WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
festival chocolate






alba










novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

editorias





itao






MINERADORA É ACUSADA DE CONTAMINAR COM CHUMBO ÁGUA QUE ABASTECE CAMAMU

Antiga sede da Baroid Pigmina em Ilha Grande. Empresa deixou localidade há três anos.

Moradores de Ilha Grande, em Camamu, estão acionando a mineradora Baroid-Pigmina por causa da suspeita de contaminação da água consumida pelos moradores do município do baixo-sul do Estado.

Testes laboratoriais encomendados à Ibra Ambiental revelaram que a água que abastece Ilha Grande tem teor de chumbo sete vezes maior que o admitido pela Organização Mundial de Saúde (clique para ler resultado).

A Baroid-Pigmina encerrou as operações no município há três anos, mas, segundo os moradores, não houve compensação pelos estragos ambientais causados pela extração de barita.

Em ofício endereçado ao Ministério Público estadual, dirigentes da Associação de Moradores de Ilha Grande citam que a empresa não passava por “fiscalização ou controle dos órgãos ambientais”.

Os dirigentes ainda relatam o descarte de rejeitos químicos enterrados na localidade e suscita a possibilidade de metais pesados terem contaminado o lençol freático da ilha.

Os líderes comunitários pedem ao MP a abertura de investigação para averiguar a qualidade da água que abastece a comunidade de aproximadamente 2 mil pessoas, além do possível indiciamento da mineradora e exigir a recuperação ambiental dos impactos provocados pela exploração de barita.

2 respostas para “MINERADORA É ACUSADA DE CONTAMINAR COM CHUMBO ÁGUA QUE ABASTECE CAMAMU”

  • Ms says:

    Essas empresas se instalam fizem que não vão poluir e depois, o povo que se lixe, será que em Ilhéus o porto sul também não vai poluir?

  • GM says:

    É completamente inaceitável essa situação. Água é vida. Mas no caso apresentado beber essa água é suicídio. Espero que os órgãos competentes não fiquem de braços cruzados assim como ficaram os órgãos fiscalizadores.
    Que país é esse?

    Espero que com o porto sul seja assim.
    Já temos um exemplo de promessas não cumpridas que foi a Ford.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia