Tempo de leitura: < 1 minuto

Interessante a entrevista concedida ao jornal A Região pela futura secretária de Educação de Itabuna, Dinalva Melo. Ela fala dos desafios a serem enfrentados na Pasta, diz que buscará o diálogo (com alunos, pais e mestres) e defende a associação da educação com a ciência e a tecnologia.

Queremos uma escola em que o computador não seja apenas um objeto decorativo, mas que o professor se habilite cada vez mais a fazer uma docência online. São ações que motivam o estudante. Às vezes os métodos são medievais. É a escola em que se fala e se ouve, sem questionamento.

Confira a íntegra da entrevista

 

12 respostas

  1. PROFESSOA DINALVA! QUER UMA SUGESTÃO PARA TENTAR MELHORAR A EDUCAÇÃO, AQUI EM ITABUNA, PRINCIPALMENTE O DESEMPENHO DO PROFESSOR/ALUNO EM SALA DE AULA?

    1 – DIMINUIR O CONTINGENTE DE ALUNOS EM CADA SALA. NO MÁXIMO 25. O IDEAL SERIA 20 ALUNOS!

    2 – E EXIGIR MAIS “PRODUTIVIDADE” DO PROFESSOR, POIS, MUITOS SÓ FAZEM “BATER O PONTO. O PROFESSOR, POR SUA VEZ, PODER-SE-ÍA, EXIGIR MAIS RESULTADOS DOS ALUNOS.

  2. Seria de suma importancia que a colega Dinalva deixasse de lado as indicações partidarias, passando a analisar a parte tecnica e colocasse a frente das unidades escolares, principalmente aquelas que atendem o ensino fundamental 2, gestores (direção e coordenação) que soubessem manusear as novas tecnologias, pois dessa forma a valorização desse tão grandioso instrumento de aprendizagem teria realmente utilidade dentro da unidade escolar. Infelizmente muitos colegas estão distanciados dessas tecnologias e deixam a desejar quando as utilizam de maneira deficitária, fazendo assim com que os regentes e os alunos vejam a sala de informatica como um local para acessar apenas a redes sociais, mesmo porque existem colegas que sequer sabem utilizar um pen drive, baixar uma musica, um video informativo, etc.

  3. Professora Dinalva n a mesma q ocupou essa pasta em IOS na gestão de Jabes? Q fez lá? Será mais uma junção PP IOS/PC do B na cidade de Itabuna?!
    Nossos alunos precisam de uma educação eficaz com foco em filhos, pais e mestres.
    Vamos esquecer partidarismos e escolha de cargos por indicação de compromissos de campanha.

  4. Excelentes as propostas porém um tanto desatualizadas no que concerne as tecnologias, muitos professores do municipio já fazem uso e estao sendo formadas pela propria rede,precisa apenas mais investimento,da forma como é colocado na entrevista parece que se fala da educação de 20 anos atras, até as cadernetas já sao digitalizadas em Itabuna.Quisera eu fazer no Estado igual no municipio,tenho 14 classes e 14 diarios para preencher

  5. A professora Dinalva Melo demonstra desconhecer a realidade da educação de Itabuna qdo fala em implantar a escola em tempo integral, q já foi implantada em 2010 na gestão do prof Gustavo Lisboa, no Imeam, com recursos próprios, e inicialmente em outras 25 escolas com o Programa Mais Educação, sendo q esse número já aumentou nesses últimos 2 anos. O q ela pode falar é q vai ampliar, melhorar, estruturar…

  6. Li a entrevista e fiquei a refletir sobre os comentários feitos na matéria de apresentação dos novos secretários. Realmente é isso que se pode esperar da futura secretária: planos de inovação,de mudanças, de implantação das novas tecnologias, da educação integral e muito mais… TUDO NOVO. Cuidado profª. O novo pode esconder o esgaçamento em que se encontra a educação em Itabuna. Muitos nomes já citadas neste blog, conhece muito mais da educação de Itabuna que a senhora. Certamente se perguntar a quem conhece a educação em Itabuna não iria apresentar “inovação” – de tanto inovar, perdemos o rumo do fazer pedagógico e intencionalidade maior da educação: ENSINAR A LER, ESCREVER e CONTAR – De que adianta o uso mecânico do computador? De que adianta educação integral com as escolas caindo aos pedaços? Qual o currículo dessa escola integral? Abarcar o Programa + Educação para ter mais dinheiro na Escola? A senhora conhece a prática do + Educação em Itabuna? Precisa saber. Sabe a situação do ensino em Ciclos precisa saber? Sabe da atuação dos gestores e coordenadores? `Precisa saber? Sabe como os pais são “eleitos” para o Conselho escolar? ….. Precisa saber muito para depois propor. O que está propondo são políticas do governo federal, é só acessar o site http://www.mec.gov.br/. Por enquanto é isso, se ler este comentário procure montar a equipe com quem verdadeiramente conhece os problemas da educação em Itabuna, tem pés no chão e no segmento da educação básica e não superior. Há quanto tempo atuou na Educação Básica? Muito coisa já mudou!!!! Comece a conhecer ouvindo quem conhece!!!

  7. Itabuna foi agraciada com a aquisição desta mulher de garra e competência.Dinalva Melo uma das melhores secretária de Educação que Ilhéus já teve.
    Parabéns Itabuna pela esclha!

  8. Itabuna foi agraciada com a aquisição desta mulher de garra e competência.Dinalva Melo uma das melhores secretária de Educação que Ilhéus já teve.
    Parabéns Itabuna pela escolha!

  9. Sai Gustavo, o jovem secretário que mesmo com as adversidades da pasta e do governo, conseguiu com sua inteligência uma ótima atuação entre seus pares e a comunidade estudantil.
    Entra a eterna mestra Dinalva, mesmo na terceira idade, atua com a vitalidade que faz inveja a muitos jovens. Se derem condições de trabalho, poderá surpreender, fazer melhor que em Ilhéus, pois competências filosóficas não lhe falta.
    A educação em Itabuna só ganhou com essas duas figuras.

  10. A escola em tempo integral é uma boa, desde que seja escola. As experiências aqui em Itabuna (estado e município) são de alunos que ficam no contra turno em escolas que não tem infra-estrutura adequada, funcionários preparados e motivados, material didático apropriado, tampouco professores em tempo integral. Em que escola de Itabuna funciona de forma adequada o tempo integral?
    A escola em tempo integral tornou-se “PROPOSTA FÁCIL” para todos os políticos e esteve presente na campanha de prefeitos dos mais diversos partidos, porém a população precisa estar atenta ao que pode ser de verdade a proposta. No curto prazo amplia os recursos dos municípios sem que isso resulte em garantias de melhorias e bons serviços.
    A escola em tempo integral é uma boa oportunidade para ampliar as capacidades e competências das crianças e garantir uma formação integral, porém não será a solução de todos os problemas da educação, tampouco daqueles que estão fora da escola e que não é de responsabilidade dela resolver.
    O novo governo precisa apresentar de forma objetiva, dentro de suas limitações que os recursos e o tempo impõem, qual será a estratégia para melhorar a educação na nossa cidade e quando isso será apresentado.

  11. Como sugestão, aproveitar os finais de semana, utilizando o espaço, principalmente nas grandes escolas e incentivar a cultura com jogos, jograis, artes, cinema, leitura, etc….

  12. Professora Dinalva,

    Segundo o prefeito eleito VANE o projeto “CIDADE DE PAZ” terá extrema importância, prioridade e relevância na sua gestão.
    De que forma a educação contribuirá com a execução e sucesso desse projeto?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *