Tempo de leitura: < 1 minuto

O discurso de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) teve um momento de crítica aos magistrados que se dispõem a fazer favores a poderosos, com o objetivo de ascender na carreira.

“Nada justifica a pouco edificante busca de apoio para uma singela promoção de juiz de primeiro grau. Ele deve saber quais são suas perspectivas de promoção e não tentar obter pela aproximação do poder político dominante no momento”, declarou Barbosa. O novo presidente do Supremo também defendeu um judiciário que funcione com maior eficiência e trate a todos com igualdade.

“Há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam a Justiça. Ao invés de se conferir à restauração de seus direitos o mesmo tratamento dado a poucos, o que se vê aqui e acolá – nem sempre, é claro, mas às vezes sim – é o tratamento privilegiado, o bypass. A preferência desprovida de qualquer fundamentação racional”, apontou.

Sobre o funcionamento do judiciário, Barbosa observou que “de nada valem as edificações suntuosas, os sistemas de comunicação e informação, se naquilo que é essencial a Justiça falha porque é prestada tardiamente”. Com informações da Agência Brasil

3 respostas

  1. Parabéns Joaquim, a sua vitória não é porque voçê veio de família pobre ou é uma homem de pele negra, a sua vitória é a vitória daquela pessoa que não se acomoda na vida, daquele que corre atrás, daquele que apesar de existir muitos obstáculos pela frente nunca desiste de tentar para vencer na vida, a sua vitória é vitória da honestidade e da competência. Parabéns.

  2. Vida longa ao Ministro do STF, ele ainda tem longo caminho a percorrer. Que continue cuidando da saúde bem distante daqui. Vem se juntar à magistrada Eliana Calmon, no combate à corrupção por toda parte. Nós precisamos. Vivam, vivam!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *