Tempo de leitura: 2 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardo.ribeiro10@gmail.com

 

Nenhum país cresce verdadeiramente onde vigoram os atalhos abertos para atender indivíduos isoladamente.

 

O nível de inversão de valores em nossa sociedade é provavelmente uma das principais barreiras para que a mesma avance para patamares mais elevados. Onde vigora o jeitinho, a exceção amiga, o favor e o quebra-galho em nome da amizade ou da conveniência, é impossível construir-se um grupo social que se respeite e seja capaz de enfrentar seus principais problemas.

O Brasil é o 73º país mais corrupto do mundo de acordo com a ONG Transparência Internacional, que avalia 183 nações nesse quesito. E onde está a corrupção, senão incrustada, enraizada em cada setor da sociedade? Do governo às empresas, das igrejas às feiras livres. A malandragem é tão presente, que chega a ser vista como traço cultural e atávico, herdado do DNA dos primeiros invasores a desembarcar em Pindorama.

Carma ou safadeza pura e simples, o fato é que a corrupção é praticada inclusive por gente que se acha convictamente honesta. É de praxe, é o modus operandi inescapável, que torna mais fácil o acesso a benefícios pelo cidadão e “azeita” as relações no campo da política. Quem age diferente é ingênuo e incapaz de compreender que a vida é desse jeito mesmo.

E o que esse modo peculiar de agir tem dado de retorno ao país? Assim como jamais se viu alguém que vende o voto melhorar de vida, o mesmo se observa num espectro mais amplo quando se analisa a corrupção na sociedade. Os jeitinhos da vida resolvem o problema de muita gente no imediato. Já no longo prazo só servem para perpetuar o atraso.

Nações democráticas que evoluíram tiveram que consolidar seus ordenamentos jurídicos, que materializa a vontade geral, as opções coletivas voltadas ao bem comum. Nenhum país cresce verdadeiramente onde vigoram os atalhos abertos para atender indivíduos isoladamente. Ou se pensa e age coletivamente, ou o que se tem é um país fragmentado e desmoralizado.

A mensagem serve para a política e para o dia-a-dia de cada cidadão. No judiciário, ela foi bem expressa no discurso de posse do ministro Joaquim Barbosa, novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ao desaconselhar juízes de prestar favores para ascender na carreira.

Trazendo para o local, uma das críticas mais recorrentes ao futuro secretariado da Prefeitura de Itabuna é de que alguns nomes são “corretos demais”. Dizem isso, por exemplo, do futuro secretário de Transportes e Trânsito, Clodovil Soares, frisando que ele será incapaz de flexibilizar ou, para ficar mais claro no exemplo, mandar, a pedido de algum político aliado do governo, “soltar um veículo apreendido”.

Percebam como a inversão de valores se manifesta nessa avaliação. Se o “defeito” do futuro secretário é ser correto, quem tem que mudar é a sociedade. Sob pena de perecer.

Ricardo Ribeiro é advogado e blogueiro.

24 respostas

  1. Concordo plenamente com as suas colocações sobre as questões que envolvem as consequencias de ser honesto em um país cujo povo carrega em si, as mazelas da comprensão do termo desonestidade como sinônimo de esperteza, a ponto de se dizer: “rouba mas, faz” ou “fulano é muito esperto”. Como você enfatiza, isso acontece nos negócios que envolve grande investimento de dinheiro, seja nas instâncias governamentais, poder legislativo, executivo e judiciário, assim como no interior de um ônibus, quando o indivíduo tenta burlar o “cobrador”, deixando de pagar a passagem, quando se “fura” filas, quando se paga a alguém para conseguir ficha para atendimento médico/dentário, na sonegação de impostos, quando são feitas propostas para emissão de notas fiscais frias, quando se vota em troca de um benefício pessoal, quando são prometidos benefícios, respostas, atendimento que jamais serão atendidos, quanso são semeadas notícias falsas, alarmistas, oportunistas etc …

  2. Esse mal está incrustado na sociedade, mesmo porque os políticos saem do povo para o poder.Isso sem falar em subornos aos policiais nas blitzs, cortar a fila do banco, a fila do Bom Preço, etc. Dificil mudar uma “cultura” de 500 anos, muito difícil!

  3. Zelão, diz: – “Vergonha Nacional”

    “…Chegará o dia em que o homem honesto sentirá vergonha em dizer que é honesto…”

    Parabéns Ricardinho!

    Seu comentário, além de objetivo, chega em hora oportuna, justamente quando a justiça brasileira através da sua mais alta corte – STF, pune com o rigor da lei os envolvidos no mensalão – como se descobríssimos, só agora, que as leis existem no nosso país – e da incursão da PF, realizada no dia de ontem, desbaratando um importante quadrilha que atuava nos mais altos escalões do governo federal.

    Não se trata do festejado “jeitinho brasileiro,” que na sua origem representava a forma com que o povo encontrou para lidar com as diversidades culturais que deram origem a sociedade brasileira.

    Trata-se pois; do aperfeiçoamento ou disvirtuação pelas elites dminantes, do original “jeitinho,” em ações coordenadas em proveito próprio. A concepção articulada sobre o perfil ético do delegado Clodovil Soares, recém indicado para compor o governo Vane, retrata, claramente, a força do conceito ignóbil incrustado na nossa sociedade, do “quanto pior, melhor.”

  4. Espero que existam bastante jovens que pensam como voce. Porque com esta cultura do jeitinho nós cidadãos ainda não temos a consciencia de que quem perde e sempre nós,já que para conseguir o queé nosso direito precisamos de favores.
    Como disse RUI BARBOSA:
    De tanto ver triunfar as nulidades,de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra a ter vergonha de ser honesto.Precisamos pensar que esta pessoa esta sendo nomeada para este cargo para criar um novo paradigma para esta instituição.vamos torcer….

  5. A moral nossa de cada dia!

    Política, corrupção, educação, são temas; são problemas, que infelizmente os acontecimentos nos remete a analisá-los como casos sem solução(o que não é verdade). Mas, não deixam de ser os assuntos preferidos em todas as classes sociais, seja nas brincadeiras nas ruas, nas piadas infames, na programação diária dos meios de comunicação. Verdade é que se a população é a parte o povo tem o direito e dever de falar.

    Todavia me reporto aqui aos catedráticos, os estudiosos que passaram pelas universidades e ganharam o titulo de nível “superior” que nos grandes seminários (barzinho entre um chope e outro, ouvindo “boa musica”, ou saboreando um bom vinho), com algumas citações , alivia sua a consciência e facilmente identifica os réus, os culpados. Identificados, então lhes são atribuídas toda responsabilidade dos males que cultuamos nesta Nação.

    A política tem caciques, tem patrões… Mas, não podemos esquecer que vivemos em democracia e por vontade do povo (nossa!) eles chegaram lá, permanecem lá! Portanto, responsabilizá-los sozinhos seria como trocar um técnico de futebol de um time que vai mal.

    Sísifo(mitologia grega) foi condenado a empurrar uma pedra durante sua vida para servir de exemplo. Nós também empurramos a nossa… Porém, com “consideráveis ferramentas” – se somos multados por alguma infração cometida no trânsito, procuramos um jeitinho de resolver; se entramos numa agência bancária procuramos um amigo para que assim não percamos tempo na fila, ora! o “meu tempo” é precioso. Exercitamos esses costumes rotineiramente, mas, nos achamos no direito de responsabilizar alguns “caciques”.

    Não precisamos ir ao extremo de “pegar uma lamparina e sair em busca de um homem honesto” que tal pegarmos um espelho, olhar e questionar: Conhece-te a ti mesmo! antes de responsabilizar “os” e sim o “nós”.

    Os velhos costumes! esses sim são os mais difíceis de se resolverem, estão cada vez mais presentes em todas as camadas da sociedade e podem apostar: algumas pessoas adoram tirar proveito disso.

    Aproveitar da situação precária de uma pessoa, roubar a sua dignidade, aniquilar os seus sonhos, é prova suficiente que de maneira muito competente está sendo praticada A MORAL NOSSA DE CADA DIA.

    Léo Sports

  6. Em nome da governabilidade o PT se uniu ao pior da politica brasileira e colocou para dirigir este Brasil a pior corja de corruptos que todos os dias são apresentados. A companheirada pratica a maior corrupção que este pais já viu.

    “BRASÍLIA – Um dos alvos da operação Porto Seguro da Polícia Federal, o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira teve padrinhos poderosos para chegar ao cargo: o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua secretária particular em São Paulo, Rosemary Noronha, e o ex-ministro José Dirceu. Mesmo assim, a aprovação da indicação para a ANA provocou muita polêmica no Senado. O nome de Vieira foi rejeitado em duas votações em 2009. Mas o Palácio do Planalto não aceitou a decisão. Pressionado pelo presidente, o então líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), pediu e o senador Magno Malta (PR-ES) recorreu à Comissão de Constituição e Justiça para que as votações em que a indicação fora rejeitada fossem anuladas. No ano seguinte, mesmo com parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contrário à anulação da votação, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), colocou a indicação novamente em apreciação e, desta vez, Vieira teve o nome aprovado para dirigir a agência como queriam seus padrinhos….”

  7. Há poucos dias conversando um prefeito ele no maior e alto bom som disse… Pago os salários em dia… e os funcionários ainda reclamam.
    Estava na mesa ao lado e simplesmente disse: CUMPRIU COM A OBRIGAÇÃO!
    Fui errado, acho, porque não estava na mesma mesa, mas levantaram alguns dela e vieram até mim e perguntaram: você falou o que?
    Eu, acho também que inteligentemente falei… Se vocês levantaram para saber acho que ouviram o que FALEI e não vou repetir, a não ser que vocês exigam.
    E o besteirol começou: FALE SE VOCÊ FOR HOMEM?
    Respondí: o Prefeito aceitou o que falei e vocês vem com Palhaçada (aí já estava falando porque alguns vieram interceder a meu favor, claro). Vai chegar a hora de termos que pedir desculpas a quem estar errado.

  8. Muito pertinentes seus argumentos, Ricardo. Aliás, falar isso é “chover no molhado”, hein? É realmente lamentável ver o quanto as pessoas se rendem ao “jeitinho”, sem sequer se dar conta de que só abonam com isso a corrupção. São tantos os que se acham “grandões” e recorrem a privilégios para não pagar o IPTU, a conta de água, para tirar carteira de motorista sem fazer o teste da baliza, para liberar um veículo apreendido quando dirige embriagado, isso para ficar só em uns poucos e provincianos exemplos.
    Me orgulha ver, no meu ambiente de trabalho, quando nosso chefe, o jornalista Valdenor Ferreira, nos ensina a não recorrer a nenhum tipo de privilégio nos lugares. Simplesmente porque nossa condição de profissionais da imprensa não nos torna em nada diferentes daqueles que exercem outras profissões. Isso é lindo, sob o ponto de vista humano.
    Acho que o exercício cotidiano de reconhecer o quanto somos iguais ao nosso próximo, a despeito das diferenças que caracterizam cada indivíduo, só nos leva à maturidade como cidadãos e a contribuir para que tenhamos um país mais justo.

  9. Excelente comentário esse do RICARDO (no meu comentário anterior escrevi seu nome errado. Está corrigido).
    A Bíblia diz: “Ai daqueles que ao mal, tornam em bem e ao bem, em mal; do que faz do amargo doce e do doce, amargo…”! Ai daqueles! (Isaías 5:20)

  10. Excelente artigo Ricardinho, assino em baixo. O ser humano está se tornando maquina, nesta era digital! A alma e o espirito não existem mais…

    Esperança…

    Nestes tempos de incertezas

    De individualismo

    De inversão de valores…

    O verdadeiro ser humano

    No deserto insano

    Ainda tenta colher flores!

    Na superação de uma honra

    Que ainda não se foi!

    “A realidade às vezes é cruel, mas os sonhos hão de continuar”

    Joselito dos Reis – 26.10.12

  11. Enche-nos de alegria lermos um comentário como esse do Ricardo e os demais aqui apresentados. Se os que governaram essa Nação e os que também agora governam, tivessem se preocupado em ensinar os brasileiros a pensarem, creio, já, de há muito, seriamos uma potenêcia, não só econômica como somos agora, mas também: social, política e moralmente.

    No entanto, poucos são os que tiveram esse privilégio. Muitos a um custo alto, de aprenderem a pensar.

    Seria mais fácil, se todos os que pensam se esforçassem em ensinar isso a grande camada social que não foi ensinada o quanto a riquesa de se pensar.

    Mas, não há interesse disso da quase totalidade dos que estão no poder, pois assim, logo perderiam a mamata.

    Chegamos então a conclusão: De que muitos que lá estão,não pensam! Pois se assim fosse, teriam vergonha do que fazem.

    Todavia é notório e claro de que estamos dando passos largos a esse caminho. Haja vista o orgulho que a nossa corte máxima, está dando a este país. Ainda que para isso foi necessário a iniciativa de um homem, que pensa, e isso muito bem, mostrasse que, pelo menos apartir de agora, as coisas, no que depender dele, não acabarão mais em pizza.

    Obrigado Joaquim Barbosa, tú és um dos poucos orgulhos desta Nação.

  12. A CADA ENXADADA, UMA MINHOCA – AGORA NÃO ADIANTA NADA POR A CULPA NA VEJA
    —————————————————————————————————————
    CHEGA SER IRÔNICO, APÓS A CÚPULA PETISTA SE ESPERNEAR TODA CONTRA AS PUNIÇÕES DO STF, E O DISCURSO DO SUPER MINISTRO NO DIA DA POSSE, A PF PRENDEU HOMENS E MULHERES DO EX- E DA ATUASL PRESIDENTE.

  13. Parabéns, Ricardo!

    Essa epidemia terrível é a pior lepra em Itabuna. Por isso muita gente perdeu o rumo, se certas “autoridades” não se dão o respeito… A prova disso é as cadeias repletas de pessoas que cometem crimes porque já sabem que a impunidade fica sempre ao lado do pior.

  14. Erenice Guerra foi aafastada da Casa Civil em 2010 após a revelação, por VEJA, da existência de um balcão de negócios operado por seu filho, Israel Guerra, a ex-ministra voltou a tratar de negócios públicos, agora nos bastidores do Tribunal de Contas da União (TCU). Ex-braço direito da presidente Dilma Rousseff, ela circula por gabinetes de ministros debatendo processos sobre a concessão das linhas interestaduais de ônibus. O documento deve ser lançado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2013.

    É CERTO QUE A SAFADEZA E OS TRAMBIQUES SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES NAS AÇÕES POLÍTICAS NO MUNDO INTEIRO, SÓ QUE NENHUM PAÍS TEVE A OUSADIA DE INSTITUCIONALIZAR ESSAS PRÁTICAS TÃO NOCIVAS, MAS, O MAIS TRISTE EM TUDO ISSO É QUE A CADA ESCANDALO QUE SURGE O INVENTOR OU INVENTORES (Lula/Dilma) PRAGA FICA MAIS POPULAR E QUERIDO AOS OLHOS DA GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO.

  15. Alguém falou ” um dia teremos de pedir desculpas a alguém que está errado” isso ja acontece no dia. Parece que o erro é o que prevalece, em detrimento do acerto, a mentira em detrimento da verdade e assim por diante. Quero parabeniza a esse jovem blogueiro pela lucidez do texto, no momento em que os paradigmas da sociedade precisam ser modificados.Acredito no poder da mente positiva e sadia, aguardo ainda a hora da virada, onde o bem se apresentará como principal locomotiva a puxar os vagões da educação, da moral, dos bons costumes, da paciencia, da lisura, da tolerancia, efim…

  16. Qual o interesse de um delegado aceitar o cardo de Secretário de Transporte de Trânsito, no que diz respeito ao salário. Observando que um delegado no exercício de sua função recebe por mês mais de 10 mil reais liquido. Enquanto um secretário recebe liquido quase 7 mil reais. Estranho! Pelo estatuto do servido público estadual, não permite que ele receba dos dois lados, assim é necessário ele pedir para ser colocado a disposição sem ônus para o estado. Calculando o prejuízo que ele terá durante os quatro anos, ficará em torno de 120 mil reais. Você entende?

  17. Parabéns Ricardo. Acho que é por isso que Rosivaldo Pinheiro sofre a punição do PCdoB, pois ele é um estranho no ninho dos malandros que por operam, parece que o tempo todo está em confronto ou em desconformidade com o modo que a cupula do partido atua, então, o Certo vira errado.

  18. Parabéns pelo texto e pela reflexão sagaz! Torço muito pelo desenvolvimento do Sul da Bahia, mas não conheci outro lugar em que as pessoas fossem tão individualistas, passivas e seguidoras da “esperteza” míope que apenas incentiva a corrupção e faz com que este território nunca alcance um desenvolvimento efetivo. Acredito que a evolução cultural da população tornará o cidadão mais crítico e consciente das consequências de suas ações. Excelente artigo, pois é uma luz de esperança para tornar nossa sociedade mais justa, menos desigual e mais desenvolvida!!! Tomara que a população do Sul da Bahia (principalmente de Itabuna e Ilhéus) aprenda que quanto menos credibilidade tem as pessoas, sociedade e governos… mais difícil de se transformar realidades!!! Não queria que esse povo continuasse vivendo de forma vil em um ambiente injusto e desrespeitador!!! Tomara que as pessoas daqui evoluam para que as Terras do Sul da Bahia sejam um lugar feliz de se viver… ou ao menos um lugar digno de se viver!!!

  19. Hoje em nossa sociedade as pessoas são corrupto e tem a certeza que é honesto e é como seu texto diz Carma ou safadeza pura e simples, o fato é que a corrupção é praticada inclusive por gente que se acha convictamente honesta.
    Sou aluna do colégio modelo do 2°ano.

    Adorei seu texto, parabéns!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *