a situação do Base só pode ter um adjetivo: criminosa.

19 respostas

  1. ESTES POLÍTICOS TEM DE TOMAR VERGONHA NA CARA, POR ISSO QUE ESTE PAÍS , ESTA ONDE ESTA AS LEIS PENAS, OS AUMENTOS SALARIAL DOS POLÍTICOS , DESEMOS III, IV, V SALÁRIOS DESTES QUE MERECERIAM NOSSO RESPEITO . SÃO MAIS BANDIDOS DO QUE OS MENOS QUE POR TER UMA ARMA ROUBADA NA MÃO MATA UM JOBEM PARA ROUBAREM CELULAR OU UM TÊNIS, PARA VENDER MENOS DO QUE VALE PARA USAR DROGA BARATA .

    MARGINAIS SÃO ESTES POLÍTICOS QUE DISCUTEM DISCUTEM POREM A DECISÃO É SEMPRE A FAVOR DOS QUE ESTÃO NO PODER É POR QUE MUITOS DELES TEM EM MÃOS AS COTAS DOS EXAMES CAROS E TEM LIVRE ACESSO NOS HOSPITAIS COM SEUS FAMILIARES E SEUS APADREADOS .

    TOMEM VERGONHA POLÍTICOS E PARTIDOS POLÍTICOS A POLITICA TEM DE TER AÇÃO CONTANTE NÃO É SO EM ÉPOCA ELEITORAL.

    VCS FOGEM DAS JUSTIÇA DOS HOMENS , MAIS A DE DEUS É INFALÍVEL E FILHO DA PUTA NENHUM CONSEGUE FUGIR. HERALDO ALMEIDA

  2. Realmente a situação do Hospital de Base é criminosa, como criminosa também é a atitude do vereador Pezão ao fazer ode a esse caos. Esse senhor, que o MP também numa atitude criminosa elevou a vereador, deveria ser processado e preso. Sua atitude e sua cumplicidade com esse crime – uma vez que ganhou de presente da atual administração um cargo naquele órgão – nos faz sentir vergonha e certeza de estarmos sendo enganados e lezados. É um absurdo que uma pessoa como essa se intitule como representante do povo. Quer nos empurrar goela abaixo essa conta, esse passivo de descasso com vidas humanas. É crime sim e quem deveria estar coibindo esse abuso ao contrário o está insentivando, dando-lhe como prêmio esse cargo de extrema importância. É a banalização da falcatrua, da corrupção e do descaso. Acorda Itabuna!!!mais do que na hora de se dar um basta nisso tudo. Vamos cobrar atitudes sérias e coerentes do MP. Que pelo menos cumpra o seu verdadeiro papel de isenção e de defesa dos interesses do povo, pois o que aqui vemos é exatamente o contrário.

  3. TODOS NÓS SABEMOS QUE O PROBLEMA DO HBLEM É ADMINISTRATIVO, OS RECURSOS DO HOSPITAL É QUASE TODO PRA PAGAR A FOLHA QUE É SUPER INCHADA E CLARO PEZÃO FAZ PARTE OU FAZIA, TEM QUE DEFENDER MESMO. O QUE ME ESTRANHA É O MINISTERIO PÚBLICO NÃO FAZER NADA, PORQUE DENUNCIAS NÃO FALTAM OU SÓ PODE TER INVESTIGAÇÃO E AFASTAMENTOS NA CÂMARA DE VEREADORES? É INCRÍVEL COMO DURANTE 4 ANOS SÓ ACHARAM FALCATRUAS NA CÂMARA! (ESTRANHO), MUITO…

  4. Será que é a vingança de Lula da Silva ou maldição?
    A saúde no Brail nunca esteve um caos como se encontra hoje,os hospitais públicos do Brail!
    O governo federal se quer construiu uma enfermaria nestes últimos 11 anos de governo. Entretanto,a saúde era melhor 10 vezes para o povo Brasileiro,nesta época estes infelizes metia o sarafo no governo e dava ideia que tinham solução para resolver o problema da saúde pública no Brasil. O então presidente Lula da Silva,perdeu sua primeira esposa em um hospital público por falta de assistênçia médica. penso que o Sr.Lula da Silva,está se vingando do povo Brasileiro em não fazer nada em prol da saúde pública do Brasil.
    A Bahia a situação não é diferente do país,vá tentar entrar no
    Hospital geral em Salvador na emergência ou Hospital Roberto Santos,na emergência? Você verá que se depara numa situação de azer dor e tristeza,ser humano como um trapo,deitado ao chão e um ambiente fedido. Vá em Ilhéus,no Hospital Luis Viana Filho
    é a mesma coisa. Sabe o que te espera para impedir sua entrada,são policias militares fortimente armados para te impedir de entrar e não ser descoberto o caos que se encontra a saúde na Bahia. Portanto,pode ser que o pezão esteja certo
    a respeito da saúde de Itabuna no Hospital,Luís Eduardo mahalhães.
    Entretando,eu penso que o Lula da Siva está se vingando da morte da sua primeira esposa e com um ato criminosso,não fez e não deixa fazer nada para melhorar o sofrimento do povo Brasileiro na questão da saúde pública é a maldição do Sr.Lula da Silva?

  5. Por muitas vezes os sindicalistas regionais reivindicaram a ESTADUALIZAÇÃO do hospital de Base como melhor alternativa para salvar aquela instituição. Foram inúmeras as passeatas com esse objetivo.

    Sabe-se que na verdade o Hospital de Base serve e muito como cabide de emprego para os gestores municipais.

    Pergunta que não se pode calar:

    Será que esses sindicatos que tanto reivindicaram a ESTADUALIZAÇÃO do Hospital de Base ainda acham que esta é a alternativa mais viável? Ou seria melhor, diante da nova situação, apostar num choque de gestão?

    E agora José?

  6. Prefeito e Secretário de Saúde deveriam ir para a cadeia. Assim se explica porque o Pezão votará pela aprovação das contas de Azevedo.
    gente, isso é um absurdo! pense bem :de repente alguém da sua família poderá ser o escolhido para morrer naquele Hospital. Atenção Ministério Público! Cadeia neles.

  7. Esse tal Pezão ( vê se isso é nome de vereador) precisa tomar vergonha e cumprir o papel de vereador pra merecer essa grana alta que ele recebe nesses 3 meses.Nem sei porque ele ainda se presta a lamber as botas de Azevedo.Azevedo a partir de 2013 não passa de uma capitãozinho de meia tijela.Acorda Pezão!! Deixa de ser burro.

  8. Capacitar os gestores públicos e suas equipes é um dos mandamentos para que uma nação chegue ao topo do desenvolvimento. Toda nação precisa de um grande dirigente, mas isto inicia-se na base, na escola, nas empresas e na administração pública municipal não poderia ser diferente. A função do gestor público é das mais importantes: administrar o conjunto de recursos de forma a criar um ambiente de desenvolvimento equilibrado e sustentável, atendendo a saúde, a aprendizagem, a segurança pública, a mobilidade, a infra-estrutura e o meio ambiente. No Brasil a regra da gestão pública e recheada de egocentrismos, autoritarismos, fazendo com que a gestão pública seja exercida por caminhos tortuosos, com base na tentativa e erro do dia-a-dia. Foi o caso da gestão do coronel e sua equipe no hospital.
    O alto desempenho em gestão pública é raro, quase inexistente, já que bons gestores conjugam características pessoais como a liderança, competências técnicas e constante aperfeiçoamento. Hoje, no entanto, é necessário saber abrir o diálogo com a sociedade cuja aplicação na gestão pública requer técnica e planejamento, pois esta relação não está no âmbito da campanha política e nem pode, a legislação eleitoral impede. Para que se tenha gestores capazes é necessário, em primeiro lugar, que os eleitores tenha mais informação sobre os postulante ao cargo público, e isto significa apurar o sistema democrático de escolha dos gestores públicos.
    Depois, o eleito necessita atrair bons profissionais fazendo uma triagem rigorosa, muito distante da distribuição de cargos negociadas a base de trocas de favores. Os gestores deveriam, nos primeiros seis meses, passar por um sistema de formação e, em muitos casos, deveriam ter o conhecimento ampliado em visitas técnicas a empresas e administrações modelares, no Brasil e no exterior.
    Espero que fique a lição. Pena que muitos morreram com essa brincadeira. E outros irão passar por isso amanhã.

  9. cuidado Rosivaldo Pinheiro! Quem é vc pra falar de incompetência, pois não foi tu que estava a frente como diretor da câmara legislativa quando houve a licitação sobre a rampa.

  10. Muito bem ; os vereadores ( ou pseudo vereadores ) tiveram essa atitude de discutir esse problema do HBLEM. Pergunto: qual foi a posição do tal Léleu(atual pseudo presidente da Camara- eterno puxa saco, capacho de Fernando e depois de Azevedo)???

  11. ISSO NÃO É HOSPITAL, É AÇOUGUE !

    “Escolhe-se entre quem vai morrer e quem (possivelmente) vai viver”!

    Eu pergunto: E para isto, NÃO EXISTE MINISTÉRIO PÚBLICO?
    SR. PROMOTOR!!!! SÃO VIDAS QUE ESTÃO MORRENDO, DOUTOR !!!!

  12. Estadualizar o Hospital de base e o mesmo que entregar a instituiçao para o estado terceiriza-lo, como faz com todos os hospitais do estado. Por que o estado nao repassa ao municipio ommesmo valor que repassara a empresa que terceirizara o hospital ao municipio.Os custos serao bem menores, desde que o gestor municipal,Prefeito, ache pessoas capaze e honestas.O hospital e um patrimonio do municipio.

  13. ESTE TAL JOSE RAIMUNDO, ESTA COM SAUDADE DOS TEMPOS TERROSISMO
    , MORRA POIS A TENDENCIA DO BRASILEIRO É MUDAR, NÃO VOLTAR.

    SALVADOR OS PROFESSORES JÁ VIRAM EM QUEM ELES DEPOSITARAM O VOTO DA VINGANÇA. ACM NETO VOTOU CONTRA A EDUCAÇÃO, ESTE VERME. ELE SÓ GANHOU POR QUE NOSSA BAHIA TEM UM TAL DE VOTO DA REVOLTA E ESQUECE QUE ESTE VOTO VAI ATRASAR NOSSAS CIDADES 4 ANOS.

  14. PEZÃO, VOÇÊ NÃO FOI BOM VEREADOR E NEM TINHA COMPETENCIA PRA TÁ EM NENHUM CARGO NA PREFEITURA, MAIS COMO NA GESTÃO DE CAPITÃO LARANJA TODOS ERA INCOPETENTES ;CLARO QUE A COMPETENCIA ERA MUITA QUANDO TRATAVA-SE DE EMBOÇAR DINHEIRO PUBLICO DESDE O PUXA SACO AO COBRADOR AGORA RICOS AS CUSTAS DA DESGRAÇA DO POVO DE ITABUNA E AINDA QUEREM MAIS , SUPLENTES PODEM APROVAR CONTAS QUE SÃO CLARAMENTE ROUBOS. MAIS OS NOVOS VEREADORES NÃO VÃO E AI . O POVO PRECISA ABRIR OS OLHOS E O MINISTERIO PUBLICO FAZER O SEU TRABALHO CADEIA A ESSES LADRÕES

  15. Os ratos da atual administração, além de empregarem pessoas analfabetas como Pezão em cargos do Hospital de Base ganhando altos salários(sabe-se que Pezão Lambe Botas de Azevedo,é mautorista porque nem motorista ele sabe ser), quando não tinham mais cargos para os quebra-facas, arranjaram uma função de coordenador de filas, todos esses bandidos pagos com o dinheiro da saúde. Então vem um calhorda desse intitulado vereador, dizer que o Governo não repassa verba para o hospital. Fala-se em Cr$ 1.500.000,00(um milhão e meio de reais) mas se fosse dez vezes esse valor, eles também roubariam, pois, para ladrões, todo dinheiro do mundo é pouco.
    Cadeia para Azevedo, Maurício Atahide, os Burgos, Pezão e todos os que fazem parte desta quadrilha.

  16. Raimundo, peço que vá a câmara de Itabuna, me procure que eu lhe mostro o processo licitatório da rampa, feita a mais de seis anos, aprovado pelo tribunal de contas dos municípios, sem notificação do Ministério público, com o custo de 42.000,00, aliás,uma obra foi feita para atender ao pedido do próprio MP, portanto, busque se informar e não me misture na lama que você deve estar metido, pois, “eu não tenho vocação para crustáceo”.Por último, não seja leviano, procure respeitar as pessoas de bem.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *