Tempo de leitura: < 1 minuto
Azevedo é denunciado por esquema para empregar apadrinhados.

O prefeito Capitão Azevedo, a ex-diretora Gilnay Santana (hoje vice-prefeita eleita de Ibicuí) e mais cinco pessoas vão responder a ação civil pública por inchaço da folha e contratação de funcionários fantasmas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. A ação do Ministério Público estadual denuncia abuso em contratação de servidor sem concurso público e mudanças em lei municipal para sugar recursos da saúde.

Conforme a apuração do MP, os gastos da fundação mantenedora do hospital municipal com salário de contratados eram superiores aos de concursados. A ação é assinada pelos promotores Inocêncio Santana, Renata Caldas Lazzarini, Thaianna Rusciolelli Souza e Yuri Mello.

Os promotores apontam, na ação, as rejeições de contas da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi) entre 2007 e 2010 por causa do excesso de pessoal sem concurso, dentre outros motivos. De acordo com a investigação, 90% da receita do hospital seria destinada hoje ao pagamento de pessoal.

“Folhas de pagamento de alguns meses do ano de 2011 revelam que as despesas com pessoal são superiores aos valores admitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mesmo assim, o prefeito chegou a alterar uma lei municipal, modificando a estrutura executiva da Fasi de forma ilegal, para criar cargos comissionados e “empregar seus apadrinhados””.

41 respostas

  1. E mesmo assim ainda tem gente achando ruim porque ele perdeu, é por isso povo que o dinheiro da saúde não dava, e eles queriam mais e queriam a plena também pra desviar mais e mais. Oh cambada viu, e ainda diz que o capitão tá pobre, pobre….. me poupe viu.

  2. URGENTE gostaria de orientar esse blog e os promotores que aqui na emasa foi feito um acordo com MP de 53 cargos comissionados e a realidade hoje é de 116 cargos comissionados na maioria salarios de 4500,00 ate 6400,00 pela folha de pagamento já vem ultrapassando mais de 79% e mesmo assim eles ainda continuam mostrando a falta de responsabilidade com a empresa, poder publico e o povo. caso de policia.

  3. FICO COM RAIVA DO GOVERNO PT EM MANDAR TANTA VERBA PARA UM MUNICÍPIO COMO ITABUNA E NÃO TER UMA FISCALIZAÇÃO. É COMO JOGAR BANANA PARA MACACOS NOJE3NTO E ESTE MALDITO TAL PREFEITO AINDA TEVE SUA CANDIDATURA APROVADA PELO TSE E TRE. E ANTES DA ELEIÇÃO ESTE MESMO PREFEITURAVEL FEZ COM SEUS AMIGOS EMPRESÁRIOS, PROFESSORES ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO E UNIVERSIRTARIO UMA GRANDE CARREATA COM MUITOS FOGOS DIZENDO QUE A JUSTIÇA TINHA O LIBERADO PARA SER CANDIDATO A REELEIÇÃO 2012, HOJE DERROTADO NAS URNAS POR CAUSA DOS VOTOS DOS POUCOS REVOLTADOS E FRUSTRADOS .
    ESTE HOMEM NÃO MERECIA TER O MINIMO DOS VOTOS QUE TEVE AGORA NESTA ELEIÇÃO, MUITOS DESTES ELEITORES HOJE ESTÃO AI NAS GREVES MUITOS DEMITIDOS , MUITOS EX PETISTAS QUE ESTAVAM TRABALHANDO NA PREFEITURA VOTOU NESTE ANIMAL IRRACIONAL

  4. Agora a máscara vai cair por completo!! Quem não sabia dessas maracutaias???? Tudo farinha do mesmo saco! Juntando não dá um que preste!!

  5. A história do Hblem é triste e assassina.
    Triste porque sempre, desde sua inauguração, serviu de cabide de emprego, onde os prefeitos de Itabuna, assim que se elegiam, enchiam o hospital com seus apadrinhados, sem nenhum compromisso com uma gestão séria, nem respeito às verbas da saúde.
    Assassina porque não é concebível brincar com vidas, com aqueles que procuram assistência hospitalar e encontram (quando são atendidos) um hospital sucateado, com falta de remédios e material para a rotina, com médicos trabalhando no limite das condições mínimas para o atendimento.
    São responsáveis por essa triste situação que passa o Hblem: Fernando, Geraldo e Azevedo. Todos deveriam ser julgados pelo Supremo e condenados por tirarem vidas com suas irresponsabilidades.
    Vamos rezar e pedir a Deus que Vane não seja mais um carrasco da saúde do povo de Itabuna.

  6. Duro é saber que existem no nosso meio quase 45 mil loucos que pensaram em reelege-lo.O hospital São Judas tá até vazio,tal o número de loucos nessa cidade.

  7. Engraçado, fiquei sabendo que lá no Base tem gente que ganha comissão só pra ficar de bico calado, se eu fosse ganhar comissão pra não falar as coisas erradas q eu vejo eu tava rica. Engole essa Bispo

  8. É uma verdadeira vergonha. Quero que o Ministerio Público Estadual mande olhar as esposas ou companheiras dos vereadores anteriores e suplentes e, vejam quantas recebiam gordos salários sem trabalhar.
    . Depois podem pesquisar outros membros da família. A folha do município é uma vergonha.

  9. CHAMA CARRERO QUE ELE CONTA TUDO , HOJE É O ARQUIVO VIVO DE TODA A GESTÃO DE AZEVEDO NA PREFEITURA E DE LOIOLA NA CÃMARA DE VEREADORES . OBSERVEM OS SENHORES QUE CARRERO FOI DIRETOR ADMINISTRATIVO NA CÃMARA E FEZ UM DOSSIÊ QUE CARREGA DEBAIXO DE 7 CHAVES , NO HBLEM DOI DIRETOR NOVAMENTE E FEZ OUTRO POLÊMICO DOSSIÊ QUE GEROU INTRIGA E INDISPOSIÇÃO ENTRE ELE E O CORONEL SANTANA E A IRMÃ DO NOBRE DEPUTADO GILNAY SANTANA… CHAMA CARRERO , APERTA QUE ELE PEI**

  10. Gente que absurdo,os concursados já sabiam disso, só estavam esperando o MP ser provocado.Antes tarde do que nunca.
    Pelo menos o PT serve para alguma coisa mandar verba para os DEMO comerem.
    Agora fica algum contratados que ganham pouco com medo de serem demitidos, sendo que tem que ser demitidos são essas corjas.E os concursados desvalorizados e agora José?A festa acabou!E o que espero!

  11. COMO UM CIDADÃO DESSE RECEBE MAIS DE 44 MIL VOTOS?
    IRRESPONSÁVEL COM AS CONTAS PÚBLICAS. FALA UMA COISA E MANDA FAZER OUTRA.
    ESSE CRIME FOI ANUNCIADO MUITO ANTES E DURANTE AS ELEIÇÕES.
    PQ O MP DEMOROU TANTO PRA APURAR UMA SITUAÇÃO TÃO VISÍVEL?
    PQ TUDO ISSO SÓ VEIO A TONA JUDICIALMENTE APÓS AS ELEIÇÕES?
    VANE FOI PERSEGUIDO POR CAUSA DE 12 MIL REAIS QUE NEM FORAM COMPROVADOS TEREM SIDO GASTOS FRAUDULENTAMENTE.
    SE ESSE POVO VERDE TIVESSE SE ENTREGADO ÀS DENÚNCIAS, À CAMPANHA SÓRDIDA DO PT DO G, AO BLOQUEIO DOS BENS DE VEREADORES, AOS CARNAVAIS FEITOS PELOS DEMOS; HOJE ESTARÍAMOS TODOS FALANDO DO NOVO(VELHO) SECRETARIADO AZEDO COM AS ALICES, JOELMAS, MAU-MAUS E AFINS.

  12. Todos os meus comentários no período político, quando eu falava do desgoverno do então ainda prefeito de A-Z, batia nesta tecla se ele viesse ganhar a eleição, nossa querida Itabuna seria literalmente falida, poderia ser vendida como colônia de algum país do primeiro mundo. É triste ver uma figura populista na política, como é o caso de Azevedo, não ter pulso para administrar até o fim, afinal de conta ele até disse que era prefeito eleito até o dia 31/12, mas parece que isso não aconteceu.
    Outra coisa interessante, qual prefeito truculento de outrora, o homem de pulso forte, seria capaz de ficar ouvindo o tempo todo que era secretário B, M, ou chefe de alguns gabinetes, ou do gabinete que manda de direito e de fato na prefeitura?
    População de Itabuna, nas próximas eleições procurem ver o conjunto da obra e não só o seu próprio umbigo, pois hoje 15/11 o salário de outubro é noticiado que não foi pago, entenda não ser pago para o trabalhador de fato e não para os cúmplices, como dizem nos blogs e noticiários escolhidos motoristicamente a dedo.
    Enfim, que o povo aprenda nem que seja pela diferença de pouco voto, nem que fosse um voto, que se o próximo gestor o qual apoiei, pedi voto, não fazer um bom governo; a porta da rua é serventia da casa.
    E só lamento que meu caro amigo de infância,dos projetos bons de bola da vida, vai pelo menos durante os dois primeiros ano de governo dele, ter que administar o rombo e pôr o salário em dia, porque como dizem os prefeitos das cidades pequenas, é a primeira notícia, é a grande obra dele pagar o funcionalismo em dia, e lembra que em dia é até o 5º dia útil e não 15, 16, 20, 45; isso sim que é de A a Z, ou seja, da falta de aptidão ao zelo com os servidores públicos e com a população em geral!
    E para os turistas que estão chegando na cidade, aqui é Itabuna e não uma market da lua!

  13. Finalmente Inocêncio tocou no prefeito, isso é pouco cadê os milhões desviados?? Por que só acusou a Camara? E a prefeitura??? Tem algo aí???

  14. Sr. Grapiuna! Dois motivos ou tres levaram o povo a ter votado nesse prefeito:
    1 – A imprensa quase toda era comprada e nao divulgava nada: a Radio de Duda, Jornal, a Clube, as Tvês, os jornais, os Blogs So agora adifusora q/ mudou de dono, tá soltando. Os radialistas, PaloLeonaldo, o Val, e o “resto” não falavam nada dessas desgraças no governo (devem fazer parte da folha). Vane vai ver isso.
    2 – A “birra” de parte do eleitorado “teleguiado”, em nao votar nos candidatos do pt.
    3 – A igorancia mesmo do povo.
    Nao dava p/ entender como um Ubaldo Dantas e muitos outras pessoas q se consideram “de bem” nessa cidade, apoiou isso! Nçao dá mesmo, para entender.
    3 –

  15. Concordo plenamente com a opinião de Ab logo acima, as gestões do ex-prefeitos de Itabuna principalmente Fernando Gomes, conhecido como “cuma”, Geraldo Simões, conhecido como “minha pedinha” e agora Azevedo, conhecido como “azedo”, deixaram que a cidade de Itabuna chegassem a este ponto de total abandono e decadência, agora os piores de todos eles foi essa famosa dupla Fernando Gomes que governou essa cidade por 4 vezes e ainda consegui eleger o seu vice o famoso Azevedo que só fez continuar afundando cada vez mais essa cidade. Itabuna só é conhecida na mídia com eventos negativos como a máfia dos carros roubados, máfia dos cartões de crédito, máfia do tráfico de crianças, dos flanelinhas que ficam fazendo ameaças às pessoas que querem estacionar os seus carros nas ruas impedindo o direito de ir e vir das pessoas, do prefeito marajá que chegou a ganhar mais que o presidente da república, do alto índice de violência, do Hospital de Base que está totalmente sucateado, de no Rio de Janeiro e em São Paulo os cheques daqui de Itabuna os comerciantes de lá não aceitam pois tem muita gente que sai daqui para dar golpes por lá, enfim uma verdadeira sucessão de coisas negativas para nossa cidade, que nos deixa muito envergonhados.
    Pobre Itabuna de cidade que no passado chegou a ser chamada de a rainha do sul da bahia hoje não passa de uma pobre mendinga, toda despedaçada e abandonada a pedir socorro.
    Isso é uma vergonha.

  16. GILNAY VIU ONDE FOI PARAR A SUA ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA, E INCOMPETÊNCIA. EU SEMPRE AVISEI…. ESSA MULHER ESCULTAVA PEDRO GAGO IMAGINE O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA E FORMAÇÃO DESSA PESSOA. VC QUE JUGOU MUITAS PESSOAS E COLHEU MUITAS FOFOCAS VAI SER JULGADAS E VAI FICAR NA BOCA DO POVO.
    FICA AI A LIÇÃO. ENQUANTO TINHA PESSOAS MORRENDO NO HBLEM VC BRINCAVA DE ADMINISTRAR.

  17. Está cada vez mais evidente a necessidade da profissionalização destes cargos públicos? Profissionalizar no sentido de só serem aceitos para concorrer aos cargos públicos de comando, os candidatos que realmente forem gabaritados para assumir tais responsabilidades, e para isso todos os candidatos destes cargos de comando deverão ter os conhecimentos técnicos necessários e adequados para exercer esse cargo pretendido, como acontece em qualquer corporação séria do mundo globalizado.
    FICA AI A LIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO AMADORA E POLITICA.
    GENTE NÃO ENTENDO TIRA UMA PESSOA SERIA LEOPOLDO E COLOCA UMA AMADORA.

  18. Constantemente ouvimos da boca dessa administração do BASE que , a verba que [e repassada para o FASI não da para comprar material para uma assistência adequada ao0 paciente , falta kit de oxigênio, kit de aspiração, medicamentos, material básico como: soro, gases, álcool, luvas, seringas entre outros. Qdo questionada pela administração qto a falta de mascaras e luvas ,( pois é dispensado somente uma caixa de luva para atender aproximadamente 40 pacientes eles mandavam economizar , como pode-se querer que reaproveitamos a luva? para contaminar o paciente ou para por em risco a nossa saúde? fora pacientes de tuberculose, meningite que não temos mascara adequada . Enquanto isso, só gaspazinhos neste hospital . Espero que seja realmente realizada justiça e que esse dinheiro publico seja devolvido ao FASI para poder comprar os materias necessários para atender os pacientes com dignidade e qto o peculato que todos envolvidos respondam civil e criminalmente( quantas pessoas morreram por falta de assistência adequada , muitas pessoas não tem dimensão de pacientes sem condições de comprar medicamentos , materias e que ficam a míngua, enquanto outros indicados pela administração tem direito a tudo ,pois por diversas vezes presenciei a presidência do hospital mandar comprar medicações que faltam no hospital para atender as pessoas de indicação que tem leitos reservados com ar condicionados , poltrona para acompanhantes , leito únicos entre outros.) Só um desabafo

  19. Esta desgraça é Militar coisa alguma.
    A vida de Militar deste cara foi toda sentado atrás de uma escrivaninha. Bota este indivíduo pra trocar tiro p/ vê uma coisa?
    Estou tranquilo por q acredito q hj a LEI não é mais p/ “ALGUNS” e c/ certeza a casa dele vai cair. Este futuro Candidato a Deputado Estadual.

  20. SR. PIMENTA ATENÇÃO DETECTOR COM DEFEITO.

    Esta desgraça é Militar coisa alguma.
    A vida de Militar deste cara foi toda sentado atrás de uma escrivaninha. Bota este indivíduo pra trocar tiro p/ vê uma coisa?
    Estou tranquilo por q acredito q hj a LEI não é mais p/ “ALGUNS” e c/ certeza a casa dele vai cair. Este futuro Candidato a Deputado Estadual.

  21. -Há oito anos esse hospital vem sendo sucateado, vilependiado por seus administradores, porque só agora o MP se manisfestou?
    -Devemos lembrar que diversas denuncias foram feitas através da mídia, sobre mortes de pacientes que deram entrada nesse Hospital, e não recebiam atendimentos adequados. Pacientes pediam para não serem levados a esse hospital, posso sabiam que poderia perder a vida ali, por omissão e negligencia no atendimento.
    -Os conformados costumam dizer que, mais antes tarde do que nunca, mais quantas vidas foram perdidas para que esse tarde chegasse?
    -Espero que essa ação tardia dos Srs. Promotores resultem em punições severas aos pilantras que durante anos vem se locupletando dos recursos que deveria ser investidos para salvar vidas.

  22. Por onde anda,o grande defensor publico do Capitão Azedo SERGIO OLIVEIRA, pra defende-lo agora???Ele ta tão sumido DO PIMENTA,NÉ???

  23. Os servidores estão com suas contas atrasadas, nome no serasa, por causa de empréstimo no banco que quando o salário saía já atrasado, era descontado no contra-cheque mas não repassavam para o banco. Que vergonha! Agora, Sr. Azevedo pra não encarar os fatos, inventa que surtou e está internado em Salvador.Será? Por que o MP também não investiga Joelma Reis? Ela é cúmplice de todos os desmandos do prefeito, afinal, ditava as regras a quem ou não pagar. Enquanto isso, o trabalhador pai de família está sem salário e ela nem atende mais. Garanto que o dela saiu!

  24. E o MP??? porque naon tomou providências antes , quando o Dr Conrrado entregou todos os docoumento provando dos desmando no HBELEM???so deixou para tomar providencias depois das eleiçoes? quantas familias nao prederam seus entes queridos na epoca dessa falcatruas ????Haja prisao para tantos ladroes! So nao se entende , é qua uma cidade como Itabuna , abriga quarenta mil desonestos , irresponsaveis que votaram ness besta apolcalíptica, Capitao Azevedo!Ainda bem que o Vane esta escolhendo na ponta do dedo os seus futuros Secretários! e, se nao prestar, ele diz com muta propriedade: coloco para fora com a maior tranq1uilidade! È issoa aí Vane ou toma decisoes sérias ou nao conserta essa cidade! Basta de FernandoX Geraldo, e X Geraldo X Fernanndo! Vamoss ficar liver desses trastes e do papagaio de pirata Capitao de merda,azevedo! de vez!!!!!

  25. É verdade o Contador do HBLEM (FASI) Paulo Chagas já tem 12 a 13 anos na mesma função não é Concursado e já como a função de Contador é o ultimo a saber das coisas rsrsrssrsrsr ele é tão inocente que não sabe de nada e só agora resolve brir o jogo com papo furado ganha R$ muinto bem e sempre foi um dos braços direitos dos Presidentes do HBLEM que já passaram por lá…. E tem outros salafraios que continuam no HBLEM desde a Gestão de Fernado Gomes são verdadeiras sangue sugas…

    LEIAM —— http://www.aregiao.com.br ——- ITABUNA

    “Gestão do Hospital de Base de Itabuna é escândalo”

    * Uma das pessoas ouvidas pelo MP, Paulo Chagas da Silveira, contador do HBLem há 11 anos, afirmou em depoimento que “a contratação hoje feita pelo HBLem é determinada pelo gabinete do prefeito, que encaminha a pessoa para ser admitida pela fundação”.

    ETC…..

    “Crimes da FASI e prefeitura podem dar cassação e cadeia”

    * Se os gestores forem condenados e aplicadas as penalidades previstas em lei. Ultrapassar o limite de despesa com pessoal, gastar com inativos e pensionistas acima do limite legal e não cumprir o limite da folha em até dois anos gera a cassação do mandato do prefeito.
    Expedir ato que provoque aumento da despesa com pessoal em desacordo com a lei, como José Nilton Azevedo fez ao criar vários cargos novos na FASI sem aprovação da Câmara e já gastando acima do limite, resulta em reclusão de um a quatro anos.

    ETC……

  26. Pertenço ao quadro de funcionário efetivo deste Hospital.
    Lamentavelmente, grande parte do que está escrito aí acima, é verdade.
    Já presenciei muita ingerência, vejo muita gente morrendo ( por diversos motivos) e na maioria das vezes são óbitos que podem ser evitados se a unidade fosse melhor aparelhada.
    Infelizmente, vejo que não há uma preocupação maior com a população. O que vejo é cada um querendo ser melhor que o outro, quando não incitam os “coitados dos funcionários que carregam essa bomba atômica nas costas” a se guerrear uns contra os outros.
    No Base, prevalece a cultura da fofoca, da falta de privação da vida alheia e ainda associada a cultura de QI ( quem indica). É justamente desses QI que a folha incha e o que é pior, não produzem absolutamente nada senão, desfilarem sob os corredores da unidade como se fossem verdadeiros Deuses.
    É claro que pode-se observar que poucos, ou melhor, uma mísera parcela desses QI, ainda trabalham, arragaçam as mangas e para estes e estas trabalhadors, tiro o chapéu. Geralmente são pessoas de baixa qualificação profissional que estão correndo atrás de uma oportunidade. Porém estes também, sofrem pressão dos arrogantes que desfilam simpatia.
    As vezes chego até a pensar que não estamos tratando de um hospital e sim, do quintal da casa da maioria que tem cargos políticos no Base e nada fazem.
    Moral da História: O Caos continua. Até quando?

  27. E OS FUNCIONÁRIOS DESTE HOSPITAL AINDA ENTROU NA GABINE ELEITORAL E VOTOU NESTE homem, QUEM É PIOR ELE OU ESTES FUNCIONÁRIOS COVARDES , CONIVENTES E OMISSOS, FALSOS PROFISSIONAIS.POBRES DE ESPIRITO. IGUAIS A ELE OU PIOR.

  28. O que levou Azevedo perder foi exatamente os funcionarios do BASE , que cansados da prepotencia, ingerencia dos administradores e coordenadores( que haja tanta coordenacao), desrespeitos com os funcionarios votaram contra esse sistema de cabide de emprego .

  29. MP para cumprimento de suas atribuições deve realizar “limpeza” na promotoria que utiliza de parcialidade na prática de atos ilícitos. Pesquise no Google: “Corrupção Marcio Anzelotti” e que inicie toda as cautelas legais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *