Tempo de leitura: < 1 minuto

O avanço da criminalidade em Itabuna pode fazer de 2012 um dos períodos mais violentos dos últimos dez anos. Pelas estatísticas oficiais, o município sul-baiano registrou 142 homicídios até ontem à noite.

O último ocorreu na noite desta quinta, 8, no Bairro Fonseca. A vítima se encaixa no perfil da maioria das mortes: jovem de 25 anos, João Vitor Chagas de Jesus morava na periferia de Itabuna e morreu após ser atacado por uma gangue.

João Vitor sofreu, pelo menos, cinco tiros e morreu enquanto recebia os primeiros socorros de uma equipe do Samu. Ele havia cumprido pena e ganhou liberdade há pouco tempo.

6 respostas

  1. Os números da violência dão conta do pouco caso que as autoridades de Itabuna fazem das tenras vidas que se vão vítimas do tráfico de drogas. O governador – não é o culpado – mas acredita que contingentes policiais evitam o avanço da violência. O que está faltando na sociedade é o resgate da ética perdida entre números que facilitam o enriquecimento de marginais que além de não pagarem impostos, provocam terríveis prejuízos ao erário público, sangue dos cidadãos além de imenso vácuo emocional nas famílias. É bandido de todo lado ameaçando a integridade física das pessoas, sob o olhar frio de autoridades e sem que nada lhes aconteça. Não cabe na cabeça de ninguém que o tráfico de drogas corra solto do jeito que é. Prendem e soltam o bandido pequeno, enquanto o grandão fica à vontade.

  2. Este é o perfil de 95% das vítimas de homicídios no Brasil.
    Usuário de drogas logo se torna criminoso (sempre), daí vira profissional do crime, depois vem a prisão, e, logo loco, o Alvará de Soltura. Sim, alvará de soltura porque no Brasil não existe sistema carcerário seguro e digno. Não tem vagas na cadeia!
    Temos também uma molequeira que é exclusividade do Brasil: Consumo de drogas no interior dos presídios, e um tal regime de “progressão da pena” que faz condenado a 30 anos cumprir apenas 5 (uma piada).
    Enfim, o Juiz vai lá e manda o sujeito para rua (pra se entupir de droga e aprontar mais…). Quando ele retorna, a boca já tem novo dono, e até a amante já tem novo macho! Homicídio na certa.
    Enfim, uma equação matemática exclusiva do Brasíl: alvará de soltura = homicídio!!!

  3. Vamos parar de divulgar e o índice baixa. Acho que estão fazendo propaganda para o bandido…
    Quantas pessoas “de bem” morreram? Claro que alguns vão dizer que não deixa de ser violência.
    Gosto do fato comprovado. Parem de divulgar e o índice baixa.

  4. Esse governo que esta ai não se preocupa com quem paga os impostos, é tanto que a equipe de delegados que servem no nosso município já tem mas de quatro anos nos comandos da coordenadoria e delegacias mas não muda. porque sera? então bateiro todos os recordes negativos de combate a violência e ate agora permanece no poder, sera que no quadro da secretaria da segurança publica não existe outros delegados para ocupar esses cargos. ou o secretario e avesso a mudanças em nossa comunidade.

  5. Quantos Tribunais do Júri ocorreram, neste ano, em Itabuna? Os réus foram a Júri quantos anos após a denúncia do MP? Quantos crimes prescreveram? Há carência de servidores no Judiciário Itabunense?
    OBS: Nosso código de Processo Criminal é ridículo. A sociedade põe a culpa no Juiz que solta o criminoso, quando quem solta é a lei. Verdade seja dita.

  6. Não vamos por culpa na Lei e sim num sistema que vem desestruturando o Brasil desde quando ele foi descoberto pelos Portugueses. Esse sitema é muito conhecido por todos os Brasileiros o sistema da corrupção e da impunidade, como é que a criminalidade pode baixar ou até desaparecer se os dinheiro que todos nós recolhemos dos impostos são desviados para o bolso dos polítcos que governam este país. Esse dinheiro que é desviado serviria pra se construir mais escolas públicas de qualidade, para remunerar bem os professores para que esses se motivem a dar uma boa qualidade de ensino para os alunos, serviria para construir maus ginásios de esporte e quadras de esporte para tirar os jovens da criminalidade, serviram para criar mais empregos, para se construir mais casas populares mais se acabarem com as favelas, serveria para criar mais universidades públicas, serviria para remunerar bem os policiais, enfim como podemos diminuir a violência, a criminalidade, se a maioria dos políticos roubam as chances dessas pessoas de terem uma vida de qualidade, não quero aqui defender o bandido que mata para roubar, mais o que fazer quando um pai de família procura emprego e não acha e a familia dele está em casa esperando ele chegar com pelos menos a comida pra que eles sejam alimentados e ele não chega, quando vão procurar por onde ele anda descobrem que ele foi preso porque roubou uma lata de leite ninho num super mercado, enquanto os ladrões de colarinho branco roubam milhões do dinheiro do povo, tirando o pão da boca dessa pessoas, estão soltos, livres da prisão e curtindo em cidades paradisíacas. Isso é uma vergonha, isso é Brasil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *