Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores da rede municipal de Ilhéus decidiram fazer paralisação de advertência, na segunda, 12, em protesto contra o atraso de salário de outubro. A decisão foi tomada em assembleia ocorrida nesta manhã de hoje, 9, no IME-Centro.

Os educadores também deliberaram por nova assembleia na terça, 13, para avaliar proposta do município de quitação do salário. Esta assembleia também deverá ter a participação de contratados, segundo a direção da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB).

6 respostas

  1. Professores concordo com a paralisação. Mais não esqueçam qual é a função de vocês ,e que o politico passa e vocês continuam,lutem mais não esqueçam que de vocês por mais que não pareça nós sempre estaremos esperando mais.

  2. A situação dos contratados em educação no município de Ilhéus é caótica, já fomos informadas de temos 95% de chance de não receber o mês de dezembro, então o recomendável é trabalhar dezembro já que não vamos receber.

  3. em resposta a ” pais e mae” nao somos escravos. tenho uma profissao, e quero ser remunerada por isso. vcs pais devem esperar mas sim. porem nao de professor.

  4. Olha ai no que deu. 22% por cento de reajuste e a prefeitura não tem condiçõe3s de pagar. o professor pediu esse percentual e o gestor não tem dinheiro. A cateegoria se mostrou intransigente. Entao, a cateegoria dos professores é a grande responsável pelos desmandos.

  5. Este é um espaço democrático. No entanto, recados incoerentes (pais e mães) e ofensivos (vingador), me levar a inferir o quanto somos responsáveis por um país com tantos problemas, corrupção, desigualdades etc. Não existe país desenvolvido sem investimento em educação. Esta é uma verdade irrefutável, que só não ver quem não quer, quem não tem o mínimo de instrução ou quem só importa com seu ego. O reajuste de 22,22% é legal, justo, merecido! Se a Prefeitura não paga é por falta de competência administrativa, pois dinheiro tem para pagar. Existe repasses federais para estes fins, a Prefeitura deve complementar e, caso ela (Prefeitura) não possa pagar, que abra as suas contas para o Governo Federal, provando que não tem condições de pagar a folha, que o Governo Federal complementa. Ou, ainda, se Prefeituras e Governos Estaduais não podem assumir a Educação (mas tem que provar) que a Educação seja repassada para o Governo Federal. Mas… por que Prefeituras e Governos Estaduais não querem abrir suas contas, ou em outras palavras, largar este “osso”? Gente… vamos acordar para a realidade: Educação de qualidade acontece com professores bem remunerados, investimentos pesados na área e pais presentes, acompanhando a educação de seus filhos! Se os pais, a sociedade e a categoria não se unirem, o resultado será saída em massa de professores qualificados para outras áreas e o sucateamento (ainda maior) da educação, com professores desqualificados. Não que professor só vise salário, mas como sobreviver dando aula de manhã, tarde e noite? Porque é assim que os professores fazem para ter o mínimo de uma vida digna! E, ao chegarem em casa, tarde da noite, entram numa nova jornada: estudos, planejamento de aula, correções de prova etc. “Ah… mas eles não sabem que é assim, no Brasil?” Vamos aceitar isso? Vamos entregar os pontos e deixar o caos e a corrupção tomar conta do nosso país? As estatísticas de adolescentes sem instruções, sem oportunidades, a violência deve continuar a crescer de forma alarmante? É isso que vai acontecer se políticas públicas de investimento em cultura, lazer, esporte e EDUCAÇÃO não saírem do papel e se a sociedade continuar como está: parada, aceitando numa boa, ou pior, se continuar com pessoas cujos pensamentos, postura e falas são de envergonhar uma nação e contribuir para o retrocesso.
    Estou com os professores. Minha família apoia a iniciativa. Digo mais… Espero mais dos professores! Espero que eles se mobilizem e façam um protesto gigantesco, de parar Ilhés!!! Espero que eles acionem o Ministério Público, que movam ações, gritem mesmo!
    Espero também que a mídia, de modo geral, dê mais apoio, acompanhe de perto, mostrem para a sociedade a importância da Educação, que denuncie, investiguem, que ajudem a mostrar a verdade, o descasso com o povo, com os professores, com a educação, com os alunos – futuro deste país.
    Abraço a todos.

  6. Em que país nós vivemos? Com todo respeito aos comentários de “pais e mães” e principalmente de “vingador”…

    1. Vocês acham que os professores ganham bem? Vocês acham que a Prefeitura não pode pagar este salário (vergonhoso) aos professores? Vocês acham que professor não é uma profissão?

    2. Vocês conhecem algum país desenvolvido que não valoriza a Educação, os professores? Vocês já pararam para analisar que o futuro depende da Educação?

    Acredito que não seja legal falar do que não sabemos, sem conhecimento de causa, sem reflexões. Compreendo a angústia de pais e mães, mas o caos na educação tem um culpado: Governante! E tem os coniventes com a culpa: nós mesmos!

    Cabe aos professores protestar. É legítimo, justo, correto! É mais que um direito. É uma obrigação! É um jeito de ensinar o valor da cidadania plena.

    Aos pais cabe lutar junto com os professores. Cabe também fiscalizar! Se os filhos forem prejudicados pelo governo, repito, pelo governo… cabe ação. Procurem o MP e denuncie o descasso com a educação. Mas, lembrem-se: Professor, com um quadro e um giz, com jornadas duplas, salários baixos e atrasados não são os redendores do país! É preciso mais, inclusive dos pais. Digo isso porque também tenho filhos em escolas públicas e quando se marcam reuniões de pais e professores, são poucos os pais que aparecem! Agora, quando se fala em reprovação de filhos ou problemas no bolsa família, não há motivos que impedem de irem a escola… É preciso lembrar que o sucesso do aluno depende dele também!

    Espero que o problema na Prefeitura se resolva. Tem que resolver! Trabalhar sem salário não dá!

    A propósito… tem como o autor deste blog (maravilho) procurar saber se o MP está investigando este caso?

    Obrigada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *