Tempo de leitura: < 1 minuto

“Nos dá a impressão que a maior preocupação dos gestores sempre foi utilizar do Hblem como uma forma de fazer política, como um suporte de emprego para garantia de votos futuros. A prestação de serviços de saúde com qualidade nos parece ocupar um segundo plano”.

Inocêncio Carvalho, promotor público, em entrevista concedida ao Jornal A Região e à Morena FM, na qual aborda a investigação de desvios cometidos pelo atual governo no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Entre as irregularidades, destaca-se a transformação da unidade em um verdadeiro cabide de empregos, chegando a comprometer 90% da receita com a folha de pessoal.

25 respostas

  1. entreguem para o estado este hospital HBLEM.. entreguema EMASA para a EMBASA..Municipalizem o lixo..

    a prefeitura não tem capacidade de investimento e de gestão..Logo, deve entregar para um orgão que tenha (EMBASA e SESAB)..

    Nem da gestão básica a Sec da Saúde esta dando conta..imagine o HBLEM

  2. Gostaria de saber onde estava o ministerio publico durante todo o governo F G e Azevedo que somente agora se manifesta, nao é preciso ser promotor para ver os desmandos destes governos, é preciso apenas ser usuario do SUS, para ver a vergonha do hospital, onde os leitos parecem ferro velho e os corredores uma casa abandonada.Por favor, senhores promotores honrem o seus sala´rios e trabalhem para que a população que nao desfrutam de planos de saude tenham atendimento digno.Fora corrupção!

  3. Li a entrevista do Senhor Promotor no site do Jornal Aregião e entendo como pertinente e oportuno que o Ministério Público investigue, esclareça adequada e convenientemente a real situação vivida pelo Hospital de Base. Lamento, entretanto, que, até a presente data, não tenhamos nenhuma resolução para a situação do Anexo Psiquiátrico do Hospital de Base. Desde o dia 03 de setembro, quando o atendimento ambulatorial foi suspenso e oficiado aos órgãos competentes – Ministério Público, Sétima Dires, Conselho Municipal de Saúde-, não logramos êxito, nem ao menos, no sentido de viabilizar uma discussão consistente pelo seu funcionamento. É lamentável que um serviço implantado a cerca de dez anos, prestando atendimento médico psiquiátrico a uma parcela significativa da população, seja desmantelado, desrespeitado, degradado, por atuação de gestores questionáveis e cujas ações são, agora, questionadas pelo Ministério Público.
    Talvez a investigação do Ministério Público, no bojo das denúncias formuladas, consiga esclarecer porque, “de repente, não mais que de repente”, a FASI não mais teve como arcar com a manutenção do Anexo Psiquiátrico.

  4. So peço ao promotor que estenda as analises das contas do Hospital de Base, ao perído que o Senhor Raimundo do Caixão era presidente, tendo DiretorFinanceiro Administrativo o senhor Oton Sousa, vais encontrar tudo de porcaria, tais como: Licitações direcionadas, contratos onde os serviços não foram realizados, desvios de remedios(Medicil).

  5. Esse promotor não podia ter visto isso no inicio do mandato de Azevedo? Será por que só agora ele tá vendo isso? Por que não se faz concurso público para ocupar todas as vagas do HBLEM? Só assim a maldiççao do cabide ia acabar.

  6. concordo plenamente com o promotor,e digo mais,essa próxima gestão que estar se formando,a briga pelo HBLEM continua, o Edson Dantas anda dizendo que HBLEM ,para colocar cabos eleitorais políticos para sua campanha em 2014,a politicagem no HBLEM continua.

  7. Dr. Inocêncio, porque só agora no apagar das luzes que o senhor descobriu isso?
    Porque o senhor não agiu como fez com os vereadores, que de uma paulada só promoveu o afastamento de todos, quem deve muito, quem deve pouco ou quem não deve nada foi afastado para investigação e pronto. Porque com o prefeito e seus secretario o senhor não agiu da mesma forma… o que explica dois pesos duas medidas ???? ????

  8. O MP tem sido assim, demooora, taaaaarda, mas uma hora eles resolvem aparecer(eu falei aparecer e não trabalhar). Geralmente quando não faz mais tanta diferença e a população já foi prejudicada.

  9. -Toda essa bandalheira que vem acontencendo no H.Base e na saúde de um modo geral desde do desgoverno de F.Gomes, vinha sendo denunciado fartamente pelo jornal a Região, mais infelizmente só agora o M.Público resolveu investigar os fatos.
    -Espero que essas apurações não terminem engavetadas e esquecidas como é comum acontecer com os pilantras que roubam o dinheiro público e ficam impunes, usufluindo do dinheiro que roubaram.
    -Agora fica bem claro e evidente o porque deles não querer entregar o H.Base para o governo do Estado, eles perderiam um grande reduto de apadrinhados políticos. Espero que o novo prefeito não siga o mau exemplo dos ex-gestores bandidos, embora eu tenha minhas dúvidas com relação a isso.

  10. Concordo com p eleitorapimentado. Muito estranho esse promotor fazer “seu trabalho” no fim do governo de Azevedo. Por que não pediu o afastamento do prefeito como fez com os vereadores?
    Rabo preso, só pode…

  11. caro eleitor apimentado. o promotor náo demorou náo senhor. o prefeito é que náo cumpriu com o seu dever. até que seja levantadas e apuradas as denuncias, leva tempo. e as pessoas náo denunciam. entáo o promotor fica levantando as provas quase que sozinho.requisitando documentos, pra ver se encontra algo. isso consome tempo. a se dar crédito ao seu comentário, chegariamos ao cumulo do editorial do jornal agora, leia-se José adervan, que afirmou ser do promotor, a culpa pela náo construçáo do Centro de Converçoes de itabuna, no governo Paulo Souto. chega a ser hilário um comentário desse jaez. Só sorrindo.

  12. Mesmo tardiamente, após a morte e mutilação de tanta gente, provocadas pelo descaso e falta de atendimento no Hospital de Base e Postos de Saúde, parabéns Promotor Inocêncio!
    Tomara que sua inicativa provoque mudanças e que as pessoas (i)responsáveis por tantos danos sejam, de fato, punidas. Os relatos da imoralidade reinante na Prefeitura de Itabuna (nas pastas da Saúde, Educação e outros) divulgados no Jornal A Região são chocantes!
    Precisamos de muitos Joaquins Barbosa em Itabuna e na Bahia. Precisamos de homens e mulheres que exerçam o poder em esferas diferentes e que não se dobrem diante do oferecimento de propinas e que não vendam sua honra, dignidade, caráter. Cremos que ainda existem algumas pessoas com esse perfil.

  13. TUDO BEM!
    DEMORANDO OU NÃO AS MEDIDAS FORAM TOMADAS, SO NÃO ME CONFORMO É QUE TODA ESTA QUADRILHA NÃO VÁ LOGO PARA A CADEIA, POIS O GATUNO COMUM (O QUE ROUBA GALINHA, LEITE NINHO, ETC) É LOGO ENGAIOLADO E APARECE IMEDIATAMENTE NO ALERTA TOTAL E BA TV.
    VAMOS APRESSAR A PRISÃO DESTES CREIMINOSOS POIS EM VIRTUDE DE SEUS DELITOS VÁRIOS PACIENTES DO HBELEM MORRERAM, ELES ÃO SIM ASSASSINOS.

  14. A minha opiniao é a opiniao da maioria dos compartilhadores do Pimenta. Porque a Promotoria Pública só apareceu agora para dar opiniao no final do mandato do derrotado e deprmido ajudante de ordens de Cuma , o malfadado capitao Nilton, Azevedo Gomes?Se toda Itabuna sabe que teve um Médico que entregou toda a papelada ao MP?????e só agora que vem aparecer no cenário com todos os holofotes???Sr Pimenta, averigue visso e nos responda.

  15. A minha opiniao é a opiniao da maioria dos compartilhadores do Pimenta. Porque a Promotoria Pública só apareceu agora para dar opiniao no final do mandato do derrotado e deprmido ajudante de ordens de Cuma , o malfadado capitao Nilton, Azevedo Gomes?Se toda Itabuna sabe que teve um Médico que entregou toda a papelada ao MP?????e só agora que vem aparecer no cenário oi MP com todos os holofotes???Sr Pimenta, averigue isso e nos responda. Sabemos ou ouvimos falar , que essa história veio desde de cuma, passou por minha pedinha e continuou com azevedo!Srs do MP. Queremos ,mais açao e menos prosa!

  16. Pelo menos ta desmascarando a administracao do FASI. E sera uma forma de atentarmos para os proximos administradores, pois ja menciona alguns como Marcelo , que na epoca desviou tambem o dinheiro publico.

  17. Engraçado como o promotor, tão diligente no caso das diárias da câmara, demorou pra descobrir uma maracutaia que já dura 4 anos no HBLEM. Será que aguardava o resultado da eleição?

  18. NOTA DE ESCLARECIMENTO

    A ex-presidente do Hospital de Base de Itabuna, Gilnay Cunha Santana, diante das denúncias publicadas na imprensa, esclarece que assumiu o hospital de 28 de julho 2011 a 06 de junho de 2012, e as nomeações citadas como “fantasmas” ocorreram nos dias 3 e 5 de julho de 2012.
    Na sua administração, a ex-presidente afirma que implantou o ponto eletrônico e havia controle da jornada de trabalho.
    Afirma ainda que o hospital de base enfrenta dificuldades e acumula dívidas desde 2001 e há cinco anos a SESAB faz o mesmo repasse de R$ 1,5 ( hum milhão e meio de reais) que é insuficiente para atender à demanda de mais de 200 municípios e a contra-partida municipal é de R$ 320 mil Reais, sempre de forma irregular.
    A ex-presidente confirmou ainda que as Contribuições Sociais descontadas dos funcionários foram devidamente recolhidas ao INSS na sua gestão. Com relação ao FGTS o hospital acumula uma dívida desde a sua fundação.
    Com relação às licitações no período a frente da gestão do hospital apenas houve dispensa das compras emergenciais, diante das demandas urgentes do hospital. Com relação à compra realizada na PRO HOSPITALAR, esta foi feita diretamente pela Secretaria de Saúde, que apenas encaminhou o material para o hospital como doação.

    Por fim ressalta que durante sua administração sempre priorizou a vida, e manteve os salários em dia, reformou leitos, instalou a Organização de Procura de Órgãos, e iniciou o Serviço do Banco de Coleta de Sangue, implantou Auditoria Interna, promoveu eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, além de ter recuperado equipamentos, que estavam sem funcionamento.
    Gilnay Cunha Santana, ex-presidente do HBLEM.

  19. urgente urgente os contratados do hospital de base,que (trabalham) estao correndo o risco de ficarem sem receber os salarios do mes de novembro graças ao descasso desta adminitraçã ana brito e c&a ja esta tudo pronto folha dos concussados, e ai o ministerio publico nao ira se manifestar, pois em qualquer empresa publica existe contratados,e nao pagar o salario do mes ja trabalhado e crime, o justo nao deve pagar pelo pecador. atenção o salario de novembro 2012 pode nao ser pago o ministerio publico deve investigar este fato.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *